Há um truque mental para você aproveitar melhor cada dia que resta de sua vida. Esse truque mental não apenas fará você se concentrar mais no momento presente, mas também se desprender um pouco em relação aos momentos futuros e aos passados.
A dica está estampada no título desse post: lembre-se da finitude da vida pela finitude do dia.
O dia é a escala micro da representação do que será sua vida quando você estiver prestes a partir para outro plano da existência.
Você não pode e você não consegue – e a rigor nem deve – emendar dois dias consecutivos sem dormir.
Cada dia tem hora certa para acabar: no exato instante em que você perde a consciência, adormece e passa a habitar nas profundezas do subconsciente.
Por outro lado, cada novo amanhecer carrega consigo um mundo repleto de possibilidades: a possibilidade de trabalhar, de estudar, de estreitar conexões emocionais com pessoas, de fazer do mundo um lugar melhor para viver.
Aproveite cada dia como se fosse o primeiro – não o último.
Sei que você pensou na ideia de que devemos aproveitar cada dia como se fosse último – o que não está de todo errado, uma vez que fatalmente chegará o dia em que o dia em que você acordar será o último.
Mas não leve as coisas por essa perspectiva.
Pense na ideia oposta: a de que cada novo dia representa o começo. Representa o primeiro de muitos que podem trazer mais luz para sua vida. Mais energia. Mais esperança. Mais qualidade.
Conclusão
Parece que os dias estão passando mais rápido ultimamente.
São nessas horas que devemos nos lembrar de quão maravilhosa a vida poderá ser se você se dispuser a aproveitar cada novo amanhecer como um quadro repleto de possibilidades.
Não desperdice as oportunidades enquanto elas estiverem disponíveis.
Amanhã pode ser tarde demais. Mas hoje não. Hoje o mundo inteiro está disponível para você fazer acontecer.
Carpe diem. 😉
Artigo fantástico!!!
Parabéns, Guilherme por nos abrilhantar com mais uma bela reflexão.
Sucesso amigo!!!
Saber dar valor ao tempo é uma arte importantíssima e muito pouco dominada. Sigo estudando. Parabéns pelo texto.
Simplesmente maravilhoso, Guilherme!
É algo que vou colocar em prática a partir de hoje.
Quando pensamos na finitude da vida, nos perdemos e nos enganamos com tantos dias que acreditamos ter pela frente. E da forma que você propôs, não, pois a ideia e olhar o dia de hoje como único, como um dia cheio de boas possibilidades.
Agradeço por compartilhar aqui. 🙂