Tempo é um de nossos recursos mais valiosos.
Saber gastá-lo com coisas úteis é um dos maiores desafios do nosso mundo contemporâneo.
E por coisas “úteis” não me refiro somente a questões relacionadas à vida profissional, como pareceria à primeira vista.
Gastar o tempo livre, o tempo reservado ao ócio, também com sabedoria, é um dos grandes desafios da atualidade.
E como saber se o uso que fazemos do tempo é realmente valioso e está alinhado aos nossos valores, nossos princípios e nossas aspirações futuras?
Use os testes da adição e da subtração.
Faça um exercício mental: essa coisa, com a qual pretendo ocupar meu tempo, se subtraída, irá me fazer falta?
Essa coisa, com a qual pretendo ocupar meu tempo, se adicionada, irá melhorar algum aspecto de minha vida?
Vamos a alguns exemplos.
Suponha que você esteja estudando para um concurso público e verifique que tem a quinta à noite disponível. Você se depara diante de duas situações: ocupar essa noite assistindo a uma aula, ou pode ocupar essa mesma noite assistindo uma série de TV inédita e da qual você gosta muito.
Para resolver o dilema, faça os testes da adição e da subtração. Priorizar assistir a aula pode acrescentar coisas à sua vida: acrescentar conhecimento ou alguma dica que pode ser decisiva para fazer a prova.
Por outro lado, se você não assistir a série de TV, pelo teste da subtração, não irá fazer falta. É indiferente. Então pode ser dispensada.
Vale mencionar que as circunstâncias mudam conforme os contextos, e coisas que não eram essenciais na sua vida no passado, podem passar a sê-los no presente e no futuro.
Da mesma forma, coisas que no passado eram essenciais e importantes, e faziam falta se não fossem realizadas, hoje em dia, se fossem subtraídas, não iriam fazer falta.
O que eu quero dizer com tudo isso?
Simples: que as coisas que te importam dizem respeito unicamente a você.
Você não deve viver para agradar aos outros. Deve viver segundo princípios estabelecidos e que são relevantes para sua vida em particular.
A essencialidade das coisas que devem ou não ser feitas diz respeito mais a você do que a qualquer outra pessoa.
Claro, opiniões de terceiros podem ser consideradas como pontos de reflexão, mas a decisão final é sua. 😉
Reflita sobre essas questões.
Há coisas que, se tiradas da sua vida – como gastar 50 minutos nas redes sociais todos os dias – podem ser coisas que, se analisadas prospectivamente, e excluídas, não irão trazer piora em sua vida. Então faz sentido retirá-las mesmo. A retirada representa melhora.
Por outro lado, há coisas que, se acrescentadas em sua vida – como 25 minutos diários de exercícios físicos – são coisas que, se incorporadas à sua rotina, podem ser definidas como essenciais para reduzir riscos de doenças, aumentar a vitalidade, a disposição e a energia, além de lhe trazerem qualidade de vida. Então faz sentido adicioná-las à sua vida. A adição representa melhora.
Boa semana!
Muito obrigado pelas dicas. Aprendo muito com esse blog.
Obrigado, Paulo!
Muito bom, queria ler mais n o blog sobre como reduzir tempo em redes sociais , vai deacordo com o texto de hoje pq é uma perda de tempo geralmente.
Excelente sugestão de pauta, Rafa!
Já está anotado aqui!