• Skip to main content
  • Skip to primary sidebar

Valores Reais

Fazendo Famílias Felizes!

[Guest post] 12 dicas para ensinar seus filhos a administrar o dinheiro

30 de janeiro de 2014 by Guilherme 16 Comments

O texto de hoje é uma colaboração de Matheus Amaral.

———————-

Saber administrar o dinheiro não é uma tarefa muito fácil. Na vida adulta, muitas pessoas se enrolam com a grana e acabam contraindo muitas dívidas. Para evitar problemas financeiros, é necessário saber como controlar a renda desde a infância. Dessa maneira, você conseguirá ser mais responsável, poupar e administrar os gastos sem maiores preocupações.

Ensinar os filhos desde novos a economizar e gerir seus recursos não é uma tarefa fácil, por isso, listamos para você 12 dicas que irão facilitar este trabalho.

filhoadminstrando

Conheça abaixo as 12 dicas para ensinar os filhos a administrar o dinheiro

1 – Dê o exemplo

Para que as crianças aprendam a poupar e gerir dinheiro adequadamente é preciso que os pais deem o exemplo. Reduzir o consumo de produtos supérfluos, e priorizar a compra de mercadorias que realmente sejam necessárias para o lar são bons exemplos.

É importante que a criança entenda que os pais sabem administrar o dinheiro, pois se ela notar que eles gastam tudo o que ganham, passará a encarar isto como natural. Os responsáveis pelos pequenos devem ensinar que é prudente poupar para ter dinheiro para ocasiões emergenciais.

Nota pessoal: criança aprende por imitação, e muitos adultos brilhantes de hoje tiveram pais excelentes. Como disse um amigo meu (e eu já disse isso no blog antes), cada geração que vem tem que ser melhor que a anterior. Sua família, sim, sua família, caro leitor, tem que ser melhor que a família de seus pais, em todos os aspectos, e a família de seus filhos tem que ser melhor que a sua própria família. Você tem que ser melhor que seus pais, e seus filhos têm que ser melhor do que você. A melhora tem que ser contínua: uma geração melhor que a outra. Sempre.

2 – Tenha firmeza

Se a educação normal já dá trabalho, imagina ter de educar os filhos financeiramente? Principalmente quando pequenas, as crianças não tem muita noção dos preços dos produtos e muito menos do dinheiro que os pais podem gastar. Porém, mesmo assim, é recomendável explicar ao filho que é possível gastar apenas certa quantia, do contrário, o orçamento da família ficará desfalcado.

3 – Fale de notas e moedas

Para que as crianças aprendam como deve ser gasto todo o dinheiro recebido, é importante que elas conheçam a moeda brasileira, saibam qual é o valor de cada nota e moeda, bem como o que é possível comprar com elas ou quais investimentos podem ser feitos.

4 – Estipule a mesada ou semanada

Para que os filhos absorvam os ensinamentos é necessário dar-lhes dinheiro para administrar. A melhor forma de fazer isto é dando uma mesada ou semanada, com o valor estipulado pelos pais.

Ao dar o dinheiro, deixe claro que se a criança gastar tudo de uma vez, ela ficará sem poder aquisitivo para adquirir produtos ou serviços no restante da semana ou do mês. Caso a renda acabe antes do previsto, o ideal não é dar mais dinheiro, porém, se for urgente, faça um empréstimo e desconte da próxima mesada. Friso, não deixe de DESCONTAR.

5 – Determine o valor da mesada

Os pais devem estipular o valor que será dado aos filhos. O valor da mesada depende do orçamento de cada família. Para chegar a uma quantidade satisfatória para as duas partes, o ideal é fazer uma lista com os gastos que a criança tem por mês.

6 – Ajude-os a controlar a mesada

Depois de dar o dinheiro da mesada, chame o seu filho e converse sobre o que ele pretende fazer. Na sequência, elaborem uma lista com os investimentos ou gastos que serão feitos. Explique como a verba pode ser dividida para cada atividade que ele gostaria de fazer.

7 – Respeite a regularidade

A mesada ou semanada deverá ser dada somente nas datas estipuladas pelos pais, do contrário, o filho entenderá que se gastar o dinheiro antes do prazo previsto não tem problema, pois poderá pedir mais. Portanto, se a verba acabar, ela deve ser dada novamente na próxima data.

8 – Ensine-os a poupar dinheiro para viagens e passeios

Os pais que costumam viajar com os filhos nas férias podem estimulá-los a poupar dinheiro para gastar durante o passeio. Desse modo, eles irão aprender que, para conseguir algo, é necessário ter responsabilidade e economizar. Compre um cofrinho para que uma parte da mesada seja depositada até o mês da viagem.

Nota pessoal: taí uma coisa importantíssima: ensinar as crianças a virtude de adiar a gratificação, em prol de benefícios maiores no futuro. Quanto mais autocontrole a criança tiver adquirido, maiores serão as chances de ela ter sucesso na vida adulta, entendendo-se o termo “sucesso”, aqui, não apenas no campo profissional, mas também nas áreas da saúde, controle emocional e relacionamentos.

