• Skip to main content
  • Skip to primary sidebar

Valores Reais

Fazendo Famílias Felizes!

Novas mudanças negativas: Banco do Brasil (BB) passa a exigir o mínimo de R$ 50 mil para investimentos na Letra de Crédito do Agronegócio (LCA)

7 de dezembro de 2015 by Guilherme 62 Comments

Não há nada ruim que não possa piorar.

Esse parece ser o lema quando se trata de mudanças nos produtos de investimentos oferecidos pelos grandes bancos de varejo.

O que era ótimo fica bom, o que era bom fica regular, o que era regular fica ruim, e o que era ruim acaba ficando péssimo.

E esse é exatamente o caso das Letras de Crédito do Agronegócio (LCAs) do Banco do Brasil, que era um produto ótimo, por conta da liquidez diária e da possibilidade de ser utilizado para resgate automático da conta-corrente; ficou regular depois que o Banco Central passou a instituir carência e, portanto, eliminar a liquidez diária; em seguida, ficou ruim, em função da diminuição da remuneração para 83% do CDI líquido, e, agora, ficou péssimo por conta das novidades introduzidas pelo Banco do Brasil “na calada da noite”, como disse a nossa leitora Amanda, de quem recebemos o alerta que gerou o post de hoje, juntamente com o leitor Guibro.

E que novidades são essas?

O aumento do investimento mínimo.

Antes, bastavam R$ 30 mil para aplicar na LCA do BB.

Agora, o BB passou a exigir nada mais nada menos do que R$ 50 mil de aportes mínimos. Confiram abaixo:

LCA BB 50k

Ou seja, um aumento de nada mais nada menos do que 67% no valor mínimo de aplicação. Simplesmente lamentável.

Por outro lado, segundo informações do leitor Investidor, o valor de novos aportes, para quem já tinha o montante mínimo exigido, passou de R$ 3 mil para R$ 1 mil, havendo uma melhora nesse sentido. Obrigado ao leitor Investidor pela correção!

Conclusão

De uma maneira geral, tenho observado, nos últimos tempos, uma forte redução nas ofertas de LCIs e LCAs a taxas competitivas, e parece que a LCA do BB tem se enquadrado dentro desse novo cenário.

Consultando o site Jurus, observo que as melhores taxas para LCIs e LCAs são para letras com vencimentos de longa duração, com vencimento em 2017 e 2018; e, em relação às letras com prazos de vencimento menores, em 2016, as taxas caem consideravelmente.

Dessa forma, apesar da atratividade oferecida por tais letras, consistentes na isenção de imposto de renda e taxas de administração, vejo que o Tesouro SELIC fica cada vez mais competitivo, apresentando-se como uma alternativa cada vez mais sólida, uma vez que, além dos atributos da rentabilidade (100% da SELIC menos taxas de administração e custódia e IR) e liquidez diária, ele oferece o fator segurança, o que se apresenta indispensável num cenário econômico que se deteriora a cada instante que passa, e que tende a se agravar com a instabilidade política marcada, agora, pelo começo do processo de impeachment.

Agradeço aos leitores Amanda, Guibro e Investidor pelo envio da notícia!

Print Friendly, PDF & Email

Filed Under: Bancos, Investimentos Tagged With: BB, LCA

Reader Interactions

Comments

  1. investidor says

    7 de dezembro de 2015 at 8:41

    Guilherme,

    Sou do segmento estilo e fiz uma simulação. Como já tenho mais que o montante mínimo exigido para a LCA, a nova aplicação exigiu apenas R$ 1.000,00 ao invés dos R$ 3.000,00 anteriores. Sendo assim, neste particular, houve uma melhora.

