Numa sociedade, como a atual, marcada por tanto individualismo e exacerbado egocentrismo, é fácil esquecermos um princípio basilar da civilização humana: ninguém constrói nada sozinho.
Todo mundo precisa de alguém para aprender, melhorar, evoluir e seguir em frente.
Felizmente, a blogosfera brasileira, e em particular a blogosfera das finanças pessoais – apelidada muitas vezes de finansfera – tem resistido bravamente ao teste do tempo, e do modismo das redes sociais (e suas micropartículas de informação que mais contribuem para distrair do que para concentrar), e se colocado em uma posição de destaque para reflexões e absorção de conhecimento em níveis mais densos.
Por todos esses motivos, nada mais justo do que fazer uma singela homenagem a dois blogs – Viagem Lenta, do André, e Simplicidade e Harmonia, da Rosana – que têm marcado, em compasso de grande qualidade de conteúdo, os últimos anos de jornada desse próprio blog.
Ao mesmo tempo, óbvio, o texto de hoje é um verdadeiro convite para o leitor apreciar a produção de conteúdo gratuito e independente que só os blogs de cunho pessoal, sem viés comercial, elaborado por pessoas como nós mesmos, em seu tempo livre, podem oferecer, tanto em termos de autenticidade de conteúdo, como também em termos de vontade de compartilhar experiências que podem ser úteis às demais pessoas.
Destaco, no dia de hoje, em particular, esses dois blogs, não apenas pelos motivos acima listados, mas porque, sobretudo, eles compartilham do mesmo código de valores e a mesma filosofia de princípios que o Valores Reais tem preconizado ao longo de todos esses últimos 10 anos de existência.
Além disso, o André e a Rosana são dois dos maiores comentaristas do blog (se não foram os dois maiores 😉 ), o que acaba fazendo com que o texto de hoje não deixe de ser também uma singela expressão de gratidão, mas uma gratidão genuína, também por tanto conhecimento compartilhado nos debates na caixa de comentários.
O post de hoje é, assim, um tanto quanto diferente dos demais que são rotineiramente publicados por aqui, afinal, sempre procuramos ser originais na abordagem de novos temas. Confiram!
O subtítulo do blog do André já diz tudo: “Um blog para quem ama e busca a liberdade! Seja financeira, intelectual, política ou física.”
A liberdade que se alcança em viagens, como sugere o título do blog, também pode ser conquistada em outros níveis, tais como nos planos intelectual, político e financeiro.
E, especificamente para alcançar a liberdade financeira, que se constrói através de uma jornada (novamente a metáfora da “viagem”), a educação financeira cumpre um papel fundamental.
E o adjetivo “lenta”, além de trazer para o leitor a importância de se construir um caminho através de um processo (o famoso “devagar e sempre”), tem o notório papel de fazê-lo alertar para a dimensão do tempo, e a consequente necessidade de cultivar a paciência, principalmente na viagem rumo à independência financeira, que não se realiza da noite para o dia, mas requer tempo e paciência para que os juros compostos cumpram o seu papel.
A proposta dos artigos escritos pelo André pode ser resumida muito bem nesse trecho da página “sobre o blog”:
“A LIBERDADE só é frutífera quando, através de REFLEXÕES baseadas na sabedoria do real valor da vida, distante de bens físicos e oculto na rotina, nos possibilita viajar e desfrutar a estrada da vida na forma de uma DANÇA LENTA. Essas VIAGENS, físicas ou não, tornam-se possíveis quando percebermos que estamos presos em uma perversa corrida de ratos, e que sua porta de saída é gerenciar os INVESTIMENTOS de forma equilibrada, nos proporcionando tempo e independência. E são o tempo e a independência que viabilizarão a almejada LIBERDADE.”
Dentre os textos que mais gostei do VL, destaco particularmente esses dois:
- Alugar ou comprar um imóvel: minha experiência e bobagens diversas (2019): em que ele expõe, com excelentes fundamentos financeiros e argumentos também não financeiros, as vantagens da moradia de aluguel;
- Um carro representa liberdade? Ou será escravidão? (2019): um excelente artigo que mostra como comprar e manter um carro pode arruinar sua vida financeira.
