Os grandes resultados são o fruto da soma de pequenas melhorias realizadas em tudo o que você faz.
É um ajuste aqui, outro ajuste ali, outra pequena mudança realizada em outro detalhezinho…. vá somando os esforços, e no final você terá resultados excepcionalmente grandiosos.
Os trechos abaixo recortados são do livro Hábitos Atômicos (páginas 13 a 15), de James Clear, já resenhado antes no blog (link):
“O destino do ciclismo britânico mudou em um dia de 2003. A organização responsável pela regulamentação do ciclismo profissional na Grã-Betanha contratara recentemente Dave Brailsford como seu novo diretor de performance. Na época, ciclistas profissionais da Grão-Betanha haviam suportado quase 100 anos de mediocridade. Desde 1908, os ciclistas britânicos conquistaram apenas uma medalha de ouro nos Jogos Olímpicos.
Brailsford havia sido contratado para mudar o rumo do ciclimos britânico. O que o diferenciava dos treinadores anteriores era seu compromisso inabalável com uma estratégia que chamava de “agregação de ganhos marginais”, que era a filosofia de procurar por uma pequena margem de melhoria em tudo que você faz.
Eles redesenharam os selins das bicicletas para torná-los mais confortáveis e esfregaram álcool nos pneus para ganhar melhor aderência. Pediram aos ciclistas que usassem shorts aquecidos eletricamente sobre as bermudas de lycra, para manter a temperatura muscular ideal, e usaram os sensores de biofeedback para monitorar como cada atleta respondia a determinado exercício.
Mas não parou por aí. Brailsford e sua equipe continuaram a encontrar possíveis melhorias de 1% em áreas negligenciadas e inesperadas. Eles testaram diferentes tipos de gel de massagem para ver qual deles levava a uma recuperação muscular mais rápida. Contrataram um cirurgião para ensinar a cada ciclista a melhor maneira de lavar as mãos para reduzir as chances de pegar um resfriado. Determinaram o tipo de travesseiro e colchão que proporcionava a melhor noite de sono para cada atleta.
Resultados
Apenas cinco anos após Brailsford assumir, a equipe britânica dominou os eventos de ciclismo de estrada e pista nos Jogos Olímpicos de 2008, em Pequim, onde conquistou impressionantes 60% das medalhas de ouro. Quatro anos depois, quando os Jogos Olímpicos chegaram a Londres, os britânicos elevaram o nível ao estabelecer nove recordes olímpicos e sete mundiais.
Durante um período de 10 anos, de 2007 a 2017, os ciclistas britânicos conquistaram 178 campeonatos mundiais e 66 medalhas de ouro olímpicas ou paralímpicas, e conquistaram 5 vitórias do Tour de France”.
São seus microhábitos diários que fazem a grande diferença lá na frente
Seja você a empresa de sua própria vida.
Ao estabelecer planos, metas e tarefas diárias, aja de modo consciente buscando melhorias nas pequenas coisas do dia a dia.
Não espere por grandes resultados após “grandes feitos”, como, por exemplo, de uma hora para outra resolver ficar duas horas na academia, ou estudar 8 horas num certo dia, ou fazendo jejum e comendo o mínimo possível num dado dia, ou dormir apenas 2 horas para concluir um projeto ou trabalho. Isso não vai dar certo.
O que você precisa é desenvolver melhorias na margem, ou seja, melhorias incrementais em cada pequeno ato ou pedaço de seu cotidiano.
Procure ir para a cada mais cedo todos os dias. Cumpra com sua agenda de academia fazendo uma sessão regular pequena – 30 minutos já serão suficientes. Deixe passar a Black Friday sem gastar um centavo. Tome aquela garrafa com um litro de água. Escreva um post de seu blog de finanças pessoais, se você está iniciando, nem que tenha menos de 300 palavras.
E faça isso. Cada ato. Cada tarefa. Cada pequena atividade pode ser ajustada sem te causar grande sacrifício.
No final, é a soma desses pequenos ajustes na margem, é a soma dessas pequenas melhorias incrementais de 1%, que farão toda a diferença.
Veja o que diz James Clear, no mesmo livro acima mencionado (p. 15):
“É muito fácil superestimar a importância de um momento decisivo e subestimar o valor das pequenas melhorias diárias. Muitas vezes, nos convencemos de que um grande sucesso requer uma grande ação. Seja para perder peso, construir um negócio, escrever um livro, ganhar um campeonato ou alcançar qualquer outro objetivo, pressionamos a nós mesmos para gerar uma melhoria impressionante, de que todos comentem.
Enquanto isso, melhorar em 1% não é particularmente notável – às vezes nem é perceptível -, mas pode ser muito mais significativo, especialmente em longo prazo. A diferença que uma pequena melhoria pode fazer ao longo do tempo é impressionante.”
Conclusão
Feito é melhor que perfeito.
Lembre-se sempre disso.
Não espere circunstâncias ou condições ideais para colocar em prática seus ideais de vida. Trabalhe com o que você tem, nas circunstâncias em que atualmente está, com o material que você já possui, considerando o tempo que você já tem disponível.
Você irá vencer na vida não propriamente sem as diversidades, mas sim apesar das diversidades.
Vá à luta e busque você também pelas melhorias incrementais de 1% em tudo o que você faz. Uma melhoria aqui, outra melhoria ali, outra ainda acolá…. igual à equipe de ciclismo da Grã-Betanha.
O resultado final será mais do que compensador: será recompensador.
E aí, mãos à obra?
Excelente. As vezes esquecemos que um pouco cada dia se torna grande
Muito obrigado, Rafa!
Guilherme,
Excelente post!
Os pequenos hábitos e tarefas que muitas vezes achamos tão irrelevantes, são na realidade as bases para a construção de algo maior.
Quando vemos uma construção grandiosa, nunca pensamos em quantas pequenas partículas forma a obra.
Quando olhamos nosso próprio corpo, também não imaginamos que possuímos por volta de 70 trilhões de células. Cada uma com sua função, cada uma com sua importância.
1% pode parecer pouco no início. Mas são essas pequenas mudanças para melhor que abrem nossa mente para novos horizontes, para novas compreensões do mundo e como consequência, para novos resultados.
Bo0a semana!
Obrigado, Rosana!
Isso mesmo, as pequenas quantidades acabam fazendo grande diferença, no final das contas.
E o mais interessante é que, trabalhando as pequenas melhorias a cada dia, o resultado cumulativo acaba se tornando inafastável.
Abraços, e boa semana também!
20% do que fazemos são responsáveis por 80 do resultado….