[Guest post] Qual a Importância da Leitura Para o Sucesso – Os Ricos Sabem Disso

O blog Valores Reais tem o orgulho de apresentar mais um guest post vindo de seu seleto grupo de leitores. 😉

Trata-se de um artigo escrito pelo Lucas Jordão, autor do blog Focado no Sucesso, em que ele destaca os benefícios do hábito da leitura para uma vida mais sadia e mais produtiva.

Além disso, o Lucas também realça tópicos importantes relacionados ao tema, tais como como vencer a preguiça de ler, e quais livros escolher para a leitura.

O blog, ao longo de toda a sua existência, sempre conferiu ênfase especial aos livros, como podemos ver nesse artigo, bem como nesse.

A leitura não precisa ficar confinada às obrigações estudantis e profissionais. Ela pode servir como fonte de entretenimento, além de fonte de aprendizado para o desenvolvimento pessoal e aquisição de novos hábitos capazes de elevar a sua vida a patamares mais sadios, inclusive no campo financeiro.

Com esse texto do Lucas, resgatamos novamente a leitura como um ponto-chave para melhoria da qualidade de vida como um todo.

Confiram!

…………………………

“Se você ainda não sabe qual a importância da leitura para o sucesso, você precisa ler e compreender este artigo urgentemente.

Quantos livros você leu no último ano para seu desenvolvimento pessoal? Ou, para facilitar, quantos livros você leu no último ano?

Se você leu alguns poucos, já está melhor do que a maior parte da população brasileira, que lê em média 1 livro por ano.

Mas, provavelmente você não quer fazer parte da maioria, não é mesmo?

Com certeza, você já ouviu por aí que ler é muito importante, que é um bom hábito e que pessoas cultas e inteligentes gostam de ler etc., mas, então, por quê ler é tão importante?

Em seguida vou listar alguns benefícios da leitura.

Benefícios da Leitura

Talvez sabendo alguns dos benefícios da leitura, você possa se estimular a ler mais em sua rotina e começar a entender qual a importância da leitura para nossa vida.

  • Maior inteligência e memória: ler é como uma musculação do cérebro, você faz ele trabalhar, fortalecendo as conexões neurais, tornando-se mais inteligente e aumentando suas capacidades cognitivas.
  • Amplia a visão de mundo: por meio dos livros você vai aprender sobre diversas coisas que você não aprenderia em sua vida normal. Com os livros você pode se conectar com diversas culturas, pessoas, ideias etc. Tudo isso vai agregar à sua vida e vai fazer você olhar para o mundo de outra forma, mais ampla.
  • Aumenta o vocabulário: adotando o hábito da leitura, você se acostumará com escritores que possuem vasto vocabulário, e por tabela, você começará a absorver o vocabulário usado pelos escritores, tornando-se uma pessoa mais culta.
  • Melhora a escrita: Pergunte para qualquer escritor o que precisa fazer para melhorar a escrita. Todos falarão que você precisa ler mais. A leitura irá te dar o acervo necessário de vocabulário, ideias e conhecimento para você juntar às suas ideias, e assim, escrever com qualidade.
  • Desenvolve o foco e concentração: naturalmente, para ler, é exigida atenção completa ao que está sendo lido para que haja compreensão. Por isso, ler é um exercício de foco e concentração completo. Pra quem não está acostumado, pode ser difícil ficar muito tempo focado na leitura, mas com o tempo isso vai aumentando. Comece lendo apenas 1 ou 2 páginas, depois tente 5, e aí por diante. Quando perceber, poderá ler dezenas de páginas sem perceber, devido ao aperfeiçoamento de seu foco e sua concentração, que são alguns dos pilares de como ser mais produtivo.
  • Ganha muito conhecimento: por fim, o mais notável. Por meio dos livros você pode aprender qualquer coisa, independente de seu interesse. Pode aprender sobre a história, política, empreendedorismo, cultura, finanças, filosofia etc. Apesar de ter outras formas de aprender, como um vídeo ou um documentário, estes dificilmente vão ser mais completos que o livro. O livro traz realmente o conhecimento em suas minúcias.

Importância da Leitura Para o Sucesso

Como já visto, a leitura nos traz diversos benefícios, que naturalmente já nos ajudam a obter sucesso e a sermos pessoas mais completas e desenvolvidas.

Mas além dos benefícios gerais, a leitura é de suma importância para obter sucesso na vida, independentemente da sua área de atuação.

Vamos dizer que você queira ser empresário. Há muitos livros em que você pode visualizar e compreender toda a jornada de diversas grandes empresas de sucesso e também de seus criadores. Você pode conhecer nos detalhes todas as decisões tomadas por estes grandes nomes da humanidade. Você pode aprender por meio dos livros sobre liderança, gestão, finanças, investimentos, empreendedorismo, e mais infinitos assuntos que vão te levar a ser um empresário de sucesso.

