Sucesso requer hábito, e hábito requer repetição

Pessoas bem sucedidas em seus respectivos campos de atuação (executivos, médicos, professores, arquitetos, contadores, advogados, esportistas, artistas, engenheiros etc.) cultivam consigo hábitos forjados em milhares e milhares de horas de treinamento, foco e concentração, como, aliás, registrado no excelente livro Outliers, de Malcolm Gladwell, resenhado quando o blog estava em suas priscas eras. 😉

Para você adquirir habilidades que considera cruciais, seja em sua carreira, seja em sua vida pessoal, a fim de dar “aquele” salto, aquele upgrade, em sua qualidade de vida, em seus estudos, em seu trabalho, ou simplesmente em sua saúde ou desenvolvimento espiritual ou emocional, é preciso que você também desenvolva modelos mentais orientados à formação e manutenção de hábitos e rituais positivos, e aja, portanto, de forma perspicaz e repetitiva.

Você já deve ter ouvido falar das pessoas que conseguem produzir resultados ótimos porque simplesmente adquiriram o hábito de acordar mais cedo, na faixa das 5 e pouco, ou mais cedo ainda, na faixa das 4 e pouco da manhã. A propósito, inclusive, temos um artigo no blog, publicado há alguns anos, destacando ser esse um dos segredos das pessoas altamente bem sucedidas.

Porém, você pode ter uma dificuldade em acordar cedo, seja porque você costuma dormir muito tarde na noite anterior, seja porque você tem algum distúrbio do sono que o impede de acordar cedo e com disposição. O que fazer, diante dessa situação?

Treinar.

Especificamente, treinar para acordar cedo. De nada adianta você estipular no despertador para acordar às 4:30 da manhã e conseguir fazer isso apenas durante dois ou três dias num período de uma ou duas semanas. Logo você voltará ao padrão antigo, e acordar mais cedo virará mais uma daquelas promessas de ano novo que nunca se cumprem.

Não! Você tem que se programar para fazer isso todos os dias, em todas as manhãs. Se acordar mais cedo é um hábito que você precisa adquirir, você precisa tomar toda uma série de medidas para que esse comportamento vire o seu “default”, e não sua exceção.

E o hábito requer o quê? Repetição.

Às vezes, é extremamente maçante você ter que repetir uma tarefa de forma às vezes totalmente mecanizada, achando que isso seria uma coisa chata e sem futuro.

Mas ei, é justamente isso que fará com que você consiga adquirir o sucesso que tanto almeja – se acordar mais cedo para ser mais produtivo for sua meta de vida.

Em vez de programar sua mente dizendo a si mesmo: “que chato, outro dia acordando cedo às 4:30”, diga para si mesmo: “que ótimo, aqui está outro ótimo dia em que consegui cumprir minha meta de acordar cedo às 4:30”. Às vezes, aquilo que nós dizemos para nós mesmos sobre determinada tarefa pesa tanto quanto a própria tarefa em si. Muda suas palavras, mude os seus rótulos a respeito de seus próprios comportamentos. Mude o significado que você dá às suas ações, por mais banais que sejam, e verás que aquilo que era maçante de repente passa a se tornar algo desejável, e se algo passa a se tornar desejável, você passa a ter mais força interna para querer cumpri-lo amanhã de manhã, e no dia seguinte, e no dia seguinte…. até isso estar devida e completamente internalizado tanto em sua mente quanto em seu corpo.

Repetições financeiras para moldar hábitos de sucesso no controle do dinheiro

Mas digamos que seu desafio não esteja em acordar mais cedo, e sim em melhorar suas finanças, destruídas pelos vícios de comprar tudo o que não precisa com um dinheiro que não tem, a fim de impressionar pessoas que não conhece.

O desafio aqui é dizer “não” às compras impulsivas. Se para formar um hábito é preciso praticá-lo por vinte e um dias, que tal ficar então trinta dias sem fazer compras por impulso? Trinta dias sem parcelar nenhuma compra? Trinta dias vivendo só com o mínimo do básico do essencial do indispensável? Trinta dias vivendo só no cartão de débito ou no cash?

Pegue um calendário de papel, e risque nesse calendário cada dia que você não fizer uma compra por impulso. Hoje, 29 de abril de 2019, você resistiu a fazer qualquer compra impulsiva? Parabéns, marque um xis nesse dia.

Amanhã, se conseguir novamente essa proeza, tasque outro xis sobre esse dia.

