O fim da liquidez diária imediata das Letras de Crédito do Agronegócio (LCAs) do Banco do Brasil (BB)

Estava bom demais para ser verdade…

Semana passada, através da Resolução nº 4.410, de 28.05.2015, o Governo Federal, por meio do Banco Central, deu os primeiros passos para modificar (para pior, claro) dois dos melhores investimentos em renda fixa atualmente: as Letras de Crédito do Agronegócio (LCAs) e as Letras de Crédito Imobiliário (LCIs).

Até então, as LCIs tinham prazo de carência de 60 dias, e as LCAs não tinham prazo de carência.

Isso tornava ambos os produtos, que ainda contam com isenção de imposto de renda, extremamente atraentes para quem investia neles como formação de uma reserva de emergência nos dois principais bancos públicos do país: a Caixa Econômica Federal possuía uma LCI que paga em torno de 83% a 84% do CDI, com liquidez diária após cumprida a carência de 60 dias após a aplicação.

E o Banco do Brasil possuía uma LCA que também paga 84% do CDI em condições ainda melhores: com liquidez imediata e possibilidade de resgate automático, embora com aplicação mínima inicial um pouco alta (R$ 30 mil).

Porém, essa situação mudou com a Resolução do Banco Central acima mencionada.

A partir do dia 28.05.2015, todas as novas aplicações em LCAs ou LCIs, de qualquer banco, passarão a ter prazos mínimos de carência e resgate de 90 dias.

Isso impactará profundamente os investimentos bancários acima citados, pois:

– a LCI da CEF, que possuía prazo de carência de 60 dias, passará a ter mais um mês de carência para poder ser resgatada;

– a LCA do BB, que possuía liquidez imediata, passará a contar com um prazo de carência de praticamente 3 meses antes de poder ser resgatada.

O impacto maior ocorrerá, sem dúvida, na LCA do BB, uma vez que as novas aplicações, feitas a partir de 29.05.2015, a tornarão praticamente inviável para a priorização de resgate automático.

LCA BB Carência 90 dias

Isso porque o resgate automático, nos termos do sistema do Banco do Brasil, pressupõe um investimento que possa ser liquidado no mesmo dia em que “solicitado”, tais como a caderneta de poupança, o CDB e a maioria dos fundos de investimento referenciados DI de curto prazo, que possuem resgate em D+0.

LCA BB Novo Termo

No caso específico da LCA do BB, o resgate passará a ocorrer em D+90, ou seja, somente será possível resgatar saldos de aplicações efetuadas após 90 dias da data de realização do aporte.

Vale destacar que saldos de aplicações que foram efetuadas até o dia 28.05.2015 (contando o dia 28, obrigado ao leitor JJ pela correção!) continuarão tendo o benefício da liquidez imediata. Ou seja, se você efetuou um novo aporte em LCA do BB no dia, digamos, 25.05.2015, poderá resgatar normalmente o saldo, total ou parcial, dessa aplicação já nessa primeira semana de junho, por exemplo. Você não precisará esperar até o final de agosto para resgatar o saldo dessa aplicação.

Contudo, se você fizer uma nova aplicação no dia de hoje, 01.06.2015, só poderá resgatar o valor que foi investido hoje no dia 31.08.2015. Isto é, terá que respeitar a carência de 90 dias.

De acordo com o Diretor do Banco Central, essas modificações teriam como objetivo:

“Equilibrar a captação desses instrumentos”.

Eu interpreto essa mensagem no sentido de que havia um suposto desequilíbrio em favor da LCA, ou seja, aparentemente, as LCAs emitidas pelos diversos bancos (e não apenas pelo BB) estavam tendo maior captação do que as LCIs, de modo que a instituição de prazos iguais de carência e resgate teria como objetivo torná-las opções idênticas em termos de captação de recursos.

A Presidente da Anbima (associação das entidades do mercado financeiro e de capitais) disse que essas mudanças “representariam um passo para a harmonização dos instrumentos de investimento e poupança de longo prazo, e teriam como objetivo equilibrar o trinômio risco-retorno-liquidez”.

Pelo que eu entendi dessa nota, me parece que as LCIs e LCAs estavam tirando dinheiro dos fundos de investimentos, desequilibrando o trinômio risco-retorno-liquidez em favor desses investimentos isentos de imposto de renda, de modo que a criação de dificuldades para resgate das LCIs e LCAs poderiam tornar mais atraentes os fundos de investimentos, que não possuem isenção de imposto de renda, mas possuem em geral liquidez imediata e não estão sujeitas a prazo de carência.

Ou seja: parece que também houve um lobby ou pressão dos bancos que não trabalham com LCIs e LCAs para que fossem criadas condições mais severas nesses tipos de investimentos.

O Governo Federal parece também que não está interessado no crescimento do mercado de LCIs e LCAs, haja vista que, além do fato de tais investimentos não pagarem imposto de renda, eles ainda estariam “tirando” recursos da poupança.

Vale registrar que a caderneta de poupança está, mês após mês, perdendo recursos, o que, por tabela, cria dificuldades para o financiamento imobiliário, que tem na poupança o seu principal canal de captação de recursos financeiros. Com a instituição de prazos mais severos de carência e resgate para as LCIs e LCAs, há uma esperança de que parte dos recursos que seriam destinados para as Letras possa ser direcionado novamente para o investimento em caderneta de poupança – o que definitivamente não recomendo, haja vista a péssima remuneração da poupança nos dias atuais (6% a 7% a.a., comparado com as LCIs e LCAs que pagam de 11% a 13,25% a.a.).

As LCIs e LCAs continuam com isenção de Imposto de Renda

É importante ressaltar que as LCIs e LCAs continuam com isenção de imposto de renda.

Não houve modificação na parte de tributação com a edição dessa Resolução, embora hajam rumores cada vez mais fortes de que a instituição da cobrança do imposto de renda possa vir a ocorrer, se não for nesse ano, já no ano que vem.

Se ela vier a ser instituída, ela provavelmente o será nos moldes das regras intertemporais estatuídas pela Resolução 4.410.

Ou seja, aplicações realizadas até o dia anterior ao da lei de cobrança do IR continuarão isentas de imposto de renda até o seu prazo de vencimento, enquanto aportes realizados após a data de vigência da lei terão seus rendimentos tributados nos termos da lei.

Por isso, para quem quiser garantir os rendimentos livres de tributação pelo maior tempo possível a dica é alongar ao máximo, na hora da contratação, o prazo de vencimento da LCI ou LCA.

Conclusão

As mudanças nos prazos de carência e resgate das LCIs e LCAs são negativas e afetam principalmente quem utilizava a LCA do BB como reserva de emergência e a priorizava como investimento de resgate automático.

Para esses investidores, será necessário buscar outros investimentos para formação da reserva de emergência, como CDBs e fundos referenciados DI com resgate em D+o, ou mesmo o Tesouro SELIC, que agora conta com liquidez diária.

Também se recomenda, assim que se esgotar o saldo atual mantido em LCA investido até 28.05.2015, a excluir esse investimento da priorização do resgate automático, haja vista o prazo de carência novo de 90 dias impossibilitar qualquer tentativa de utilização da LCA do BB antes de decorridos 90 dias da data do aporte.

Pelo que tenho lido das notícias do mercado financeiro, o jeito é já ir buscando outras alternativas de investimentos em renda fixa, considerando a iminência de instituição de imposto de renda sobre essas Letras. 🙁

Agradeço aos leitores Amanda, Breno, Feasp e Diogo pelo envio das notícias que geraram esse artigo!

Print Friendly, PDF & Email

, , ,

205 Responses to O fim da liquidez diária imediata das Letras de Crédito do Agronegócio (LCAs) do Banco do Brasil (BB)

  1. Rosana 1 de junho de 2015 at 7:52 #

    Para variar, mais uma notícia desagradável da parte do governo…. 🙁

    • Rafael 1 de junho de 2015 at 9:15 #

      O governo só está mostrando que não existe almoço grátis.

      Liquidez e risco equivalentes à poupança, e rentabilidade maior?
      É claro que não duraria para sempre. Quem investe nisso devia saber desse risco.

      E Guilherme, uns meses atrás você declarou em letras garrafais que a poupança tinha perdido toda a utilidade, até como reserva p/ emergências. E aí, continua com a mesma opinião? 🙂

      • Guilherme 1 de junho de 2015 at 17:58 #

        Oi Rafael!

        Continuo sim!

        É possível conseguir CDBs, fundos referenciados DI e Tesouro SELIC com liquidez diária e rentabilidade líquida na casa dos 10% a 11% a.a. 😀

        Abç!

        • rachel 19 de agosto de 2015 at 13:33 #

          No BB? Quais fundos recomenda, com melhor retorno? (baixas taxas de administração, maior rendimento)

          • Guilherme 23 de agosto de 2015 at 17:07 #

            Fundos referenciados DI com taxa de administração de até 0,7% a.a.

        • James 13 de junho de 2016 at 16:54 #

          Líquida de 10% a 11% a.a.? E a inflação?

