E o Rio de Janeiro ganhou o direito de sediar os Jogos Olímpicos de 2016! 😀
Esse é o assunto do momento na Internet e fora dela, e o blog Valores Reais não poderia ficar de fora dessa.
A década que se aproxima está recheada de grandes eventos esportivos ocorrendo no Brasil. Basta dizer que os dois maiores deles, que são a Copa do Mundo de futebol e os Jogos Olímpicos, ocorrerão no Brasil, sendo a Copa em 2014 e os Jogos Olímpicos em 2016. Isso, por si só, incentivará a realização de empreendimentos e investimentos em diversos setores da economia nacional, e, mais do que isso, abre ótimas oportunidades de negócios e de execução de idéias empreendedoras no Brasil. É, sem dúvida, uma ótima oportunidade para alavancar seus planos de aceleração de sua independência financeira.
Esses dois eventos esportivos incentivam, logo de cara, o setor do turismo, por razões óbvias: mais gente estará circulando por aqui, não só de dentro do Brasil, mas sobretudo os estrangeiros. O setor de aviação sem dúvida poderá se beneficiar. Tanto é que as ações da TAM e da Gol tiveram um forte aumento logo após o anúncio. É impressionante como uma notícia tem impacto imediato na Bolsa. Aliás, coincidência ou não, o IBovespa também subiu no exato momento em que o Rio de Janeiro foi anunciada como sendo a cidade-sede dos Jogos.
Além disso, as empresas responsáveis por infra-estrutura, construção civil, serviços, também se beneficiarão da realização desses eventos esportivos no Brasil.
O mais interessante disso tudo é que esses eventos chegarão quase que simulteamente ao começo da exploração comercial em larga escala das reservas de petróleo do pré-sal. Se a Petrobras conseguir fazer um bom planejamento, haverá muitos dividendos a colher para a economia brasileira como um todo com essas novas e bilionárias reservas petrolíferas. A propósito, indico excelente matéria publicada pela revista Exame, disponível nesse link.
Dentro desse contexto, é oportuno também dizer que o Brasil vai se firmando como um dos países que mais tende a se destacar no grupo do BRIC – Brasil, Rússia, Índia e China. O nosso país é pródigo em grandes reservas naturais, tais como petróleo (já considerando o pré-sal), o minério de ferro, celulose de eucalipto etc. A produção de alimentos é igualmente destacada no cenário macroeconômico mundial. Temos empresas que estão entre as maiores do mundo em seus respectivos setores: Vale, Gerdau, WEG, Petrobras, BRFoods etc.
A tendência – veja bem, a tendência (que pode se confirmar ou não) – é, na próxima década, a economia brasileira apresentar forte crescimento, mais até do que vimos nas duas últimas décadas.
Mas o que isso significa, para o pequeno investidor?
Em termos simples e fáceis de entender: economia em crescimento significa que os juros (taxa SELIC) ficarão em patamares baixos. Com isso, o retorno dos investimentos em renda fixa será baixo. As empresas crescerão, aumentarão seus lucros e dividendos. Em consequência, o preço de suas ações também subirá. O Ibovespa valorizará. O campo das oportunidades para os empreendedores, que querem abrir seus negócios próprios, será ampliado.
Aproveite esse momento e continue investindo em sua qualificação. Identifique suas aptidões, suas habilidades. Faça uma atividade que seja coerente com seus valores, e que você goste. E, como diz o slogan da campanha Rio 2016, “viva sua paixão”.
É isso aí!
Um grande abraço e que Deus lhes abençoe!
Só gostaria de fazer um comentario sore isto que voce escreveu abaixo:
“Tanto é que as ações da TAM e da Gol tiveram um forte aumento logo após o anúncio. É impressionante como uma notícia tem impacto imediato na Bolsa. Aliás, coincidência ou não, o IBovespa também subiu no exato momento em que o Rio de Janeiro foi anunciada como sendo a cidade-sede dos Jogos.”
Isto é o um claro exemplo de mercado eficiente, em que as novas informações são precificadas nas ações de maneira muito rápida, quase imediata.
Mas foi uma excelente noticia para o Brasil. Agora vamos nos programar e reservar dinheiro para assistir a copa e as olimpiadas.
Hotmar,
O movimento foi interessante mesmo!
A notícia deu um ânimo na bolsa e esfriou os juros futuros.
Às 13:00 o Tesouro Direto oferecia uma taxa de 11,65% na LTN 010112 (título pré-fixado com vencimento em 2012). Após a notícia os juros futuros caíram, fechando a taxa desta LTN em 11,46%.
Grande Abraço!
“Investimentos e Finanças” e Henrique, obrigado pelos comentários! 😀
“Investimentos”, realmente, o mercado precifica os acontecimentos de forma muito rápida. Henrique, boa observação sobre o movimento das taxas de juros, indicando que também o mercado de títulos sofre influência de acontecimentos externos.
É isso aí!
Um grande abraço e que Deus lhes abençoe!
O Brasil irá dar um avanço na sua economia…Enfim..!Que bom..Ao menos o Brasil não será visto como um país medíocre..de pessoas sem culturas..