Muito do que acontece na nossa vida não ocorre em função da nossa ação frente ao que temos que fazer, mas sim em função da nossa reação das coisas que acontecem diante de nós.
Ter a compreensão cognitiva e emocional adequadas nos permite desenvolver atitudes que reverberem em benefícios, e não em prejuízos, ao nosso bem-estar, principalmente o bem-estar emocional.
A respeito do tema, Brian Tracy, no excelente livro Comece pelo mais difícil, reporta-se a um estudo de Martin Seligman (autor do excelente livro resenhado aqui no blog, Felicidade Autêntica), que concluiu que o otimismo é a qualidade mais importante a fim de se alcançar o sucesso e a felicidade.
Segue o trecho do livro de Tracy a respeito (p. 77-78):
“Os otimistas parecem ser mais eficientes em quase todas as áreas da vida. Eles exibem quatro comportamentos especiais, todos aprendidos por meio da repetição.
Primeiro, eles valorizam o lado bom de qualquer situação. Sempre procuram algo de positivo ou vantajoso em qualquer situação ruim. E sempre encontram.
Segundo, os otimistas buscam a lição útil por trás de cada obstáculo. Eles acreditam que as dificuldades surgem não para obstruir, mas para instruir. Consideram que cada contratempo contém uma lição a ser aprendida e incorporada e estão determinados a aproveitá-la.
Terceiro, os otimistas se concentram na solução para cada problema. Em vez de culpar os outros ou reclamar quando as coisas dão errado, eles se mostram proativos e fazem perguntas como: ‘qual é a solução? O que podemos fazer agora? Qual é o próximo passo?’
Quarto, os otimistas pensam e falam sobre seus objetivos. Eles refletem sobre o que querem e procuram maneiras de alcançar o que desejam. Estão voltados para o futuro, não para o passado.
Quando você cria o hábito de visualizar seus objetivos e ideais e passa a conversar consigo meso de forma positiva, seus níveis de concentração, energia, confiança e criatividade dão um salto e você vivencia uma forte sensação de controle e poder.
Quanto mais positivo e motivado você se sente, mais tem vontade de começar logo a trabalhar e mais determinado se torna a finalizar suas tarefas.”
Conclusão
Como bem diz Seligman, os otimistas “estão voltados para o futuro, não para o passado”.
Desenvolver uma atitude mental positiva diante dos fatos da vida é assumir essa iniciativa: uma iniciativa voltada para a construção de seu futuro.
Do futuro que você quer. Um futuro com mais qualificação. Um futuro com mais poder mental para fazer escolhas certas. Um futuro com mais saúde. Mais dinheiro. Menos conflitos desnecessários. Menos tempo gasto em abobrinhas.
Um futuro mais dinâmico onde você possa se concentrar em coisas que de fato influenciarão a sua vida diretamente.
Aja desenvolvendo essas qualidades e esses comportamentos citados por Seligman.
Sua vida pode dar um giro sensacional a partir do momento em que você assume as rédeas de sua própria vida. 😉
Boa semana!
Excelente post, Guilherme! Ilustra de forma clara o quanto o otimismo é importante para que os resultados pretendidos sejam alcançados.
Boa semana!
Obrigado, Rosana!
Sem dúvida, o aspecto psicológico influencia muito a maneira como as pessoas lidam com os fatos da vida.
Abraços!