Mudança. Quem nunca desejou isso? A mudança para uma vida melhor parte da premissa de que as coisas que você está realizando agora não estão produzindo os resultados que você esperava. Seja na vida pessoal, seja no plano profissional, ter o desejo de mudar é o primeiro passo para que as coisas comecem a “acontecer” de uma maneira mais profunda e mais de acordo com seus propósitos de vida.
Mas como transformar uma vida dominada pelas circunstâncias numa vida que materialize os sonhos que você tanto anseia?
Essa “metamorfose” requer a transformação em três diferentes níveis de sua vida. Vamos a elas? 🙂
1. Eduque seu cérebro.
Tudo começa na mente. Você precisa mudar seu modo de pensar, de raciocinar e de refletir. E, para tanto, é preciso que você consuma conhecimento.
Isso mesmo. Você precisa gastar tempo aprendendo coisas novas, pois já ficou evidente que as coisas velhas que insistem em orientar sua mente já não produzem os resultados frutíferos que você tanto esperava.
Na verdade, o título desse post está incompleto, pois, antes de transformar seus pensamentos em ações, você precisa transformar seus próprios pensamentos. Substituir pensamentos e crenças antigas por pensamentos e crenças inteiramente novos. E como você consegue fazer isso? Leia novamente o primeiro parágrafo desse sub-item.
Exato: você precisa consumir conhecimento. Ouça audiolivros e podcasts em vez de ficar naquela FM que passa mais intervalos comerciais do que música propriamente dita. Assista vídeos no YouTube que toquem em sua vida em vez de gastar tempo com a TV e seus programas sem valor algum para sua vida. Leia livros que você não estava acostumado a ler, para provocar um “desconforto cognitivo” e fazer você refletir de verdade, em vez de gastar tempo consumindo cultural inútil vendida em bancas de esquina. Leia e assine blogs pessoais, como esse (aham), em vez de ler portais de notícias que só passam tragédias e outros assuntos que nada mudarão sua vida.
Seja um curioso do conhecimento, pois você está numa jornada para descobrir o curioso da vida, isto é, do que existe por trás de uma vida melhor, a qual você não possui atualmente.
2. Pratique.
Se você aprendeu que acordar 5h15min da manhã é um dos segredos das pessoas de sucesso, então no mínimo experimente: programe-se para acordar uma semana inteira, de segunda a sexta, às 5h15min da manhã.
Se você aprendeu que gastar menos tempo no Facebook e no WhatsApp é fundamental para ganhar mais tempo com as coisas que verdadeiramente importam para você, não fique só na teoria: a partir de hoje, tenha como objetivo gastar somente 8 minutos diários lendo as postagens no Facebook, WhatsApp, Instagram e Twitter.
Se você aprendeu que gastar dinheiro influenciado pelas mídias sociais irá dilapidar seu patrimônio financeiro, o que você está esperando para nadar contra a maré e evitar um desastre familiar?
Esse blog está, como você pode ver, repleto de ideias sobre dinheiro e vida, mas ele só terá utilidade real em sua vida se você aplicar essas ideias em sua própria vida.
Não deixe o conhecimento “passar em branco”: faça valer as ideias que você considera boas em seu dia-a-dia, pois é no “mundo real”, no teste da validação, na hora do “vamos ver”, que saberemos distinguir e separar o conhecimento útil daquele que não terá serventia para melhorar nossa qualidade de vida.
No mínimo, dê o benefício da dúvida ao conhecimento que você passou a consumir, e experimente. Afinal, experimentar faz parte do processo.
3. Roteirize.
Algumas ações levam um certo tempo até produzirem os efeitos concretos que você almeja.
Pense, por exemplo, numa dieta de redução de peso aliada à prática de exercícios físicos para a eliminação da obesidade. Não é da noite para o dia, num passe de mágica, que alguém consegue diminuir seu percentual de gordura corporal de 30% para 19%. Pelo contrário, a coisa “acontece” dando-se um passo de cada vez. Dê um passo a cada dia. E, ao final de um ano, você terá dado 365 passos.
É a quantidade que conta. É a persistência. É a capacidade de transformar atos isolados numa sequência contínua, de modo consistente, gradual e progressivo.
Por isso, tão importante quanto transformar pensamentos em ações é a sua capacidade de transformar ações em hábitos.
Bruce Van Horn disse uma coisa que considero fundamental, nesse contexto:
“O modo como você gasta seus dias é determinante para dizer o modo como você conduzirá sua vida”.
Conclusão
Não adianta culpar os outros pela vida que você tem hoje, pois a vida que você tem atualmente nada mais é do que aquilo que você quis para ela. Você é inteiramente responsável por suas ações.