    Responder
    • Guilherme says

      7 de dezembro de 2015 at 8:47

      Olá Investidor, editei o post corrigindo a informação, obrigado! 🙂

      Responder
      • Frederico says

        14 de dezembro de 2015 at 14:02

        Essa informação não confere, tenho R$ 36mil em LCA do BB e tentei ampliar para R$40 mil na semana passada, e foi indicado que a aplicação mínima seria de R$ 14mil. Ou seja, nada menos do que o necessário para alcançar o patamar mínimo dos R$ 50mil. Mas não sou cliente estilo.

        Responder
      • Andre says

        1 de abril de 2016 at 15:54

        Olá, Para investidores BB Estilo que já tem aplicação um novo aporte é de R$1 mil, contudo o rendimento passou de 84% em 2014, para 83% e agora para 80% do CDI, ficando muito próximo ou pior que Poupança, salvo o fato de ter rentabilidade diária. As aplicação antigas permanecem com a % igual, o novo valor de rentabilidade vale para novos aportes.

        Responder
        • Júnior says

          26 de maio de 2016 at 7:35

          Essa queda pra 80 % do CDI acho que tornou o LCA, pelo menos no BB, um investimento fraco.

          Você sugere alguma outra instituição com boa reputação ?

          Outra pergunta, caso saiba responder…

          2 depósitos que fiz há poucos meses acima de 25 mil estão com o prazo pra 2018.

          Já um que fiz esse mês mas de 8 mil, posso resgatar ano que vem. O prazo está em 2017.

          Você teria a tabela que relaciona esses valores ao prazo ? Saberia onde posso consultar ? Não encontrei.

          Responder
        • Reynaldo says

          29 de dezembro de 2016 at 0:17

          Na realidade atualmente o BB está pior ainda. Lca 78% do di para cliente estilo. Estilo no BB para mim está péssimo (altas taxas de manutenção de conta e péssimas opções de investimento). Vou começar a colocar em outro lugar e deixar o BB só por comodidade de recebimento de salário e a reserva de emergência. Para investir estilo é estilo ruim. O que não piorou é que a taxa di, atualmente, está mais alta e a isenção do IR na lca. Mas estilo é começar investir em quem valoriza meu dinheiro que é muito difícil ter. Estilo? Só o mínimo, tchau!

          Responder
  2. Rodrigo says

    7 de dezembro de 2015 at 11:31

    Fico triste de ver o BB piorando cada vez mais a LCA. É um ótimo investimentos para quem quer liquidez entre 3 meses e 2 anos. Acima disso o tesouro selic se torna mais atrativo.

    O ruim do tesouro selic é que a liquidez é em d+1 e acaba não sendo tão prático pois você tem que solicitar na corretora, aguardar um dia e depois tem que transferir para seu banco. O LCA acaba sendo bem mais prático por estar disponível na hora e ainda ter a opção de resgate automático (se a conta corrente ficar negativa saca automaticamente).

    Responder
    • Guilherme says

      9 de dezembro de 2015 at 20:41

      Exato, Rodrigo. A LCA era uma ótima opção, e hoje é apenas uma “boa” opção. Pesa a favor dela a praticidade do saque automático.

      Responder
  3. Investidor Internacional says

    7 de dezembro de 2015 at 14:24

    Não tem muito jeito.

    Quem quiser baixo aporte inicial e remuneração acima de 90% do CDI terá que comprar papéis dos bancos menores.

    O Daycoval é um que aceita a partir de 1 mil reais. Por ser banco de capital aberto, é possível ver seus balanços e ele tem se mostrado bem lucrativo nos últimos anos. Deem uma pesquisada.

    As plataformas de renda fixa das corretoras também tem mais opções. Basta procurar.

    Abçs!

    Responder
    • Guilherme says

      9 de dezembro de 2015 at 20:42

      Ótimas dicas, II!

      Responder
    • Francisco says

      31 de janeiro de 2016 at 9:59

      Obrigado pela dica.