Se você tem problemas financeiros, procure livros que desenvolvam sua inteligência financeira. Eu, por exemplo, mudei minha visão sobre o dinheiro quando li o livro “Os segredos da mente milionária, de T. Harv Eker.

Por meio de livros é a forma mais fácil de se conectar com grandes pessoas e poder aprender com elas.

E isso vale para qualquer área de trabalho. Basta você começar a analisar quais são os conhecimentos que você precisa adquirir e quais são as capacidades que você precisa desenvolver, e ir atrás de livros específicos que vão te ensinar essas virtudes. Mas claro, é preciso não apenas ler, mas também aplicar.

Porém, muitas das vezes, ao invés da pessoa buscar os livros que vão te levar ao próximo nível, elas preferem perder tempo vendo vídeos no Youtube que não agregam valor, vendo um seriado, saindo para beber etc. E quando a perguntam porque ela não passa a ler mais, ela diz: “tenho preguiça de ler”.

Como Vencer a Preguiça de Ler?

Uma das grandes desculpas para não se ler é a preguiça para ler. As pessoas falam isso como se fosse algo externo que aflige elas. Mas é algo interno, e se é interno, você tem o poder de mudar isso. Desenvolva sua autorresponsabilidade.

Primeira coisa para descobrir como vencer a preguiça, responda essa pergunta: você tem preguiça para tudo ou só para ler? Porque se você tem energia para ver televisão, escutar música, sair com os amigos, beber, praticar esportes, trabalhar, entre outras coisas, seu problema é aonde você canaliza sua energia.

E se você se desgasta o dia inteiro com um monte de coisas e fica postergando para deixar para ler minutos antes de dormir, muito provavelmente você não conseguirá ler e realmente terá preguiça, pois já está cansado. Mas agora experimente ler no primeiro momento do dia. Antes de fazer qualquer coisa, pegue o livro e leia um pouco, não precisa de muito.

Esse é um dos segredos, se você tem “preguiça’’ de ler, não comece querendo ler 50 páginas de uma vez e fazendo contas de quantos dias você vai demorar pra ler o livro se ler tantas páginas por dia, o objetivo do preguiçoso em leitura não é esse. Comece bem devagar, talvez 2 páginas por dia. Depois leia 5 páginas, e gradativamente vá aumentando, focando mais na consistência e na criação do hábito do que na quantidade de páginas lidas.

Começar bem devagar é a forma mais eficaz para driblar a preguiça de ler.

Escolhendo os livros para Ler

Bem, agora você já sabe que ler traz muitos benefícios, qual a importância da leitura para o sucesso e já sabe até como vencer a preguiça de ler, mas e agora? Quais livros deve ler?

Quando começamos a nos interessar por livros e iniciamos pesquisas sobre assuntos de interesse, entramos em uma explosão de vontade para ler todos os livros que nos aparecem….rsrs….

Começamos a ver livros interessantes por toda parte, títulos chamativos que nos deixam curiosos, percebemos valor em tudo. E, realmente, a maioria tem muito valor, mas tem um porém.

Não podemos nos perder em quais livros escolher para ler, até porque isso pode ser um tiro no pé e, inclusive, nos desestimular acerca da leitura.

Já que resolveu ler este artigo, creio que tenha interesse na leitura focada para seu sucesso.

Para quem não conhece, sugiro conhecer mais sobre o essencialismo, foi inclusive o livro que li que mudou a minha vida, onde passei a sempre enxergar o que era realmente importante para mim. O que não está realmente dentre meus planos e valores, eu ignoro.

É claro que é um exercício constante, mas vejo minha vida agora muito mais feliz e produtiva, dando atenção somente ao que é importante para mim. Quando você chegar no leito de morte, você acha que vai se arrepender de ter seguido somente o que era importante para você ou vai se arrepender de ter perdido tempo com um monte de coisa fútil?

Aqui entra aquele ponto sobre analisar o que você precisa para chegar ao próximo nível. Precisa avaliar o que é importante para você e buscar livros que te coloquem na direção dos seus objetivos.

No caso de sucesso profissional: se você tem uma empresa, o que precisa melhorar? Qual sua habilidade que precisa se desenvolver rapidamente? Talvez você seja um advogado, então qual fator que te impede de subir na carreira? Talvez trabalhe em uma empresa, e então, o que é necessário para ser promovido?

Enfim, defina o que falta para você alcançar o próximo passo em direção ao sucesso, e compre bons livros que preencham essa lacuna em sua vida.

