A importância do sono cresceu no debate público com a popularidade do livro do Matthew Walker, já resenhado anteriormente (link).
Porém, há mais de 20 anos, Nuno Cobra já pregava os benefícios de dormir bem e numa quantidade de horas boa (8 horas por noite), no seu best seller A semente da vitória, não por acaso resenhado por aqui também (link).
O excerto (páginas 93 a 95) abaixo trata de dicas sobre como tornar seu sono – esse santo (e natural) remédio – ainda mais revitalizador.
Confiram!
……………………
“Não é o horário do sono, mas o horário criado pelo hábito, que facilita o sono.
O homem é o animal do hábito. Experimente deitar-se sempre no mesmo horário para tornar esse horário um hábito. É como se o organismo tivesse um relógio do sono. É uma herança atávica, que nos acompanha desde os tempos em que o homem fazia a sua fogueira, contava suas façanhas do dia e, tão logo o sol se escondia, no máximo uma hora e meia depois, dormia. Nós herdamos essa solicitação do sono, que se dá tão logo escurece, por volta das 7 ou 7h30 da noite.
Então procure perceber, ao final do dia, as solicitações de sono que vêm e de que você normalmente nem toma conhecimento. Se você ainda está trabalhando nessa hora e sente ser tomado por aquela preguicinha, boceja, dá uma boa esticada e pensa: “puxa vida, se tivesse uma cama aqui, eu dormiria”. Pois fique certo de que, se deitasse, dormiria mesmo. Essa é a primeira solicitação de sono. E esse é o melhor sono. Quanto mais cedo dormirmos, mais revitalizador será o sono.
Todos nós sentimos uma solicitação de sono muito forte ao anoitecer. Vamos dizer então que, às 8 horas, já suficientemente cansado, você dormiria muito bem. Só que acha isso um absurdo. Como faria para ir ao teatro, ao cinema, ler, escrever, ver os amigos? O convívio social é à noite, esse é o grande problema. Mas ele faz parte. É por isso que a exceção justifica a regra.
[…]
O fato é que o nosso relógio vital nos coloca a primeira solicitação de sono ao anoitecer. Fingimos não perceber e seguimos em frente. Isso volta a acontecer um pouco mais tarde, entre 9 e 9h30. Sentimos novamente uma grande necessidade de dormir. É uma solicitação física. O corpo está carinhosamente pedindo para você levá-lo para a cama. Só que geralmente, nesse horário, a pessoa ainda está se programando para sair, quando deveria estar de pijama – dormindo.
Depois teremos outra solicitação de sono entre 10h30 e 11 horas. Durma nessa hora, porque as outras solicitações vão ficando cada vez mais fracas. Procure dormir um pouco antes das 11. É a hora em que nosso organismo começa a fazer os reparos, quando o fígado e a vesícula iniciam o trabalho de desintoxicação do organismo. É fundamental que já se esteja na horizontal, em repouso, para que os operários do corpo façam seu trabalho sossegado.
Sugiro que você faça a experiência de dormir, pelo menos uma vez, às 9 da noite. Escolha um domingo, por exemplo. É evidente que para dormir a essa hora o ideal é começar a se preparar às 6. Então faça um alongamento, tome um banho, faça um relaxamento. Tudo deve ser antecipado.
[…]
É claro que no meu método há espaço para a exceção. Ela é importante. Um dos pontos principais em meu método é que ele não é rígido. Sexta-feira, sábado, é para relaxar. Fazer o que quiser. Dormir tarde. Muito tarde! O que importa é como se portou de domingo a quinta-feira. Aí a exceção justifica a regra.
Há momentos em que não dá, principalmente aos sábados, para seguir no mesmo ritmo. Sem culpa. Você poderá dormir às 3 ou às 5 da manhã e não fará mal nenhum, porque é uma exceção. O que afeta o nosso organismo são as coisas feitas diariamente. Aquela sexta ou sábado em que você saiu com os amigos e foi fazer uma social também é fundamental na vida, faz parte, e é muito bom.
Como último lembrete, não podemos esquecer que o homem é filho do tempo nessa curta viagem que faz do nascimento à morte. Seu corpo físico é a prova concreta de sua existência na Terra, o alicerce da saúde, a morada da alma.
Dar-se ao sono, mergulhar em nossa natureza primordial, é render-se aos profundos mistérios que nos cercam, fundamental declaração de auto-estima. Prova viva do profundo amor ou desamor de cada um por si mesmo”.
……………..
Portanto, para ter um sono de qualidade, trate de criar, desenvolver e aprimorar hábitos saudáveis, estruturando rotinas que você possa cultivar na maior quantidade possível de dias durante a semana.
Fazendo isso, sua vida em geral dará um salto de qualidade, em todas as suas dimensões: física, mental, emocional e espiritual. 😉
Antes eu acordava pela manhã com a sensação do corpo ter descansado mas a mente não .
Uma boa técnica que eu comecei a usar é meditar deitado na cama um pouco antes de pegar no sono , agora eu sinto que meu corpo e mente estão bem mais descansados pela manhã .
https://blogderasratel.blogspot.com/
Eu tenho usado a mesma técnica. Meditação para dormir e para acordar.
Ótima dica, ras ratel!