No dia primeiro de maio, foi ao shopping e não tomou aquele sorvete que você não resistiria, mas dessa vez resistiu? Então marque outro xis sobre esse dia.

Repita a tarefa. Em todos os dias seguintes. De segunda a domingo. Sem exceção. Até completar 30 dias.

Pronto!

Provavelmente, você adquiriu o hábito. O hábito de resistir às compras impulsivas. Da próxima vez que uma tentação de consumo aparecer à sua frente, é provável que a força de não comprar seja maior do que a força de comprar, justamente porque você se habituou a não precisar daquela compra desnecessária. 😉

A repetição é uma tarefa que, em princípio, pode parecer chata, mecânica, sem graça, sem sal, mas ela é a mãe dos bons hábitos.

A repetição nos aportes e formação de patrimônio

A repetição é ainda mais crucial para a construção e evolução patrimonial, pois você precisa adquirir, manter e aprimorar constantemente o hábito de fazer investimentos, de separar uma parcela de seu salário ou de seus rendimentos para a construção de seu sucesso financeiro.

No próximo mês, assim que receber seu salário, antes de qualquer coisa, separe uma parte, 10%, 15% ou até 1%, para fazer investimentos, nem que sejam R$ 30 no Tesouro Direto ou R$ 50 na caderneta de poupança.

O que mais importa é você começar, dar início, a um ciclo de repetições. A cada mês, assim que receber seu salário, programe-se para destacar um pedaço do salário para destinar a investimentos, pois assim você estará pavimentando sua jornada rumo ao sucesso financeiro.

Repita o procedimento em junho, repita em julho, repita em agosto, repita em setembro… não tem erro. A repetição de comportamentos induzirá ao hábito, e o hábito, prolongando-se no tempo, construirá seu sucesso financeiro. Já imaginou você realizando 300 – eu disse trezentos – aportes mensais consecutivos? O quanto de dinheiro, na verdade, o quanto de liberdade, isso não lhe proporcionará no futuro?

Conclusão

Somos ensinados, desde a infância, a associar a palavra “repetição” a coisas de conteúdo e significado negativos. “Fulano repetiu de ano”, “ele teve que repetir a tarefa porque não fez bem feito”, “Sicrano repetiu as mesmas coisas de outro e não conseguiu nada”, e assim por diante.

Porém, a repetição pode também carregar conteúdos e significados extremamente poderosos e positivos. Roger Federer repetiu os mesmos treinamentos até atingir o auge de sua capacidade técnica para jogar tênis em níveis fabulosos e ganhar mais de cem títulos (até aqui) em sua vitoriosa carreira. Warren Buffett repetiu incontáveis vezes as técnicas aprendidas no livro de Benjamin Graham (O Investidor Inteligente) para ter sucesso no mercado de ações. Luciano Pavarotti repetiu milhares de vezes técnicas apuradíssimas para ter os timbres e a profundidade de voz que fez dele um dos melhores tenores de todos os tempos.

Repetição é, portanto, um dos ingredientes fundamentais para ter sucesso, tanto nas grandes coisas da vida, como nas pequenas coisas da vida, como acordar mais cedo, alimentar-se bem e nutrir relacionamentos duradouros e sadios. Uma mãe ou um pai que negligencia na educação dos filhos, não lhes ensinando o valor do estudo e da disciplina, corre o sério risco de formar pessoas indisciplinadas e pouco afeitas ao estudo. Se você se alimenta de forma ruinosa, repetindo a cada refeição, erros na composição dos alimentos que come e das bebidas que toma, o resultado será catastrófico para seu organismo a longo prazo.

Acostume-se, portanto, a associar o sucesso “macro”, fruto do resultado de anos e décadas de comportamentos, ao sucesso “micro”, fruto das ações individuais que você toma a cada dia, praticamente a cada instante que planeja o seu dia.

Afinal, como disse acertadamente Bruce Van Horn certa vez, você não decide seu futuro, você decide seus hábitos. E toda vez que faltar motivação para fazer o que quer que seja, que tal repetir a leitura desse texto no futuro? Afinal, sucesso requer hábito, e hábito requer… 😉

Créditos da imagem: Free Digital Photos



Print Friendly, PDF & Email

,

14 Responses to Sucesso requer hábito, e hábito requer repetição

  1. Manzini 29 de abril de 2019 at 8:42 #

    Muito bom Guilherme !
    Gostei da forma que colocou a importância de repetir consistentemente uma ação até que se torne um hábito.

