Como eu já disse aqui no blog antes, uma das principais funções de um atleta é a de inspirar e motivar as pessoas a conseguirem alcançar seus objetivos, através do cultivo de valores como perseverança, disciplina, foco e concentração.
As Olimpíadas realizadas a cada 4 anos servem como palco não apenas para a consagração de atletas de elite em nível mundial que sonham em colher os frutos de vários anos de preparação para aquele momento singular e único, mas servem também de inesgotável fonte de lições e ensinamentos para os não esportistas, ou seja, os espectadores.
Leia também:
E uma das coisas que mais merece atenção nesses Jogos é, sem dúvida, a impressionante capacidade de certos atletas de converterem determinação mental em resultados concretos e palpáveis.
O exemplo mais paradigmático dessa força, para mim, foi, sem dúvida, a belíssima vitória do brasileiro Isaquias Queiroz na canoagem.
Depois de amargar um doloroso quarto lugar na disputa da modalidade C2, Isaquias foi com tudo para a disputa da modalidade C1.
Em sua entrevista antes da final da C1, ele disse:
– Quem me ajudou foi minha família, meu filho, minha mãe e meus irmãos. Eu recebi mais 40 mil comentários: “guerreiro”, “você foi bravo”, coisas assim. Não recebi nenhuma mensagem de ódio, nada, de nenhuma pessoa do Brasil. Então, isso acabou dando um ânimo a mais. Quando cheguei no apartamento (na Vila Olímpica) percebi que não perdemos porque o Jacky é novo, mas porque o nosso adversário foi melhor. Eu acabei ficando feliz. Depois, nós viemos aqui ontem, treinamos aqui na raia e hoje fiz uma ótima eliminatória – disse Isaquias ao “ge.globo”.
E completou:
– Vou vomitar sangue para conseguir o ouro. Vou dar meus 100% e deixar tudo na canoa.
“Vou vomitar sangue para conseguir o ouro”… essa frase me chamou a atenção.
Me chamou atenção não apenas pela força da expressão e do significado das palavras nela contidas, mas também porque ela estava revelando, nas entrelinhas, uma força mental tão poderosa que me fez lembrar a entrevista de outro atleta olímpico brasileiro que, treze anos atrás, também estava com muita sede de vitória:
Clique aqui para abrir o vídeo no minuto 2:33.
O processo de criação de resultados começa na mente
O que o grande Izaquias Queiroz fez, ao pronunciar aquelas palavras de forte impacto emocional – “vou vomitar sangue pelo ouro” – foi nada mais nada menos que cocriar a sua realidade.
E toda criação de realidade começa pela mente. Começa no plano das ideias. Para querer algo, você precisa, primeiro, criá-lo em sua esfera mental.
Contudo, não basta, por óbvio, apenas ficar nisso. É preciso dar um passo além e criar os meios, no ambiente tangível, para materializar todas aquelas ideias.
Mas o primeiro passo tem que ser dado na mente.
E mais: quanto mais forte, quanto mais firme, for o seu objetivo mental, mais engajamento e mais energia você criará para produzir a realidade que a partir de então almeja.
Existe, assim, um trabalho de você plantar no jardim de seu subconsciente sementes de qualidade que te conduzam aos objetivos desejados.
Como eu escrevi na resenha do livro O Poder do Subconsciente:
“Uma excelente maneira de ficar familiarizado com as duas funções da sua mente é considerá-la um jardim. Você é um jardineiro e planta sementes (pensamentos) em seu subconsciente o dia inteiro, baseado nos seus pensamentos habituais. Na medida em que você semeia, terá colheitas em seu corpo e ambiente. Cada pensamento é, portanto, uma causa, e cada condicionamento, um efeito.
Por essa razão, é essencial que você tome cuidado com todos os seus pensamentos, a fim de ter apenas situações ou condições desejáveis. Quando sua mente pensa corretamente, quando você compreende a verdade, quando os pensamentos depositados em seu subconsciente são construtivos, harmoniosos e pacíficos, o poder mágico do seu subconsciente responderá com situações harmoniosas, circunstâncias agradáveis, tudo o que há de melhor”.
Produzir um estado mental positivo irá te direcionar mais facilmente ao alcance dos objetivos que você tanto quer.
