Incorporar novos hábitos à nossa rotina diária talvez seja um dos maiores desafios de cada ser humano, enquanto ser individualizado.
Isso porque somos criaturas moldadas por velhos hábitos, e modificar padrões de comportamento requer gasto de energia, saída da zona de conforto, implicando, muitas vezes, em dificuldades e, obviamente, ajustes na rotina.
Mais: nem todas as mudanças de hábito dão certo, ou produzem os resultados esperados, o que torna frustrante, para muitas pessoas, a adequação a novos padrões de comportamento.
Destacarei abaixo 4 novos hábitos que podem melhorar sua saúde, em múltiplas dimensões. São medidas simples, baratas (algumas totalmente gratuitas), que podem contribuir bastante para tornar sua vida mais leve e melhor.
Confiram!
1. Tome água com limão e própolis ao acordar.
Muitas pessoas buscam soluções farmacológicas para tratar de problemas já instalados no corpo, ou seja, doenças, gastando muito dinheiro com pílulas, remédios comprados em farmácias, tratamentos etc.
Porém, muitas vezes o que o corpo precisa é de soluções naturais, as menos industrializadas possíveis, para se regenerar, fortalecer o sistema imunológico e receber um banho de vitaminas, sais minerais e imunizantes naturais.
Beber água com limão e própolis, diariamente, antes de tomar o café da manhã, é uma solução caseira que pode produzir verdadeiros milagres em seu bem estar. O limão diluído em água reduz o ph sanguíneo, reduz a saciedade, protege o fígado, melhora a digestão, aumenta a absorção do ferro, combate pedras nos rins, previne doenças cardiovasculares etc.
E o própolis funciona como um antibiótico natural, é antibacteriano, é antiviral, é antioxidante, protege contra toxinas que agem no fígado, restaura células intestinais.
A combinação de limão com própolis, de acordo com o médico Dr. Lucas Penchel:
“Pela manhã, em jejum, é ótima para alcalinizar o PH sanguíneo, pois muitos alimentos que ingerimos na dieta do dia a dia fazem com que nosso sangue fique ácido, e isso é prejudicial ao organismo”.
Porém, algumas pessoas podem apresentar intolerância a essa combinação, em razão da acidez do limão.
Dessa forma, é sempre oportuno a consulta a um médico especialista a fim de prevenir eventuais problemas que daí possam surgir.
2. Diminua em uma hora a média diária do uso do celular
Hoje em dia, tanto os aparelhos com sistema iOS (app Ajustes >> Tempo de uso) quanto Android (app Configurações >> Bem-estar digital) fazem a contagem do tempo que você passa usando o celular, emitindo inclusive notificações de relatórios semanais de uso.
Como a fonte de muitos problemas relacionados à depressão, ansiedade e outros transtornos mentais está diretamente relacionado ao tempo que as pessoas passam em frente à telinha, principalmente consumindo redes sociais, uma medida diretamente relacionada para combater esse problema consiste em, de forma consciente, diminuir gradualmente o uso do celular.
Para que essa estratégia funcione, é preciso colocar em prática algumas atitudes, tais como:
- Transferir para o desktop/notebook algumas tarefas que você costuma fazer no celular, tais como usar os apps para desktop das versões para celulares. Isso também ajudará a cansar menos a vista e também as mãos, já que você usará todos os 10 dedos das mãos para digitar;
- Se você ainda preferir a mobilidade, transferir para o tablet algumas tarefas que você costuma fazer no celular, como atividades de leitura ou assistir vídeos do YouTube;
- Evitar levar o celular para atividades que demandam concentração com outras coisas, como academias, aulas etc.
O desafio aqui não é propriamente abolir o celular, haja vista que (infelizmente) a própria sociedade acaba exigindo o uso dele para certas atividades (p.ex., alguns bancos só fazem transações via Pix com o uso do celular; lojas online oferecem frete grátis e outros benefícios fazendo compras exclusivamente pelo app do celular etc.).
O desafio é você diminuir em uma hora diária o uso dele.
Por exemplo, se você usa em média o celular 3 horas por dia, que tal na próxima semana diminuir esse uso diário para uma média de 2 horas?
Se você conseguir cumprir essa meta, verá o quanto de tempo a mais você ganhará em seu dia.
3. Faça um detox mental: abstenha-se de alimentar sua mente com notícias de portais (G1, Uol etc.) por um mês.
Como eu já disse aqui no blog anteriormente, você é (altamente) influenciado por aquilo a que se expõe.
Logo, se você é daquele tipo de pessoa que não desgruda dos portais de notícias, se não resiste em acordar e querer saber logo de cara as capas dos jornais, se não consegue ficar um dia sem assistir ao noticiário da TV, proponho um desafio: livre sua mente dessas coisas por um dia. E depois por 4 dias. E depois por 7 dias. E veja se consegue perceber uma melhora no padrão mental de sua vida.
A ignorância é uma bênção.
Colocado no contexto dos portais de notícias, isso faz muito sentido. Não se importe com aquilo que não importa para você.
Daqui a 10 anos, não ter assistido a um noticiário de meia hora com notícias que absolutamente não terão nada a ver com sua vida não lhe fará falta. Mas essa meia hora utilizada para aprender uma nova habilidade, estudar, dormir mais (e melhor), ou nutrir um relacionamento… ah, sim, essa meia hora bem utilizada, daqui a 10 anos, poderá fazer alguma falta.
