Semana passada, publicamos um artigo em que destacamos a importância do aprendizado para manter o cérebro em atividade, a fim de evitar a morte prematura dos neurônios e, assim, prolongar as nossas funções vitais por mais tempo, com mais vitalidade e, literalmente, “mais vida”.
Nos comentários a aquele texto, tivemos o sensacional depoimento da leitora Adriana, dando seu relato pessoal de como o “aprender simplesmente pelo aprender” pode ser muito gratificante.
Hoje em dia, muito se fala sobre a necessidade do aprendizado da educação financeira, para ganhar dinheiro, sair das dívidas e ter as finanças pessoais organizadas.
Sem dúvida tudo isso é muito importante, mas há coisas que vão muito além do aprendizado apenas para ter as finanças em dia.
Devemos buscar sempre novos horizontes intelectuais, independentemente de atuação em uma área específica. Afinal de contas, o aspecto financeiro é apenas uma das múltiplas dimensões que uma vida pode ter.
E a experiência da Adriana no aprendizado do francês serve de inspiração para que você também possa ter ganhos em muitas áreas de sua vida.
Confiram!
…………………………
“Que texto pertinente!!
Posso dar meu testemunho sobre como aprender é gratificante.
Durante a pandemia, como estava muito em casa, com muito mais tempo livre disponível e justamente com essa sensação de “estar emburrecendo” por não estar fazendo nada muito interessante, comecei a estudar francês, uma língua que nunca tinha estudado absolutamente nada. Iniciei do zero, fiz curso online por um ano inteiro e estudava todos os dias, apenas pelo desafio e pelo prazer de aprender.
Parece bobo, mas minha meta era ler “O pequeno príncipe” no original em francês (mais difícil do que parece, pois utiliza um francês um pouco antigo e rebuscado).
Sabia que não iria utilizar o francês no meu cotidiano, apenas queria aprender.
Era um hobby e uma terapia também, pois passei um período muito difícil durante a pandemia e o francês me dava um pouco de ânimo, principalmente pelo contato com outros estudantes e professores nas aulas virtuais.
Hoje consigo me comunicar com relativa fluidez, escuto vários podcasts e vídeos em francês e na última viagem fui elogiada por vários franceses que encontrei por falar tão bem mesmo nunca tendo morado em um país francófono.
Às vezes o aprender simplesmente por aprender é muito gratificante. Nem tudo precisa ser sobre “aprender algo que coloque mais dinheiro no seu bolso”.
Acredito que o aprendizado é inerente à condição humana e nunca deveríamos nos desvencilhar dele.
=) ”
……………………………
Parabéns à Adriana pela excelente iniciativa de buscar o aprendizado, o conhecimento e a sabedoria!
Parabéns Adriana
Sua história inspira
Obrigada Guilherme! Fico contente que minha história com o aprendizado do francês possa servir de inspiração para buscarmos o conhecimento sempre. 🙂
Sem dúvida, Adriana, servirá de inspiração para muitas pessoas!