7 maneiras certas de ganhar mais tempo

Uma das reclamações mais comuns que ouvimos das pessoas com quem convivemos é a famosa “falta de tempo”. “Não tenho tempo para isso”, “não tenho tempo para aquilo” são frases que ouvimos frequentemente.

Tempo

Ora, o dia sempre teve 24 horas desde os primórdios da Humanidade, e vivemos em uma época de farta abundância de recursos tecnológicos e materiais que, em teoria, deveriam nos proporcionar “mais tempo” para fazermos aquilo que pretendemos. Mas, ao mesmo tempo, as pessoas nunca reclamaram tanto da tal “falta de tempo”. Mas por quê isso acontece? Será que a percepção “psicológica” da aceleração do tempo o fator primordial nessa tão atual reclamação de falta de tempo?

Na verdade, existe uma confluência de diversos fatores que acabam explicando a falta de tempo da maioria das pessoas. De um lado, nos envolvemos em cada vez mais atividades, muitas vezes adicionando às nossas vidas camadas que não podemos suportar. Ou seja, queremos fazer “mil coisas ao mesmo tempo”, acreditando que realmente funcionamos melhor no “modo multitarefa”, o que se provou ser um engodo, pois só desempenhamos bem cada tarefa quando realizamos uma atividade de cada vez, de forma totalmente concentrada naquela específica atividade.

De outro lado, pressões externas, oriundas da sociedade, de nossas redes sociais online e offline, e das empresas e órgãos em que trabalhamos, nos obrigam a fazer mais em menos tempo, gerando um acúmulo de estresse que acaba minando nossa produtividade e nossa percepção sensorial do transcurso de tempo.

Uma das soluções para resolver esse problema urgente da falta de tempo é estruturar nossas vidas pessoais como se fôssemos uma empresa, a empresa “Fulano de Tal Ltda”. Precisamos urgentemente incorporar alguns métodos, digamos, “empresariais” para moldar o modo como organizamos nossa vida pessoal, no sentido de trazer racionalidade e um senso de organização a tudo o que fazemos no dia-a-dia.

Nesse, artigo, descrevo 7 estratégias úteis e altamente práticas que podem perfeitamente te ajudar também a ganhar mais tempo em sua própria vida pessoal.

1. Aumente a velocidade de seu plano de Internet.

Não existe nada mais irritante do que ficar esperando loooooongos segundos até uma página abrir, um vídeo ser completamente carregado ou um app baixado, não é mesmo? Agora, imagine o poder multiplicador desses preciosos segundos cumulados ao longo de centenas e milhares de vezes ao longo do ano, e você terá perdido preciosas horas, quem sabe até dias, por não ter feito uma escolha adequada do plano de Internet.

E isso acontece porque, muitas vezes, na ânsia de economizarmos mais dinheiro, acabamos fazendo escolhas erradas de economia doméstica, justamente em áreas de nossas vidas que requerem um bom e apropriado gasto de dinheiro.

Se esse for o seu caso, se a Internet consome boa parte das horas que você gasta o dia, e se você anda irritado com a lentidão de seu provedor, então já está mais do que na hora de fazer um upgrade no seu plano de Internet. Você gastará mais dinheiro? Sem dúvida. Mas a contrapartida é que você ganhará mais tempo. A troca, sem dúvida, valerá muito a pena, pois você otimizará o uso do tempo.

2. Não vá à agência bancária.

Hoje em dia, ir ao banco, seja para ser atendido nos caixas (e aguentar suas enormes filas), seja para utilizar os ATMs (e aguentar suas enormes filas também), é sinônimo de perda de tempo, já que você gastará minutos preciosos de seu dia para resolver coisas que você pode muito bem resolver pela Internet.

Atualmente, não é necessário ir ao banco nem para “conversar” com o gerente, já que os bancos também estão incentivando a troca das idas físicas às agências bancárias pelos tais “bancos digitais”, com gerentes à disposição em horário estendido, o que é uma “mão na roda” sobretudo para quem precisa estar em constante contato com o gerente de conta-corrente.