Conclusão – Qual a Importância da Leitura Para o Sucesso

Eu acredito profundamente que todas as pessoas são capazes de se desenvolver em todos os sentidos. Até mesmo quem não quer, de alguma forma acaba se desenvolvendo.

Acontece que, quem quer e foca nisso acaba se desenvolvendo muito mais rápido. E, em minha opinião, a forma mais rápida, barata e simples é por meio da leitura. Livros possuem conteúdos completos, por preços muito acessíveis e que você pode comprar sem sair de casa.

Portanto, se você busca sucesso em sua vida, cultive o hábito da leitura em sua vida, não irá se arrepender.

Agora que conhece um pouco mais sobre qual a importância da leitura para o sucesso, acredito que irá dar um pouco mais de atenção a isso. 😉

Fico por aqui, um abraço e até mais.

…………………………….

Sobre o autor: Lucas Jordão é advogado, empreendedor e criador do projeto Focado No Sucesso. Ele acredita que o mundo evolui à medida que as pessoas se desenvolvem intelectual e moralmente. Por isso, como missão de vida, criou o blog Focado No Sucesso para ajudar as pessoas a se desenvolverem em todos os sentidos e obterem êxito em seus objetivos.

Print Friendly, PDF & Email

6 Responses to [Guest post] Qual a Importância da Leitura Para o Sucesso – Os Ricos Sabem Disso

  1. alexssandra 9 de março de 2020 at 9:07 #

    Muito bacana o tema, realmente quanto menos a gente le, menos queremos .. temos que forçar um pouquinho para voltar o habito.
    Foi de grande valia essa matéria, preciso retornar com as leituras diárias.
    obrigada

    • Lucas Jordão 9 de março de 2020 at 14:03 #

      Isso aí, Alexssandra! Recomece bem devagar para retomar o hábito, que o resto acontece! Boa sorte!

  2. Adriana 9 de março de 2020 at 9:38 #

    Adorei que vocês trouxeram esse tema para discussão! Infelizmente o brasileiro lê muito pouco. Quem anda bastante de ônibus/metrô bem vê o quanto é raro encontrar alguém lendo enquanto ver alguém jogando no celular é algo tão comum. As vezes me parece que temos menos e menos tempo para leitura por conta de estarmos sempre conectados então creio que é preciso fazer um esforço nesse sentido e estabelecer prioridades. Pensar sobre como gastamos nossas horas de entretenimento por exemplo. Por que não podemos gastar o tempo livre de trabalho e outras obrigações com algo que nos enriqueça, com algo que acrescente alguma coisa? Com a abundância de opções hoje em dia, parece ficar difícil resgatar esses hábitos produtivos.

    • Lucas Jordão 9 de março de 2020 at 14:09 #

      Pois é, Adriana…estamos num mundo super conectado onde temos infinitas coisas para fazer apenas com um celular na mão. Eu adoro tecnologias, porém não podemos deixá-las tomarem todo nosso tempo. Por isso dou muito valor a leitura e sempre que posso a incentivo. Boa sorte!

  3. MJC 9 de março de 2020 at 9:51 #

    Gosto de ler, acho extremamente importante.

    Mas não acho que tudo que a gente faz tem que ser feito buscando o desenvolvimento pessoal. Acho que a gente tem que dosar as coisas: sim, o desenvolvimento pessoal é importante. E sim, ficar a toa, se divertir, sair, conversar, passar por tédio e ócio também são coisas muito importantes.

    Não discrimino formas de leitura. A pessoa quer ler algo pra melhorar a produtividade no trabalho? Leia. Quer ler algo para aprender uma competência nova por prazer? Leia. Quer entender uma religião? Leia. Quer ler uma história que não agrega nada para o desenvolvimento pessoal mas que é divertido? Leia. Quer ler gibi/commics? Manda bala.

    No leito da morte, provavelmente não vou me importar muito com meus diplomas. Mas provavelmente vou me importar de não ter ficado mais com minha filha. E passar tempo com pessoas que você gosta não tem nada de desenvolvimento pessoal, é apenas viver…

    • Lucas Jordão 9 de março de 2020 at 14:33 #

      MJC, concordo 100% com você! Também é importante se divertir, sair, viajar, passar tempo com as pessoas que gostamos, principalmente com a família. Como você disse, é viver.

      No artigo, eu escrevi sobre a leitura voltada mais para o desenvolvimento pessoal, pois o tema era a importância da leitura para o sucesso. Mas, realmente, a pessoa não precisa se ater somente a leitura para desenvolvimento pessoal, ela pode ler sobre o assunto que lhe interessar.

      Obrigado pelo comentário, boa sorte!

Deixe uma resposta

Powered by WordPress. Designed by Woo Themes