A todo momento estamos procurando validações externas. Feedbacks positivos, como likes, curtidas e joinhas, invadiram nossas vidas, principalmente as que ocorrem no mundo digital.
Na vida real, ansiamos por elogios, prêmios e recompensas de toda ordem.
Não que elas sejam de todo negativas: faz parte das interações humanas diárias a busca por reconhecimento e congratulações por trabalhos bem realizados.
O que não podemos fazer é isso se tornar a principal prioridade de nossas vidas.
Devemos equilibrar os pratos na balança, a fim de dar mais valor ao que está dentro de nós. Compararmos o eu de agora, setembro de 2023, com o eu do ano passado, setembro de 2022, a fim de que possamos estar ainda melhor com o eu do futuro, de setembro de 2024: essa deve ser a meta principal.
Me lembrei de tudo isso ao ler o excelente livro O Método Wim Hof. Segue abaixo uma breve sinopse da obra:
“Wim Hof, conhecido como “O Homem de Gelo”, tornou-se uma lenda por suas conquistas surpreendentes, como suportar temperaturas extremamente baixas, quebrar recordes mundiais e correr maratonas descalço em desertos e campos de gelo.
Por meio de sua narrativa envolvente e apaixonada, Wim compartilha neste livro sua história e seu método. Um Método simples, acessível e cientificamente comprovado, que fortalece o sistema imunológico, equilibra os níveis hormonais, melhora a qualidade do sono, combate estresse e a depressão, dá mais energia e retarda o processo de envelhecimento, além de auxiliar no tratamento de diversas doenças.
O autor garante que com essas práticas, você desperta para a sua fonte interior de poder e realização, e descobre que pode controlar o seu destino.”
Abaixo, o trecho do livro, na parte em que interessa ao post de hoje (p. 121):
“Se você se preocupar muito com a validação externa, se desvia do caminho para si mesmo. Você sai do seu eixo. Amor-próprio é ter orgulho de si mesmo pela sua própria luz. Qual é a sua melhor versão?
Avance em direção a isso, em vez de querer ser melhor do que os seus vizinhos. Apoie-se. Cuide-se de si mesmo. Não digo para proteger o seu ego, mas para permanecer ao seu lado quando se sentir mais amedrontado, desconfortável ou estranho.
Fique calmo em seu amor por si mesmo. Isso vai permitir que você veja as outras pessoas com mais clareza e mais compaixão.
Não queira mudar os outros; mude a si mesmo. Apenas cuide da sua mente e deixe que os outros cuidem da deles.
Mostre às pessoas quem você é por meio das suas atitudes, da sua convicção. Seja claro e transparente, vulnerável.
Se eu me importasse com o que os outros pensavam de mim, eu já teria desistido há muito tempo. Teria sido devorado pelo sistema.
Eu simplesmente continuo seguindo em frente. Essa é minha missão. Quero revelar a verdade e compartilhá-la com o mundo.”
Como disse o Wim, dê menos importância às validações externas. Você precisa menos disso (do que imagina) para ser feliz. 😉
Sempre com aquela boa mensagem para começar a semana com tudo! Parabéns mais uma vez..
Obrigado, Paulo!
Simplesmente sensacional!! É isso… viva a sua vida e seja fiel àquilo que acredita!!
Grande Mônica, grato pelas palavras!
““Se você se preocupar muito com a validação externa, se desvia do caminho para si mesmo.”
Simples, porém muito profundo. Gostei!
Precisamos dar mais atenção à nós mesmos, aos nossos valores e propósito.
Precisamos aprender a nos tratar bem. Pois só assim, seremos capazes de também tratar bem as outras pessoas.
Abraços,
Sábias palavras, Rosana!
A felicidade começa no olhar para dentro de si.
Abraços!
Que blog maravilhoso! Vc tem twitter?
Valeu, Anônimo!
Tenho sim: https://twitter.com/ValoresReais
Olá, realmente hoje temos um vício em “likes”, “views” etc. O mal das redes.
Bem isso mesmo, Bilionário!