Dominar o uso das ferramentas digitais para resolver assuntos bancários permite a você otimizar ao máximo a administração de problemas financeiros, e eu sou uma prova do que estou falando: tenho conta no Banco do Brasil, e a última vez que fui ao banco conversar com o gerente foi em 2014.

De lá para cá, tenho resolvido todos os meus assuntos bancários ou por telefone ou por email, ou ainda pelo “chat” que o BB implantou no sistema de home banking. Tenho conta também em outro banco em que não “dou as caras” desde 2013, e sinceramente não sinto a menor falta, já que estou com o Pacote 0800 Bacen, e assim não perco nem meu tempo e nem meu dinheiro. 🙂

3. Vá ao supermercado em horários alternativos. E racionalize suas idas.

O tempo gasto em compras no supermercado é um dos maiores “vilões” do consumo de tempo, sobretudo quando você resolver ir ao mercado justamente quando a cidade inteira tem a mesma ideia. O resultado é uma tríplice perda de tempo: para achar lugar para estacionar; para comprar itens nos locais mais concorridos, como as filas do açougue e da seção de laticínios e de pão; e sobretudo para levar as compras até o caixa.

A solução é simples, mas muitas vezes de difícil execução: ir ao supermercado em horários alternativos. Veja o horário de funcionamento do supermercado que você costuma frequentar, e experimente ir em outros horários, fazendo testes a fim de descobrir qual é o horário de menor movimento, ou aquele em que você ganha mais tempo nas filas e no estacionamento. Pode ser que seja assim que ele abre, às 6 da manhã; ou no domingo às 14 horas.

Além disso, é de suma importância que você faça uma lista de compras, e se atenha a ela, a fim de evitar gastos desnecessários; e que você espere cumular uma boa quantidade de itens, a fim de evitar ter que ir no mercado mais vezes do que o estritamente necessário. Ir duas vezes ao mercado por semana pode ser razoável; agora, ir 5 vezes ao mercado na mesma semana pode não fazer muito sentido se o seu objetivo é também economizar tempo (a não ser que você seja vizinho do supermercado….rsrs).

Porém, mesmo que você seja vizinho do seu supermercado (e aposto que muita gente escolhe um lugar para morar em função da distância do mercado), não deixe que essa comodidade estrague seu uso do tempo, e procure mesmo assim fazer suas idas ao mercado de forma mais racional e com menor gasto de tempo por semana.

4. Mude-se para mais perto do trabalho.

De cada 10 pessoas que reclamam da falta de tempo, 9 apontam o trânsito até o trabalho como um dos principais fatores para a perda de tempo em suas vidas pessoais.

Se esse for o seu caso, quando for escolher um local para morar, não hesite em verificar a distância até o local de trabalho como um dos critérios fundamentais na escolha da nova moradia.

E, se você for profissional liberal que tenha flexibilidade no horário de trabalho, a dica dita acima pode funcionar aqui também: experimente horários alternativos para ir e voltar do trabalho.

5. Acorde mais cedo.

A dica mais simples para ganhar mais horas no seu dia também é a dica mais difícil de ser implementada na prática. Afinal, para acordar mais cedo é preciso também dormir mais cedo, e 99,7% das pessoas não estão dispostas a abdicar de algumas horas a mais à noite para ter algumas horas a mais de manhã, muitas vezes sob o argumento de que precisam dormir mais para se sentirem dispostas no dia seguinte.

Na verdade, essa dica é bastante difícil de ser utilizada no dia-a-dia porque envolve uma mudança profunda de hábitos, muitas vezes enraizado ao longo de décadas na pessoa, que não consegue de maneira alguma estabelecer uma nova rotina para suas ações.

6. Pratique atividade física.

Perca tempo: essa foi uma dica de produtividade pessoal que demos em setembro do ano passado.

Praticar atividade física no lugar de fazer atividades, digamos, mais produtivas, como estudar ou realizar outras atividades de natureza intelectual, pode parecer à primeira vista uma perda de tempo.