Se sua vida pode ser melhor do que está atualmente – e quase todas as pessoas concordam que pode – saia da zona de conforto e tenha a coragem de mudar.
Por que você resiste às mudanças se elas são essenciais e absolutamente indispensáveis para você subir degraus na escala de sua qualidade de vida? Medo? Comodismo? Preguiça?
Mudanças, transformações e evoluções têm a ver com a criação de algo novo, com a criação e geração de elementos que antes não estavam presentes em sua vida e em seu cotidiano.
Portanto, pare de se lamentar pela vida que você não tem, e comece hoje e agora a CRIAR a vida que você quer.
Não espere 1º de janeiro de 2015 para começar a ter uma vida nova: aja a partir de hoje, 1º de dezembro de 2014. Antecipe em 30 dias a lista de promessas de Ano Novo e sua respectiva execução, e tenha um ano de 13 meses.
Ganhe mais tempo em sua vida fazendo e antecipando aquilo que os outros só postergam. A decisão é sua. A vida é sua.
Boa semana e bom mês de dezembro!
Créditos da imagem: Free Digital Photos
Texto maravilhoso, bom dezembro a todos nós…
Obrigado, Ronaldo!
Um ótimo texto. São com textos assim que percebo que o título do blog foi muito bem escolhido: Valores Reais.
Valeu, Charles!
Excelente post!
“Na verdade, o título desse post está incompleto, pois, antes de transformar seus pensamentos em ações, você precisa transformar seus próprios pensamentos.”
É verdade, a mudança de pensamentos é a base de tudo, embora acredito que a maioria de nós já tenha se acostumado com a frase exatamente como está no título do post.
Boa semana!
Obrigado, Rosana, exato, o costume faz realmente isso com nós!
Abç!
Texto inspirador.
Obrigado, Mariana!
O conhecimento muda como enxergamos o mundo e o encaramos. Quero agradecer por vc está compartilhando conhecimento. Muito obrigado!
Muda mesmo, Diego! Valeu!
Muito bom Guilherme!
Eu tenho procrastinado em quase tudo na minha vida, eu fico perdendo meu patrimônio mais valioso da minha vida: Meu tempo.
Perco muito tempo com coisa inúteis e quando eu vejo já estou no final de 2014 e vejo que eu não fiz nada na minha vida.
Mas eu tenho fé que eu vou mudar meu modo de pensar, de raciocionar e de refletir.
Exato, Lucas, força que você consegue!
Abç!
Não só este texto mas a maioria.
Inspiradora educadora e forrmador.
Apesar de eu ter assinado por tratar de financas, mas os textos, acredito, transformam também o interior.
Meus cumprimentos ao autor.
Obrigado, Rogério!
De fato, o núcleo do blog é tratar de temas financeiros, mas aqui há espaço para assuntos correlatos!
Abç!
Muito bom o texto, Guilherme. Contribui, de fato, para a renovação de nossas metas de vida. Obrigada.
Obrigado, Lívia!
Boa tarde, Guilherme!!
Queria te agradecer e parabenizar pelo post!
Estou numa fase de mudança na minha vida profissional, e foi maravilhoso me deparar com esse texto!
Acredito que toda mudança gera dor e desconforto, mas faz parte da evolução como pessoa!
Obrigada mais uma vez!
????
Bom dia, Monica!
Obrigado pelas palavras, e pela “coincidência” de ter lido esse texto nessa fase de sua vida!
Abç!
Guilherme,
Gostei muito do TOP 50 que você fez, excelentes artigos escolhidos! 🙂
Pois é, Rosana, fiz a modificação baseando-me exatamente numa sugestão de você!!!! 😀
Abç!
🙂
Que texto fantástico, Guilherme! Está tudo na nossa mente mesmo! É decisão!
Obrigada pela partilha!
Beijo!
Obrigado, Bruna, e também por indicar esse texto no seu “Links da Semana”.
Abç!
Obrigado, Guilherme, texto inspirador, aliás, os textos do blog sempre são motivadores!
Luz, câmera… Ação!
A vida é uma grande peça e você é o ator, não adianta ter um excelente roteiro “que vai ser um grande sucesso” (ideias e conhecimento), equipamentos, cenários maravilhosos (condições ideais). Tudo isso vale nada se não tiver um ator para… atuar. Mas muitas vezes parece que insistimos em sentar na primeira fila, ficar esperando o filme ou a peça começar, reclamar que o ator não começa, mas o ator é você e a vida te chama para ação.
Valeu, Ernesto!
Brilhante comentário! Sua metáfora é perfeita!!!!
Precisamos ser os atores principais de nossas próprias vidas!!!
Abraços!