A lei da semeadura é implacável. Você semeia aquilo que você colhe. Lembra da frase “quem semeia vento, colhe tempestade?” Pois é, a relação de causa e efeito tem tudo a ver quando se trata de analisar nossas ações, nossas palavras, nossos comportamentos. Não desperdice sua preciosa energia semeando coisas ruins, negatividade, problemas. Proponha-se a ter atitudes construtivas, tenha comportamentos que adicionem valor à sua própria vida e, por tabela, à vida daqueles que te rodeiam. Em vez de plantar vento, plante flores, ainda que essas flores custem alguns espinhos.
Nós somos o resultado daquilo que semeamos. A decisão parte exclusivamente de nós. É de nossa responsabilidade. Nós podemos plantar por palavras ou por atitudes. Plantar por palavras às vezes traz consequências mais severas do que plantar por atitudes. Palavras têm a capacidade de incendiar. Imagine uma situação de trânsito. O sujeito leva uma “fechada” de outro, e, num sinal vermelho, vai “tirar satisfação”, proferindo palavras de ódio. Mal imagina ele que o motorista que o fechou está armado. Num momento de total insanidade, ocorre mais uma morte no trânsito. Aquele que proferiu palavras de raiva plantou ódio e colheu… a própria morte.
Quantas pessoas você não conhece que estão numa situação parecida? Vivem amarguradas, tristes, rancorosas. Isso leva alguém a algum lugar? Que tipo de semente essa pessoa está plantando? Pior: que tipo de colheita lhe espera? Não está na hora de você dar um “alô” para ela, a fim de lhe provocar algumas reflexões sobre aquilo que domina seu coração?
Plante positividade. Desarme as pessoas com um sorriso. Elas sorrirão de volta. Experimente o poder de um sorriso na sua próxima saída, no seu próximo encontro, na próxima ocasião em que se deparar com um desconhecido, e veja se não estou certo. É impressionante o efeito contagiante que um sorriso provoca. Sorrisos desarmam espíritos. Melhor: fazem você “ganhar pontos” com a pessoa com a qual você quer conversar. Causa uma excelente primeira impressão, como já lembrado por Dale Carnegie, na obra “Como fazer amigos e influenciar pessoas”. Mas não fique só no sorriso. Mostre, por meio de palavras e atitudes, que você é uma pessoa que pode fazer diferença na vida das pessoas com quem convive. Surpreenda… e seja surpreendido por aquilo que fez.
Quando você semeia, você sempre colhe mais do que aquilo que semeou. Temos expectativa em relação a aquilo que plantamos. Será que vamos colher alguma coisa? A colheita sempre supera nossas melhores projeções. Mas é preciso ter paciência, virtude quase esquecida nesse mundo que exige resultados rápidos e imediatismo quase puro. Há tempo para plantar e tempo para colher. Não apresse as coisas.
O que você quer plantar? O que você espera colher? Plante fé, e colha milagres. Plante amor, e colha amigos. Plante esforço, e colha resultados. Nós colhemos hoje aquilo que plantamos ontem. Pois a lei da semeadura, ela sim, é implacável. Trate, portanto, de plantar coisas boas. 😉
É isso aí!
Um grande abraço, e que Deus os abençoe!
Guilherme,
A Brastemp lançou uma propaganda bem interessante no horário de pico do trânsito em São Paulo. Vinculou nas principais rádios em horário simultâneo um pedido: Que você que está no trânsito e ouvindo o rádio de um sorriso para o motorista ao lado. O vídeo presente no youtube ilustra um pouco as consequências positivas de tal campanha.
http://www.youtube.com/watch?v=-Hc1kFvUTT4&feature=player_embedded
Abraço!
Gente, é claro que a ideia foi fazer um buzz marketing e promover a marca. Mas, na minha visão, ficou provado que ainda é possível fazer propaganda e ao mesmo tempo algo benéfico e sem apelação sexual.
Abraço!
Fala Guilherme, como vai ?
Nesse post, fui direto no sorriso, pois estou lendo o tal do Carnegie. Vi que você também já leu, certo?
Parabéns pelo blog!
Um grande abraço.
Jônatas, muito interessante essa propaganda! Principalmente porque foi feita em 11 rádios simultaneamente, pelo que observei do vídeo, angariando assim mais gente.
Luís, eu também li esse livro, e gostei bastante!
É isso aí!
Um grande abraço, e que Deus os abençoe!
Esse conceito de semeadura está bem relatado na bíblia. Destaco Gálatas 6:7-10
Excelente, Guilherme!
Deixo aqui o trecho para o deleite dos leitores:
“Não vos enganeis; Deus não se deixa escarnecer; pois tudo o que o homem semear, isso também ceifará.
Porque quem semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas quem semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna.
E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido.
Então, enquanto temos oportunidade, façamos bem a todos, mas principalmente aos domésticos da fé.”
É isso aí!
Um grande abraço, e que Deus os abençoe!
Guilherme,
Mais um excelente post no Valores Reais!
“Plante fé, e colha milagres. Plante amor, e colha amigos. Plante esforço, e colha resultados.”
Gostei muito dessas frases, que apesar de curtas, são extremamente impactantes se vistas sob um ângulo favorecedor para isso.
Abraços,
Obrigado, Rosana, realmente, daí se vê que a lei da semeadura é praticamente uma lei universal!
Abç