Um livro que desde há algum tempo tem despertado comentários positivos na blogosfera financeira é o “12 Regras para a Vida – um antídoto para o caos“, de Jordan Peterson.
Movido pela curiosidade da indicação, resolvi começar a lê-lo há alguns dias, e posso confirmar o que os amigos da finansfera têm dito a respeito do livro: ele é excelente.
Trago abaixo um trecho (páginas 83-84), a respeito de uma dessas doze regras: seja amigo de pessoas que queiram o melhor para você.
…………
“A amizade é um acordo recíproco. Você não deve ficar moralmente obrigado a ajudar alguém que está fazendo do mundo um lugar pior. Muito pelo contrário. Você deve escolher pessoas que queiram que as coisas melhorem, não piorem. É correto e louvável associar-se com pessoas cujas vidas seriam melhoradas se vissem sua vida melhorar.
Se você se cerca de pessoas que o ajudam a ter ambições maiores, elas não tolerarão seu cinismo e destrutividade. Pelo contrário, elas o encorajarão quando fizer algo bom por você mesmo e pelos outros, e o punirão diligentemente quando não o fizer. Isso o ajudará a reforçar sua resolução para fazer o que deve ser feito, do modo mais correto e cuidadoso.
As pessoas que não almejam alto farão o oposto. Elas oferecerão um cigarro a um ex-fumante e uma cerveja a um ex-alcoólico. Sentirão inveja quando você alcançar o sucesso ou realizar algo virtuoso. Elas se afastarão ou deixarão de o apoiar, ou o punirão ativamente por causa disso. Elas farão pouco de sua conquista alardeando uma proeza do passado, real ou imaginária, delas mesmas. Talvez elas estejam tentando testar você para ver se sua resolução é real, para ver se você é genuíno. Mas, acima de tudo, elas o estão arrastando para baixo porque suas novas conquistas tornam os fracassos delas ainda mais evidentes.
É por essa razão que todo bom exemplo é um desafio fatal e todo herói, um juiz. Davi, a grande escultura perfeita de Michelangelo, clama ao seu observador: ‘você poderia ser mais do que você é’. Quando ousa aspirar mais alto, você revela a inadequação do presente e a promessa do futuro. Então, você incomoda os outros, no fundo de suas almas, onde sabem que seu cinismo e imobilidade são injustificáveis. Você atua como Abel para o Caim deles. Você os lembra que eles pararam de se importar não por causa dos horrores da vida, que são inegáveis, mas porque não querem carregar o mundo em seus ombros, onde ele deve estar.
Não pense que é mais fácil se cercar de pessoas boas e saudáveis do que das más e prejudiciais. Não é. Uma pessoa boa e saudável é um ideal. É preciso força e ousadia para estar ao lado de uma pessoa assim. Tenha um pouco de humildade. Tenha um pouco de coragem. Use o seu juízo e proteja-se da compaixão e piedade totalmente desprovidas de senso crítico.
Seja amigo de pessoas que queiram o melhor para você”.
……………..
Complementando o que disse Jordan Peterson, é muito raro encontrar pessoas que queiram o melhor para você.
Porém, caso você tenha a escassa oportunidade de identificar e encontrar uma pessoa dessas, que queira o melhor para você, a trate como um diamante e não perca a chance de construir laços de amizade duradouros, que valem mais do que qualquer outra coisa. 😉
Boa semana!
“Uma pessoa boa e saudável é um ideal”;
Eu nunca havia pensado dessa forma, mas ele tem toda razão, pois se antes o mundo já era complicado por causa de inveja, fofocas, incentivo de maus hábitos, agora, com os valores em decadência, a situação piorou mais.
E encontrar pessoas que nos querem bem de verdade se tornou uma tarefa bem mais difícil do que antes. Mas, continuemos procurando!
Abraços,