Num blog que fala sobr finanças pessoais, não poderíamos deixar de abordar um dos temas mais importantes para ter êxito na vida financeira: o necessário estudo, ou seja, a qualificação para lidar com o dinheiro.
É evidente que essa qualificação não envolve apenas aspectos ligados à carreira profissional que você segue ou pretende seguir. Compreende também a qualificação para saber conduzir as finanças pessoais, ou seja, compreender os investimentos em que você está aplicando seu dinheiro, saber ter um controle organizado de suas despesas e adequar seu planejamento financeiro com suas metas de curto, médio e longo prazos.
Para conseguir dar conta de todas essas tarefas, é indispensável, em primeiro lugar, a motivação, o desejo, a vontade de querer ter sua saúde financeira em dia. Com a atitude correta, o próximo passo é buscar as fontes de informação. Leia mais o caderno de economia de seu jornal, assista programas de TV que tratem de finanças, ouça entrevistas no rádio sobre economia, vá a palestras, faça cursos sobre educação financeira, freqüente a biblioteca de seu bairro para ver se há algum título sobre finanças, lei livros sobre economia doméstica e investimentos, enfim, faça o que puder para saber mais sobre os variados aspectos que envolvem a vida financeira.
No nosso mundo capitalista, em que boa parte de nossas decisões é tomada com base em critérios financeiros – tenho ou não tenho dinheiro para tal ato – considero muito importante buscar informação detalhada sobre educação financeira, pois isso permitirá a você visualizar para onde estão indo suas despesas, qual é o seu real fluxo de caixa e quais alternativas de investimento são melhores para você.
O interessante de tudo isso é que informação nunca se perde, e, quanto mais você se interessar pelo tema, mais você ficará habilitado para lidar com problemas financeiros que, infelizmente, tem sido a causa de diversos problemas em muitos lares.
Então, que tal começar hoje? Vamos melhorar sua saúde financeira? Desejo a todos sucesso nessa empreitada, o plantio pode ser árduo, mas a colheita recompensará todos os sacrifícios.
É isso aí!
Um grande abraço e que Deus lhes abençoe!
Oi Hotmar, tudo bem?
Graças a qualidade dos últimos posts tomei coragem de começar a ler seu blog desde o início. Estou curtindo muito!
Sobre esse post, há uma fonte de consulta muito bacana e pouco explorada sobre obras literárias e artigos (incluindo economia e finanças) cujos direitos autorais já se tornaram domínio público (inclui livros, artigos, músicas e vídeos).
O site é: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.jsp
Creio que é uma forma muito barata de ter acesso a informação.
Abraço!
Grande ddcmelo, obrigado pelas palavras! Dá pra vc ter uma noção bem abrangente do blog buscando os posts na seção “arquivos”.
Gostei bastante desse site, inclusive, já descobri diversas obras de Machado de Assis disponíveis para leitura! \o/
Valeu pela dica!
É isso aí!
Um grande abraço, e que Deus os abençoe!
“Quanto mais você se interessar pelo tema, mais você ficará habilitado para lidar com problemas financeiros.”
Você tem toda razão. Nossa visão em relação ao dinheiro/investimentos/consumo muda muito. E consequentemente, nossos gostos e interesses também.
Assim como você, qualquer coisa sobre economia era a última coisa que eu lia, isso quando lia… Hoje é um dos assuntos que mais me interessa.
Abraços!
Oi, Rosana, obrigado pelo depoimento, e parabéns pelas mudanças!
É aquilo que eu gosto de dizer: o conhecimento modifica o comportamento. A partir do momento em que tomamos conhecimento de que o controle de nossas vidas está mais em nossas mãos do que na dos outros, agimos com mais responsabilidade em tudo relacionado a dinheiro/investimentos/consumo.
Abç!
🙂