Acontece que a sensação da perda de tempo é mais psicológica do que temporal, sendo que o que importa, na verdade, não é tanto o tempo que você tem disponível para suas atividades, mas sim a quantidade de energia que você coloca no tempo que tem disponível para suas atividades. Quanto mais energia você tiver, mais concentrado você ficará, e melhor será seu aproveitamento do tempo.

Dessa forma, praticar atividade física acaba sendo uma maneira de ganhar tempo, já que ele produz a energia necessária para que você renda mais nas outras horas do dia.

Além disso, alguns estudos científicos já reportaram que meia hora de exercícios físicos substituem meia hora de sono. Ou seja, em tese você consegue dormir bem mesmo dormindo menos se praticar atividade física em algum horário de seu dia.

7. Pare de assistir televisão

O brasileiro passa, em média, cinco horas por dia assistindo televisão, de acordo com o Ibope.

Certamente o público que lê esse blog assiste televisão numa fração muito menor, talvez no máximo de 40 a 50 minutos por dia, o que daria umas 4 horas por semana, o que ainda assim é muita coisa.

Quanto menos programação televisiva você assiste, menos exposto você fica às campanhas publicitárias que incentivam você a consumir sem precisar; e menos exposto você fica a notícias ruins que só exploram as mazelas da sociedade, e que tantas doenças emocionais causam à sociedade, como depressão.

Não deixe, portanto, que a televisão, além de lhe causar perda de tempo, influencie negativamente suas decisões de consumo e seus hábitos de vida.

Substitua o tempo que você gastava assistindo televisão por hobbies mais úteis e que interessam diretamente a você, tais como: leitura de livros, áudio de podcasts e audiolivros, e até canais do YouTube mais instrutivos.

Conclusão

O tempo tem se tornado uma moeda tão valiosa quanto o dinheiro, e, para muitas pessoas, ainda mais valiosa, uma vez que o tempo, ao contrário do dinheiro, é irrecuperável, uma vez perdido.

Por isso, refletir a respeito de hábitos e comportamentos que se tornam verdadeiros “sugadores” de tempo é fundamental para passar a adotar novas práticas.

Às vezes, são as medidas mais simples, como mudar o horário de idas ao mercado ou alterar o plano de Internet para uma velocidade maior, as que funcionam mais e as que proporcionam ganhos mais efetivos.

E você, que estratégias tem utilizado para ganhar mais tempo em sua vida?

Créditos da imagem: Free Digital Photos

Print Friendly, PDF & Email

,

32 Responses to 7 maneiras certas de ganhar mais tempo

  1. Pedro 16 de novembro de 2015 at 7:53 #

    Guilherme, uma dica que tem feito muita diferença é em vez de ir no supermercado em dias alternativos é fazer compras do supermercado pela internet.
    1. Ajuda economizar dinheiro, pois é muito mais fácil comparar preços entre os supermercado.
    2. Ajuda economizar tempo, as compras chegam em sua casa, devidamente embaladas. Você acondiciona tudo no seu armário/geladeira em 15 minutos, que seria o tempo de vc entrar no carro e chegar na porta do supermercado.

    Além de permitir vc fazer comprar em qualquer horários.

    • Leonardo 16 de novembro de 2015 at 9:13 #

      Oi Pedro, em quais supermercados você faz compras pela Internet?

      • Pedro 16 de novembro de 2015 at 13:45 #

        Cara, isso depende muito da cidade que você se encontra. Em BH eu uso o http://www.vipfacil.com.br ou o http://www.supernossoemcasa.com.br, devem existir outros. O pão de açúcar tem delivery também… Uma pesquisa no google, vc deve achar vários. E eu digo com certeza que vale a pena.

        • Guilherme 17 de novembro de 2015 at 8:23 #

          Olá Pedro, ótimas dicas essas referentes às compras online em supermercados!

          Abraços!

