• Skip to main content
  • Skip to primary sidebar

Valores Reais

Fazendo Famílias Felizes!

[Guest post] Coisas que não fazem mais sentido hoje e faziam no passado podem voltar a fazer sentido no futuro.

9 de maio de 2022 by Guilherme 11 Comments

O blog Valores Reais tem a honra de apresentar um guest post de um velho amigo, leitor assíduo do blog e blogueiro aposentado (muitos de vocês devem se lembrar dele).

Trata-se do Jônatas, que escrevia no antigo blog Efetividade.

A partir do texto Que coisas não fazem mais sentido para você?, o Jônatas desenvolveu novas e inspiradas reflexões.

É que muitas coisas que não fazem sentido hoje, mas faziam no passado, podem voltar a fazer sentido no futuro.

Boa leitura!

……………

“Lendo um texto do Guilherme recentemente aqui publicado: Que coisas não fazem mais sentido para você? eu passei a refletir sobre o assunto. Faz muito tempo que eu não escrevo um texto para um blog, 7, talvez 8 anos. Sou um blogueiro aposentado que escrevia sobre finanças, economia e administração.

Mas o que muito me chamou a atenção no artigo já citado é que coisas que não fazem mais sentido hoje e faziam no passado podem voltar a fazer sentido no futuro. É o que está acontecendo comigo. E algumas coisas, podem passar muito tempo, continuarão a fazer sentido, pois são pautadas em princípios, e estes são sólidos e raramente mudam.

Apesar de eu não escrever mais sobre finanças pessoais, eu continuo a defender e a praticar as mesmas coisas: ter uma reserva de emergência com alta liquidez, investir parte da renda visando a aposentadoria, investir continuamente em educação etc. Eu tenho 42 anos e comecei a investir com 21, eu estava no meu primeiro ano de faculdade quando li uma matéria que entrevistava o na época não tão famoso e hoje muito famoso Gustavo Cerbasi.

Aquela matéria mudou minha visão sobre o dinheiro e a partir daquele momento me tornei um investidor. Eu ganhava um salário-mínimo e passei a poupar parte do meu parco rendimento. Este bom hábito permanece até hoje, religiosamente parcela de minha renda é investida visando, se não uma independência financeira (viver de rendimentos) ao menos uma aposentadoria tranquila e confortável.

O que não fez mais sentido para mim por muitos anos foi escrever sobre finanças pessoais e investimento, o número de blogs sobre o tema cresceu consideravelmente e tinha gente muito boa fazendo isso. Mais que blogs, hoje temos canais no Youtube e podcasts. Há informação financeira de qualidade disponível gratuitamente em muitos lugares.

Mas esta vontade de escrever e falar sobre dinheiro está crescendo novamente, talvez porque eu tenha encerrado um ciclo longo recentemente (mestrado e doutorado), talvez porque a situação que o país se encontra exija ainda mais controle financeiro e visão de médio/longo prazo para com o dinheiro.

Coisas que eu recomendei no passado, continuo a recomendar hoje. Tesouro Direto por exemplo. Títulos balizados na Selic sempre foram recomendações em meus textos e continuo a investir neles e a recomendá-los quando converso com alguém sobre estratégias de investimento. Afinal, historicamente o Brasil flerta com inflação fora da meta, e a principal política monetária do Banco Central para conter a inflação é subir a taxa básica de juros.

Outro investimento que eu recomendava, investia e continuo a investir e a recomendar são os ETFs. O BOVA11 que espelha o índice Bovespa continua a ser um investimento passivo em ações excelente. Hoje com os bancos virtuais que ofertam conta e home broker gratuitos e sem cobrança de taxa, ficou ainda mais fácil e vantajoso. É investimento recomendado para o pequeno e para o grande investidor.

Uma coisa que não faz mais sentido para mim hoje é ter carro. Desde 2020, no início da pandemia, eu vendi o meu. Hoje eu me desloco de Uber durante o dia e faço uso do carro da minha esposa à noite.

Outra coisa que não me faz mais sentido para mim hoje é guardar livros não técnicos. Livros que a gente lê e raramente volta a ler. Nos últimos anos doei cerca de uma centena de livros que ficavam apenas enfeitando a estante do escritório e puderam proporcionar informação para alguém.

Conclusão

Termino com um resumo (hábito de professor), a gente muda e é natural que coisas que eram importante percam o sentido com o passar dos anos. E tem coisas que serão importantes sempre, independente de quantas décadas tenham se passado. Controlar o fluxo financeiro do seu dinheiro é uma delas, não importa se você tem muito ou pouco dinheiro, anotar receitas e despesas e saber exatamente o que tem consumido seu dinheiro é e sempre será importante.

Abraço!”

……………………..

