Faça uma vida centrada em você: esse é o meu desafio para você em 2023.
Não, não estou querendo dizer com isso para você ser egoísta. É justamente o contrário.
Quando você se desliga de distrações exteriores, das distrações externas, das demandas de terceiros, e passa a ouvir mais o seu “eu interior”, você acha meios e modos de escutar a grande verdade que está dentro de você e, a partir de daí, num movimento de dentro para fora, você passa a enxergar a importância de ser útil não apenas a si mesmo, mas sim principalmente para os outros.
Imagine uma rede social de você com você mesmo. Uma rede social solitária. Observe-se a si mesmo, as suas ações desde o acordar até o anoitecer. Você curtiria a si mesmo? Você aprovaria o que você mesmo faz? Ou você mudaria algo na sua rotina diária?
Pois esse é precisamente o ponto: mudar para melhorar.
Se você quiser fazer com que os próximos 12 meses sejam melhores que os últimos 12 meses – o que, na prática, significa fazer 2023 melhor que 2022 – você precisa agir diferente. Agir diferente em pontos sobre os quais você acha que pode subir um degrau a mais. Agir diferente em pontos sobre os quais você acha que dá pra fazer mais.
Centralize seu foco sobre esses pontos.
Concentre sua energia sobre esse núcleo de ações que deve ser parte de sua nova rotina.
E uma das melhores maneiras de fazer esse tipo de planejamento, com a motivação necessária, é simplesmente fazendo o processo mental inverso: ao invés de analisar prospetivamente, analise sua vida retrospectivamente.
Certamente há coisas que ao longo desses últimos 12 meses foram melhores do que nos 12 meses anteriores. Há pontos em sua vida que melhoraram de 2021 para 2022. Pode ter sido a saúde, pode ter sido sua situação financeira, pode ter sido seu trabalho.
E tudo isso serve para demonstrar uma coisa: você é capaz, sim, de mudar para melhor qualquer área de sua vida em 2023.
Mas a mudança não começa no instante em que o relógio vira das 23:59 do dia 31 de dezembro de 2022 para 00:00 do dia 1 de janeiro de 2023. Provavelmente a mudança já começou antes.
Em algum ponto desse ano de 2022 você já se deu conta da necessidade da mudança, e – mais do que isso – você já deve ter começado a plantar as sementes que germinarão e frutificarão ao longo do próximo ano – ou dos próximos anos.
Alguns já estão vislumbrando as pequenas vitórias e colhendo alguns bons frutos dessas mudanças, seja na forma de uma taxa mais regularizada de triglicerídeos no sangue, seja na forma de mais horas de sono a cada noite, seja ainda na forma de mais dinheiro na conta bancária (como fruto de uma organização financeira melhorada).
Conclusão
Então que você continue assim, nessa toada.
Pois a vida é uma sucessão contínua de mudanças. Nunca somos os mesmos de 5 anos atrás, de 10 anos atrás, de 20 anos atrás. Sempre estamos em busca da evolução.
E pode ter a certeza que a sua mentalidade mudará e você será, ao final de 2023, uma pessoa diferente do que é hoje, mais madura, mais experiente e mais certo das coisas que quer e das coisas que não quer. 😉
Termino esse texto com o comentário da leitora Geraldine, que representa uma bela amostra do poder que há dentro de você, à espera de ser utilizado em toda a sua potencialidade:
“Venho lhe agradecer por todos esses anos de compartilhamento de sabedoria.
Através de você conheci vários conceitos, como o de independência financeira, e outros “valores reais” da vida.
Graças a isso, 12 anos depois de conhecer suas ideias, dei meu grito de liberdade, e agora, poderei me dedicar mais a como ajudar melhor o próximo e a mim mesma.
Agradecida, de coração! Feliz Natal!!!”
Um Feliz e Abençoado 2023 para todos os leitores e leitoras do blog que leem e participam do blog! É uma grande honra poder compartilhar com todos vocês conhecimento e valores reais!
Bom dia, Guilherme!
Agradeço a todo o conteúdo disponibilizado aqui, mas principalmente ao seu empenho pessoal, à sua disciplina e paciência.
Para mim o texto desta semana remete diretamente a Deus porque mais importante do que tudo que observamos que já foi ou possa vir a ser construído está tudo que já existiu e existirá independentemente até das nossas limitadas percepções.
Este ano aprendi que somos muito maiores do que qualquer coisa material. Aprendi que seremos eternos para o bem ou para mal, que temos a opção de um caminho bom.
O mais importante do seu texto está na caridade. A caridade da leitora Geraldine, mas também na sua caridade de buscar fazer o bem ao próximo com a dedicação para estudar, mastigar e apresentar bons ensinamentos semanais.
Obrigado! Desejo-te tudo de bom!
Bom dia, Breno!
Muitíssimo obrigado pelas suas palavras!
Seu comentário é excelente e reflete exatamente aquilo que eu também penso. Acho incrível essa sinergia de pensamentos com os leitores. Prova de que esse blog é um sucesso absoluto.
Abraços!
Guilherme,
“Faça uma vida centrada em você”.
Essa frase parece até que foi direto para mim. Uma excelente ideia para colocar em prática a partir de agora.
Como disse Charles Chaplin, nos colocarmos em primeiro lugar não é sinal de egoísmo, mas de amor próprio.
Faço das palavras da Geraldine as minhas também. Você não imagina o quanto aprendi aqui no Valores Reais. 🙂
Feliz 2023 para você também! Que seja um ano de muita paz, serenidade, coerência, saúde, simplicidade e harmonia.
Obrigado, amiga Rosana!
O valor das amizades supera a barreira do tempo, e o fato de nossos dois blogs estarem vivendo na rede já em sua segunda década de existência é algo para poucos.
Grande abraço!