Semana passada publicamos um artigo citando um estudo do INI a respeito das vantagens da metodologia de investir um valor fixo todos os meses.
Em seguida, dando seqüência aos debates sobre o tema, o blog Investimentos e Finanças publicou uma resposta no nosso blog, mas ficou tão grande que virou artigo – e de primeira qualidade – em seu próprio blog: Dollar Cost Averaging
Depois, foi a vez do surpreendente blog Viver de Renda, fonte excelente de diversas matérias relativas a investimentos, tecer considerações críticas acerca de cada um dos métodos: investir tudo de vez (Lump Sum Investing – LSI) ou dividir o capital e fazer aplicações periódicas (Dollar Cost Averaging – DCA)? Com considerações bem interessantes e, acima de tudo, expondo os fundamentos, ou seja, as razões de sua opinião, o que é de extrema valia na hora de o leitor formar sua opinião, analisando os prós e contras de cada uma das estratégias abordadas.
Como disse o Investimentos e Finanças, não deixem de ler! 😉
Meus agradecimentos ao IF e ao Viver de Renda por terem ampliado consideravelmente o círculo de debates acerca de tão polêmico e interessante tema!
É isso aí!
Um grande abraço, e que Deus lhes abençoe!
Boa Tarde Hotmar!!!!!!!
Tudo jóia? estamos sempre acompanhando seu blog.. nosso caderno diario da area de economia e investimentos de todas as manhas..rs..rs..
Hotmar, desculpe fugir um pouco do tema, gostaria de saber se posso abrir uma conta numa outra corretora de valores. se positivo vc acha que os custos operacionais de corretagem nao compensariam?
obrigado pela atenção
forte abraço
Luciano
Olá Luciano! Obrigado pelos comentários!
A escolha de uma corretora depende uma série de fatores, tais como: custos das corretagens, tarifas de custódia, qualidade dos serviços de apoio, estabilidade do home broker etc. De regra, vale sempre a pena optar por abrir uma conta pra operar via corretoras do que bancos, pois os custos operacionais em geral são bem mais baixos.
É isso aí!
Um grande abraço, e que Deus lhes abençoe!
Estou começando minha caminhada rumo ao sucesso financeiro e descrevendo-a no blog http://goodlifeat50.zip.net/ – Entre e faça seus comentários.
Vou dar uma passada lá, Sr. Good life!
É isso aí!
Um grande abraço, e que Deus os abençoe!
Amigos, para os colegas que creêm que o DCA não reduz o risco do investimento consultem a palestra do professor de economia Jurandir Macedo. Esta palestra é fruto de uma defesa de tese. Vejam a partir do slide 36 o comportamento do desvio padrão.
http://www.scribd.com/bugrinha/d/5558173-JURANDIR-SELL-MACEDO-JUNIOR-PORQUE-PESSOAS-INTELIGENTES-TEM-GRANDES-PREJUIZOS-FINANCEIROS
Saraiva, muito interessante esse texto explicativo!
É isso aí!
Um grande abraço, e que Deus os abençoe!
Valeu Guilherme, Amém,
O seu blog é muito valioso para nós. Fazemos DCA a um ano e meio, com compras diárias. Não acredito em AT nem em AF. Cito aqui a frase “investir olhando no retrovisor é acidente na certa” DCA com Asset management resolve 90% do problema (muito bem explicado no livro do HC o qual comprei, e paguei com gosto!!!). Caso fosse acrescentar algo no meu portfólio investiria em trend following para poder ter mais capital para continuar comprando cada vez mais ações. Projeto minhas estimativas para um único objetivo, o de comprar toda a bolsa. Sei que é meio ridículo mas caso eu consiga 0,5% disso já seria uma grande vitória!! Quem sabe se algum de nós viver uns 500 anos esse objetivo seja alcançado. Sucesso a todos!
Obrigado pelos comentários, Saraiva, e desejo sucesso em seus investimentos!
É isso aí!
Um grande abraço, e que Deus os abençoe!