Além de todos os textos produzidos no Viagem Lenta, o André também nos brinda com comentários de excelente qualidade aqui no blog, que muito frequentemente são ponto de partida para mais ensinamentos e compartilhamento de experiências e conhecimento.
Por exemplo, no artigo Seja um exemplo em finanças pessoais: uma das melhores formas de aprender (e ensinar), ele comentou:
“Esse ponto de ser um exemplo é excelente, e algo que pensei aqui é ‘até que pontos nossos filhos podem ser um incentivo para alcançarmos a independência financeira?’
Muitos dizer que os filhos geram mais gastos, que atrasam o processo, mas será que não podemos pensar na hipótese de, na nossa responsabilidade em ser um “exemplo” a eles, sermos muito mais efetivos nessa jornada? Será que eles, ao invés de postergar, não geram um efeito contrário?
É uma questão que ainda escreverei no blog.”
Pouco depois, a leitora Michele escreveu:
“Eu sou prova viva de que isso é correto! Tive meus gêmeos há 1 ano e 4 meses atrás e depois do aniversário deles de 1 ano (e de saber dos valores astronômicos que as pessoas pagam por festas de aniversário para crianças), repensei meu modo de viver e consumir.
Seguia uma dica aqui e ali, mas continuava trocando meu carro a cada 2 anos (0 KM), passei a comprar muitas roupas para os meninos (que mal usavam já perdiam) e tal.
Minha primeira iniciativa foi passar a comprar títulos do Tesouro com o valor que recebo do auxílio creche, complementando com um pouco mais.
Daí coloquei na cabeça que eu e meu marido devemos ser um exemplo para eles e incentivá-los a darem mais valor as pessoas que coisas.
Resumindo: estou com um planejamento montado quinquenal, iniciei aplicações, montei um plano para quitar as poucas dívidas que temos, olho quase todos os nossos passos diários para identificar onde mais podemos economizar etc…
Conclusão – o retorno e ensinamentos (além das alegrias) que meus filhos estão dando para nós pais é infinitamente muito maior do que os ‘gastos’ que eles geram. Abrs.
Sintonia de pensamento: sabe aquela situação de você pensar a mesma coisa que o outro está pensando? De você, durante uma conversa sobre um assunto qualquer, dizer que “eu ia falar exatamente sobre isso”?
Pois é, durante a elaboração desse texto, eu pensava em uma frase para apresentar o S&H, e nada se encaixava melhor do que a frase de Leonardo da Vinci: “a simplicidade é a máxima sofisticação”.
Buscando informações sobre o blog da Rosana, eis que me deparo com essa apresentação dos objetivos do blog:
As coisas simples da vida, muitas vezes esquecidas, são as que mais significado possuem e mais felicidade e aprendizado proporcionam.
Para que isso se torne realidade é necessário muita disposição.
E também interesse em compreender que a ilusão do consumo e o excesso de atividades e distrações atuais quase sempre nos distanciam de nossa própria essência.
O caminho de volta não é fácil, mas essencial para que a vida tenha significado.
Aqui nesse blog há postagens que podem ser úteis nesse sentido, para que você se torne a pessoa que realmente quer ser, vivendo em harmonia com seus valores, afinidades e objetivos. E muitas vezes esse novo estilo de vida remete à simplicidade.
Para finalizar, gostaria de citar um pensamento do qual gosto muito:
A simplicidade é o último grau de sofisticação. Leonardo da Vinci
Um dos temas centrais do blog Valores Reais tem sido o de realçar valores e virtudes como frugalidade, evitar o excesso de informação e o consumismo desenfreado, bem como buscar a simplicidade para ter uma relação mais saudável com o dinheiro, e também para ter uma vida mais equilibrada das perspectivas mental e espiritual.
Afinal de contas, apesar de “segmentarmos” a vida nos planos físico, financeiro, mental, emocional, espiritual etc., tudo isso fica entrelaçado em nosso corpo e em nossa mente, e aquilo que nos é prejudicial em um campo fatalmente afetará nas demais áreas de nossa vida.