      Responder
  4. TBB says

    7 de dezembro de 2015 at 18:59

    Guilherme eu já desisti dos bancos grandes. Infelizmente seus produtos são péssimos. E ainda conseguem a proeza de piorarem ano após ano. Fica a dica para as pessoas buscarem corretoras ou bancos menores pois as taxas são muito mais atrativas. Sem se esquecer de verificar a solidez da instituição. Porque o risco é maior também.

    Responder
    • Guilherme says

      9 de dezembro de 2015 at 20:42

      Exato TBB, o caminho das pedras é realmente ir nas corretoras e bancos menores.

      Responder
  5. Sergio barbosa says

    7 de dezembro de 2015 at 19:50

    O banco do Brasil. Opa parece Banco da Suíça…. Certa vez exigiram
    que eu aportasse 100 mil como start up …numa LCA .. .. Leveia grana que tinha muito menos ….. Pra caixa LCI e, com Rentabilidd bem maior

    Responder
  6. Leonardo says

    8 de dezembro de 2015 at 13:55

    Existe alguma diferença no rendimento entre LCA e LCI?
    Porque no mesmo link apresentado do banco, é possível ver que a aplicação mínima para LCI é de apenas R$1000,00.

    Responder
    • Guilherme says

      9 de dezembro de 2015 at 20:42

      Leonardo, salvo engano, a LCI rende um pouco menos, acho que 80% do CDI.

      Responder
  7. Frugal Simple says

    8 de dezembro de 2015 at 21:11

    Olá amigo blogueiro e investidor,

    Estou hoje entrando na blogosfera de finanças pra aprender e compartilhar conhecimento.
    Te adicionei nos meus links e queria lhe convidar a dar uma passada no meu blog, não sei a freqüência que vou atualizar, mas seria legal dividir os espaços e as agruras com a comunidade dos blogueiros de finanças. Passa lá. Abraço.

    https://frugalsimple.wordpress.com/

    Responder
    • Guilherme says

      9 de dezembro de 2015 at 20:43

      Olá, Frugal, ótimo blog, bem-vindo à blogosfera das finanças!

      Grato também por compartilhar meu site no seu blog. Vou adicioná-lo à minha lista de feeds RSS.

      Abraços!

      Responder
  8. Rosana says

    9 de dezembro de 2015 at 14:21

    Guilherme,

    Uma boa opção são os bancos menores. Claro que há o risco inerente desse tipo de operação, ainda mais com o rebaixamento do Brasil pelas agências de rating.
    As situações desses bancos se mantém estáveis, mas como aconteceu com o BTG Pactual, a Lava Jato e outras operações afins podem afetá-los nesse sentido.

    Por isso é bom diversificar, nunca colocar todos os ovos na mesma cesta, como é amplamente divulgado. Eu prefiro ter um CBD em um grande banco também como parte da minha estratégia, já que o mínimo exigido por eles para LCI/LCA é impraticável para mim. E uma parte em CBD, LCI e LCA de bancos menores, além de alguns títulos do TD que tenho há alguns anos.

    Uma pergunta meio off-topic: o que você acha da Empiricus? Será que é realmente confiável e garantido os retornos dos quais falam? Hoje recebi um e-mail falando sobre investir 500 reais por mês e conseguir chegar a 5 milhões. Obviamente a estratégia não é mencionada nem 0,1% no e-mail, mas a propaganda é boa, de certa forma. Mas fico meio desconfiada, posso estar errada, e espero estar, mas parece um daqueles negócios mirabolantes que aparecem de vez em quando.

    Abraços,

    Responder
    • Guilherme says

      9 de dezembro de 2015 at 20:45

      Olá Rosana, ótima estratégia essa de diversificar e colocar os ovos em diferentes cestas.

      Sobre a Empiricus, eu não conheço, mas, depois de tantos anos de mercado financeiro, eu cheguei à conclusão de que o melhor mesmo é construir uma carteira de investimentos baseada em fontes de informação gratuitas, como esse blog, que permitem ao leitor montar suas próprias estratégias e reflexões.