          • Guilherme 13 de junho de 2016 at 18:55 #

            James, nesse cálculo não considerei a inflação. O rendimento real cai na faixa dos 2%.

  2. cirolimaoliveira@hotmail.com 1 de junho de 2015 at 8:05 #

    Muito bom o post, parabéns mesmo.

    o país está com uma política tributária duvidosa. Vamos ver o que acontecerá…

    • Guilherme 1 de junho de 2015 at 17:59 #

      Obrigado, Ciro!

      • israel 7 de junho de 2016 at 11:36 #

        bom dia se eu coloco 100.000 em renda fixa para 90 dias quanto da

  3. Luciano 1 de junho de 2015 at 9:18 #

    Este país é um lixo!

  4. Giovanni 1 de junho de 2015 at 10:17 #

    Quem acompanha LCA/LCI e investimentos em renda fixa já esperava uma adequação. Ambos eram muito fora do padrão.

    Para quem só sabe reclamar de tudo o que acontece nesse país, inverta o prisma e agradeça pela medida não mexer na isenção de IR.

  5. Alvaro 1 de junho de 2015 at 13:02 #

    Guilherme,
    mias uma boa matéria. Parabéns.
    Mas em termos de LCI e LCA, devemos ter em mente que os maiores bancos são os
    que menos remuneram este ATIVOS. As Financeiras , que reunem muitos bancos e
    outras entidades, normalmente superam , em muito, os índices de remuneração
    que os grandes bancos ( BB, CEF, Bradesco entre outros) oferecem .
    Tem Financeira que listam bancos que oferecem LCA, LCI , com taxas que estão
    por volta de 97%, 98% para um ano. Quem está pensando aplicar nestes ativos,
    eu sugiro aqui dar uma lida no clubedosinvestidores, para saber escolher boas
    Financeiras com boas taxas. O Tesouro Direto que se aplica pelo BB, por
    exemplo, tem uma taxa de Administração de 0,5% a.a. e tem boas Financeiras
    que não cobram esta taxa. Eu mesmo tenho alguns investimentos através de
    Financeiras ( no caso EASYNVEST ). Existem umas três ou quatro que são
    boas em investimentos diferentes, então o negócio é dar uma navegada por
    algumas delas e ver o que cobram ou não cobram e as taxas de cada uma.
    O clubedosinvestidores é um bom começo de leitura, para saber onde colocar
    o seu rico dinheirinho.

    • Guilherme 1 de junho de 2015 at 18:00 #

      Olá Álvaro, obrigado!

      Você tem razão: corretoras de valores são ótimos locais para conseguir produtos com taxas mais competitivas.

      Abç!

  6. Doctor Taliesin 1 de junho de 2015 at 13:17 #

    Eu fui surpreendido na sexta-feira. Fiz resgate total do LCA no BB, tirei o quanto precisava e fui reaplicar. Só aí descobri a nova carência de 90 dias. Cancelei a aplicação e estou com o dinheiro parado em conta até pensar em uma solução. Sinceramente, estou perdido. Há muito tempo que eu vinha usando o LCA do BB.

    • Guilherme 1 de junho de 2015 at 18:01 #

      Olá Doctor, o negócio é buscar alternativas. Se for como reserva de emergência, com liquidez diária e resgate imediato, sobram, ainda dentro do BB, os CDBs e fundos referenciados DI.

      Se for pensando em termos de ganhos de rentabilidade, o negócio é partir para as LCIs e LCAs oferecidas por corretoras de valores.

  7. Dileao 1 de junho de 2015 at 15:23 #

    Uma questão: a carência é 90 dias para o primeiro resgate ou de 90 dias “a cada pedido de resgate”? Sao coisas diferentes. No primeiro cenario a LCA só seria D+90 no primeiro dia, podendo ser D+0 após transcorrido o primeiro trimestre. Não li a resolução do BACEN ainda.

    • Guilherme 1 de junho de 2015 at 18:02 #

      Dileao, trata-se do primeiro cenário.

      A data que conta, para o D+90, é a data do aporte. Passados os 90 dias da data do aporte, a LCA passa a ter liquidez diária, até a data de vencimento da Letra.

  8. RC 1 de junho de 2015 at 15:47 #

    Também estou perdido depois dessa. Tenho um dinheiro na poupança do BB e iria colocá-lo em LCA. Agora, vou ter que procurar algum investimento seguro e com liquidez. =/
    Alguém tem alguma sugestão?

  9. David 1 de junho de 2015 at 16:11 #

    Olha, n acho esse desespero nao, 90 dias n eh muito tempo assim! Dá para se planejar para aplicar e retirar dp dos 90 dias na medida que for precisando, pois a partir dai teremos liquidez diária no resgate automático normalmente.

    Agora a ideia de procurar uma corretora e aplicar em LCA/LCI mesmo a uma taxa maior para mim faz sentido quando se investe o dinheiro mesmo e n precisa de utilizar os seus rendimentos para “socorrer” os ganhos mensais na Conta corrente… Pois sendo assim, os bancos menores cobram uma carencia de pelo menos 1 ano, e ai eh uma grana para deixar la para um prazo medio para resgatar o montante com os juros…

    • Guilherme 1 de junho de 2015 at 18:03 #

      Olá David, exato, tudo vai depender da “necessidade” do investidor em relação ao dinheiro aplicado.

  10. Max Scardua 1 de junho de 2015 at 16:34 #

    Como sempre o governo intervindo no mercado criando quizumba e atrapalhando os negócios…Deviam é parar de usar o FGTS e Poupança de deixar o mercado andar com as próprias pernas…essas ferramentas em se desenvolvendo poderiam suprir essa lacuna. Se era para bagunçar o coreto, pra que criar então?

    Sds

    Max

  11. Danilo 1 de junho de 2015 at 18:32 #

    Olá, a LCA vai render a mesma coisa durante esses 90dias ou apenas após os 90 dias?

    • Guilherme 2 de junho de 2015 at 22:18 #

      Danilo, vai continuar rendendo normalmente. Só o resgate é que ficará proibido.

  12. Alexandre 1 de junho de 2015 at 20:03 #

    O que eu gostaria de saber dessa história toda é o seguinte: muita gente como eu só dava preferência a esse papel pelo fato da liquidez ser diária, mesmo sabendo que 84% do CDI está abaixo do que muitas outras instituições menores pagam. Portanto, acho que como compensação dessa falta de liquidez o BB deve aumentar a remuneração para continuar competitivo. Não dá para continuar a remunerar somente 84% do CDI com condições tão diferentes.

    • Guilherme 2 de junho de 2015 at 22:19 #

      Concordo, Alexandre.

      Agora que a LCA BB tem um prazo mínimo de 3 meses, para continuar atrativa, deve pagar mais que os 84% do CDI.

      Há bancos de pequeno porte com LCAs e LCIs de 3 meses pagando mais de 90% do CDI.

      • Nat 5 de junho de 2015 at 10:07 #

        Olá Guilherme! Que bancos você conhece com LCAs e LCIs de 3 meses pagando mais de 90% do CDI? Com essa mudança do BB, estou procurando exatamente isso…

  13. TBB 1 de junho de 2015 at 22:17 #

    Guilherme essa prática é comum em nosso Governo. Que faz o mais fácil. Em vez de fazer o correto. Sem falar do já citado por você o lobby da Anbima. Que ao invés de brigar pelo fim do famigerado come-cotas prefere atacar outro produto. É como se eu fosse comerciante e tivesse um produto pior que o seu. Consequentemente você vai vender mais. Só que ao invés de eu melhorar o meu produto eu ataco o seu. Criando algum empecilho para você vender menos. Esse é o posicionamento da Anbima.

    • Guilherme 2 de junho de 2015 at 22:20 #

      Perfeito o seu raciocínio, TBB!

      Eles acabam nivelando por baixo, o que só contribui para afastar ainda mais o investidor do mercado de capitais.

      Abç

  14. helio 1 de junho de 2015 at 23:28 #

    A LCA vai continuar com liquidez diária mas resgate após 90 dias ? Ou a liquidez também é só depois de 90 dias?

  15. helio 1 de junho de 2015 at 23:45 #

    Após os 90 dias, no 91 dia irá aparecer o rendimento acumulado durante 90 dias? Ou fica 90 dias sem render nada ?

    • Pedro 2 de junho de 2015 at 13:32 #

      Isso não existe. A carência é só de resgate e não de rentabilidade.

  16. JJ 2 de junho de 2015 at 12:24 #

    Olá Guilherme,

    Acho q tem uma pequena informação incorreta no seu texto. As aplicações até dia 28 (incluindo dia 28/05) tem liquidez diária. Falo isso pois eu fiz aplicação no dia 28 pela manhã.

    Grato,

    JJ

    • Guilherme 2 de junho de 2015 at 22:21 #

      Obrigado, JJ, vou fazer a correção no texto, com os devidos créditos!

      • JJ 3 de junho de 2015 at 7:47 #

        Valeu, Guilherme! Nem precisava créditos 🙂
        Abraço e parabéns pelo seu excelente blog acompanho há pelo menos 4 anos! Sempre útil!