  2. Yon 16 de novembro de 2015 at 8:19 #

    Ótimas dicas Guilherme!
    Uma prática que eu utilizo e que também é muito eficiente para uma melhor gestão do tempo é dividir as atividades conforme o local em que elas vão ser realizadas. Por exemplo, quando vou ao supermercado, aproveito para fazer outras coisas que sejam próximas. No meu caso, quando vou à academia, já aproveito para resolver algum assunto que tenha que fazer na “rua”, assim evito diversas idas para fazer coisas diferentes. Do mesmo modo, quando abro o meu computador, já olho os e-mails, leio as notícias, vejo os blogs do meu interesse e acesso o site do banco. Assim não preciso ficar a todo momento acessando o computador.

    Um abraço!

    • Guilherme 17 de novembro de 2015 at 8:25 #

      Excelentes dicas, Yon! Sem dúvida, ajuda a otimizar bastante o tempo, fazer as diversas tarefas no “modo combo”, digamos assim!

      Abraços!

  3. RS 16 de novembro de 2015 at 8:36 #

    A dica mais óbvia e que foi justamente a que faltou no texto é: abolir as redes sociais da sua vida.
    Perda de tempo completa.
    Deixar de ser um noinha do celular é a melhor coisa que uma pessoa pode fazer por ela hoje em dia.

    • Guilherme 17 de novembro de 2015 at 8:25 #

      Bem lembrado, RS!

    • Nathália 21 de novembro de 2015 at 19:04 #

      Ótima observação, eu ia comentar exatamente isso 😉

  4. Júnior Augusto 16 de novembro de 2015 at 18:34 #

    Boa noite,Guilherme

    Das 7 dicas acima, a mais sábia, na minha opinião, é a de número 7: “PARE DE ASSISTIR TELEVISÃO”.
    Sinceramente sinto náuseas quando vejo uma TV ligada (digo a nossa TV aberta) e um grupo de pessoas em volta “maravilhado” com aquilo. “Meu Deus”, penso, “que perda de tempo. Lavagem cerebral”.
    Busco informações do mundo e sobre o que acontece no mundo em revistas tais como “Planeta”, “Vida Simples”, “Men’s Health”; lendo livros (não vejo a hora do meu “Sustentabilidade”, de Reinaldo Dias, chegar); e é claro, em blogs inteligentes como o “Valores Reais”.
    A falta da televisão não me deixa “pior”, pelo contrário, me tornei muito melhor sem ela.

    Forte abraço Guilherme!

    • Guilherme 17 de novembro de 2015 at 8:27 #

      Ótimas dicas, Júnior!

      Sem dúvida, a “fonte” da informação é crucial para avaliar a sua qualidade. Suas trocas foram ótimas, já que o desenvolvimento de habilidades ligadas à leitura amplia o vocabulário e nos torna mais aptos para nos comunicarmos no dia-a-dia.

      Abraços!

    • Rosana 18 de novembro de 2015 at 8:44 #

      Junior,

      Eu concordo com você, Júnior, a tv aberta não tem quase nada com o que valha a pena perder tempo, além de induzir ao consumo. Além disso, com a tecnologia, podemos selecionar as notícias/videos/posts que queremos ver na internet, sem ver propagandas ou assuntos que não nos interessam até chegar a reportagem que esperávamos.

      Guilherme,

      Excelente post, ainda mais em uma época na qual as pessoas e as empresas acreditam que ser multitarefa é a melhor opção, sendo que todos já perceberam que abraçar várias tarefas ao mesmo tempo prejudica de forma relevante a produtividade.

      Todas as dicas são ótimas. Uma que faz parte da minha vida há muito tempo é a utilização de serviços bancários pelo telefone ou internet, pois além do tempo há de se pensar na questão da segurança, já que esse locais são muito visados pelos assaltantes.
      Agência bancária mesmo, só para saques e mesmo assim, somente em último caso, já que a maioria dos estabelecimentos aceita cartão de débito. No meu caso, como habitualmente compro pela internet, o pagamento é feito de forma online também.