Por exemplo, se você faz compras em excesso para compensar carências no plano afetivo, além de isso (por óbvio) causar problemas financeiros, certamente as dívidas farão com que sejam desencadeadas em seu corpo inúmeras reações fisiológicas que culminarão no surgimento de doenças físicas. E isso, por sua vez, afetará o seu emocional.
Viver uma vida baseada em menos consumismo, em mais contato com a natureza, com menos gasto de tempo com distrações digitais etc., constituem princípios de uma vida mais simples e, ao mesmo tempo, mais harmônica.
Pode-se dizer até que a simplicidade produz a harmonia, e o título do blog da Rosana não poderia ser mais certeiro.
Nesse contexto, o blog Simplicidade & Harmonia (S&H) vai justamente ao encontro dessa linha de ideias acima expostas, o que pode ser percebido em artigos como Ignorância Seletiva, Valorize o Simples e Por que estamos tão cansados?
Estamos vivendo num mundo onde um dos ativos mais valiosos é a atenção, e, quanto menos atenção tivermos, mais seremos presas fáceis para consumir sem reflexão e cairmos na corrida dos ratos, onde somos praticamente seres robóticos sem capacidade analítica para examinar criticamente o que ocorre em nossas vidas.
Conclusão

Minha sugestão é muito simples: adicione um tempo semanal, de apenas 10 a 15 minutos por semana, a fim de incluir a leitura de mais esses dois excelentes blogs à sua rotina de leituras.
Deixe um pouco de lado aqueles canais do YouTube de besteirol que não acrescentam nada, aqueles perfis de Instagram/Twitter de zueira que só servem pra distrair, e tenha um pouco mais de seletividade naquilo que consome sua atenção.
Seu cérebro não é e não merece ser um depósito onde as pessoas lançam fora aquilo que há de mais grotesco e inútil, mas sim um lugar propício para receber conteúdo e aprendizagem que possa efetivamente elevar o padrão de sua vida a um patamar mais alto.
É isso que a maioria dos blogs de finanças pessoais no Brasil fazem, e em especial o Viagem Lenta e o Simplicidade e Harmonia realizam, com muita galhardia e empenho.
Através deles, eu presto um tributo também a toda a legião de batalhadores que mantém blogs pessoais nessa área de finanças pessoais (e áreas afins), transmitindo e compartilhando conhecimento através de páginas e mais páginas de riquíssimo conteúdo.
Sei que ter, escrever e manter blogs pode não dar tanta audiência quanto as modinhas atuais das microrredes sociais, mas o teste do tempo comprova que eles ainda são um lugar muito bom para encontrar riqueza de conteúdo capaz de melhorar a vida das pessoas de modo mais duradouro e efetivo.
Termino esse artigo, como não poderia deixar de ser, com uma passagem do texto Valorize o simples, do blog Simplicidade & Harmonia:
Valorize o simples.
Valorize as pessoas pelo que elas são de fato e não pelo que possuem.
Valorize os momentos agradáveis.
Valorize as companhias agradáveis.
Valorize a natureza, que possui tanta beleza, simplicidade e complexidade ao mesmo tempo.
Valorize um abraço, um sorriso sincero.
Valorize cada gole de um copo de água em uma tarde quente de verão.
Valorize a organização e a disciplina.
Valorize o silêncio e a tranquilidade.
Valorize o sono reparador.
Valorize a saúde.
Valorize a paz.
Hoje, decida valorizar o simples.
Hoje, decida valorizar a vida.Encerro esse post com uma frase da qual gosto muito:
“Aprecie as pequenas coisas, pois um dia você pode olhar para trás e perceber que elas eram grandes coisas.”
Robert Brault
Olá Guilherme!
É sempre uma surpresa agradável quando percebemos que podemos gerar valor a alguns leitores. Receber um feedback como esse de um blog da estirpe dos Valores Reais, então, nos enche de alegria!
Você sintetizou muito bem a proposta atual do meu blog, embora ele tenha iniciado apenas como um blog para dividir uma viagem que estava para fazer com a família e amigos. Só alguns anos depois, tomou a forma recente.