        • Guilherme 3 de junho de 2015 at 20:04 #

          JJ, eu faço questão de dar os devidos créditos aos leitores que ajudam a construir um blog com textos mais corretos! 😀

          E fico feliz de acompanhar os artigos há tantos anos!

          Abç!

  17. Nilson 2 de junho de 2015 at 12:51 #

    Olá Guilherme,

    Qual a melhor aplicação ? LCA a 84,5 % do CDI ou CDB ?

    Grato.
    Nilson.

  18. Pedro 2 de junho de 2015 at 13:34 #

    Continua sendo um excelente investimento. Em bancos pequenos tem CDB pagando 118% do CDI. Tudo depende da sua estratégia, e quanto mais puder postergar o resgate menor o IR.

  19. Rodrigo 2 de junho de 2015 at 16:38 #

    Já estava esperando alterações nas LCA/LCI, fico feliz por não resolveram tributar. Vamos ver quando tempo dura assim.

    Mudando um pouco o assunto, sempre tive conta em grandes bancos e ultimamente estou pensando em abrir uma conta em uma corretora para diversificar e procurar investimentos mais rentáveis. Guilherme e demais leitores, recomendam alguma corretora ?

    • Guilherme 2 de junho de 2015 at 22:23 #

      Rodrigo, as corretoras que possuem selos de qualificação e certificação são as mais recomendadas.

      O pessoal tem investido em algumas das mais famosas do mercado: XP Investimentos, Easy Invest, MyCAP, InvestHB, Socopa, dentre outras.

      E você faz bem em buscar as corretoras: embora ofereçam produtos com mais riscos, oferecem a contrapartida de obter retornos substancialmente maiores, em algumas oportunidades.

      • sebastiao 2 de junho de 2015 at 23:09 #

        Guilherme, por favor: a hinvest (spinelli) que você citou tem o selo “cetip certifica”. Olhei no site do cetip e lá não tem.Vc pode me dizer algo a respeito?

        • sebastiao 2 de junho de 2015 at 23:10 #

          digo investHB (spinelli)

  20. Alexandre 2 de junho de 2015 at 18:53 #

    Uma dúvida: como fica a questão da aplicação subsequente de R$ 3000,00 no que se refere aos valores que teoricamente tinham liquidez diária?

    • Guilherme 2 de junho de 2015 at 22:24 #

      Terão que se submeter ao prazo D+90.

      • Mari 17 de outubro de 2015 at 8:51 #

        Mas após 90 dias tem liquidez diária não é?

  21. Danilo Muniz 2 de junho de 2015 at 19:05 #

    Muito bom o post. Estava pensando em LCA, foi uma notícia ruim, mas parece que alguma coisa eles iam fazer, pois estão comentando frequentemente sobre a diminuição da poupança como você mesmo comentou não é?

    Guilherme, existe algum post seu sobre mercado fracionário de ações ou alguma post que explique em geral o mercado de ações?

    Obrigado e tenha uma excelente noite!

  22. Hevlin Cristina 2 de junho de 2015 at 21:22 #

    Parabéns pelo artigo!

    Eu não sabia que tinha essa diferença entre LCIs e LCAs.. bom saber.

    Agora, o governo fez uma jogada esperta, hein? Porque indiretamente, irá aumentar a captação de imposto, já que aparentemente os fundos ficarão um pouco mais atrativos. Tudo isso sem precisar incluir diretamente o imposto de renda nas LCIs e LCAs

    Uma dúvida que eu tenho, se houver IR nas LCI e LCA, elas ficarão igual a um CDB? Para o investidor, não seria praticamente a mesma coisa?

    • Guilherme 2 de junho de 2015 at 22:26 #

      Obrigado, Hevlin!

      SIm, jogada espertíssima desse governo. 😛

      Sobre o possível IR sobre as Letras, sim, teoricamente, ficariam igual a um CDB.

      Aliás, ficariam até um pouco pior, pois uma grande parte dos CDBs comercializados no País têm liquidez diária, enquanto as LCAs e LCIs têm a tal da carência em D+90.

      Abç

      • sebastiao 2 de junho de 2015 at 23:11 #

        Guilherme, por favor: a invest HB(spinelli) que você citou tem o selo “cetip certifica”?. Olhei no site do cetip e lá não tem.Vc pode me dizer algo a respeito?

        • Guilherme 3 de junho de 2015 at 19:55 #

          Sebastião, não sei te informar a respeito dessa situação. Recomendo enviar um email à CETIP confirmando essa informação.

          • sebastiao 4 de junho de 2015 at 13:26 #

            Muito obrigado Guilherme pela dica.Valeu!!!

  23. Justiceiro 3 de junho de 2015 at 9:35 #

    Sobre a celeuma da eventual revogação da isenção do IR nas LCAs/Is, posto o meu entendimento sobre o assunto, de que não podem tributar os aportes prévios a eventual alteração legislativa.
    Vejamos:

    Art. 104, III do CTN:
    “Art. 104. Entram em vigor no primeiro dia do exercício seguinte àquele em que ocorra a sua publicação os dispositivos de lei, referentes a impostos sobre o patrimônio ou a renda:
    III – que extinguem ou reduzem isenções, salvo se a lei dispuser de maneira mais favorável ao contribuinte, e observado o disposto no artigo 178.”

    Art. 178 do CTN:
    “Art. 178 – A isenção, salvo se concedida por prazo certo e em função de determinadas condições, pode ser revogada ou modificada por lei, a qualquer tempo, observado o disposto no inciso III do art. 104.”

    Súmula 544 do STF: “Isenções tributárias concedidas, sob condição onerosa, não podem ser livremente suprimidas.”

    Bom, achei importante escrever esta opinião neste importante canal.
    Att,

    • Guilherme 3 de junho de 2015 at 19:56 #

      Obrigado, Justiceiro, eu também compartilho do mesmo entendimento.

  24. sebastiao 3 de junho de 2015 at 10:57 #

    Guilherme, por favor: a invest HB(spinelli) que você citou tem o selo “cetip certifica”?. Olhei no site do cetip e lá não tem.Vc pode me dizer algo a respeito?Vale a pena investir em LCI/LCA através dela só pela tradição dela no mercado?

  25. José 3 de junho de 2015 at 12:09 #

    O governo tem uma técnica para vencer a concorrência que é exclusiva dele: em vez de melhorar seu próprio produto, só o governo pode estragar o do concorrente! Eu pessoalmente fazia uso da LCI do BB para guardar o “adiantamento de férias”. Não se tratava exatamente de uma reserva de “emergência”, mas sim de um dinheiro que eu sabia exatamente quando necessitaria dele, ou seja, previsto para ser demandado exatos 60 dias depois de cair na conta, que é quando chega o salário reduzido pela devolução do adiantamento. Infelizmente, isso se inviabilizou.

    Com isso, mesmo a poupança tendo perdido competitividade até mesmo como reserva de emergência, qual opção sobrou para o dinheiro que será necessário daqui a exatos 60 dias? Tesouro Selic! Mesmo no prazo em que a alíquota de IR é máxima (22,5%), tem agora a maior rentabilidade líquida quando a liquidez é necessária neste prazo. Assim, essa resolução do BACEN me faz lembrar daquelas lâminas que alguns aurigas colocavam nas rodas das bigas de corrida, na Antigüidade: já os cavalos não conseguem correr além de uma certa velocidade, os caras lançavam mão de arrebentar as bigas dos adversários, uma prática daquele tempo retratada inclusive no filme “Ben Hur”. Técnica copiada e atualizada pelo governo, no trato com a concorrência.

    • Guilherme 3 de junho de 2015 at 19:58 #

      Olá, José, também compartilho do mesmo entendimento.

      Uma pena esse nivelamento por baixo que o Governo promoveu.

      O jeito é buscar alternativas, e o Tesouro SELIC desponta como a melhor opção, nesse cenário, considerando a segurança/liquidez/retorno que proporciona.

  26. S Yaguchi 3 de junho de 2015 at 12:16 #

    Olá Guilherme, ao invés de LCA, recebi informações de corretores sobre CRA da Suzano (1ª Emissão de CRA da Eco Agro Securitizadora S.A. Lastreados em Direitos Creditórios do Agronegócio oriundos de Nota de Crédito à Exportação de emissão da Suzano Papel e Celulose S.A.).
    Dizem que é livre de IR, perspectiva de 105% do CDI, cupons de juros semestrais, porém liquidez é pelo mercado secundário, e o rating é AA.
    O que você acha, comparado com TD IPCA ou TD SELIC?

    Obrigado

    • Guilherme 3 de junho de 2015 at 19:59 #

      Yaguchi, essa CRA da Suzano terá um rendimento bem superior aos títulos do Tesouro, pois não pagará imposto de renda.

      Contudo, pesam contra ela a liquidez reduzida, e o risco do emissor.

      Assim, a escolha depende de seu perfil de suportar riscos: para ter essa remuneração maior, é preciso assumi-los.

