A frase original é do técnico Juan Carlos Ferrero, orientando o jogador de tênis Carlos Alcaraz durante as partidas:
“Date la oportunidad de sacar lo mejor de ti”
Mas ela se aplica integralmente às situações vivenciadas no cotidiano dos afazeres diários. Na vida, muitas pessoas passam a maior parte do tempo não explorando todas as suas potencialidades.
Especialmente nas adversidades, muitos preferem se recolher, abandonar atitudes que seriam as melhores, e, assim, deixarem ocioso todo um potencial que poderia ser explorado.
Outras tantas fazem o contrário do que sugere o título desse post. Em vez de trazerem à tona o melhor que há dentro delas, as pessoas explodem e deixam emergir à superfície da vida real o que há de pior em suas vidas.
Como eu já disse inúmeras vezes antes aqui no blog, não é quando as coisas vão bem que deixamos expostos nossos valores mais profundos. É quando as coisas vão mal.
É quando tudo conspira contra que você deve se conceder a oportunidade de trazer à tona o que há de melhor em você.
Não se acanhe. Não se intime. Não baixe a guarda.
Todos temos potenciais inexplorados que precisam deixar de habitar apenas o mundo interior para se materializarem no mundo exterior.
Todos temos força suficiente para mover a vida numa direção melhor. Precisamos apenas de um chance para demonstrar esse poder interior.
Se as chances existem – e elas certamente existirão – não as desperdice.
A vida passa num ritmo muito mais rápido do que pensamos.
Meses atrás, estávamos comemorando a passagem de 2022 para 2023.
E veja aonde estamos agora… 4 de setembro de 2023, a menos de 4 meses para o porvir de 2024.
Se você fizesse um balancete desses 8 primeiros meses de 2023, qual seria o seu sentimento? De gratidão, de satisfação e de alegria por ter entregue o seu melhor? Ou de arrependimento e amargura, por não ter feito aquilo que poderia ser muito bem realizado?
Não perca tempo, pois ainda há chance.
Sim, existem oportunidades ocultas de construir coisas significativas ainda nesse resto de 2023.
Você precisa apenas de uma coisa: de se olhar no espelho, e de se conceder uma chance – apenas uma! – de extrair de si todo o seu potencial inexplorado – e que você sabe que existe. 😉
Boa semana!
Que post!
A vida passa rápido demais e não nos damos conta mesmo.
“Como eu já disse inúmeras vezes antes aqui no blog, não é quando as coisas vão bem que deixamos expostos nossos valores mais profundos. É quando as coisas vão mal.”
Gostei em especial dessa frase. Agradeço por me lembrar.
Abraços,