A vida é feita de ciclos e ondas, e, realmente, como o Jônatas bem disse, o que não faz sentido hoje, mas fazia no passado, pode em breve voltar a fazer sentido…

E você? Também tem coisas que não fazem sentido hoje, faziam no passado… mas você sente que podem voltar a fazer sentido no futuro? (se é que já não começaram a fazer sentido recentemente…)

Print Friendly, PDF & Email

Filed Under: Ferramentas Tagged With: Mentalidade

Reader Interactions

Comments

  1. Jônatas R. Silva says

    10 de maio de 2022 at 11:09

    Meu amigo, um prazer enorme poder contribuir com um texto no excelente Valores Reais. Parabéns pela longevidade em levar educação financeira de altíssima qualidade às pessoas.

    Responder
    • Guilherme says

      20 de maio de 2022 at 16:47

      Eu é quem agradeço e fico honrado, meu caro amigo!!!!

      Abração!!!

      Responder
  2. Rafa says

    10 de maio de 2022 at 23:52

    Parei nessa conversa de nao ter carro mas usar o da esposa. Ai fica fácil. Tipo não pagar aluguel mas morar com os pais até os 50.

    Responder
    • dirceu says

      11 de maio de 2022 at 16:04

      Não me parece. Realmente o caso do autor é similar a de muitas famílias em grandes cidades. Antes da pandemia, o casal era forçado a ter dois automóveis porque se deslocava em horários diferentes para lugares diferentes. Hoje, um carro já é suficiente para ele. E para alguns outros felizardos, que podem explorar o home-office, por exemplo, nenhum carro já é necessário.
      Quanto a agregar a família, também não vejo problema algum. Qual o sentido de uma senhora idosa manter uma casa sozinha, gastando economias desnecessariamente, quando poderia viver confortavelmente na casa de um filho?

      Responder
      • Vania says

        22 de maio de 2022 at 19:15

        Cada caso é um caso, as generalizações sempre erram. Mas creio que poupamos e investimos justamente para que lá na velhice não precisemos ir morar na casa de algum filho, abrindo mão de nossa individualidade e independência.
        Não conheço nenhuma senhora de idade (nem senhor), que tenha se desfeito de sua casa e ido alegremente morar com um filho. Quando isso acontece, é normalmente por limitações fisicas.

        Responder
    • Rodrigo Resende says

      12 de maio de 2022 at 10:52

      Respeito, mas não vejo assim, Rafa.
      Carro dá uma despesa enorme e, se dá para trocar por algum outro meio de locomoção gratuito (caminhada) ou mais em conta e tão prático e/ou saudável quanto, por que não?
      Devemos repensar os hábitos sempre e muitas vezes também penso nesta possibilidade de vender carro para usar uber, táxi, caminhar mais… O que tem faltado é coragem.

      Responder
      • Guilherme says

        20 de maio de 2022 at 16:48

        Concordo com os argumentos do Dirceu e do Rodrigo.

        Responder
  3. Vania says

    22 de maio de 2022 at 19:10

    Eu gostei muito do texto! Fala de maneira muito tranquila naquilo que é importante em qualquer tempo. Até na parte de investimentos o Jônatas fala de forma tranquila, sem aquele desespero de acompanhar mercado o tempo todo, que se vê em algumas pessoas da área.
    Parabéns! Se poupamos e investimos, afinal de contas, é para que nossa vida fique mais tranquila, e não menos.

    Responder
    • Guilherme says

      19 de julho de 2022 at 17:13

      Muito bem pontuado, Vania!

      Serenidade é um estado de espírito a ser cultivado sempre.

      Responder
  4. Raphaela says

    12 de julho de 2022 at 8:27

    Gostei muito do texto!! Tem muito a ver com as fases da nossa vida, é como se fôssemos ajustando o foco para o que faz mais sentido naquele período/momento . É bom também pra gente lembrar que nossa vida não é imutável, engessada , como por exemplo mudar país.. pode fazer sentido por um tempo, deixar de fazer , e depois , no futuro, voltar a ter sentido novamente .

    Responder
    • Guilherme says

      19 de julho de 2022 at 17:14

      Sem dúvida, Rapha!

      As prioridades vão mudando com o decorrer do tempo, e é natural um ajuste em nossas vidas, para refletirmos essas novas prioridades.

      Abraços!

      Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Primary Sidebar

Comentários recentes

  • Rafa em Crise bancária à vista? Se precaver nos seus investimentos é o melhor caminho
  • sherpa em Melhore sua produtividade programando blocos de tempo específicos para cada atividade
  • DjalmacRodrigued em Escolha deliberadamente fazer a tarefa mais difícil primeiro
  • Guilherme em [Guest post] Enfrente as dores para poder evoluir
  • Guilherme em [Guest post] Enfrente as dores para poder evoluir
  • Guilherme em [Guest post] Enfrente as dores para poder evoluir
  • Guilherme em [Guest post] Enfrente as dores para poder evoluir

Páginas

  • Arquivos
    • Resenhas
    • Top 50
  • Sobre
    • Assine
    • Condições de uso
  • Contato
  • Links

Curta nossa página no Facebook!

Licença de uso

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.

Estatísticas

Copyright © 2023 · Magazine Pro on Genesis Framework · WordPress · Log in

 

Carregando comentários...