Como eu disse no começo desse texto: hábitos profundamente arraigados e ruins, ou seja, vícios, são extremamente difíceis de serem eliminados e substituídos por outros. Porém, o prêmio para quem consegue superá-los é de valor inestimável.
4. Durma meia hora mais cedo. E acorde meia hora mais tarde. Meta final: 8 horas de sono todos os dias.
Elimine as tarefas impositivas que te obrigam a ficar até tarde da noite acordado, bem como aquelas obrigações que começam muito cedo.
Se o acordar muito cedo é uma coisa que foge ao seu controle, então elimine as obrigações noturnas que terminam muito tarde.
E, se você está espremido por essas duas pontas, trate logo de sair dessa situação (buscando outro trabalho, por exemplo).
Ter mais horas de sono, nem que seja uma hora a mais de sono todos os dias, já vai fazer uma tremenda diferença positiva em sua vida. Trate o seu sono como algo inegociável.
Da mesma forma, evite programar viagens que comecem muito cedo ou que terminem muito tarde.
A vida tem que fluir dentro de um ritmo circadiano que contemple você com os mais altos níveis de energia; desse modo, não adianta ir contra a Mãe Natureza e se privar conscientemente de seu precioso sono. As consequências podem ser trágicas a longo prazo, vindo na forma de doenças, irritabilidade maior, problemas cardiovasculares, falta de memória e dificuldade para se concentrar etc. E a cafeína e o álcool só tendem a piorar a situação, pois são mecanismos artificiais que contribuem para arruinar ainda mais seu corpo.
Para saber mais a respeito da importância do sono, leia esse post: [Estou lendo] Por que nós dormimos, de Matthew Walker
Conclusão
Transforme seus pensamentos em ações. Suas ações em hábitos. E seus hábitos num estilo de vida.
As 4 dicas de hoje visam transformar seu estilo de vida.
Mas, antes, elas precisam entrar em seus pensamentos. Pois, como eu disse acima, são seus pensamentos que formam seus sentimentos, e são sentimentos que determinam suas ações.
Mais importante do que isso, são suas ações diárias que definem seus hábitos, para afinal desaguarem em um novo estilo de vida.
As verdadeiras mudanças não são aquelas que ocorrem de fora para dentro. São aquelas que ocorrem de dentro para fora.
Gastar tempo vivendo a vida de outras pessoas em redes sociais pode parecer um ótimo meio de passar o tempo, mas é certamente a pior medida que você pode trazer para si mesmo, pois isso é incapaz de reverberar em… mudanças para você.
A verdadeira mudança só ocorre quando você passa a viver a sua própria vida, e não a vida de outras pessoas.
Passe mais tempo pensando em como melhorar a si mesmo… e os resultados florescerão. 😉
Tomei limão com água em jejum por quase dois anos. Meus dentes ficaram insuportavelmente sensíveis!
Pode parecer frescura, mas era quase impossível comer qualquer coisa mais densa que um morango, e qualquer alimento que não estivesse pelo menos morno tornava a mordida extremamente dolorosa.
Fiquei tão mal que emagreci. Aí parei com esse hábito.
Talvez uma alternativa seria tomar usando um canudo.
Aí os dentes não sofreriam tanto.
Todas as dicas são muito boas.
Eu tomo agua com limão logo cedo, ha varios anos. Acho que me faz muito bem, parece que “acorda” o organismo (uso so meio limão). Vou acrescentar própolis!
Tenho bastante dificuldade com a dica 3, reduzir o consumo de notícias. De uns tempos para cá, tenho acompanhado um boletim diário de noticias, o Meio. Ótima qualidade, equilibrado, e o melhor: com 10 minutos de leitura matinal estamos atualizados, todo o mais importante foi visto, de economia à cultura. Ainda assim, muitas vezes escorrego e me pego clicando nas noticias do UOL, que é minha tela de abertura para email.
Oi Vania, interessante esse boletim Meio.
Quanto ao própolis, realmente vale a pena! A imunidade dá um salto impressionante.
Guilherme,
Eu costumo tomar limão, mas com própolis eu ainda não experimentei.
Agradeço pela dica! 🙂
Boa semana,
Oi Rosana, vale a pena experimentar!
O gosto do própolis é que não ajuda, não é agradável, mas os benefícios à saúde compensam.
Bom final de semana!
Apesar do gosto horrível de própolis, sempre tomo quando sinto que minha garganta começa a querer arranhar ou quando estou com dor de garganta. Alivia demais por um tempo!
A dica 2 é muito boa. Por um tempo eu usava um aplicativo pra contar as horas de tela, mas ele atualizou e passou a não me atender mais. Por muito tempo procurei um outro e depois desisti. A dica do Configurações > Bem-estar digital não está disponível no meu Android, infelizmente. Mas a dica foi boa e achei um app pra isso [1], já instalei e já estou horrorizado com meu tempo de uso.
[1] https://play.google.com/store/apps/details?id=com.actiondash.playstore&hl=pt_BR
Excelente essa sugestão do app para Android, MJC!
Quanto ao própolis, realmente o efeito é espetacular.
Essa do Detox mental foi muito boa! São pequenos hábitos que podem trazer transformações gigantescas na vida de qualquer um.
Excelente artigo amigo ^^