  27. Thiago 3 de junho de 2015 at 13:11 #

    Só lembrando que depois do prazo de carência quem optar pelo resgate automático terá a liquidêz diária normalmente, o prazo de carência é apenas para que os recursos possa permanecer aplicado por um prazo maior, possibilitando assim uma melhor e mais equilibrada utilização destes recursos.

  28. Davi Augusto 3 de junho de 2015 at 14:41 #

    Olá, Guilherme! Muito bacana as informações. Não estava sabendo dessas novidades.
    Eu particularmente acho essa decisão vantajosa para o mercado de capitais como um todo. Esses títulos já apresentavam grande vantagem (e ainda apresentam).

    O fato de não contar com a liquide diária imediata é para conseguir balancear e tornar atrativas outras opções de investimentos.

    Mas o investidor que se planejar e se preparar, conseguirá ainda aproveitar todas as vantagens.

    Um abraço!

  29. sebastiao paiva 3 de junho de 2015 at 16:52 #

    Alguém sabe aí se e porque a spinelli (corretora investHB) que atua no mercado desde 1955 não possui o selo “cetip certifica”???

  30. Luciano 3 de junho de 2015 at 18:18 #

    Guilherme, caso a pessoa possua a poupança denominada antiga, não seria interessante mantê-la, visto que eventualmente a remuneração possa ser alterada pelo governo, tornando-a não tão desvantajosa, especialmente num cenário de juros baixos? Afinal, em algum momento no futuro os juros deverão baixar.

    • Guilherme 3 de junho de 2015 at 20:00 #

      Sim, é interessante mantê-la, pelos motivos citados por você.

  31. Alex 4 de junho de 2015 at 9:38 #

    Bom dia!
    Tirem-me umas dúvidas, liquidez diária refere-se a poder tirar o dinheiro no dia como na poupança né?! Resgate automático na hora que precisa, seria isso?
    Outra coisa, Essas taxas tipo 11%a.a. livre de IR no caso das LCI e LCA, ficaria algo em torno de 0,9 ao mês então LCI e LCA dão rendimentos diários? Tipo 0,03 ao dia?
    Com a mudança das carências, além de afetar a quantidade de investidores pelo fato de não ter mais a liquidez que tinha, afeta em que mais? No caso de quem está investindo para médio e longo prazo muda alguma coisa?

    Conheci o site recentemente e estou gostando das matérias. Leio sobre finanças pessoais faz um tempinho já, porém estudei mais ações, TD, FII e agora que estou me inteirando das LCI e LCA.

    Abraço a todos!

  32. Gustavo 4 de junho de 2015 at 13:52 #

    Boa tarde Guilherme!
    Tenho uma lci no bb a 80% do cdi e após ler o seu blog fui tentar mudar para a lca a 84%. Não fiz antes pq o gerente falava que ambos eram 80%.
    Ao tentar resgatar e aplicar na lca, o gerente me ligou falando que apenas clientes estilo conseguem fazer essa aplicação a 84%. Eu acho que é má vontade mesmo. Vc sabe se procede isso que ele falou ou qualquer cliente bb que tenha os 30mil conseguem aplicar?
    Outra dúvida, vc indica lci a 80% ou renda fixa a 95% com retirada após 2 anos com IR de 15%?
    Obrigado desde ja e parabéns pelo blog.

    • Guilherme 4 de junho de 2015 at 16:51 #

      Boa tarde, Gustavo!

      Isso que o gerente falou não está muito certo.

      Dê uma conferida na caixa de comentários da LCA => http://valoresreais.com/2014/02/24/o-que-e-letra-de-credito-agronegocio-lca/

      Diversos leitores explicam o “caminho das pedras” para aplicar em LCA do BB.

      Sobre sua última dúvida, consulte outro artigo => http://valoresreais.com/2015/02/23/o-que-rende-mais-uma-lca-a-84-do-cdi-uma-lft-com-taxa-zero-de-custodia-um-cdb-a-100-do-di-ou-um-fundo-di-com-05-a-a-de-taxa-de-administracao/

      Abç e obrigado!

    • José 5 de junho de 2015 at 10:29 #

      Gustavo, peça uma senha de internet do BB, aí você aplica no que quiser sem intervenção humana, falo por experiência própria. Tenho conta universitária, eles já tentaram migrar minha conta para uma agência estilo, eu solicitei e eles voltaram a conta ao que era antes. Embora já não seja universitário há 6 anos, eles não querem que eu vire cliente de outro banco, que é a conseqüência natural e automática da cobrança de taxas. Então o negócio é usar a internet e abrir o menor espaço possível a toda e qualquer intervenção humana nas suas relações com o banco. Só não consigo investir em LCA porque ainda não tenho os 30 contos…

      • Gustavo 5 de junho de 2015 at 11:05 #

        Vou ver isso mesmo, mto obrigado pelas dicas.

        • Guilherme 5 de junho de 2015 at 22:34 #

          Perfeita a explicação do José!

          Aliás, o relacionamento com os bancos deve ser pautado pelo princípio da “não-intervenção humana”, ou seja, quanto menos relacionamentos “humanos” você tiver com o banco – quanto mais você puder fazer as coisas via online – menos dores de cabeça você terá.

          Isso vale para tudo: investimentos, cartões de crédito, alterações de pacote de conta-corrente etc.

  33. Jacinto 4 de junho de 2015 at 19:54 #

    Infelizmente mais uma desordem proporcionada por um bando de canalhas corruptos. Continuem cotando no PT assim darao continuidade ao inferno.

  34. Rjander 5 de junho de 2015 at 19:39 #

    Senhores,

    Segue uma consideração que considero importante sobre a LCA do BB para compartilhar com vocês:

    Ao aplicar meu dinheiro na LCA BB, percebi que os juros acumulados diariamente eram exatamente os mesmos valores, dia após dia, o que me fez suspeitar de que os rendimentos estariam incidindo somente sobre o capital inicial e não sobre o capital inicial + juros dos dias anteriores.
    Fui até minha agência bb e sabe o que escutei do gerente? Ele me disse que era isso mesmo e que a solução seria sacar e reaplicar todos os meses, estratégia que ele mesmo fazia todos os meses, já que também aplicava na LCA do BB.

    Vocês perceberam isso em suas aplicações na LCA? Percebam que os juros acumulados são os mesmos, fixos, dia após dia. Os valores são fixos! Confiram!
    Dessa forma, não estaríamos perdendo dinheiro, visto que o certo (eu acho) seria os juros incidirem sobre o capital inicialmente investido + juros anteriores (juros compostos)? Isso não inviabilizaria a LCA BB?

    No aguardo dos comentários.

    Abraços!

    • Rjander 5 de junho de 2015 at 19:43 #

      “Consideração que considero” ficou ótimo! kkkkkkk

      Abraços!

  35. Diogo 5 de junho de 2015 at 21:12 #

    Os juros são compostos. Cada dia rende uns centavos a mais. O gerente que te falou isso não sabe nada.

  36. Rjander 5 de junho de 2015 at 21:48 #

    Diogo,

    Na minha conta infelizmente não está rendendo, meu caro. Tenho acompanhado isso bem de perto.

    Pode ser um problema pontual na minha conta, o que acho muito difícil. Parece conversa de leigo, mas te digo: não é!

    Confiram. Não custa nada.

    Abraços.

  37. Rjander 5 de junho de 2015 at 21:56 #

    Infelizmente na minha conta não está rendendo, Diogo. Certeza absoluta, meu caro. Verifiquei dia a dia durante duas semanas e depois fui ao banco pedir uma explicação.

    Pode ser um erro pontual, é fato, mas é o que está ocorrendo no meu caso e a justificativa do gerente foi a que eu citei, infelizmente. 🙁

    Muito estranho mesmo. Eu também achei, claro.

    Confiram. Não custa nada.

    Abraço!

    • Osmares 6 de fevereiro de 2016 at 13:49 #

      “Certeza absoluta” ficou ótimo! kkkkkkk PLEONASMO dos GRANDES! Abraços!

  38. Diogo 5 de junho de 2015 at 22:52 #

    Eu também sempre acompanho e percebo que a cada 2.431 rende 1,00 por dia. Se fosse juros simples este valor iria aumentar a cada dia, pois o montante seria maior e renderia a mesma quantia. Amanhã vai diminuir este valor porque o CDI foi para 13,64% com a nova Selic e ai será necessário um valor menor para render 1,00 por dia. Se o valor for próximo a 30 mil vc não vai perceber direito pois rende 12,34 por dia aproximadamente. E 12,34 não é nem 1% de 2431 para render 1 centavo a mais. Mas após duas semanas (10 dias úteis) o montante aumenta 123,40 e ai estará rendendo 0,05 a mais do que o primeiro dia, ou seja, 12,39 por dia.

    • Guilherme 5 de junho de 2015 at 22:53 #

      Excelentes observações, Diogo!

    • Rjander 6 de junho de 2015 at 18:39 #

      Valeu, Diogo,

      Pode ter ocorrido isso mesmo. Vou conferir.