9 – Estimule a criança a saber consumir

Para que a criança aprenda a controlar as suas finanças é de fundamental importância que ela aprenda a consumir com responsabilidade. Antes dos filhos comprarem algo, o ideal é analisar se os produtos ou serviços realmente são necessários ou são supérfluos.

10 – Dê continuidade aos ensinamentos

Os ensinamentos sobre como poupar o dinheiro devem começar enquanto os filhos são pequenos e seguir até quando eles começarem a obter os seus próprios rendimentos. Este acompanhamento tem que ser feito em toda a fase do crescimento da criança, pois, conforme a idade, os gastos vão mudando, assim como os métodos de administrar a grana.

11 – Recompense as tarefas

Para os filhos adolescentes, negociar é uma forma bastante eficaz de ensinar a controlar o dinheiro, ou seja, os pais podem pedir que sejam realizadas tarefas e posteriormente recompensá-las. Além de tarefas, também é possível negociar com bom comportamento e notas satisfatórias no colégio.

Nota pessoal: essa é uma lição que vale para a vida toda: associar o cumprimento de metas a recompensas. Afinal, precisamos de incentivos para conquistar determinadas metas que estipulamos a nós mesmos. Isso nos fornece a sensação de que vale a pena realizar cada pequeno objetivo em nossas vidas.

12 – Oriente-os a fazer investimentos

Ensine as crianças a investir com responsabilidade. Dependendo da quantia dada na mesada ou semanada oriente a usar o dinheiro para fazer cursos, comprar livros ou mesmo guardar em uma conta poupança. Deixe claro que para conseguir algo é preciso se planejar e poupar.

Gostou das dicas? Utilizou algo diferente para seus filhos que deu certo e gostaria de complementar? Comente e nos conte.

—————

Sobre o autor: Matheus Amaral é colaborador do portal  Novo Negócio, escritor profissional, aficionado por tecnologia, empreendedorismo e gestão de negócios. Siga-o nas redes sociais: Google Plus, Twitter e Facebook.

Print Friendly, PDF & Email

Filed Under: Economia doméstica, Educação financeira Tagged With: Dicas de economia doméstica

Reader Interactions

Comments

  1. Reginaldo de Souza says

    30 de janeiro de 2014 at 9:22

    Educação Financeira se começa de cedo. Se eu tivesse aprendido cedo não teria cometidos tantos erros no decorrer da minha vida.
    Parabéns pelo artigo!

    Responder
    • Guilherme says

      31 de janeiro de 2014 at 21:23

      Valeu Reginaldo!

      Responder
  2. Márcio Mendes says

    30 de janeiro de 2014 at 15:18

    A partir de que idade você acha que devemos começar?

    Minha filha com pouquinho mais 2 anos queria muito uma boneca (baby alive), falou dela por dias e eu vi ali uma oportunidade de iniciar a ideia de que ela deveria poupar para conseguir o dinheiro.

    Do jeito dela, ela até entendeu algumas coisas, por exemplo, ela ia na loja de vez em quando olhar a boneca com a mãe e sabia que ainda não podia comprar, sabia que tinha o cofrinho dela, de vez em quando me perguntava se o dinheiro já era suficiente e etc.

    Me partia o coração saber que ela queria muito a boneca e por eu não ter certeza se comecei cedo demais.

    Enfim, mas acho que devemos ser fortes nessa hora. Pensar que é para um “bem maior” e para que ela seja uma adulta bastante responsável no futuro.

    Responder
    • Guilherme says

      31 de janeiro de 2014 at 21:28

      Márcio, pelo comportamento dela após sua conversa, eu penso que ela “entendeu” a importância e o valor do adiamento da gratificação.

      Assim, lições simples de educação financeira como esse belo exemplo, explicado de forma a mais simples possível, acredito que já podem ser passadas a partir do momento em que a criança começa a ter auto-consciência, ou seja, consciência do controle executivo de sua própria vontade. Domar os seus impulsos próprios.

      É importantíssimo isso que você está passando, já que, quanto mais autocontrole uma criança tiver, mais sucesso ela terá na vida adulta, em todas as suas áreas, inclusive na financeira.

      E quem fala isso não sou eu, mas um autor muito proeminente especialista no assunto. Nas próximas semanas estarei fazendo a resenha do mais recente livro dele.

      Então, resumindo: penso que a partir do momento em que a criança tiver auto-consciência já podem ser passadas lições de educação financeira. Normalmente, isso se dá por volta dos 3 a 4 anos de idade. Mas sua filha parece que já tem essa capacidade de auto-controle, então me parece sadio você já instrui-la nesse caminho da vida.

      Abç!

      Responder
  3. Kleber Rebouças says

    2 de fevereiro de 2014 at 8:08

    Muito legal!