      Abraços!

      Responder
      • Rosana says

        11 de dezembro de 2015 at 9:50

        Guilherme,

        Agradeço por sua resposta gostei do seu ponto de vista.

        Eu concordo que há muita informação importante e relevante gratuita na web, inclusive foi assim que aprendi sobre investimentos. Estudar muito o mercado, estar sempre atualizado acho que é a melhor e mais segura opção, pois cada um sabe qual é o seu perfil de investidor.
        Mas os ganhos que eles propõe são tão maiores, por isso a pergunta… Talvez usem uma estratégia mais agressiva.

        Eu só acho meio estranho esse tipo de serviço (embora eu possa estar totalmente enganada).
        Acho que o pagamento deveria ser feito pela execução do serviço e não pelas informações, sendo que a execução das ordens é feita pelo cliente, então legalmente falando tais operações ficam exclusivamente por conta e risco do cliente, não é?

        De qualquer forma, o texto O fim do Brasil (da Empiricus) é muito bom, recomendo a leitura.

        Abraços,

        Responder
        • Guilherme says

          13 de dezembro de 2015 at 10:59

          Sim, Rosana, as operações ficam por conta e risco do cliente, de forma exclusiva.

          Obrigado pela indicação da leitura!

          Abraços!

          Responder
          • Rosana says

            14 de dezembro de 2015 at 10:12

            🙂

            Responder
            • Pavani says

              23 de janeiro de 2016 at 14:43

              Olha, eu acho o método de marketing do pessoal da Empiricus ridíciulo, me irrita. Mas pelo jeito funciona, porque até eu “caí”, hehehe

              O interessante é que eles tem relatórios super baratos, por R$ 10 por mes, e se vc nao gostar tem 30 dias pra cancelar. Fiz isso, assinei um pra testar, e gostei bastante.

              Aí comecei a me inteirar um pouco melhor de quem está por trás da empresa e dos relatórios e vi o bom conteúdo deles ser bom tem motivo: alem de um curriculo profissional louvável, os cabeças são egressos de um dos melhores cursos de economia do país.

              Vale desvendar essa curiosidade e conhecer os produtos com moderação, pra ver se você se convence da proposta deles. Ah, acabei assinando mais de um produto e até cancelei um deles e de fato devolveram meu dinheiro em 5 dias. Ganhei ainda mais confiança depois disso.

              Abraços

              Responder
  9. Zé da Silva says

    9 de dezembro de 2015 at 17:44

    Sempre indo na contramão da facilitação para o cliente … =(

    Enquanto encontramos outros bancos oferecendo aportes iniciais MUITO inferiores, os grandes vão remando contra a maré … =/

    Já pensou se realmente tentassem popularizar os investimentos da mesma forma que “popularizaram” as linhas de crédito ?

    Para se refletir … 😉

    Responder
    • Guilherme says

      9 de dezembro de 2015 at 20:46

      Grande Zé, você tem razão: esses bancos tentam popularizar somente aquilo que interessa para eles, como títulos de capitalização e empréstimos.

      Já investimentos, que trazem benefícios reais para os clientes, ficam jogados para escanteio.

      Abraços!

      Responder
      • Rosana says

        11 de dezembro de 2015 at 8:48

        Eu também concordo.
        Não é interessante que os grandes bancos facilitem e popularizem esse tipo de investimento, sendo que podem oferecer os fundos DI próprios, que geralmente tem baixo retorno devido as altas taxas de administração. Sobre esses fundos, eu acho que uma quantidade considerável de pessoas que investem nesse produto não o faria se soubesse que a taxa de administração é sobre o capital e não sobre o rendimento. Estrategicamente e por motivos óbvios, os bancos omitem tal informação.
        Se os rendimentos fossem espetaculares, até concordaria a taxa sobre o capital, mas muitas vezes rendem menos que o CDI…

        Além disso, os títulos de capitalização e os empréstimos são os queridinhos dos bancos, pois são onde mais conseguem aumentar seus lucros.

