Dormir bem é uma ótima medida de inteligência financeira.
Além de ser bom para a saúde, fazendo com que você fique bem disposto durante o dia inteiro, ainda lhe permite economizar um dinheiro que seria certamente gasto caso você tivesse uma noite mal dormida. Isso ocorre porque muitas das doenças do mundo moderno, principalmente aquelas oriundas do stress, são decorrentes de sonos irregulares.
Veja que não estou falando em dormir mais, mas sim em dormir bem. Há uma diferença sutil, mas importante, entre as duas coisas, pois há pessoas que dormem além do necessário para repousar o organismo, e isto também causa efeitos colaterais negativos. Como eu disse em outro texto, encontrar um ponto de equilíbrio é fundamental, e com o sono não poderia ser diferente. Encontrar a quantidade certa de horas de sono por dia é tarefa que cabe a cada pessoa, com base na avaliação de seu próprio organismo. Há pessoas que conseguem dormir apenas 6 horas e, no dia seguinte, estarem totalmente dispostas, tanto física quanto mentalmente, para realizar suas atividades. Já outras, como atletas, por exemplo, necessitam de mais horas de sono para fazerem um adequado repouso ao seu organismo.
Dizem que uma boa noite de sono equivale a um remédio natural. E é isso mesmo! Lembro-me que, há alguns anos atrás, uma amiga me disse que estava com dores de cabeça, cansada, e não se sentindo bem. No dia seguinte, para minha surpresa, ela estava totalmente recuperada, com outro ânimo e disposição. Ela me disse que o que fez foi simplesmente dormir bem cedo, por volta das oito da noite. Isso funcionou como um remédio, pois durante o sono, substâncias químicas são liberadas para ajudar na defesa do organismo. O descanso da mente e do corpo proporcionados por uma boa noite de sono são fundamentais para que o organismo tenha capacidade de agüentar as tarefas do dia seguinte, as quais, no mundo em que vivemos, parecem aumentar a cada dia, tanto em quantidade quanto em qualidade.
Dicas para uma boa noite de sono
E que tal você também fazer o mesmo? Como falei agora há pouco, é preciso dormir bem, e não dormir necessariamente mais. Ou seja, não importa tanto a quantidade de sono, mas sim a sua qualidade. Aqui vão algumas dicas que podem te ajudar a ter um sono de melhor qualidade:
– Evite tomar não somente as bebidas estimulantes, como cafés e refrigerantes, mas sim quaisquer tipos de bebidas à noite, para evitar que você, no meio da madrugada, precise ir ao banheiro;
– Evite ler livros ou assistir programas de televisão que o façam prender muito a atenção. Prefira músicas calmas ou leituras descompromissadas;
– Estabeleça uma rotina de horários para dormir e acordar, e procure cumpri-la à risca. Uma boa noite de sono não é resultado de apenas um dia bem dormido, mas sim reflexo de um hábito incorporado ao seu dia-a-dia;
– Durma em ambientes silenciosos e sem incidência de iluminação. Se você mora próximo a locais barulhentos, experimente usar protetores de ouvido, que bloqueiam ruídos externos. São feitos de material esponjosos, para serem inseridos nos ouvidos e cobrirem a área de entrada do canal auditivo;
– Desligue os telefones celulares e todos os outros aparelhos que possam fazê-lo acordar no meio da noite.
E qual a relação disso tudo com suas finanças?
A relação é direta: boas práticas de sono fazem a saúde melhorar, e uma saúde em estado ótimo evita o gasto com remédios, como, por exemplo, remédios para dores de cabeça, enxaquecas etc. É claro que, para muitas pessoas, dormir bem, por si só, não resolve certos tipos de doenças, sendo necessário um tratamento ou o uso de algum específico tipo de medicamento. O fato é que, apesar disso, noites bem dormidas podem, sim, contribuir para acelerar a melhora no estado de saúde, sendo um componente importante, então, desse processo. Além disso, para muitas outras pessoas, um sono de qualidade pode ajudá-las a ter mais disposição e energia para cumprirem as demais tarefas do dia.
Como se pode perceber, dormir bem não é apenas uma medida de economia doméstica. Trata-se, sobretudo, de incorporar um hábito para um estilo de vida mais saudável. E com menos prejuízos, tanto no bolso quanto na saúde.
É isto aí!
Um grande abraço, e que Deus lhes abençoe!
Guilherme,
Muito oportuno o seu texto, ainda mais em uma época em que dormir é visto como “perda de tempo”.
Hábitos mais simples nos levarão a ter uma vida mais equilibrada e consequentemente com mais tempo para as coisas que são realmente importantes.
Além disso, com mais disposição após uma boa noite de sono, novas e criativas ideias poderão surgir.
“Dizem que uma boa noite de sono equivale a um remédio natural.”
À noite nosso corpo se recupera dos “estragos” que fizemos com ele durante o dia.
Abraços!
Oi Rosana, obrigado!
Você tem toda a razão: hábitos simples são ferramentas poderosas para tornar nossa vida melhor.
As pessoas precisam se dar conta de que o corpo humano não é igual a um computador. O computador não precisa “descansar”, pode ficar ligado na tomada 24 horas por dia.
Nós não.
Abç!
Se até esse computador ligado 24 horas por dia durará uns 10, 15 anos, imagine o corpo então, que é um sistema infinitamente mais complexo…
Equilíbrio, como você sempre diz, é a palavra-chave.
Abraços!
Sim, Rosana, bem lembrado, os computadores têm uma vida útil infinitamente menor que a do ser humano.
Isso só ressalta a importância da busca perene do equilíbrio em nossas vidas!
Abç!
Lembrei do método Nuno Cobra.