    Para a maioria, verbalizar e afirmar isso parece obvio, mas a compreensão só vem através da experiencia.

    Gratidão por reafirmar esse valor

  2. Breno Medeiros 29 de abril de 2019 at 9:44 #

    Oi Guilherme!

    Muito legal a sua postagem!

    Eu levo pra mim como importante pra tudo o Conhecimento, o Planejamento e a Disciplina. O resto acaba sendo consequência, inclusive os resultados.

    Entretanto, sempre negligenciava o mais importante, que é a saúde. Contudo, acenderam-se alguns sinais vermelhos, o último foi o meu peso, que beirou os 100 Kg no segundo semestre do ano passado.

    Ainda em 2018 comecei a refletir com informações e repensar comportamentos e hábitos. Agora no final de janeiro de 2019 decidi que iria perder mais 20 kg (estava com 90,6 Kg). Hoje, passados 92 dias, já perdi 18 Kg deste objetivo.

    É importante a questão do hábito porque estabeleci algumas premissas e muita gente não me levou a sério, que é comer apenas nas três principais refeições, não fazer esforço físico, comer de tudo e não tomar remédio para emagrecimento.

    Posso afirmar que vem dando certo e estou postando no Instagram todo este processo desde o início: @brenomedeiros.s

    Se não houvesse a disciplina e criado o hábito isso não seria possível. Até porque não falta quem sempre perturbe para que eu perca o foco, coisa que nunca ocorreu.

    Já penso nos próximos objetivos, que são relacionados à atividade física. Pretendo correr uma primeira maratona até o final de 2020 e depois disso baixar o tempo do percurso.

    A sua mensagem se encaixa perfeitamente com todo este processo porque as pessoas querem colher os frutos sem plantar e regar. Todos os dias temos muitas opções e oportunidades, mas é comum querer enxergar apenas as dificuldades. Por isso, parabéns pelo texto!!!

    Abraço!

    • Guilherme 1 de maio de 2019 at 22:01 #

      Excelente depoimento, Breno, parabéns pelos resultados alcançados em tão curto período de tempo!

      Você é a prova eloquente de que a repetição e a formação consistente de hábitos são essenciais para se alcançar resultados fantásticos no que tange à saúde!!!

      Siga em frente que a tendência é evoluir cada vez mais!

      Abraços, e obrigado!!!

  3. Anônimo 29 de abril de 2019 at 10:22 #

    excelente postagem !!

    parabéns

  4. blogcafedas5 29 de abril de 2019 at 14:12 #

    Reflexão muitoo boaaa!!

  5. Simplicidade e Harmonia 30 de abril de 2019 at 10:21 #

    Guilherme,

    “Repetições financeiras para moldar hábitos de sucesso no controle do dinheiro.”
    Exatamente. Com muito treinamento, disciplina e consumo consciente, acredito que o dinheiro será utilizado com mais critério. Além disso, a pessoa começará a pensar no quanto gastou desnecessariamente ou por impulso.

    Boa semana!

    • Guilherme 1 de maio de 2019 at 22:03 #

      Isso mesmo, Rosana!

      Treinar as virtudes consistentemente é a chave para o sucesso.

      Abraços, e boa semana também!

  6. Adriana 2 de maio de 2019 at 8:35 #

    Li dois livros nesse sentido nos últimos tempos “O poder do hábito” e “Pequenas atitudes, grandes mudanças”. Gostei dos dois, mas achei o segundo mais prático. Ele propõe que se tome microrresoluções, pequenos hábitos fáceis de serem cumpridos e que se insista com eles até uma mudança real de hábitos. É interessante observar nosso próprio comportamento e aprender a ver pontos que queremos mudar para melhor. Consegui adotar pequenas mudanças importantes na rotina (algumas ainda estou lutando principalmente no que se refere a exercícios físicos – meu ponto fraco).

    • Guilherme 5 de maio de 2019 at 16:34 #

      Excelente depoimento, Adriana!

      Os livros são ótimos guias a servir de norte e referência para impulsionar a mudança que tanto precisamos ver implementadas em nossas rotinas diárias.

      Abraços!

  7. David SIlva 4 de maio de 2019 at 7:54 #

    Obrigado, por dedicar o seu tempo e trazer conteúdo de excelente qualidade!

Deixe uma resposta

Powered by WordPress. Designed by Woo Themes