        “Já investimentos, que trazem benefícios reais para os clientes, ficam jogados para escanteio.”
        Eu acho que essa é uma cultura meio brasileira: um dos lados apenas ganha de forma considerável em vez de optar pelo ganha-ganha, que seria bom para ambas as partes, o que traria como consequências o aumento do poder de compra, estímulo e fortalecimento da economia, etc. São efeitos consideráveis que a visão de curto prazo não proporciona.

        Abraços,

        Responder
        • Guilherme says

          13 de dezembro de 2015 at 10:57

          Exato, Rosana.

          E, no Brasil, ainda temos o agravante da falta de educação financeira da esmagadora maioria da população, mesmo daqueles que possuem maior renda.

          Abraços!

          Responder
  10. Rodrigo says

    10 de dezembro de 2015 at 11:17

    Nada é tão ruim que não possa piorar:

    http://www.infomoney.com.br/bancodobrasil/noticia/4452767/noticia-nao-para-pessoa-fisica-bancos-devem-sofrer-com-tributacao

    Responder
    • TBB says

      10 de dezembro de 2015 at 22:58

      Lamentável isso. Já não basta a altíssima carga tributária ainda nos querem tributar mais. Vou aguardar e ver como isso vai terminar. Em caso de tributação para aplicações já existente cabe recurso judicial.

      Responder
      • Guilherme says

        13 de dezembro de 2015 at 10:58

        Sim, espero que essa nova norma só valha para novas aplicações, preservando com a isenção de IR aplicações já existentes.

        Responder
  11. Marco says

    11 de dezembro de 2015 at 15:21

    Pra quem já tinha 37000 investido em lca no bb há 2 meses (carência ainda não vencida, que é de 90 dias) a 84% do di: se o investidor fizer uma nova aplicação em lca que hj agora é 83%, isso afeta o rendimento daquela aplicação de 37000? Ou a de 37000 continua com 84% e a nova fica com 83%?

    Responder
    • Filipe says

      12 de dezembro de 2015 at 13:27

      Não afeta. Serão consideradas aplicações diferentes. Atente-se a possibilidade da tributação das LCIs e LCAs. 83% isentos de IR pode ser interessante, com a cobrança do IR pouquíssimo.
      Abraço!

      Responder
      • Cardoso says

        16 de dezembro de 2015 at 17:24

        Na MP apresentada será cobrado IR a partir de novas aplicações em 2016.

        Responder
    • Ricardo Furtado says

      29 de dezembro de 2015 at 12:02

      e agora é 81% …tá brabo!

      Responder
      • wallace says

        4 de janeiro de 2016 at 10:35

        Exatamente!!!

        Sempre pode piorar…

        81 🙁

        Responder
        • Guilherme says

          7 de janeiro de 2016 at 8:14

          Vou publicar essa notícia.

          BB querendo “enterrar” de vez a LCA…

          Responder
  12. Rodrigo says

    17 de dezembro de 2015 at 11:41

    Votação adiada para fevereiro.

    http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/noticias/ECONOMIA/501928-ADIADA-VOTACAO-DE-MP-QUE-REDUZ-BENEFICIOS-FISCAIS-PARA-ELEVAR-ARRECADACAO.html

    Responder
  13. Alexandre says

    21 de dezembro de 2015 at 13:19

    Alguém tem as taxas atualizadas do Itaú e da CEF para este tipo de aplicação?

    Responder
  14. Ricardo Furtado says

    29 de dezembro de 2015 at 11:55

    Guilherme,
    LCA do BB caiu para 81% desde ontem 28/12/2015 … a campanha de desestimulação está forte mesmo. Fazer o que né!
    Abraços

    Responder
  15. Rjander says

    30 de dezembro de 2015 at 12:56

    Acabei de conferir. LCA BB pagando 81% CDI. 🙁
    Tá brabo!

