No excelente livro Felicidade Autêntica, Martin Seligman discorre sobre a importância de, em relação aos eventos passados, exercitar mais a gratidão e o perdão.
Muitas pessoas vivem rancorosas e infelizes porque ficaram presas no passado: suas vidas são cheias de “se”: se eu tivesse feito isso, se eu tivesse feito aquilo etc. etc.
Outras pessoas não conseguem se perdoar em relação a coisas que, se pudessem voltar no tempo, fariam diferente.
Para se libertar desses problemas – que são mentais e psicológicos – Seligman sugere mais exercícios de gratidão e de perdão.
Confiram! (p. 117-135)
…………………….
“Quero sugerir outro modo de ver a emoção, que é mais compatível com as evidências. As emoções, na minha opinião, são envolvidas por uma membrana altamente permeável, que se chama “adaptação”. As evidências demonstram claramente que, quando acontecem eventos positivos e negativos, existe uma temporária explosão de humor na direção certa.
Geralmente, porém, depois de um curto período de tempo, o humor se acomoda em seus limites estabelecidos. Isso nos diz que as emoções se dissipam por si mesmas. Sua energia atravessa a membrana, e por ‘osmose emocional’, a pessoa volta à sua condição básica. Quando expressamos e insistimos nas emoções, porém, elas se multiplicam e nos prendem no círculo vicioso de uma volta infrutífera aos erros do passado.
A pouca apreciação de acontecimentos positivos do passado e a ênfase excessiva dada aos negativos são as responsáveis pelo enfraquecimento da serenidade, do contentamento e da satisfação. Existem duas maneiras de trazer esses sentimentos do passado para uma região de contentamento e satisfação.
A gratidão aumenta a apreciação dos eventos positivos vividos, e ao fazer o perdão reescrever a história, diminuímos o poder que os acontecimentos negativos têm de instilar amargura, podendo de fato transformar más lembranças em boas.
[…]
O que você sente em relação ao passado – satisfação ou orgulho versus amargura ou vergonha – depende inteiramente das suas lembranças. Não existe outra fonte. A razão pela qual a gratidão contribui para aumentar a satisfação com a vida é que ela amplia as boas lembranças do passado – a intensidade, a frequência e a graça.
[…]
Uma gratidão maior pelas coisas boas do passado intensifica as lembranças positivas, e aprender a perdoar antigas ofensas dissipa a tristeza que torna impossível a satisfação”.
……………….
Para ter mais satisfação com a vida, pratique mais, em relação ao passado, a gratidão e o perdão.
Fazendo isso, sua vida se tornará mais leve, e você terá mais alegria e felicidade em seu viver diário. 😉
Legal , estava precisando ler isso.
Que bom, Rafa!