Mais um ano se encerra, outro ano se inicia, e, com esse transição, muitas pessoas refletem sobre o ano que passou, os erros, os acertos, e procuram se preparar para ter um novo ano melhor ou ainda melhor – afinal, esse é o instinto natural de qualquer pessoa, o de que a fase seguinte seja melhor do que a fase anterior.
Que você também encare 2020, um ano para muitos considerado simbólico pela simetria dos números que o compõem, com coragem, esperança e sabedoria.
Eu insiro nesse texto de hoje uma mensagem muito legal que eu recebi do jovem leitor Gabriel Rangel, que abriu recentemente o Papo de Águia, um canal no YouTube sobre educação financeira e empreendedorismo. Coincidentemente, outro youtuber, Eustresse, que publica vídeos animados com resumos de livros e dicas sobre desenvolvimento pessoal, estilo de vida etc., publicou um vídeo baseado em um artigo meu, confiram no link abaixo:
Pois bem, o Gabriel, do Papo de Águia, me pediu uma oportunidade para fazer menção ao projeto dele, que está apenas no começo, e, conhecendo um pouco da história dele de superação e esforço, não tinha como não ajudá-lo.
Segue abaixo um pequeno depoimento pessoal dele:
“Eu tenho 21 anos e meus pais vieram de uma comunidade pesada aqui do Rio de Janeiro…
Meu pai batalhou muito e virou um músico. Mesmo com todas as dificuldades, sempre tivemos uma vida relativamente boa. Meus pais nunca deixaram faltar nada pra mim e pro meu irmão, mas mesmo assim nós nunca deixamos de ser pobres.
E desde os 5 anos de idade, eu digo pra eles que um dia eu vou ser rico, minha mãe até ria disso quando eu falava na época, porque eu não aceito a pobreza na minha vida e nem na vida de ninguém que eu amo, eu busco a riqueza desde sempre.
Com o tempo, eu aprendi que a verdadeira riqueza, estava na minha mente, era o meu conhecimento, as minhas experiências, as minhas atitudes, e eu ainda estou longe de ser rico de dinheiro, mas me esforço todos os dias para evoluir e aprender cada vez mais.
De tanto estudar, como eu disse antes, eu faço isso desde pequeno, eu percebi que tinha mais conhecimento sobre finanças do que a maioria das pessoas e que, com esse conhecimento, eu tenho a oportunidade de ajudar não só quem eu amo, mas muitas outras pessoas!
Eu entendi que não preciso ser rico pra fazer o que eu amo, que é espalhar a educação financeira, mas mesmo assim eu quero a riqueza, porque ela tem o poder de potencializar todo o impacto que já fiz na vida das pessoas”.
Que em 2020, dentre suas múltiplas metas e objetivos, esteja também a de conquistar ainda mais riqueza, não apenas a riqueza material, mas principalmente, como bem disse o Gabriel, a aquisição da riqueza do conhecimento, das experiências, dos valores reais e do aprendizado contínuo. 😉
São os meus votos para o Gabriel, para o Eustresse, e para todos vocês que prestigiaram o blog Valores Reais durante todo o ano de 2019!
É isso aí!
Feliz Ano Novo, um grande abraço, e que Deus os abençoe!
Bom 2020, Guilherme!
Obrigado, MJC, e pra você também!
Guilherme,
“Com o tempo, eu aprendi que a verdadeira riqueza, estava na minha mente, era o meu conhecimento, as minhas experiências, as minhas atitudes.”
Esse trecho ficou perfeito. 🙂
Feliz 2020!
Verdade, Rosana, Feliz 2020 pra vc também!
Feliz 2020 para todos. Saude e paz. Gabriel que você alcance as alturas.
Pra vc também, Adri, Feliz 2020!
Feliz 2020!!!!
Feliz 2020, Marcos!
Feliz ano Novo!
Feliz 2020, SB!
Ótimo 2020 para todos nós!
Amém, Vânia!
Feliz ano novo, Guilherme!!
Estive aqui o ano de 2019 todo (e outros anteriores) e aprendo demais com seus posts, obrigada por cada um deles!
Que ótimo, Raphaela, fico feliz com suas palavras!
Feliz Ano Novo pra você também!
Sou muito grato pela oportunidade de aparecer aqui nesse site maravilhoso, Gui, desejo a você e a todos dos valores reais um ótimo 2020!