    Responder
  16. Felipe says

    30 de dezembro de 2015 at 15:54

    Olá! Confirmando a atualização do BB, realmente caiu a taxa da lca para 81%
    Seria interessante um post com as taxas de CDI dos bancos de primeira linha do BR, com as suas características gerais de cada instituição. Nunca vi nenhum assunto sobre o tema agrupado em um post. Fica a sugestão! VAleu!

    Responder
  17. Tio Patinhas says

    4 de janeiro de 2016 at 23:47

    O Banco do Brasil agora estabeleceu rendimentos iniciais a partir de 81% do CDI, para aplicações iniciais de 50 a 300 mil reais na LCA. Isso passou a vigorar a partir de 23/12/2015. Soube disso ontem, ao conversar com meu gerente de relacionamento.

    Responder
  18. Gisa Assunção says

    6 de janeiro de 2016 at 14:24

    O BB me ofereceu 86% do CDI em uma aplicação de R$1.000,000,00. O que acham?

    Responder
  19. Evandro says

    6 de janeiro de 2016 at 15:59

    Também verifiquei e a taxa caiu para 81% do CDI… Uma pena, pois investi um montante ano passado e estava esperando vencer os 3 primeiros meses (agora, dia 08/01) para aplicar o restante… O Tesouro Direto voltou a ficar atrativo, mas não queria abrir conta em outro banco só pra isso.

    Responder
    • Guilherme says

      7 de janeiro de 2016 at 8:15

      Olá amigos leitores do blog!

      Lamentável a atitude do BB. Querem “enterrar” de vez a LCA como investimento atraente.

      Abraços

      Responder
  20. Fernando says

    7 de janeiro de 2016 at 11:30

    Pessoal, não é mais 81 mas sim 80% do CDI nas LCAs do BB. Acabei de ver….lamentável

    Responder
  21. Joao Santana says

    7 de janeiro de 2016 at 11:32

    To tentando aplicar e está a 80% do CDI

    Responder
    • Ricardo says

      8 de janeiro de 2016 at 8:13

      Isso mesmo, baixou para 80%. Se bobear, vão tributar pelo IR ainda.

      Responder
    • Evandro says

      8 de janeiro de 2016 at 10:38

      Confirmei os 80% também… Daqui a pouco fica menor que o LCI da Caixa. Vocês acham que os 80% ainda valem a pena ou recomendam outra aplicação similar?

      Responder
  22. Diogo says

    29 de janeiro de 2016 at 10:20

    Mudaram o lci do BB, agora rende.70% do cdi!

    Responder
  23. Ruan says

    1 de fevereiro de 2016 at 15:41

    Conforme o colega Diogo falou, o lci do BB agora rende 70% do cdi … Continua sendo um bom investimento em comparação com a pupança? Seia bom um novo post!

    Responder
  24. Jerônimo says

    7 de fevereiro de 2016 at 14:37

    Quanto esta rendendo a LCA do BB hoje?

    Responder
  25. José David Gonçalves says

    10 de fevereiro de 2016 at 8:28

    Bom dia. Eu tenho LCA no BB e fiquei desanimado com a baixa na rentabilidade. Alguém migrou recursos para um banco menor? Me falaram que, entre os grandes bancos, o Santander é o que oferece melhor retorno nessas aplicações, o que vocês acham?