      Muito obrigado!

  39. Investidor Internacional 5 de junho de 2015 at 23:38 #

    Antes mexer na liquidez do que colocar imposto.

    Já chega de tanto imposto!

  40. Fe matarazzo 6 de junho de 2015 at 14:31 #

    Se fosse só isso. Meu o governo só pensa neles e nois que queremos um investimento sem imposto. Damos duro em trabalhos ajuntamos um montante e o governo leva a metade país de merda.

  41. Felipe 12 de junho de 2015 at 14:29 #

    Fiz uma nova aplicação. Reparei que agora os contratos são de 3 anos. Antes, até o o mês passado a duração era anual. Em minhas las do bb.

  42. felipe 24 de junho de 2015 at 11:27 #

    Detalhe: a rentabilidade diminuiu no BB. Antes aplicava a LCA a 84% (Até 300mil, mais era 84,25%), agora está 83%!
    Partiu tesouro selic!

    • Guilherme 25 de junho de 2015 at 19:29 #

      Nossa, essa atitude do BB é lamentável, pioraram ainda mais a LCA.

      Partiu Tesouro SELIC mesmo!

      Abraços!

    • Rodrigo 26 de junho de 2015 at 12:17 #

      Fui aplicar hoje e realmente diminuíram para 83%… Além de perder liquidez reduziram a rentabilidade… Já não considero um bom investimento como antigamente.

  43. Lopes 29 de junho de 2015 at 10:54 #

    Bom dia,

    Acabei de colocar um dinheiro em LCI, e apareceu uma taxa de R$80,00 , e isso mesmo?

    • Guilherme 29 de junho de 2015 at 15:56 #

      Não seria esse o percentual do CDI, Lopes?

    • Rannid 11 de janeiro de 2016 at 11:48 #

      Estou com a mesma dúvida. Na consulta aparece essa taxa de 80,00 e não sei o que significa.

      • Danillo 11 de janeiro de 2016 at 13:56 #

        Isso é 80,00%
        Taxa de 80% do CDI

  44. Diego 29 de junho de 2015 at 18:51 #

    Caro Guilherme!

    Quais são as novas taxas percentuais da cdi em relação a lca? Como valores de 300000 reais que tinham rendimento de 84,25% e agora passam a ter um rendimento de 83%? Como ficam as outras taxas para valores acimda de 300000? é possível obter rendimento com % cdi maior que isso para aplicações maiores?

    Um abraço

    • Guilherme 1 de julho de 2015 at 18:35 #

      Olá Diego!

      Na verdade, segundo os leitores apuraram, o novo valor ficou em 83% do CDI. Sobre se é possível obter taxas melhores para aplicações maiores, é preciso ver com um gerente de conta-corrente.

      Abraços!

  45. Karyna 30 de junho de 2015 at 11:52 #

    Bom dia Guilherme!

    Gostaria de investir em LCA, LCI e no Tesouro direto, para obter uma renda maior na minha aposentadoria.

    Qual a sua opinião sobre a Easynvest? Lá tem bancos que eu não conheco, mas o rendimento é muito maior do que no BB, e não possuo os requerimentos exigidos para abrir conta lá.

    Qual a sua opinião sobre isso e o que vc sugere no que investir 60K.

    Obrigada!
    Karyna

    • Guilherme 1 de julho de 2015 at 18:37 #

      Olá Karyna!

      Não trabalho com a Easyinvest, mas outros leitores relataram que não houve problemas e investir com essa corretora.

      Como você pretende investir para longo prazo, já que seu foco é aposentadoria, eu sugiro fazer uma mescla entre Tesouro SELIC e Tesouro IPCA, que tende a render mais que qualquer investimento pós-fixado à SELIC.

      Abraços!

  46. Danillo 30 de junho de 2015 at 13:49 #

    Caros,
    Sobre LCI / LCA no BB, uma coisa melhorou: antes para investir em LCA precisava ser cliente Estilo, agora qualquer um consegue desde que faça um investimento inicial de 10.000,00 e não mais 30.000,00. Após o investimento inicial, pode-se ir investindo com mínimo de 1.000,00 e não mais 3.000,00.
    Tirei meu dinheiro da LCI que rendia 80% CDI e coloquei na LCA com rendimento a 83%.
    Pra mim foi bom negócio.

    • Guilherme 1 de julho de 2015 at 18:38 #

      Olá Danilo, que bom que houve essas melhorias!

      Compensam um pouco a sucessão de notícias negativas que temos visto nas últimas semanas sobre esse investimento.

      Abraços!

    • Luca 4 de julho de 2015 at 13:20 #

      Minha conta não está assim. Minha conta é Estilo. Minimo investimento continua de 30.000, investimentos minimos subsequentes 3.000. Taxa 83%, e o contrato é de 3 anos.

  47. Diego Souza 3 de julho de 2015 at 17:15 #

    Oi Guilherme!!

    Li um determinado artigo que versa sobre a disponibilização de LCA pelo Banco órama a 95 % do cdi! Realmente é uma taxa percentual bastante atrativa em relação ao BB. Qual o nível de risco de investimento nesta instituição comparado ao BB?

    Bom fim de semana

    • Guilherme 3 de julho de 2015 at 20:28 #

      Oi Diego!

      O risco é de crédito da instituição, e tende a ser maior quanto maior for o prazo de carência e a taxa oferecida.

      A LCA do BB é a de menor risco do mercado, e portanto deve servir de parâmetro para avaliações e comparações.

      Pelo menos a LCA tem cobertura do FGC.

      Bom fim de semana também!

  48. Gustavo 8 de julho de 2015 at 12:01 #

    Bom dia, tenho a opção de investir em uma LCA de 91% CDI com prazo de 374 dias e um CDB com 116% CDI com prazo de 363 dias. Qual seria mais rentável? Com 363 dias de prazo, uanto descontaria de IR, 20% ou 17,5%?

    • Guilherme 10 de julho de 2015 at 9:56 #

      Bom dia, Gustavo, ambas as opção são bastante equivalentes, mas acredito que o CDB tende a render mais, uma vez que a alíquota é de 17,5% de IR.

      Abç

    • Rodrigo 12 de janeiro de 2016 at 21:24 #

      LCA 91% do CDi vai te render a.a (ao ano) 12.97% liquidos pois não IR.

      E CDB 116% do Cdi (não dá 1 anos ppr não completar 1 ano) por 2 dias ! não altera o IR de 20% mesmo assim dá 13,12% a.a já liquidos .

      ou seja CDB já é levemente superior

  49. Guilherme 17 de julho de 2015 at 9:44 #

    Bom dia, considerando que agora a LCA do BB baixou o rendimento de 84% CDI para 83% CDI, investir no tesouro direto realmente ficou muito mais vantajoso?

    • Guilherme 18 de julho de 2015 at 8:05 #

      Olá, Guilherme, ficou sim, ainda mais considerando a possibilidade de você escolher uma corretora com baixa taxa de custódia (no máximo 0,2% a.a.).

      Abç

  50. Sandri 21 de julho de 2015 at 23:32 #

    https://www.cetip.com.br/Institucional/institui%C3%A7%C3%B5es-participantes

    Todas as instituições financeiras que fazem parte do CETIP, porém nem todas tem o selo certifica, mas não quer dizer que não fazem seus registros de emissão de LCI por exemplo.

    Abç.

    Ps: A spinelli cobra 0,08 de taxa de custódia ao ano. No site do Tesouro Direto irá encontrar todas as instituições com as respectivas taxas cobradas ao ano.

  51. Leticia 24 de julho de 2015 at 23:02 #

    Guilherme, com qual corretora você trabalha?!? Elas cobram TED??

  52. RC 25 de julho de 2015 at 22:18 #

    Alguém poderia me dizer o que é mais rentável em um investimento de 30 mil. Se aplicar em um CDB de 121% ou uma LCI com 98% do CDI com resgate após dois anos. Essa proposta eu encontrei na easynvest.

    Se me explicarem como faço para calcular ajuda também.

    Desde já agradeço.

    Obs: Meus parabéns pelo blog, tem ajudado muito pessoas leigas em finanças como eu.

    • Guilherme 26 de julho de 2015 at 16:48 #

      Olá RC, eu acho que os rendimentos se equivalem, mas com leve vantagem para o CDB.

      Abç!

  53. C Alves 27 de julho de 2015 at 23:16 #

    Boa noite , verifiquei junto ao Banco daycoval LCI 94% do CDI…achei bastante vantajoso…o banco daycoval é sólido?

    • Guilherme 31 de julho de 2015 at 23:23 #

      C Alves, trata-se de um banco de pequeno porte. Recomendo não aplicar valor superior a R$ 200k.

      • C Alves 3 de agosto de 2015 at 19:14 #

        Obrigado Guilherme. Acho que vou para o Banco do Brasil pelo menos durmo sossegado a noite.

        Abs.

