Doze anos atrás, em setembro de 2011, escrevemos um artigo inspirado numa vitória do tenista Djokovic, expondo os 4 p’s da vitória: planejamento, preparação, proteção e perseverança.
O que eu não imaginava – aliás, poucos imaginavam – é que, doze anos depois, em 2023, eu pudesse voltar a escrever um post no blog inspirado justamente naquele mesmo tenista.
Djokovic, ao vencer ontem Roland Garros, se tornou o maior vencedor de Grand Slams de todos os tempos, com 23 títulos.
Mais do que esses títulos, porém, foi o discurso que ele proferiu na cerimônia de premiação, logo após a partida final.
O recado foi não somente para os jovens, mas para todos aqueles que acham que o futuro é sem esperança.
A mensagem é de força, de renovação, de alegria: crie sua própria realidade.
Ainda dá tempo de criar um futuro melhor do que foi o passado.
Esforce-se, batalhe e não desista.
O poder de mudar o seu próprio destino não está nas mãos de outras pessoas.
Se você quiser uma vida com mais saúde, mais energia, mais planos concretizados…. você precisa soltar a energia que está dentro de você.
Mas por quê ele disse todas essas coisas?
Porque, dentre outras coisas, no mundo de hoje, muitas pessoas estão desesperançadas. No mundo de hoje, muitas pessoas acreditam que não é possível criar o futuro, que o futuro está nas mãos de outras pessoas.
Novak deu o exemplo de si mesmo, ao dizer que era uma criança de sete anos, que sonhava em, um dia, ganhar Wimbledon e se tornar número um do mundo.
O que ele fez? Ficou esperando de braços cruzados o futuro chegar?
Não.
Ele criou, passo a passo, treino a treino, dia a dia, o seu próprio futuro. Treinou, estudou, batalhou, perseverou. A cada dia, um dia de cada vez.
E, ao agir assim, acabou criando a sua própria realidade, realidade essa muito acima do que ele próprio talvez imaginava, mesmo 12 anos atrás, quando já era número 1 do mundo e tinha uma vasta coleção de conquistas.
A mensagem que os atletas passam é de inspiração e de criação de possibilidades. Se ele consegue, qualquer um consegue, desde que se disponha a pagar o preço. O preço de plantar, plantar, plantar… para um dia colher os frutos. Isso é criação de realidade. Isso é criação de futuro.
Que você também tenha força, saúde e determinação suficientes para, em sua própria vida pessoal, criar as condições mentais de fazer acontecer em sua vida. Porque você tem as chances de fazê-la. Não a desperdice. 😉
Excelente post, Guilherme!
São exemplos assim que devemos ter como modelo na vida.
Boa semana!
Obrigado, Rosana!
Realmente, referenciais e modelos de inspiração são importantes para buscarmos um padrão a seguir.
Bom final de semana!
Sim… sem esquecer que esse atleta andou sendo meio que “cancelado” porque se recusou a tomar vacina contra a COVID-19…
Lembra disso ???
O cara não é negacionista, mas manteve firme até hoje sua posição de que a decisão de tomar ou não a vacina é individual, principalmente para uma vacina que foi desenvolvida fora dos padrões normais de criação, a toque de caixa.
Até hoje ele mantém essa decisão e apenas este ano, segundo alguns sites, já perdeu mais de US$ 50 milhões por não poder disputar torneios em países, como os EUA, por exemplo.
Enfim… num mundo tão conturbado e também num mundo em que as pessoas se sentem tão controladas pela internet, que induz opiniões e gostos, o cara mostra que somos o herói de nossas vidas.. ou talvez, podemos ser também o vilão de nossa história..
Só depende de nós mesmos…