      Morar longe do trabalho é um problema que enfrento diariamente. São 60 km diários de perda de tempo, passando muita raiva e sentimento de indignidade em um transporte público ruim…

      Boa semana!

      • Guilherme 18 de novembro de 2015 at 20:17 #

        Oi Rosana, obrigado.

        Também restrinjo a ida às agências somente para saques, e, assim como você, somente em último caso.

        Sobre a distância de sua casa até o local de trabalho, imagino o quanto deve ser difícil encarar essa maratona de tempo no transporte público ruim. Espero que um dia você consiga abreviar esse tempo de deslocamento, e aproveitá-lo com qualidade…

        Boa semana!

        • Rosana 19 de novembro de 2015 at 9:37 #

          Guilherme,

          Eu também espero muito, muito mesmo, poder em breve morar mais perto do meu local de trabalho, embora sem perspectiva de curto prazo para isso…
          Para quem tem alguma noção do valor do tempo e dá valor à ele, esses 240 minutos diários perdidos é algo quase como queimar dinheiro. Somando-se isso anualmente, são aproximadamente absurdos e desesperadores 32 dias anuais. Assim se torna mais assustador ainda, não é?

          Abraços,

          • Guilherme 20 de novembro de 2015 at 18:43 #

            Certamente esses números assustam bastante, Rosana.

            Torço para que em breve você consiga morar mais perto, nem que seja a médio prazo.

            Abraços

  5. pedro 16 de novembro de 2015 at 21:54 #

    Outra dica interessante eh filtrar as newslletter que vc recebe por email. senao vc nao faz nada alem de ler coisas inuteis

  6. Leonardo 17 de novembro de 2015 at 0:13 #

    Ótimas dicas, Guilherme!
    Uma sugestão para quem mora em Sampa e quer comer bem sem ter que ir toda semana no supermercado é o Freshtime https://www.freshtime.com.br. Conforto, ótimas receitas e preço justo.

  7. Zé da Silva 18 de novembro de 2015 at 14:45 #

    “6. Pratique atividade física”

    Confesso que ainda tô na fase do “tô tentando enxergar esse ganho” … =(

    6 meses de atividade física, mas sem retorno energético equivalente, hehehe.

    Todo mundo fala das melhoras, benefícios, etc etc etc … Mas eu ainda não vi isso. =/

    Em média, quanto tempo vocês levaram para “começar a valer a pena” ?

    Abraços !

    • Zé da Silva 18 de novembro de 2015 at 14:48 #

      E quase que esqueço de falar sobre o “2. Não vá à agência bancária” … 🙂

      Olha, eu só tenho elogios às minhas visitas à agência.
      (caramba, se as crases estiverem certas, foi a primeira vez que usei 2 na mesma frase, hehehe)

      Graças às conversas com a minha gerente (e outros também), obtive informações valiosas que me ajudaram bastante … 😉

      Eu faço questão de ir ali no banco. Juntei a dica de morar perto do trabalho e fiz o mesmo com o meu banco, huahauhaua.

      Abraços !

    • Paulo 18 de novembro de 2015 at 17:55 #

      Não fique buscando os benefícios ou melhoras aparentes a curto prazo. Se divirta nas atividades físicas, diversifique. Acredito que assim como eu não pretende ser um atleta de elite, logo realizar diversas modalidades diferentes e no tempo que lhe for mais propicio irá trazer um ganho e satisfação imensa. Por exemplo, eu amo o ciclismo, mas encontrei na natação e academia um up que precisava já com o tempo as coisas ficam meio monótonas mesmo. Entao é isso companheiro, tenta diversificar.

      • Guilherme 18 de novembro de 2015 at 20:20 #

        Olá Zé, olá Paulo!

        Sobre a atividade física, para “começar a valer a pena”, levei de 3 a 4 semanas. No começo o corpo enfrenta a dificuldade de adaptação, mas, uma vez superada essa fase, tudo fica mais fácil. 🙂

        E é ótima a dica do Paulo: diversificar as atividades. Outra dica é escutar músicas enquanto se pratica esportes, ajuda muito a levantar o astral a existência de boas playlists! 😉

        Quanto à questão do banco, interessante que no seu caso tenha produzido efeitos positivos. Então, no final das contas, você acabou ganhando tempo – e aparentemente dinheiro também……rsrsrs 🙂

        Abraços!