  54. Anderson 30 de julho de 2015 at 13:22 #

    Boa tarde,

    Se o Índice DI (CDI) acompanha a taxa Selic e ontem teve novo aumento da Selic ficando em 14,25% porque o CDI continuo no mesmo de 13,64% ? alguém tem uma explicação?

  55. Marcela 18 de agosto de 2015 at 2:07 #

    Olá! LCI que rende 84% do CDI é vantajoso? Devo calcular pelo tempo de investimento?

    • Guilherme 23 de agosto de 2015 at 16:58 #

      Sim, é uma opção interessante, mas há percentuais melhores pagos em bancos médios e pequenos.

  56. p100 3 de setembro de 2015 at 13:16 #

    qual o melhor investimento no momento apos tais mudanças …lci ou lca

    Alguém sabe algo da renda fixa previdenciária…

    pois fui ao bb e o gerente me indicou para retirar da lci e aplicar na renda fixo previdenciária.

    vale a pena….

    alguem sabe me dizer

    • Álvaro 25 de setembro de 2015 at 12:37 #

      Estas aplicações previdenciárias é fria
      Elas tem taxa de administração e o rendimento é muito variável

  57. Maria pereira 9 de outubro de 2015 at 9:42 #

    Antes de mais nada agradecimento pelo seu esclarecimento valioso. Pergunto: a garantia de até 250.000 nas aplicações. por cada conta ou por instituição ou por cpf

  58. Fernando 16 de outubro de 2015 at 14:22 #

    Li todas as mensagems mas continuo com uma duvida. Meu LCA no BB gem um prazo final de contrato. Tipo 2018. O que acontece se eu tirar o dinheiro antes?

  59. Fernando Miranda 16 de outubro de 2015 at 15:10 #

    Li todos os comentários mas continuo com uma duvida.

    O que significa o prazo de vencimento do LCA? No meu caso tenho aplicado 35.000 com vencimento em 2018.

    Se eu tirar todo o dinheiro amanha (já tem mais de 90 dias que está lá) o que acontece?

    Perco alguma coisa?

    • Guilherme 17 de outubro de 2015 at 19:37 #

      Oi Fernando, você não perde nada se tirar o dinheiro amanhã.

      Prazo de vencimento significa até quando o dinheiro estará aplicado lá na LCA. Se ela vencer em 2018, significa que, chegando essa data final, o dinheiro será transferido automaticamente da LCA para sua conta-corrente.

      Abç!

      • Ticirc 3 de dezembro de 2015 at 14:08 #

        Guilherme, ótimo blog e matéria!! Vou ficar sempre de olho 😉

        Você ou alguém mais saberia tirar essa dúvida: ao precisar dos recursos aplicados da LCA antes de terminada a carência, é possível cancelar tal LCA para liberar o valor (sem receber os rendimentos) ou é impossível?

        Estou passando por isso agora, tenho uma LCA no BB disponível para resgate (fiz há 6 meses) e outra que fiz na última sexta feira, mas no momento estou precisando de ambas urgentemente. Porém o BB não aceita cancelar ou estornar o valor. Não achei clareza sobre o assunto na internet, e o Regulamento de LCA do BB só fala que em caso de encerramento da conta corrente, ocorrerá a “liquidação antecipada da LCA” = o que entendo ser a liberação do recurso. E aí, mais ironia: no BB me disseram que nem encerrando a conta eu receberia antes da carência de 90 dias! Vocês entendem que isso seja correto?

        Na Caixa eu confirmei que, para a mesma situação numa LCI, seria possível estornar, mas como são produtos e bancos diferentes, não sei se existe um fundamento também diverso…

        Ah, só uma informação para ajudar, caso ninguém tenha levantado o tema: no BB já se pode investir em LCA a partir de 3mil reais pelo aplicativo, e na agência haviam me dito que com 10mil poderia aplicar, não precisando esperar pelos 30mil. Só reflitam bem se não irão precisar do recurso… no meu caso foi emergência mesmo… Obrigada!!

        • Alex 4 de dezembro de 2015 at 11:57 #

          Realmente, fui verificar hoje e está em 50 mil a aplicação mínima.

          • Guilherme 9 de dezembro de 2015 at 20:21 #

            Olá Ticirc, eu penso não ser possível liberar a LCA antes da carência.

            Abraços!

  60. marcos 4 de novembro de 2015 at 15:08 #

    Nossa ! Esse BB tá fogo ! Além de pagarem taxas baixas , agora estão dificultando ao máximo as transferências eletronicas para outras contas . Colocaram um limite diário muito baixo . Mesmo pedindo pra alterar o valor do limite ainda fica baixo . Conclusão : Vai ter que ir na agência pessoalmente pra fazer a transferência . Agora voltando um pouco nas taxas , o pessoal esquece que a maioria das corretoras cobra taxas sobre o montante total do valor investido . Mesmo assim compensa . Mas ainda tem muita gente que prefere ficar na Caixa ou no BB por várias razões por desconhecimento , medo , ou por comodidade mesmo .

    • Mari 1 de dezembro de 2015 at 6:13 #

      Tenho conta no BB numa agência bem longe de onde resido e tenho transferido pessoalmente sem problemas p.ex.10mil para conta de minha irmã em uma agência próxima da minha casa mas se eu tiver que ir na minha própria agência com certeza vou mudar de agência ou mesmo de banco.

  61. Tedy 29 de novembro de 2015 at 13:40 #

    Eu não sou experiente em aplicações, mas coloquei 90% de minhas economias na LCI do BB em março e mantive 10% na poupança, deixei pelo fato que tinha os 60 dias de carência e é a primeira vez aplicando, posso confiar em aplicar meus 10% da poupança em outra coisa sentindo a garantia que posso retirar recursos da LCI do BB em caso de emergência? E retirando recursos parciais da LCI os rendimentos não são afetados como na poupança certo?

    • Guilherme 9 de dezembro de 2015 at 20:22 #

      Tedy, no caso da LCI tem que aguardar a carência inicial de 90 dias.

  62. Igor 30 de novembro de 2015 at 10:25 #

    Bom dia,
    Alguem sabe qual a taxa de administracao do LCI BB?
    E como ela eh cobrada? Eh sobre o valor total aplicado? Em qual momento eh paga?

  63. Adriano 30 de novembro de 2015 at 14:47 #

    Conheci esse blog essa semana. Me amarrei na qualidade e variedade de informação no mesmo lugar, pois antes de descobri-lo eu estava garimpando um pouco em cada site ( sou leigo no assunto). Eu recebi 130k da venda de um terreno. Coloquei 50k na LCA do BB hoje e nada foi capaz de elevar essa taxa de 83% do CDI – eu sondei se aplicando todo o dinheiro conseguiria melhor rendimento e meu gerente disse que não, na verdade ele chegou a me mostrar uma tela que dizia que para conseguir 83,75% do CDI seria preciso investir 1 milhão!!!. Enfim… Apliquei 50k, sobraram 70k e eu não sei bem o que fazer. Agora que ele mudou meu padrão de conta eu posso investir de novo em LCA direto pelo netbanking, antes nem aparecia esse investimento pra mim. Lá no banco o gerente pareceu determinado em persuadir-me a investir em previdência e eu não topei por conta do IR e das taxas de adm. Para mim não é problema esses 90 dias de carência e embora tenha lido bastante sobre corretoras de valores, melhores taxas em bancos pequenos e médios, sobre o FGC… Sou con$ervador e ficaria preocupado com tudo, logo decidi que prefiro dormir bem a tentar ganhar mais. É mal negócio aplicar os 70k restantes em LCA?
    Desculpem em ter me alongado tanto, mas é que quando a gente não sabe o que dizer acaba falando demais…

    • Mari 1 de dezembro de 2015 at 6:29 #

      O mesmo acontece comigo mas está na poupança antiga no BB mas não sei se vale tanto a pena colocar o $ numa corretora ou bancos pequenos ou médios pelo internet banking e ficar gerenciando o dinheiro em várias instituições ficando preocupada apesar da cobertura do FGC mas como aposentada e sozinha e não tendo a quem recorrer se houver problemas, não tenho certeza se devo investir fora do meu banco. Então acho mais seguro ficar no meu banco mesmo ganho menos porém vou fazer outro tipo de investimento.

      • Guilherme 9 de dezembro de 2015 at 20:24 #

        Olá Adriano, apesar da LCA do BB render pouco, quando comparada com outros investimentos em corretoras de pequeno porte, ainda assim o investimento é seguro.

        Abraços!

    • Alex 1 de dezembro de 2015 at 9:51 #

      Caro Adriano, primeiramente parabéns pela disciplina de ter vendido o terreno e se preocupar em investir o dinheiro.
      qualquer gerente de banco vai tentar te vender produtos do banco. É o que eles fazem! Vendem produtos! A melhor maneira de investir é estudando e tirando suas conclusões, no entanto alguns conceitos podem ser passados. Na minha opinião, como você já investiu 50k em LCA, não deveria colocar os outros 70k em LCA também, procure diversificar, experimente outros tipos de investimentos como Tesouro Direto e Fundos de Investimento Imobiliários, estes também são conservadores. Caso queira algo um pouco menos conservador, pode estudar um pouco e comprar algumas ações e deixar para médio e longo prazo. Previdência, consórcio, capitalização, nada disso é investimento e o banco apenas vai querer te empurrar essas coisas. Seu gerente, agora que viu que tem 120k mudou sua conta, vai te ligar todo dia e ainda te oferecer cafezinho mas te orientar pra investir no Tesouro Direto ele nunca vai fazer!

