Ontem, mais uma vez Djokovic reescreveu a história.
Ao conquistar seu 24º título de Grand Slam, ele não só amplia a distância frente aos demais atletas do tênis masculino, como o maior vencedor de todos os tempos, como também empata com a ex-tenista australiana Margaret Court.
Mais do que isso, ele consegue essa proeza aos 36 anos de idade, sendo o jogador mais velho dentre os 50 melhores do mundo, justamente liderando o ranking.
Os feitos são impressionantes, mas tudo tem uma razão de ser. O que faz dele continuar a ser o melhor e o maior, ainda em atividade?
Buscar as razões de tanto sucesso servem como fonte de inspiração para que cada um de nós, dentro de nossas vidas, busquemos também obter o melhor que podemos fazer.
Ao vencer a semifinal contra um oponente que tinha quase a metade da idade dele, na entrevista ainda dentro da quadra, Djokovic declarou:
“A disciplina é tudo.
Penso que é uma combinação de disciplina, força de vontade e clareza do que queres fazer.
Quais são os teus objetivos a curto e longo prazo.
Tenho o prazer de praticar este esporte há muitos anos e tenho conquistado muito.
Ainda sinto que tenho algo nas minhas pernas e que ainda tenho muito para dar a esta modalidade”.
Os ingredientes vitais para o sucesso
Djokovic, nessa entrevista, enumerou três dos ingredientes que fazem dele uma máquina que transcende o transcurso do tempo.
Disciplina, força de vontade e clareza de propósito.
Um foco do que é capaz de fazer, a força interior que arranca dentro de si, e a capacidade de executar um plano de ação todos os dias. Você tem todos esses ingredientes ao planejar as ações de seu cotidiano?
Djokovic tem. E é por isso que, mesmo sendo o jogador mais velho em atividade no top 50, ele é o número 1 e o melhor dentre todos eles.
Conclusão
Não despreze a sua capacidade de fazer mais.
Sempre é possível, mesmo numa idade acima “da concorrência”, ser o melhor. Ainda é possível.
Djokovic mostra que o lado mental conta muito. Que a capacidade de encontrar soluções para cada novo problema, sem perder a racionalidade e o equilíbrio, é fundamental.
Dose e controle a sua energia, como ele faz em quadra. Tenha atitudes inteligentes, gastando energia de modo controlado, e fazendo sempre planejamentos a longo prazo.
Agindo assim, você terá uma longevidade em sua carreira, em seus negócios, em suas atividades, muito maior do que os outros podem imaginar.
Disciplina.
Força de vontade.
Clareza de propósito.
Dicas aparentemente simples, mas tão essenciais! Era isso o que deveríamos aprender na escola, nos primeiros anos de vida. E não todas aquelas matérias que não usaremos nunca mais para nada.
A vida passa rápido para aprendermos tanto do que será inútil para nós.
E como você disse uma vez: precisamos nos inspirar e aprender com quem tem grandes lições de vida para nos ensinar.
Abraços,