    Apenas o ponto 11, que trata do desempenho escolar, tem especialista que dizem que não deve ser associado a uma premiação.

    Caso contrário, se a premiação cessar por qualquer motivo, o desempenho pode despencar.

    http://www.ricodinheiro.com.br

    Responder
    • Guilherme says

      2 de fevereiro de 2014 at 13:29

      Oi Kleber, obrigado.

      Sobre o ponto 11, sim, é a Cássia D´Aquino, salvo engano, que diz que não se deve associar desempenho escolar à premiação. Eu concordo com ela.

      Abç

      Responder
  4. Matheus says

    5 de fevereiro de 2014 at 18:38

    Olá meus amigos! Sobre o ponto 11, eu acredito que tudo que é feito demasiadamente é ruim, mas creio, pela minha “própria educação” e estudos sobre educação financeira (ministrava cursos), que, embora crianças, deve-se incentivar o estudo com “recompensa”, só que claro, é preciso tomar alguns cuidados necessários.

    Não podemos fazer disso um HÁBITO.

    Opinião pessoal esta, sei que existem estudiosos que são contra, assim como, com certeza, existem estudiosos que são à favor.

    Abraço a todos!

    Responder
    • Guilherme says

      7 de fevereiro de 2014 at 21:37

      Exato, Matheus, evitar transformar isso em hábito é fundamental, para não fazer até com que a criança passe a exigir e cobrar por coisas que ela, naturalmente, já deve fazer.

      Abç

      Responder
  5. Meyerbeer says

    21 de fevereiro de 2014 at 22:02

    Muito boa esse artigo Matheus, show de bola mesmo… aplicável na vida não apenas para ensinar aos filhos.
    Talvez uma complementação ao seu artigo:

    http://investidorx.com/como-ficar-rico-os-5-terriveis-erros-das-pessoas-que-nao-enriquecem/

    Responder
  6. Barcellos Filipe says

    9 de janeiro de 2017 at 13:01

    Excelente artigo Sr. Matheus Amaral, com toda certeza ensinar nossos filhos a administrar o dinheiro desde cedo pode e deve fazer toda a diferença na vida deles no futuro, pois é de cedo que se aprende.

    Responder
  7. M. Oliveira says

    15 de maio de 2017 at 13:13

    Artigo de extremo valor, acreto sim que as crianças que começam a ter lição desde crianças de como lidar com dinheiro terão um futuro muito mais próspero e muito mais planejado.

    Responder
  8. Willian says

    5 de junho de 2017 at 15:36

    Estou conversando e orientando o meu filho desde cedo a lidar e administrar o dinheiro, acredito que este é um assunto de extrema importância e deve ser tratado com muita seriedade http://www.academiadosimportadores.com.br

    Responder
  9. Rodrigo Faria says

    8 de janeiro de 2018 at 19:08

    Acredito que a educação financeira tem que ser ensinada e aprendida desde cedo… Deveria ser uma disciplina escolar no Brasil.

    Rodrigo Faria

    http://empreendedordigitalexpert.com/como-ganhar-dinheiro-na-internet-de-verdade/

    Responder
  10. Adriano says

    5 de outubro de 2018 at 5:53

    Educação financeira é fundamental, sem ela todo nosso dinheiro vai acabar na mão dos bancos! Esse artigo aqui também dá algumas dicas para “criar” dinheiro: https://clubedoimportador.com/ideias-negocios-lucrativos/

    Responder
  11. THIAGO JUNIOR ALVES says

    18 de novembro de 2018 at 17:49

    Bom o texto e extrema relevância alem disso falar da saúde financeira e de finanças e sempre e bom

    Responder
  12. José says

    23 de dezembro de 2018 at 15:41

    Muito bom o post. Esse assunto é de suma importância para que no futuro tenhamos pessoas adultas mais conscientes com as suas finanças. http://twixar.me/ygS3

    Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Primary Sidebar

Comentários recentes

  • DjalmacRodrigued em Escolha deliberadamente fazer a tarefa mais difícil primeiro
  • Guilherme em [Guest post] Enfrente as dores para poder evoluir
  • Guilherme em [Guest post] Enfrente as dores para poder evoluir
  • Guilherme em [Guest post] Enfrente as dores para poder evoluir
  • Guilherme em [Guest post] Enfrente as dores para poder evoluir
  • Guilherme em Quanto mais velha vai se tornando a pessoa, maior será a resistência a aprender coisas novas. O que fazer para você evitar isso?
  • Voando Abaixo do Radar em [Guest post] Enfrente as dores para poder evoluir

Páginas

  • Arquivos
    • Resenhas
    • Top 50
  • Sobre
    • Assine
    • Condições de uso
  • Contato
  • Links

Curta nossa página no Facebook!

Licença de uso

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.

Estatísticas

Copyright © 2023 · Magazine Pro on Genesis Framework · WordPress · Log in

 

Carregando comentários...