    Responder
    • Danilo says

      12 de fevereiro de 2016 at 17:20

      José, acabei saber dessa mudança nos LCI/LCA do BB, com o LCA aumentando o mínimo pra 50 mil e a rentabilidade baixando pra 80% do CDI, e o LCI caindo pra 70% do CDI de rentabilidade. Lembrando que os 2 têm carência de 3 meses.
      Fui ao santander pra saber se eles teriam taxas mais interessantes, mas não ficou interessante pra mim.
      No Santander, a carência mínima da aplicação é de 6 meses.
      Se vc aplicar entre 30 mil e 149 mil, a rentabilidade é de 80% do CDI caso aplique por 6 meses e 81% caso aplique por 12 meses.
      A partir de 149 mil até um valor q não me lembro mais, aumenta pra 82% por 6 meses e 83% pra 1 ano.
      Tem uma terceira faixa q aumenta ainda um pouco mais.
      Pra quem tem possibilidades de entrar nessa terceira faixa, pode ser interessante. Mas essa carência de 1 ano pode ser um complicador pra alguns…

      Responder
  26. Aline says

    3 de março de 2016 at 18:32

    Olá, alguem pode me esclarecer?, tenho uma aplicação em LCA feita em Nov/2015 com taxa 84% e vi que mês passado sumiu o valor da taxa e este mês aparece 83%, o BB pode fazer isso? é normal a taxa contratada variar?

    Obrigada pela ajuda!

    Responder
    • Evandro says

      3 de março de 2016 at 18:41

      Olá Aline!

      Minha aplicação é de outubro de 2015, e já estava 83%… Inclusive minha gerente tinha informado errado e quando vi no site, ela se corrigiu. Esse valor mudou em junho, se não me engano.

      Se houve algum erro e você tiver como provar, talvez dê para fazer algo.

      Responder
  27. Fabio says

    3 de março de 2016 at 21:38

    Olá, venho acompanhado aqui as informações e as melhores aplicações. Será que alguém poderia publicar dentre os bancos grandes quais pagam uma melhor taxa de rentabilidade nas LCAs. As taxas de cada um.

    Responder
  28. mario says

    29 de junho de 2016 at 14:40

    como o BB quer atrair clientes assim ? 70% do CDI é quase a mesma coisa que poupança . Estive observando os rendimentos da poupança , e tem datas de aniversário que ultrapassam os 70% de Cdi das LCI . Assim que vencer minhas lci vou transferir o dinheiro para uma corretora de valores que assim eu consigo no mínimo 90% do CDI por um prazo menor que os do BB . Ainda tentei dar uma colher de chá para o BB mudando minha aplicação para as LCA , mas disseram que eu não podia , pois mesmo eu tendo os 50mil não podia pois eu não sou cliente Estilo .

    Responder
  29. Marcelo says

    15 de julho de 2016 at 8:53

    Hoje: LCA a 78% e LCI a 70%

    Responder
  30. Fino says

    11 de agosto de 2016 at 11:59

    Hj 78% bb lca.

    Responder

Trackbacks

  1. O Que é LCA? O Guia Definitivo! - Aprenda Investir Dinheiro disse:
    10 de dezembro de 2015 às 20:28

    […] base no excelente blog Valores Reais, os novos aportes para quem já tem o valor mínimo inicial exigido é de mil […]

    Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Primary Sidebar

Comentários recentes

  • DjalmacRodrigued em Escolha deliberadamente fazer a tarefa mais difícil primeiro
  • Guilherme em [Guest post] Enfrente as dores para poder evoluir
  • Guilherme em [Guest post] Enfrente as dores para poder evoluir
  • Guilherme em [Guest post] Enfrente as dores para poder evoluir
  • Guilherme em [Guest post] Enfrente as dores para poder evoluir
  • Guilherme em Quanto mais velha vai se tornando a pessoa, maior será a resistência a aprender coisas novas. O que fazer para você evitar isso?
  • Voando Abaixo do Radar em [Guest post] Enfrente as dores para poder evoluir

Páginas

  • Arquivos
    • Resenhas
    • Top 50
  • Sobre
    • Assine
    • Condições de uso
  • Contato
  • Links

Curta nossa página no Facebook!

Licença de uso

Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.

Estatísticas

Copyright © 2023 · Magazine Pro on Genesis Framework · WordPress · Log in

 

Carregando comentários...