      Abraço!

      http://www.buscandooprimeiromilhao.blogspot.com.br

      • Guilherme 9 de dezembro de 2015 at 20:25 #

        Ótima resposta, Alex!

        A diversificação também é uma opção, se você quiser ganhar uma rentabilidade diferenciada.

        Abraços!

  64. Edmond 3 de dezembro de 2015 at 14:44 #

    Boa tarde! Parabéns pelo site e pelas ótimas informações!

    Em novembro dei uma olhada na aplicação em LCA no BB e aparecia valor mínimo de R$ 30.0000,00. Hoje fui fazer a aplicação e o valor mínimo consta como R$ 50.000,00.

    Isso foi divulgado em algum lugar ou mudaram da noite pro dia? Não recebi nenhum comunicado ou aviso.

    Felizmente posso aplicar esse valor, mas será que houve alguma outra mudança significativa além dessa?

    Obrigado!

    • Guilherme 9 de dezembro de 2015 at 20:25 #

      Olá Edmon, de fato, houve a mudança sem aviso prévio, infelizmente,

  65. Marcella 9 de dezembro de 2015 at 13:57 #

    Ola! Gostaria de saber de alguem q tenha aplicado na CDB, na hora de declarar o imposto de renda, teve q pagar mt por isso? Nao digo do IR q desconta na aplicaçao, mas apos a declaraçao mesmo…E com essa situaçao de crise vale a pena aplicar na LCI, pensando na hipotese do governo confiscar e vc ter q respeitar a carencia?

    • Guilherme 9 de dezembro de 2015 at 20:26 #

      Marcella, dificilmente o governo irá confiscar a LCI. O IR sobre o CDB é descontado direto na fonte.

  66. Edson 9 de dezembro de 2015 at 21:55 #

    Qual seria uma boa forma de diversificar, visando uma rentabilidade melhor e segurança, sem necessidade de liquidez imediata (capital de aposentadoria), no BB, Bradesco ou Santander(em virtude de segurança).
    Tinha uma aplicação em LCA no BB com 84,2% do CDI, após o vencimento, para reaplicar, oferecem 83% e insistem demais(demais mesmo), no Brasilprev VGBL, que não me atrai.
    Gostaria de diversificar. Como seria a melhor forma? Depende do valor?
    Parabéns pelo blog

    • Guilherme 9 de dezembro de 2015 at 22:12 #

      Edson, os produtos do BB, Bradesco e Santander são em geral, péssimos, e com baixíssima rentabilidade, altas taxas de administração e pouco retorno.

      Como você preza pelo fator segurança, estará bem mais servido se investir no Tesouro SELIC do Tesouro Direto, que possui a melhor rentabilidade considerando a equação risco vs, retorno.

      Abraços!

  67. Alexandre 11 de dezembro de 2015 at 19:34 #

    Olá boa noite !!!
    minha mãe investiu em LCI da caixa porém a gerente ofereceu taxa de 78,76 CDI e 83,00% CDI uma sem resgate outra com possibilidade de resgate após o prazo de 90 dias ela pode diferenciar a taxa apenas por ela optar com resgate e pagar menos ???? ou teria que ser padrão ??? to pensando em aplicar em LCI da caixa

    • Guilherme 13 de dezembro de 2015 at 11:01 #

      Alexandre, sim, para prazos de carência maiores, as instituições financeiras oferecem uma taxa melhor.

  68. Lucas 17 de dezembro de 2015 at 17:14 #

    Boa tarde, investi 35,000 em LCI no BB, carência de 90 dias, quantos mais o menos ao mês irá render? nos mês seguintes irá render sobre o total? ou do valor investido?
    Obrigado.

    • Everson 20 de dezembro de 2015 at 15:21 #

      Eu queria investir em lci mas tenho uma dúvida sobre a questão da carencia.
      Passados os 90 dias eu posso retirar tudo o que investi ou somente o lucro com os juros sobre o que foi aplicado?Se eu apliquei 100.000, digamos que renda 1000, o valor inicial terei que esperar por 1 ano, caso este seja o plano feito?

    • Guilherme 7 de janeiro de 2016 at 8:49 #

      Lucas, em torno de 0,95% a.m. Os rendimentos são de juros compostos, incidem sobre o total.

  69. Gustavo 23 de dezembro de 2015 at 13:30 #

    Texto muito claro, parabéns!

  70. OSSO 28 de dezembro de 2015 at 13:29 #

    Péssima notícia para quem Aplica em LCA no BB, o rendimento das novas aplicações caiu para 81%:

    Liberação p/ resgate: 27/03/2016
    Rendimento bruto: 81,00% do CDI
    Vencimento: 12/12/2018

  71. Angelo Teixeira 29 de dezembro de 2015 at 9:38 #

    Guilherme,

    Tenho 90 mil reais para investir, e vou precisar usar os rendimentos mensalmente por um tempo, qual o melhor investimento para isso?

  72. Alex Lemes 30 de dezembro de 2015 at 12:49 #

    Amigos, estão dizendo que a incidência do IR será votada em fevereiro de 2016. Acham melhor aguardar para só depois ingressar na LCA, caso não seja aprovada tal tributação? Caso seja aprovada, qual o investimento mais viável (na renda fixa) para quem quer investir R$ 100.000,00 e não tem pressa em resgatar?

    • Guilherme 7 de janeiro de 2016 at 8:46 #

      Olá Alex, é melhor investir antes, pois penso que a tributação só atingiria novos aportes.

      Sobre os R$ 100k, Tesouro SELIC é uma opção a considerar.

  73. Clovis 12 de janeiro de 2016 at 10:41 #

    Senhores,

    BB – 80% do CDI
    Vencimento – 360 dias.
    CAda vez menor.

  74. Alex 12 de janeiro de 2016 at 16:13 #

    Acabei de chegar do BB e é isso mesmo. 80% do CDI mesmo investindo R$ 100.000,00 em LCA.

  75. Lucas 12 de janeiro de 2016 at 17:50 #

    Guilherme, sabe me informar se no investimento do LCI, conta os dias SÁBADO, DOMINGO E SEGUNDA? pois, dia 13 agora faz um mês que contratei, estou acompanhando e fato é que não conta nesses 3 dias, jamais contou, isso está certo?
    Quer dizer que rende somente terça, quarta, quinta e sexta! Isso eles não falam ;\

    • Alex 12 de janeiro de 2016 at 21:45 #

      Lucas, aproveitando sua intervenção, poderia me falar se contratou LCI pela CEF e quanto de CDI?

    • Guilherme 16 de janeiro de 2016 at 17:52 #

      Lucas, o investimento somente rende em dias úteis, e isso inclui a segunda-feira. Provavelmente deve ter havido alguma segunda-feira em que era feriado nacional.

      • Danillo 16 de janeiro de 2016 at 17:57 #

        Na verdade o rendimento de segunda fica disponível na terça-feira, o de terça-feira na quarta, e assim sucessivamente até que o rendimento de sexta vc vê no sábado. Como domingo não rende, então na segunda-feira vc nao verá nenhuma mudança no saldo da sua aplicação. Na prática rende os 5 dias úteis na semana de 7 dias.

        • Guilherme 16 de janeiro de 2016 at 17:58 #

          Isso mesmo, obrigado pelos esclarecimentos, Danillo!

  76. sergio 13 de janeiro de 2016 at 12:50 #

    Bom dia Guilherme gostei da materia e das questões que você ajuda a elucidar..
    Tenho uma duvida tenho uma aplicação no BB Curto prazo e vi que por duas vezes o banco cobrou IR em maio e novembro, sem eu ter feito saque, Isto esta Certo? O correto não seria eu pagar so quando realizo saque da aplicação? ou cobrarem IR na declaração anual?

  77. Lucas 14 de janeiro de 2016 at 16:20 #

    Alex, foi pelo BB, CDI 80% , muito baixo!!!

    Alguém sabe me informar, se no investimento do LCI, conta os dias SÁBADO, DOMINGO E SEGUNDA, para ganhos diários?

  78. Adriana 18 de janeiro de 2016 at 22:49 #

    Onde seria melhor investir 50k sem liquidez e qual seria a melhor opção de banco seguro? Sou correntista do Santander. Valeria a pena fazer negócio com a caixa econômica?

  79. Wagner Nogueira Santos 29 de janeiro de 2016 at 1:29 #

    Hoje fui no BBrasil aplicar R$ 15.000,00 na LCI mas não apliquei pois vi que a taxa a ser paga é de apenas 70% do CDI. Mêses atrás o BB pagava na LCI o percentual de 80% do CDI. Porque caiu o percentual se a inflação aumentou ?

