Você tem uma rotina diária bem estruturada, com horários certos de fazer cada coisa, como acordar, tomar café da manhã, trabalhar ou estudar, e fazer exercícios físicos?
Se não tiver, é bom começar a ter.
Já falamos incontáveis vezes, em artigos anteriores do blog, sobre a relevância de você conceber sua jornada diária dentro de padrões pre-estabelecidos, a fim de otimizar sua energia e fazer render cada dia.
Vasculhando os artigos do blog, me deparei com esse artigo, escrito em fevereiro de 2014, sobre oito lições extraídas da rotina diária de Benjamin Franklin.
Esse assunto veio novamente à tona por ocasião da leitura do excelente livro 12 Regras para a Vida, de Jordan Peterson. Ao comentar sobre a nossa necessidade diária de navegarmos entre a ordem e o caos, Peterson aborda a importância do estabelecimento de hábitos estáveis e confiáveis, para a vida ganhar previsibilidade e simplicidade. Eis o trecho (p. 19):
“É por esses motivos que sempre pergunto aos meus clientes em primeiro lugar como está seu sono. Eles acordam no mesmo horário que uma pessoa tipicamente acorda e no mesmo horário todos os dias? Se a resposta for não, recomendo que primeiramente organizem isso. Não importa muito se vão dormir no mesmo horário todas as noites, mas acordar no mesmo horário é uma necessidade. A ansiedade e a depressão não podem ser tratadas facilmente se a pessoa tiver uma rotina diária imprevisível. Os sistemas que fazem a mediação das emoções negativas estão muito atrelados aos ciclos corretos dos ritmos circadianos.
A segunda coisa que pergunto é sobre o café da manhã. Aconselho meus clientes a consumirem uma boa quantidade de gordura e proteína o mais rápido possível após acordarem (sem carboidratos simples e açúcar, uma vez que são digeridos muito rapidamente e produzem um pico de açúcar no sangue que cai logo). A razão disso é que as pessoas ansiosas e deprimidas já estão estressadas, especialmente se suas vidas não estiveram sob controle por um bom tempo. Seus corpos estão, dessa forma, preparados para hipersecretar insulina se elas se envolverem em qualquer atividade complexa e exigente”.
O poder das rotinas estruturadas também foi objeto de vários livros resenhados aqui no blog, em especial o excelente Envolvimento total: gerenciando energia e não o tempo, de Jim Loehr e Tony Schwartz,. Esse livro apelidou as rotinas estruturadas de rituais positivos, o que é um nome apropriado para o desenvolvimento das pré-condições que tornam todas as dimensões de sua vida favoráveis para renderem com intencionalidade, fluidez e equilíbrio. Como eu disse em abril de 2010, ao escrever sobre o livro:
“O quarto princípio consiste em estabelecer rituais positivos de energia, isto é, rotinas altamente específicas que se tornam automáticas com o tempo. Isso porque a realização de rituais requer o uso mínimo de energia consciente onde ela é menos necessária, nos deixando livre para focar, de forma estratégica, a energia disponível em comportamentos criativos e enriquecedores para atingir o envolvimento total”.
Quais rotinas estruturadas você têm implementado em sua vida?
E agora eu lhe pergunto: quais hábitos diários você adota como padrão? Você tem um horário certo de acordar, todos os dias? Ou você acorda em um horário diferente a cada dia? Sua alimentação segue regrada e saudável todos os dias, fornecendo o combustível de energia necessário para o desempenho de suas atividades mentais e braçais? Você chega às 16 horas do dia com reservas de energia bem equilibradas, ou não vê a hora de cair na cama?
Valorize sua rotina diária como um dos maiores trunfos de sua vida. Não fique querendo criar fugas e escapes, e arrumando confusão pra seus hábitos diários, se entupindo de viagens e agendando compromissos que causem corrosão em suas rotinas diárias. Você precisa, antes de mais nada, criar ordem para enfrentar o caos das demandas que surgem a cada dia, e nada melhor do que ter um padrão de hábitos diários saudáveis, equilibrados e que te forneçam combustível e estrutura para você dar conta de suas tarefas diárias.
Pense nisso! 😉
Guilherme,
Muito bem lembrado: precisamos criar um padrão de rotina.
Os imprevistos acontecem, vivemos em um mundo imprevisível. Mas sem rotina, tudo se torna muito pior.
Interessante sobre o sono, de acordar sempre no mesmo horário ser mais importante até do que ir dormir no mesmo horário.
Verdade, Rosana,
Todos precisamos criarmos, por conta próprias, estruturas de ordem, a fim de conseguir navegar no caos que ocorre todos os dias.
Também achei muito interessante essa questão de acordar sempre no mesmo horário. Faz todo o sentido, a fim de se autodisciplinar a ter uma vida com mais organização e liberdade.
sobre rotina, o melhor livro que li foi “quanto menos melhor” do babauta
sinmples e objetivo e traz conteudo
claro depois de ler, cada um tem q fazer o dever de casa e ir melhorando
Ótima dica de livro, scant.