David Allen é um especialista em técnicas de produtividade pessoal, criador da ferramenta GTD – Get Things Done – e cujos alguns livros foram objeto de resenha aqui no blog.
Leia também:
- Resenha: Gerencie sua mente, não seu tempo, de David Allen [GTD];
- Resenha: A arte de fazer acontecer – Getting Things Done, de David Allen [GTD];
- [Resenha] Faça tudo acontecer, de David Allen [GTD]
Num dos livros acima mencionados – Gerencie sua mente – Allen fornece 52 princípios do código da produtividade.
Dentre esses princípios, achei interessante fazer o resgate do princípio de número 21 – “a perspectiva é a vantagem mais valiosa do planeta”.
Nesse trecho do livro, Allen ressalta a importância de registrar as ideias assim que elas surgirem na mente. Ou seja: realizar o processo de transferência das ideias, do suporte imaterial da mente para o suporte material de um papel, ou uma anotação num suporte eletrônico (celular, tablet, computador etc.).
Diz o referido autor (p. 91-93):
“O melhor a fazer é captar os pensamentos e as expressões de ideias e experiências quando estiver em um estado mais elevado de consciência.
Isso significa captar uma boa ideia que pode ser útil quando a tiver, pois talvez não a tenha de novo. Se estiver na praia e pensar sobre um novo modo de enfatizar um argumento em meus seminários, preciso anotar essa ideia tão logo tenha papel e lápis à mão. Se estiver dirigindo e pensar em alguma coisa criativa e carinhosa que deseja oferecer a alguém, preciso anotá-la imediatamente num bloco ou gravá-la.
Não é porque temos pensamentos interessantes, estamos alertas e inspirados que isso ocorre o tempo todo.
Se você é como eu, tem de criar e utilizar bem seus esforços.
Assim, quando você tiver uma inspiração, favoreça ao máximo o desenvolvimento da ideia. Crie esse hábito e busque as ferramentas necessárias para captar as boas ideias quando elas surgirem. E recupere esses resultados quando puder utilizá-los da melhor maneira”.
Conclusão
Tenha como meta cumprir rotinas saudáveis, ou seja, programações de eventos que você possa realizar em estado de alerta, desperto, com foco e concentração.
Evite fazer as coisas “se arrastando”, com sono, falta de energia e preocupações quanto ao futuro. Esteja presente.
É preciso viver um dia de cada vez, e é preciso aproveitar ao máximo o desenvolvimento de uma ideia, quando você estiver em condições propícias de alavancá-la.
Aja de forma proativa, controlando os fatores que conduzem seu cotidiano, ao invés de ser controlado por eles.
Os princípios de uma boa vida começam quando você resgata o controle sobre suas próprias rotinas e hábitos. 😉
Boa semana!
Deixe um comentário