A dedicação em frente ao computador vem pelo fato de disseminarmos valores e princípios que achamos adequados e importantes para as pessoas, dividindo o tempo com nossos interesses pessoais.
Encontrar blogs como o seu e como o da Rosana, onde compartilhamos os mesmos ideais, é um incentivo para que asseguremos nossa cota de dedicação semanal. Os demais feedbacks, como de sua leitora, acrescentam mais uma pitada de incentivo.
O Simplicidade e Harmonia entrou recentemente na finansfera com uma proposta que vai ainda além: como obtermos significado na vida? Atacando o consumismo e as distrações modernas como as redes sociais, ele nos mostra que o essencial, como dizia Exupery, é invisível aos olhos. Desde o início, fez parte de minhas leituras semanais.
Obrigado mais uma vez e vida longa para nós!
André, você disse tudo!
Penso inclusive que esse laço de princípios e valores comuns que nos une também funciona como um reforço de incentivo para que prossigamos na jornada.
Vida longa para nós!
Guilherme,
Seu post foi uma agradável surpresa para mim. Ainda mais porque o Valores Reais é um dos blogs mais importantes da finasfera.
É muito gratificante saber que de alguma forma meus posts têm feito ao menos uma pequenina diferença na vida das pessoas, levando-as a pensar melhor sobre a importância de uma vida mais simples, mais significativa e com menos consumo.
O blog Viagem Lenta é sensacional! Me identifiquei muito com os posts do André ao perceber que ele também questiona o consumo excessivo e/ou desnecessário da atualidade. Além disso, aprendi muito com ele e aqui no Valores Reais sobre finanças – muitas das decisões acertadas que tomei em relação ao assunto foram após a leitura de posts que me proporcionaram muita informação de qualidade.
Foi uma honra ver também um dos meus poucos poemas no final do seu post! 🙂
André,
Agradeço por suas palavras tão motivadoras! Buscarmos o essencial talvez seja uma das atitudes mais sábias em um mundo repleto de ilusões e distrações.
E como você disse, vida longa para todos nós! 🙂
Rosana, a gratificação é recíproca!
Agradeço demais também suas palavras.
Também me identifiquei muito com os textos do André, e o fato de compartilharmos de um mesmo código de valores torna as leituras muito agradáveis, fazendo o tempo voar literalmente!!!
Um brinde a todos. Saúde!!!
Merecida homenagem, Guilherme. Parabéns aos três blogs.
Valeu, Claudinei!!!
A cada leitura há sempre novos aprendizados! Parabéns pela homenagem!
Obrigado, Giovana!
As pessoas que escrevem blogs não sabem do impacto que causam na vida de quem lê.
A blogosfera de finanças/desenvolvimento pessoal (vulgo finansfera) literalmente mudou minha vida.
Eu tinha vida estagnada, me arrastando na faculdade. Estava bem acima do peso, vivia endividado, fazendo farras com amigos e colegas de trabalho.
Quando descobrir a finansfera e comecei a ler blogs como o do corey, viver de renda, frugal simples e aqui o valores reais, minha forma de ver o mundo e a vida mudou.
Conheço os 2 blogs homenageados, já li muito os 2 e são de excelente qualidade.
Lá se vão quase 10 anos de descoberta da finansfera. Vários blogs de qualidade se foram e deixam saudade: bye bye Brasil, doutor honorários, ostra azul, projeto free life style. O bom é que nesse tempo outros blogs excelentes surgiram como o do soul surf.
Obrigado pelas palavras Dedé.
Num deserto de idéias e de fontes sérias e imparciais sobre a forma de viver, a blogosfera é um oásis. Muitas vezes, não temos acesso a pessoas com conhecimento, principalmente quando somos pobres e moramos numa periferia e vivemos à margem da sociedade. Eu sei bem o que é isso porque um dia essa pessoa era eu.
Hoje qualquer pessoa com um celular na mão e uma conexão de internet, nos confins das periferias de Recife, Rio de Janeiro, BH, Belém ou Salvador, pode estar aqui nos lendo e se enchendo de esperança para seguir em frente. Eu acredito nisso e por isso escrevo responsavelmente.
