A organização do tempo, ou melhor, das atividades que você faz com o tempo que você tem, é fundamental para você ter o controle de suas rotinas.
E organizar o tempo requer, de forma essencial, que você tire os compromissos da sua mente, e os realoque num local externo apropriado, a fim de lhe proporcionar alívio mental e, com isso, ficar com a cabeça – e o consequente foco – totalmente direcionado para as coisas que você precisa trabalhar.
Dito tudo isso em outros termos: ter uma agenda é vital para que sua vida seja melhor organizada.
E não falo apenas em questões atinentes a ter melhor produtividade e desempenho, onde é óbvio o papel fundamental de fazer o tempo render ao máximo.
Digo também em termos de estabelecimento de rotinas mais bem estruturadas.
Quando você coloca os compromissos no papel, quando você consegue estabelecer segmentos de tempo apropriados para cada tipo de tarefa, você aumenta a sensação de controle sobre os atos de sua própria vida.
Isso não quer dizer necessariamente que as demandas e tarefas urgentes diminuam ou mesmo desapareçam.
Significa – isso sim – que você terá sua vida mais bem organizada, onde você domina os acontecimentos que dependem de você, ao invés de você ser dominado pelos acontecimentos.
Uma agenda de papel ou uma agenda de celular?
Fixada a premissa da importância de uma agenda, vem o questionamento seguinte: agenda de papel ou agenda de celular?
A opção pela agenda de celular parece a escolha mais óbvia e mais trivial, uma vez que são inúmeros os apps que permitem a você organizar suas tarefas do dia a dia, de forma prática e instantânea.
Além disso, o celular está praticamente onipresente em nosso cotidiano – levamos ele para onde formos – de modo que poderia não haver espaço para uma agenda de papel.
Mas há.
As agendas de papel ainda são muito populares e muito utilizadas por milhões de pessoas, por vários motivos, dentre os quais se destaca a conexão com o suporte físico.
Ter uma agenda onde você possa visualizar os compromissos num suporte físico, e não numa tela eletrônica, lhe transmite a sensação de uma maior conexão e, portanto, maior comprometimento com as tarefas que você mesmo marco, o que sem dúvida aumenta as chances de você executar aquilo que programou.
Além disso, o aspecto tangível e palpável de poder escrever, com caneta ou lápis, sobre um suporte físico, o papel, uma atividade e, quando executada, poder riscá-la ou apagá-la proporciona uma descarga de hormônios no sangue responsáveis pela aumento de doses de felicidade, irradiando em você sensações de gratidão, alívio e alegria por ter vencido mais uma etapa.
Essas interações não são tão fortes quando se marcam os compromissos numa tela eletrônica, justamente pela menor contato e conexão física com o evento agendado.
Por outro lado, o celular ganha em termos de praticidade, já que é possível marcar e visualizar as tarefas em qualquer lugar que você leve o celular.
Conclusão
Independentemente do meio utilizado, uma coisa é certa: invista numa boa agenda para você marcar e controlar suas atividades.
Use-a como uma ferramenta central em sua jornada de hábitos diários.
Com as tarefas organizadas e segmentadas por intervalos de tempo pré-definidos, você consegue também adquirir maior comprometimento em realizá-las.
E, com tudo isso, sua vida fica mais plena e potencialmente mais satisfeita. 😉
Simples e direto! As coisas mais importantes, muitas vezes, sãoas mais simples.
Muito obrigado, Anônimo!!!
Isso mesmo, sábias palavras!!!!
Guilherme,
Interessante o que você falou sobre a a agenda de papel. Eu também percebo isso.
Talvez para os nativos digitais, agendas e livros de papel sejam até vistos como algo totalmente desnecessário, mas isso faz todo sentido para a nossa geração.
Desejo boas festas à você e aos seus familiares. Que 2022 seja um ano de muita alegria, saúde, paz, harmonia e prosperidade.
Esse ano preparei uma retrospectiva diferente no Simplicidade e Harmonia. Depois confira lá no blog!
Abraços,
É verdade, Rosana, é sempre bom resgatar a importância de ferramentas não tão tecnológicas para a vida atual.
Obrigado pelas felicitações, e as retribuo de maneira recíproca, que você e seus familiares tenham felizes festas e um ano novo repleto de realizações e coisas boas!
Abraços