A lei do retorno é implacável: tudo aquilo que você faz, retorna para você algum dia.
Só que essa implacabilidade da lei do retorno não tem sentido apenas negativo: tudo aquilo que você faz de bom, retorna também positivamente para você em algum momento de sua vida. Às vezes, a coincidência chega a ser impressionante.
Fio o que aconteceu com o professor Marcos e o médico Wallace.
Há 10 anos, Wallace era um estudante pobre de um bairro de periferia que queria ser médico, mas não tinha condições financeiras de bancar um cursinho.
O resto da história é contada a seguir (link):
“Em 2010, ele pediu ajuda para fazer cursinho e o professor Marcos Araújo era dono de um na época.
“Ele falou assim: ‘Meu grande sonho é ser médico, mas está difícil, porque eu venho de escola pública, eu tenho pouca base, mas eu tenho muita força de vontade. Aí eu perguntei: ‘Wallace, para que você quer ser médico?’’. E ele respondeu uma coisa que eu me arrepio até hoje: ‘Para salvar vidas’”, contou o professor Marcos.
Dedicação
E ele se dedicou. Acordava às 4h40 para pegar ônibus em Trindade e chegar às 7h10 no cursinho, em Goiânia.
Wallace foi aprovado em 2012 em seis vestibulares e havia se reencontrado com o professor Marcos pela última vez há três anos, quando se formou em medicina.
Reencontro
Até que chegou o novo coronavírus e o destino fez os dois se cruzarem de novo em agosto, desta vez no Hospital de Campanha de Goiânia, numa situação bastante delicada.
Marcos testou positivo para a Covid-19 e ficou 20 dias internado com comprometimento de 80% dos pulmões.
Imagina a reação do Wallace quando viu o professor naquela situação. E também como ficou o professor quando viu o querido ex-aluno ali, cuidando dele.
“No início, eu não acreditei que fosse o Wallace, eu acreditei que fosse um anjo. Um anjo na forma do Wallace. Como se Deus tivesse me mandado um anjo, e o anjo fosse aquele menino que eu tanto confiava”, disse.
“Na hora eu nem pensei que poderia ser ele. A gente nunca pensa que o pior está acontecendo com alguém que a gente gosta”, disse o médico.
Pedido a Deus
E o Wallace conta que fez um pedido a Deus:
“Eu parei e falei: ‘Deus, me ajuda. Me ajuda a salvar a vida do Marcos’. Era a grande chance que eu tinha de retribuir o que ele me deu”, contou o médico.
Deu certo. A presença de Wallace ajudou a tranquilizar o professor durante a internação. E ele lembrou de uma conversa que tiveram nos dias de internação:
“Ele conversou comigo e disse: ‘Você se lembra que falou que eu, como médico, iria salvar muitas vidas? Então, eu vim salvar a sua’.
Aquilo, naquele momento, me encheu de esperança e eu pensei que ia vencer, não ia entregar os pontos”, conta o professor.
Alta
Marcos recebeu alta em outubro e já está em casa, recuperado e sem sequelas.
“A lei do retorno vem mesmo. Eu jamais imaginaria que aquele menino, aquele garotinho, um dia pudesse ser responsável pela minha vida. A minha vida esteve na mão dele e, graças a Deus no céu e o Wallace aqui na terra, eles conseguiram manter a minha vida”, concluiu”.
………………………
Essa história foi tema de diversas reportagens na televisão, como a contada abaixo:
Conclusão
Faça o bem, não importa a quem.
Histórias como as narradas acima nos fazem reacender a chama da esperança e da fé na Humanidade, de que é possível, mesmo em meio a uma sociedade cada vez mais degradada, corrompida e caótica, encontrar pessoas que valorizam o bem e a produção de sementes lastreadas em valores tão caros e, ao mesmo tempo, tão escassos hoje em dia, como a solidariedade, a humanidade, a fraternidade e a gratidão.
Que os bons exemplos de Wallace e de Marcos se espalhem pelo mundo, de modo a gerar novas sementes de ação e novos frutos produzidos, de forma a termos renovada esperança de que dias melhores poderão, sim, virem.
Que história, Guilherme!
Um grande e inspirador exemplo para todos nós.
Querendo ou não, tendo consciência ou não, a lei do retorno nunca falha. Por isso, que cada um de nós plante boas sementes, para que o futuro seja tão agradável quanto esperamos que seja,
Boa semana!
Sem dúvida, Rosana, a decisão de plantar boas sementes cabe a cada um de nós.
Boa semana também!
Obrigado por compartilhar essa bela história com nós.
Valeu, Marcos!
Maravilha história, obrigada por compartilhar conosco, neste momento tão difícil que estamos passando.
Grato, Roberta!
Lindo texto, Guilherme! Que episódios como esse inspirem uma sociedade melhor!
Abraços e excelente semana!
Valeu, André, pra você também!
O Professor Marcos Araújo deu aula para mim em 2004 a 2006. Muito gente boa e muito humano!!!!! História muito bonita mesmo.
Que maravilha, Victor!
Incrível coincidência essa!
Abraços!