  80. Igor 29 de janeiro de 2016 at 8:28 #

    Pior que é verdade! Fui simular uma nova aplicação, e caiu pra 70%. Que absurdo!!!!!!

  81. Elton 2 de fevereiro de 2016 at 19:23 #

    Boa noite!

    Favor, queiram dirimir uma dúvida em relação a LCI, no vencimento contratual é necessário solicitar o resgate? Caso eu não resgate, o investimento continua sendo remunerado pelo valor contratado?

    Obrigado a todos!

  82. Silvia 23 de fevereiro de 2016 at 14:04 #

    Guilherme, parabéns e obrigado por disponibilizar esse ótimo artigo. Tenho uma LCI pós-fixada vencendo hoje (foi 1 ano rendendo 100% do CDI). O Banco informou que, nesse período, rendeu 13,39%. Agora, como não tenho planos para usar esse dinheiro, pretendo renová-la. As taxas oferecidas para a renovação foram: 1 ano a 100% CDI; 2 anos a 102% CDI; e 3 anos a 104% CDI. Gostaria de saber a sua opinião sobre qual renovação seria melhor atualmente, mas também considerando as expectativas/projeções para o cenário futuro (Selic, inflação, etc). Ou se, porventura, haveria alguma outra aplicação até mais atrativa do que essa…
    Desde já agradeço a atenção!

    • Guilherme 27 de fevereiro de 2016 at 12:45 #

      Olá, Silvia, obrigado!

      Realmente, essas taxas oferecidas são atrativas, e a escolha depende basicamente da sua necessidade desse dinheiro.

      Se você não tiver planos para utilizá-lo no curto prazo, e se o montante estiver dentro do limite de R$ 250k do FGC, incluindo estimativas de rendimentos, o CDB a 104% do CDI parece bem atrativo.

      Abraços!

    • Jerônimo Luciano 13 de abril de 2016 at 22:41 #

      Olá Silvia, poderia me informar qual é este banco? Consegui uma LCI a 95% do CDI pós fixada para 2 anos com o banco Rodobens e achei um bom negócio. Quando vencer a carência migrarei para o mesmo banco que o seu. Obrigado.

  83. Cyro 2 de março de 2016 at 2:35 #

    Um banco tradicional está me oferecendo 88% do cdi para eu aplicar em lca meu suado dinheirinho .Estou pensando em aplicar durante um ano o q vcs acham?Com o cenário atual de inadimplência nos financiamentos imobiliários e desaceleração de nossa economia esse investimento continuará trazendo boa rentabilidade?Ou Qndo aplico em lci a rentabilidade independe de qq cenário econômico?Obg pela atenção e parabéns pelo post!Muito boa a explanação!

    • Guilherme 2 de março de 2016 at 13:18 #

      Olá Cyro, a rentabilidade da LCI depende unicamente do valor contratado. O risco varia conforme o banco emissor: grandes bancos de varejo apresentam menor risco de inadimplência na Letra.

      A rentabilidade da LCI varia conforme a taxa SELIC. Então, nos patamares atuais, o investimento está valendo a pena.

      • Cyro 2 de março de 2016 at 14:34 #

        Obg pela atenção Guilherme!Negociei um pouco mais e conseguir 90% do cdi e apliquei em lci a 90% !Cara já salvei aqui esse site.Vou ficar sempre acompanhando e me atualizando por aqui Tb.

  84. Beto 3 de março de 2016 at 21:22 #

    Excelente blog, informações úteis.
    Hj meu gerente BB me ligou tentando investir 60k acumulados na Poupança ouro oferecendo Ourocap. Sempre investi em LCI BB mas agora estou interessado em investir na LCA BB esses 60k. Pesquisei hj e de fato tem a carência de 90 mais o aporte inicial de 50, com rentabilidade de 80% CDI segundo o gerente. Qual a sua opinião sobre a possibilidade de investir essa grana na LCA BB. Não tenho preocupação com a carência, pois faço investimentos de longo prazo. Existe hj alguma aplicação mais viável que LCA mas que apresente condições semelhantes no âmbito do BB? Não quero mais aplicar em LCI pq estou próximo do valor segurado pelo fundo garantidor da LCI.

    • Guilherme 5 de março de 2016 at 12:14 #

      Beto, de acordo com as informações prestadas por você, a LCA se apresenta como a melhor opção mesmo.

    • Mari 5 de março de 2016 at 15:33 #

      Beto, o fundo garantidor não é 250 mil por cada banco e cpf? Acho que não é por cada aplicação.

      • Beto 6 de março de 2016 at 14:11 #

        Oi Mari, vou verificar essa situação do fundo garantidor ser por CPF e não por aplicação, mas se vc estiver certa preciso de outra opção de investimento.

        • Guilherme 7 de março de 2016 at 8:25 #

          Realmente, a Mari está correta, é R$ 250 por banco e CPF, e não por aplicação.

          Uma alternativa é aplicar no TD, que não sofre as limitações do FGC.

          Abraços

  85. Adriano Bacelar 5 de março de 2016 at 12:40 #

    Pessoal, alguém conhece ou opera pela corretora Geração Futuro? Eu tenho LCA do BB e só a mantenho por causa da liquidez, após os 3 meses de carência, que ela confere. A Easynvest tem poucas opções de LCA/LCI e, mesmo assim, sempre com vencimentos de 1 ou 2 anos com liquidez somente no vencimento. Vi que a Geração Futuro apresenta taxas de 93 a 96% do CDI com vencimentos a partir de 100 dias. Achei bem atrativo, mas não conheço nada da corretora. Estou no processo de avaliação desse Agente de Custódia.

    • Guilherme 7 de março de 2016 at 8:24 #

      Adriano, parece ser uma corretora de confiança.

      Apenas verifique se eles não cobram uma taxa de administração pela custódia desses produtos.

      Abraços

  86. Cacio Luiz Crozariolo 26 de abril de 2016 at 16:06 #

    Guilherme,
    A rentabilidade da LCI e LCA é sobre o capital ou o montante?

    • Guilherme 26 de abril de 2016 at 17:53 #

      Cacio, não entendi muito bem sua pergunta, mas, de qualquer forma, rende juros compostos. Ou seja, seria sobre o montante acumulado.

  87. Flavia Heloisa da Silva 6 de maio de 2016 at 2:43 #

    Boa noite,
    Fiz uma aplicação em 06/01 e Ate semana passada tinha rendimento diário, mas essa semana percebi que a taxa caiu para 70% da CDI e o liquidez diária não existe mais, não entendi pq não movimentei os valores.
    É interessante , visto essas novas mudanças, trocar de investimento ? Obrigada

    • Guilherme 9 de maio de 2016 at 20:07 #

      Flavia, sim, vale a pena trocar de investimento.

  88. moacir 9 de maio de 2016 at 15:36 #

    Alguma LCI/LCA com liquidez e rendimento interessante atualmente ou só a fraquinha do BB com 80%??

  89. Beto 9 de maio de 2016 at 21:08 #

    Boa noite, realmentente a LCA do BB não está atrativa, mesmo assim, diante do péssimo cenário da poupança, ainda vale a pena até conseguir encontrar outro banco ou corretora de confiança com um CDI melhor. Hoje 9/5/16 fiz mais uma aplicação em LCA e percebi que precisei aplicar 50 mil para conseguir finalizar a transação pela internet. A intervenção do gerente não é das melhores nesses casos. Pelo que observei da letra, a liquidez diária ainda é D+90 e o CDI baixou para 80. Apenas aplicações acima de 300 mil o BB melhora o CDI mesmo assim não passa de 90. Pelo menos não li nada de IR na LCA e tenho 90 dias para pensar em outro investimento melhor ou arriscar novos bancos ou corretoras. Meu outro problema é reaplicar outras LCI que estão vencendo e acertar o investimento, por isso se alguém souber de um banco ou corretora de confiança e compartilhar no blog me ajudaria bastante. Acredito que aos poucos é importante migrar os investimentos para longe do BB e CEF. O que vc acha Guilherme? Tem alguma sugestão ? Acompanho todos os dias o blog e os comentários são excelentes.

    • Guilherme 9 de maio de 2016 at 21:18 #

      Oi Beto, realmente, os bancos públicos estão pagando muito mal.

      Uma alternativa é o Tesouro SELIC, que, mesmo pagando IR, ainda apresenta a vantagem de captar 100% do rendimento bruto da SELIC, menos as taxas das corretoras e de custódia obrigatória. É uma opção a considerar.

  90. KATE 22 de março de 2017 at 21:47 #

    EXISTE ALGUMA NOVA NORMA DO BANCO CENTRAL QUE POSSA RESGATAR PARTE DA LCA BB ANTES DA CARENCIA DE 90 DIAS ?FIQUEI DOENTE ,NAO ESTOU TRABALHANDO .EXISTE ALGUM TIPO DE REQUERIMENTO QUE POSSA FAZER ? GRATA

Deixe uma resposta

Powered by WordPress. Designed by Woo Themes