O conteúdo de seus pensamentos define a qualidade de seus resultados
Imagine, por um momento, se ele dissesse algo como:
“Vou lá para competir e dar o meu melhor, independentemente do resultado”.
Isso já gravaria no subconsciente dele que o mais importante era participar, e, portanto, eventual medalha seria algo bom, porém não indispensável.
Mas ele não disse isso. Ele não queria apenas participar. Ele queria vencer, custe o que custasse. Por isso que ele disse:
“Vou vomitar sangue para conseguir o ouro.”
Perceba o altíssimo nível de determinação para conseguir o que ele queria. Ele estava disposto a se sacrificar ao máximo para ser campeão olímpico.
Esse grau de determinação, por óbvio, se manifestou no mundo material por meio de suas ações físicas. E o resultado todos já sabemos.
Por tudo isso, nunca despreze o poder de seus pensamentos. Eles de fato dirigem suas ações. Na verdade, a partir do momento em que você os imprime em seu subconsciente, seus pensamentos acabam comandando as suas ações.
E os resultados que você alcança em sua vida são diretamente influenciados e determinados por aquilo que você planta em seu cérebro.
Quer ter uma vida melhor? Quer ter finanças melhores? Então queira isso em sua mente. Afirme isso, para si mesmo, como uma meta possível e passível de ser alcançada.
Quanto mais determinação você implementar em sua mente, mais super poderes serão incorporados dentro de si para alcançar o alvo, seja ele qual for.
Conclusão
Não despreze o poder de seus pensamentos. Mais especificamente, evite e elimine o resíduo mental (lixo) que só produz distração, como ficar vagando sem direção em redes sociais, rolando a barra de rolagem dos feeds e timelines infinitas de coisas que pouco valor e pouca utilidade real agregam à sua vida.
Sua mente precisa ter clareza, ter senso de direção, ter um norte, ter um propósito, em busca de objetivos mais altos que de fato estão alinhados com sua vida e com aquilo que de fato importa para a sua vida.
Gaste mais tempo preocupando-se com os rumos que sua vida está tomando, e menos tempo com os rumos das vidas de outras pessoas.
A fim de conquistar coisas de valor e de utilidade para a sua vida, é preciso que você esteja disposto mentalmente a trabalhar por elas.
Dedique-se, portanto, a aprimorar seus músculos mentais, implementando doses cada vez maiores de determinação e esforço cerebral para conseguir os seus objetivos, para conseguir aquilo que de fato te interessa e aquilo que realmente pode produzir resultados concretos à sua vida em particular.
Quanto mais firme e mais decidido você for em suas ações diárias, pode ter a certeza que melhores e mais bem focados serão seus resultados.
Em resumo: o esforço sempre produzirá os melhores frutos e as melhores recompensas. Sempre.
Tenho problema em vagar pelas redes sociais. Acabo passsando um tempo que nao volta e no final eu apenas vi a vida dos outros o que , na maioria das vezes, nao agregrou nada mesmo na minha.
Oi Rafa.
Um primeiro passo para fazer a detoxificação consistiria em usar um cronômetro.
Estabeleça um teto diário de consumo das redes sociais, e vá diminuindo 1 minuto a cada 1 semana que passar.
Por exemplo, na primeira semana marque 8 minutos diários; na segunda semana, marque 7 minutos; na terceira, 6 minutos etc.
Você verá que dando pequenos passos, mas consistentes, pode ser a melhor saída.
Abraços!
Para mim , na minha opinião , é que nossos atletas muitas vezes são obrigados a treinar sob as piores condições possíveis e mesmo contra todas as possibilidades eles conseguem tirar bons resultados ao competir com atletas muito talentosos e super-patrocinados.
Parabéns pra eles .
https://espiritosapucay.blogspot.com/
Realmente, ES, parabéns para eles, que ainda têm que superar mais essa adversidade.
Sensacional, acredito muito nisso!
É até bíblico (na passagem em que Jesus fala para Pedro acreditar sem ver)
Obrigado, Gláucia!
E foi ótima a lembrança dessa passagem!
Abraços.
Precisamos de mais textos desse nível.
.
Obrigado, Gilmar!