Uma das preocupações iniciais de uma pessoa que queira investir diretamente em ações, via home broker, e em títulos públicos, via Tesouro Direto, reside na escolha da melhor corretora. São diversos fatores a considerar:
– valor cobrado a título de taxa de corretagem;
– valor cobrado a título de taxa de administração no Tesouro Direto;
– taxa de custódia;
– bancos com as quais opera,
– e assim por diante.
Como são muitas as corretoras que atuam no mercado, é difícil para o pequeno investidor pessoa física escolher qual é que mais se adapta ao seu perfil de investimento. Pensando nisso, vou listar aqui dois ótimos guias de corretoras de ações e de Tesouro Direto – vale lembrar que nem todas elas operam no Tesouro Direto.
Uma delas é a elaborada pelo Rolando Lero, freqüentador assíduo do Fórum Clube do Pai Rico. Ele fez um Guia rápido das corretoras da Bovespa. Destaque para o sistema de cores que ele adotou:
Verde, negrito: Se a corretora tem um valor baixo de corretagem, e/ou não cobra taxa de custódia, e/ou oferece 0800 ou alguma outra vantagem relevante.
Verde: se a corretora oferece um período com corretagem gratuita ou alguma outra vantagem.
Azul: se há corretagens grátis conforme o volume de operações (note que isto só será vantagem se você fizer várias operações no dia, ou mês, conforme o caso), ou alguma outra vantagem que talvez não seja tão relevante para o pequeno investidor. Ou ainda, se o valor da corretagem ou custódia é baixo (até R$ 10,00 ou R$ 12,00 respectivamente).
Preto: nada de especial, seria a média do mercado.
Laranja: pode ser uma desvantagem, ou algo que requer atenção, como um depósito mínimo para começar a operar, que talvez não esteja ao alcance do pequeno investidor.
Vermelho: requer atenção, para não cair numa armadilha por falta de informação. São detalhes que estão no site, mas só fica-se sabendo quando talvez seja tarde demais.
Outro é o guia elaborado pelo economista Mauro Halfeld, disponibilizado em seu site pessoal. O que é bom é que ambos os guias contêm as informações básicas sobre as taxas cobradas mais alguns diferenciais, como links para as páginas das corretoras e telefones de contato.
Lembre-se, por fim, de checar junto à corretora os valores que estão sendo praticados, pois, muitas vezes, as corretoras mudam as taxas cobradas sem aviso prévio aos seus clientes.
É isto aí!
Um grande abraço, e que Deus lhes abençoe!
Oi Hotmar,
Estava dando uma passada por aqui, e li o post sobre o Guia. Obrigado pelo link 🙂 e sucesso pro seu blog.
Valeu, Rolando Lero!
É isto aí!
Um grande abraço, e que Deus lhes abençoe!
Muito bom o guia Rolando, parabéns!
Obrigado hotmar pelo link.
Abraços!
Parabens pelo texto. Muito bom!
Segue alguns links relacionados:
1. Site CorretoraHomeBroker: http://www.corretorahomebroker.com.br
2. pesquisa infomoney:
http://web.infomoney.com.br/templates/news/view.asp?codigo=1594018&path=/investimentos/
Obrigado, pessoal, pelo incentivo!
É isto aí!
Um grande abraço, e que Deus lhes abençoe!
Guilherme,
Gostaria de compartilhar com vocês algo que aconteceu comigo.
Fiz uma compra no Tesouro Direto ontem e a trasnferência dos recursos também.
Hpje, por volta das 14h20min recebi uam ligação da corretora Octo dizendo que eu tinha um saldo negativo de 6,90 e que se eu não depositasse o valor até às 16 horas, minha compra seria cancelada. Perguntei se caso não conseguisse depositar hoje, se poderia fazer até amanhã mas não: ou hoje ou a compra e cancelada. E vocês sabem bem como funciona o Tesouro Direto em relação a isso…
Os 6,90 são referentes a taxa de custódia, que sempre são pagas no final do mês quando recebo os dividendos.
O que me deixou com raiva é o fato de terem pego uma parte do dinheiro da compra, descontado a taxa de custódia e não terem a boa vontade sequer de completar até amanhã!
Já aconteceu de eu errar em 20,00 para menos o depósito de compra no Tesouro Direto na Geração Futuro e somente DEPOIS que a compra foi concretizada, recebi um e-mail avisando que tinha um saldo devedor mas que eles haviam completado para não prejudicar minha compra.
Quanta diferença!
De qualquer forma, estou pensando seriamente em voltar a investir pela Geração Futuro pois esse atendimento da Octo foi decepcionante.
Rosana, receba minha solidariedade por esse atendimento péssimo e decepcionante dessa corretora.
Aliás, eu mesmo tive inúmeros problemas com essa corretora, que me fizeram desistir de operar com ela, seja para ações, seja para títulos públicos. Ou a Octo melhora o atendimento, ou vai perder clientes. O mercado é assim. Eu fiz a minha parte: saí depois de inúmeros problemas que tive com essa corretora.
Quanto à Geração Futuro, eu nunca tive problemas, e compartilho do seu sentimento de respeito com clientes que essa corretora mantém.
É isso aí!
Um grande abraço, e que Deus os abençoe!
Muito bom o Post! É muito importante mesmo dar uma olhada nas taxas antes de abrir a conta.
Esse Guia também é bem completo e vale dar uma olhada;
http://www.bussoladoinvestidor.com.br/guia_corretoras/
Abs
Juan, obrigado!
E muito legal também o link que você postou!
É isso aí!
Um grande abraço, e que Deus os abençoe!