Conquistas gigantes começam com pequenos passos.
Uma grande viagem aeroespacial começa com o apertar do primeiro parafuso, e o apertar do primeiro parafuso só acontece depois que alguém coloca na mente a viagem aeroespacial.
Um grande prédio começa com o primeiro tijolo sendo erguido.
O primeiro dos 20 quilos que você quer perder começa com a primeira refeição que você faz de modo controlado e livre de exageros calóricos.
Não despreze o valor dos pequenos passos.
Muitas vezes somos levados a acreditar que grandes conquistas só ocorrem à custa de esforços extraordinários feitos da noite para o dia.
O problema é que, em 99% dos casos, nós só vemos o produto final. Não vemos o processo. Ou melhor, não vemos quão custoso foi o processo.
A caminhada tem que ser feita diuturnamente, em que você possa sentir uma sequência de atos sendo planejados, executados e aprimorados.
As pequenas disciplinas são importantes porque te empurram para continuar sendo disciplinado.
Comer uma maçã no primeiro dia, no lugar de comer uma barra de chocolate, é uma pequena, mas importante vitória.
Isso porque, no segundo dia, sabendo que você comeu a maçã no lugar do chocolate, você ficará mais compelido a… não quebrar a cadeia. Ou seja, a comer a maçã.
É um pequeno ato, que precisa ser moldado no dia a dia dos pequenos esforços, a fim de que sejam capazes de produzir grandes resultados.
Pense no terceiro dia. Você, tendo chegado à pequena grande vitória de ter comido duas maçãs por dois dias consecutivos, será altamente compelido a comer novamente uma maçã.
Ao contrário do que muita gente diz e prega, não é nos grandes e vistosos comportamentos que está o segredo para grandes conquistas.
Pelo contrário, é nos pequenos, simples e quase imperceptíveis atos que se escondem as maravilhas que fazem os resultados grandiosos serem produzidos.
Essa é uma moeda que tem os dois lados
Porém, da mesma forma que o agir direcionado produz bons frutos, igualmente o não agir direcionado também produz seus frutos, só que tóxicos.
Dizendo tudo isso em outros termos: ou você dá pequenos passos alinhados com o que você para a sua vida, ou você dá os pequenos passos desalinhados com o que você quer para a sua vida. Ou é uma coisa, ou é outra coisa.
Faça o que tem que ser feito, e você terá satisfação ao final.
Não faça o que tem que ser feito, e você terá insatisfação no final.
Como eu disse em um artigo antigo do blog (link):
A prática regular produz resultados tanto positivos quanto negativos. Estive meditando sobre isso, e vi que de fato é verdade. É simples, mas é crucial. Você certamente conhece alguém que sofreu um AVC ou passou a ter problemas de pressão alta. Isso veio do nada ou foi fruto de um estilo de vida desregrado? Provavelmente a resposta se encaixará na segunda alternativa.
“Um problema de saúde, deixando de lado considerações sobre fatores genéticos, não surge do nada. Ele é sobretudo o resultado, o resultado de hábitos arraigados e incorporados ao estilo de vida de uma pessoa. Se você se estressa todo dia por conta de pequenos problemas no trabalho e no trânsito, vai acumulando, ainda que de modo inconsciente, toxinas em seu corpo, que trazem desgaste não só para seus órgãos internos, como também acaba sendo transmitido para sua mente. É a tal das doenças psicossomáticas, que aflige tantas pessoas hoje em dia, e que se manifesta em doenças como depressão”.
Logo, cabe a você o destino que quer dar ao seu precioso tempo.
Conclusão
Um dos maiores privilégios que nós, seres humanos, temos, enquanto seres vivos, é o poder de escolha.
Podemos fazer os próximos 10 anos os melhores 10 anos de nossas vidas… ou podemos torná-los iguais aos últimos 10.
Podemos construir grandes legados através da consistência dos pequenos passos tomados na direção certa… ou podemos “fazer de qualquer jeito”, ou simplesmente não agir. Nesse último caso, os resultados também virão, só que serão desagradáveis.
Aproveite enquanto é tempo e não desperdice as oportunidades de preencher cada dia com pequenos hábitos positivos direcionados a aquilo que você quer de fato para sua vida.
São esses pequenos atos que, somados, pavimentarão o caminho que você quer para sua vida.
Aja de forma a tornar cada dia importante, cada hora preciosa, e cada ato feito e bem feito. 😉
Era exatamente o que eu precisava ouvir/ler hoje. O desânimo quase me pegou, mas suas palavras me deram um up. Gratidão.
Obrigado, Cida, que bom que gostou!
Guilherme,
Que texto inspirador!
“Dizendo tudo isso em outros termos: ou você dá pequenos passos alinhados com o que você para a sua vida, ou você dá os pequenos passos desalinhados com o que você quer para a sua vida.”
Raramente temos consciência do quanto os pequenos hábitos negativos são prejudiciais.
Por isso, precisamos prestar muito mais atenção em nossos pensamentos, palavras e atitudes. Querendo ou não, a cada segundo cada um de nós está moldando o seu próprio futuro.
Em relação à saúde, o corpo aguenta toda essa carga estressante por muito tempo sem dar sinais muito aparentes. Mas um dia a conta chega…. E ela pode ser muito cara. E às vezes, até impossível de ser paga. Por isso, precisamos dar muito valor e atenção à saúde que temos hoje.
Ter um estilo de vida o menos estressante que for possível. Uma alimentação mais saudável. Praticar atividade física. Dormir o necessário. Atitudes simples, mas nem sempre fáceis de serem seguidas por causa de nosso modo de viver nada saudável. Porém, apesar de difícil, não é impossível.
Me considero praticamente no início dessa jornada. Tenho muito a aprender. E muito a mudar.
Boa semana!
Excelentes comentários, Rosana!
Você disse tudo: precisamos estar atentos aos mínimos detalhes, procurando viver cientes de cada momento de nossas vidas, de forma plena e consciente.
Os resultados são cumulativos e podem vir a dar frutos positivos ou negativos.
Tenha um ótimo final de semana!
Uso muito uma frase que não sei mais quem é o autor. Faça hoje, comece hoje. Controle apenas o dia de hoje, e controlará sua vida.
Ótimo artigo