Um abraço!
Verdade, Frugal, e seu blog é uma baita fonte de inspiração para todos os que desejam melhorar de vida.
Você disse a palavra certa: oásis!
Abraços!
Obrigado, Dedé! Muito grato pelas suas palavras, especialmente pelo primeiro e segundo parágrafos, que são impactantes!
Você listou blogs sensacionais, com os quais eu também aprendo e aprenderei muito ainda!
Valeu!
Dois excelentes blogs e duas pessoas fantásticas e que se esforçam bastante.
O blog do André eu vivo compartilhando no meu próprio facebook alguns posts.
A blogosfera é um nicho que resiste ao tempo e que tem mt gente boa de verdade, sem segundas intenções e sem querer vender nada, diferentemente do youtube e instagram que nada são mais que lojas virtuais.
Parabens pelo post Guilherme!
Obrigado pelas palavras, Frugal!
Realmente, a blogosfera é um verdadeiro nicho que resiste ao teste do tempo, e que sempre acomoda novas pessoas e novos blogs que vão se destacando no decorrer do tempo, sendo o seu próprio um desses blogs!!!
Abraços!
Olá Guilherme,
Acompanho e assino esse blog há alguns anos, sempre quietinho, só lendo e compartilhando os textos que mais curto, não no sentido do curtir faceboquiano, mas curtindo como nos velhos tempos. 🙂
Saio do anonimato por ser um momento complexo que passo, que pensava inclusive em abandonar meu site, criado em 2006, onde não tenho publicidade e nenhuma renda. É apenas um registro de um momento importante, sobre o Pier de Ipanema, que existiu no fim da década de 60 e início de 70.
Essa semana tive uma grata surpresa ao receber um mensagem de um leitor de meu blog incentivando que eu continuasse pois ele gostava de ler as histórias daquela época, o que me fez pensar se deveria mesmo parar…
Agora, esse post me fez entender que devo continuar, mesmo que seja apenas para atender “aquele” leitor que me escreveu.
Enfim, quando crescer quero ser igual ao Valores Reais! 😀 😀
Grande abraço e sucesso sempre!
Olá, Marcos!
Cara, que bacana a ideia desse blog Pier de Ipanema => http://pierdeipanema.com.br/
Blogs também desempenham esse papel, de servirem como registros de memórias afetivas, que o tempo não pode apagar.
Eu faço coro com o seu leitor, para que continue a escrever lá no Pier. 😉
E isso porque certamente há pessoas que se identificarão com suas histórias e suas narrativas, e, portanto, você tem grande potencial para gerar valor com seus registros daquela época!
Abraços, e obrigado!
Muito obrigado pelo incentivo Guilherme, vou tocando o barco então.
E sigo sempre conectado com o Valores, sem dúvida o melhor dos sites que acompanho, sem demagogia. Gosto porque além do financeiro, tratam do principal: vida!
Grande abraço.
É isso aí, Marcos!, continue com seu belíssimo trabalho!
E grato pelas palavras, mais uma vez!!!!
Muito bom esse tipo de homenagem, leio os 3 blogs, ambos de qualidade incrível e os 2 mencionados encontrei depois de começar a ler aqui o Valores Reais.
Parabéns a todos vocês e que continuem motivados a produzir conteúdos, saibam que tem muita gente lendo atrás das telinhas e aprendendo com eles.
Abraço!
Semador
Muito obrigado pelas palavras, SF!!!
Linda homenagem! São 2 blogs que sigo também!!
Forte abraço e um Beijo Grande!!!
Sniper
https://sniperinvestidor.blogspot.com/
Valeu, Sniper!!!!
Uma homenagem muito merecida para quem deseja compartilhar!
os dois blogs são excelentes, mas você também está na lista dos melhores.
Fico muito feliz de ter a oportunidade de acompanhar todos vocês e aprender muito!
Sigamos a jornada!
abs
P.I.
Grato pelas palavras, P.I.!!!