  8. Celia 21 de novembro de 2015 at 18:42 #

    Ótimo post, Guilherme!
    Algumas coisas que faço para economizar tempo: vou na academia que fica a menos de um quarteirão do trabalho, o que ajudou a não desanimar com a desculpa “ah, é longe, tá chovendo, tá muito calor”. Deixo a roupa e a bolsa do dia seguinte já arrumadas na noite anterior. E assim que as contas chegam, já faço agendamento pagamento no site do banco.
    Abraço e bom final de semana!

    • Guilherme 21 de novembro de 2015 at 19:16 #

      Obrigado, Célia!

      Excelentes dicas essas de frequentar a academia que fica praticamente “colada” no local de trabalho, bem como as demais dicas.

      Tempo é tudo, e economizar preciosos minutos faz muita diferença!

      Abraços e bom final de semana também!

  9. Anderson Chaves 23 de novembro de 2015 at 10:58 #

    Cara, dicas top demais.
    Dicas básicas e de fácil implementação.

    A questão de operarmos no modo multi-tarefa é foda mesmo. Jà sei que isso mina a produtividade, mas tenho dificuldade nesse hábito. Agora mesmo tem umas 8 janelas do chrome abertas. Acho que é aquele medo de estar perdendo alguma coisa, e ficamos presos psicologicamente à aba aberta haha.

    As vezes ela passa uma semana ali aberta e eu nem li. Se fosse tão importante assim eu já teria lido. Não vou morrer se ela for fechada.

    A tv já nao assisto faz tempo pelos motivos que você citou. Mt sensacionalismo e mt propaganda idiota.
    Acordar mais cedo tbm é excelente, mas exige dormir mais cedo tbm. Nem todo mundo está disposto a desligar o celular e redes sociais nessas horas e o corpo vai cobrar essas horas mais tarde…

    forte abç e sucesso!!

    • Guilherme 23 de novembro de 2015 at 19:22 #

      Olá Anderson!

      De fato, as múltiplas abas abertas no navegador podem ser uma tentação para distrair o foco, mas não vejo necessariamente como um problema, desde que você se concentre em uma aba de cada vez.

      Abraços!

  10. Anna Monteiro 13 de dezembro de 2015 at 17:05 #

    Uma ótima economia de tempo (e que eu adotei há anos),pra quem é obrigado a ler muito, seja por concursos, porque se é professor , é ter sempre seu material de leitura na bolsa ou no porta luvas do carro. Num engarrafamento,numa fila enorme ou num atraso de outra pessoa para um compromisso com vc, são momentos de ouro pra se adiantar. Principalmente se vc vai demorar a chegar em casa.

    • Guilherme 7 de janeiro de 2016 at 8:21 #

      Ótimas dicas, Anna!

      Aproveitar esses “tempos ociosos” é uma dica de ouro!

      Abraços!

  11. Gabriel 4 de junho de 2016 at 13:39 #

    Olá, quais canais do YouTube você considera mais instrutivos? Eu gostaria de dicas. Pois, eu consegui perder o hábito de assistir televisão, e como tenho passado bastante tempo no youtube, penso que assistindo à novos canais pode ser bom ao invés de perder tempo com vídeos bobos e sem muita produtividade.

    • Guilherme 5 de junho de 2016 at 17:34 #

      Olá, Gabriel!

      Eu gosto dos seguintes canais:

      – Brendon.com

      – Legendadus

      – The Energy Project

      Abraços!

Trackbacks/Pingbacks

  1. Links interessantes da semana #45 | - 15 de maio de 2016

    […] 7 maneiras certas de ganhar mais tempo – no Valores […]

Deixe uma resposta

Powered by WordPress. Designed by Woo Themes