Excelente! (versão 2014 \o/ \o/)

*** Não seja maluco de seguir por conta própria qualquer das dicas postadas nesse texto. O que funcionou para mim pode perfeitamente não funcionar para você. Consulte um médico ou profissional especializado antes de iniciar qualquer atividade que afete sua saúde! ***

Se você chegou há pouco tempo no blog, e não sabe do que se trata o título desse artigo, recomendo fortemente a leitura dos artigos anteriores dessa série, para entender melhor todo o “contexto” que envolve essa jornada:

– Excelente!

– Excelente! (versão 2012 =))

– Excelente! (versão 2013 =))

Para o alto, e avante!

Uma de minhas prioridades principais na vida é ter uma vida com qualidade, e, para ter uma vida com qualidade, é indispensável adotar um estilo de vida saudável. Mais do que palavras, são as rotinas e os atos do seu dia-a-dia que definirão se você de fato está fortalecendo sua saúde com o passar dos anos, ou se está deteriorando-a.

E, quem acompanha essa série nos últimos 4 anos sabe que essa coleção de excelentes é uma coleção de artigos sobre estilo de vida, onde pulsam determinação, força de vontade e disciplina, e sobra energia para fazer as demais coisas da vida.

E como manter esse pique, essa energia, em alta? A leitora Alice uma vez me mandou o seguinte questionamento:

“Gosto de poder saber um pouco sobre tudo, gosto de ser saudável, gosto de alcançar as coisas, como se estivesse subindo uma escada sem fim onde as possibilidades são infinitas com quantas coisas boas eu posso conseguir para mim e para o meu corpo. Eu fiquei muito inspirada pelo seu post sobre os seus excelentes e gostaria de saber um pouco mais. Se você puder escrever um novo post sobre isso, eu iria adorar”.

Pois bem! Aqui está o post! 😀

Um dos segredos para manter a motivação sempre em alta se resume a uma palavra: metas. Objetivos. Desafios.

O ser humano é movido – e motivado – por desafios. Gostamos de aprender coisas novas. Apreciamos, como seres humanos, a competição.

Gostamos de nos comparar aos outros e nos sentirmos melhor; assim como não gostamos de nos comparar aos outros e nos sentirmos pior. É intrínseco ao ser humano o desejo inato de evoluir, de sempre melhorar, afinal, como eu disse anteriormente aqui no blog, há poucos aspectos em nossas vidas que não podem ser mudados.

Dito isso de outro modo: sempre há áreas em nossas vidas que podem ser melhoradas, aperfeiçoadas, aprimoradas.

E o excelente desse ano nada mais é do que uma evolução natural dos excelentes colecionados em anos anteriores.

Sim, pois, mantendo uma…

Excelente Cardio

Em conjunto com um…

Excelente

E aliando tudo isso a um…

PCR Proteína C Reativa

Já tinha chegado a hora de transformar em “metal”, de converter em “medalhas”, o resultado de tanto suor, dedicação e disciplina.

Pois bem. Abaixo estão as medalhas – literalmente falando: 🙂

Excelente 2014

Entrando no mundo das corridas de rua! \o/ \o/

Evidentemente, os exercícios físicos são apenas uma parte dessa equação da qualidade de vida. De nada adianta praticar uma atividade física constante se os dois outros componentes dessa equação, quais sejam, a alimentação e o descanso, não estiverem funcionando de forma otimizada para a prática de esportes.

E a alimentação para a prática de esportes envolve cuidados que vão além de simplesmente ignorar venenos (como bebidas alcoólicas e refrigerantes), e alimentos com excesso de açúcar, gordura, ou industrializados. Envolve também o lado positivo da coisa, ou seja, incorporar uma dieta que proporcione o consumo de alimentos que forneçam energia em níveis adequados e compatíveis para a prática de atividade física de níveis moderados a intensos.

Quanto ao descanso, esse fator envolve não apenas o seu lado estritamente passivo, como dormir e acordar bem e em horários pré-determinados, mas também o seu lado ativo, ou seja, o lazer na forma de atividades que tragam retorno positivo ao corpo – por exemplo, ler livros ao invés de ficar à toa na TV.

Alguém poderia dizer que seria muito fácil conquistar essas medalhas de corridas de rua, afinal, basta se inscrever e completar a prova, o que é verdade. Mas não é menos verdade que, para completar tais provas é preciso um mínimo de preparação física e treinos, e um mínimo de dieta, descanso e planejamento para a corrida.

Conclusão

O importante, no final das contas, é você evoluir no seu estado de saúde, como eu disse acima.

Você deve praticar esportes não tanto querendo ser melhor que os outros, mas sim querendo ser a melhor versão de você mesmo. Esse é o objetivo.

Se nesse ano você conseguiu correr 10 km, por quê não correr uma meia maratona ano que vem? Se nesse ano você conseguiu a sonhada barriga tanquinho, chapada e trincada, com quatro gomos bem definidos em seu abdômen, que tal ter seis em 2015? Se nesse ano você emagreceu 10 kg (ou ganhou 10kg de massa muscular), que tal ter como próxima meta emagrecer (de forma saudável) ou ganhar (de forma igualmente saudável) mais 10 kg em 2015?

Para resumir tudo isso numa só frase: busque sempre evoluir nas áreas de sua vida que possam te proporcionar mais benefícios à sua qualidade de vida.

Agora é com você, caro(a) leitor(a).

Será que você também é capaz de alcançar esse quádruplo excelente, ou seja, ter uma aptidão cardiorespiratória excelente, um percentual de gordura corporal também em níveis de excelência, níveis de proteína C Reativa abaixo do risco baixo, e ter uma coleção de medalhas de seu esporte predileto? Que medidas você está tomando para “chegar lá”? Ou prefere continuar sedentário, com mau humor, com excesso de gordura ou com excesso de magreza, e consumindo batata frita no almoço e tomando caipirinha no jantar? Se eu consegui, você também pode perfeitamente conseguir. Vamos lá, mexa-se e compartilhe suas conquistas com a gente! :-D

Créditos das imagens: arquivo pessoal

*** Não seja maluco de seguir por conta própria qualquer das dicas postadas nesse texto. O que funcionou para mim pode perfeitamente não funcionar para você. Consulte um médico ou profissional especializado antes de iniciar qualquer atividade que afete sua saúde! ***

Print Friendly, PDF & Email

10 Responses to Excelente! (versão 2014 \o/ \o/)

  1. Alice Désirée 15 de setembro de 2014 at 6:25 #

    Olha eu aqui de novo!! Adorei o post! E que bela hora para lê-lo: uma segunda-feira! Realmente me inspiro sempre nas suas palavras. Mas confesso que tenho vergonha de propor para a minha médica o exame de proteína c-reativa e parecer uma doida. Hahaha… Eu tenho problemas na tireóide e por isso tenho que viver uma vida um pouco mais regrada. Minhas manhãs e noites são ditadas pelos remédios que preciso tomar. Mas isso não me desanima. Vejo isso como uma forma de prolongar minha saúde e mais um motivo pra que eu cuide sempre do meu corpo.
    Obrigada mais uma vez!
    Resultado: Excelente!!

    • Guilherme 15 de setembro de 2014 at 17:51 #

      Obrigado, Alice!!! 😀

      Olha só, não tem problema algum em pedir o exame do PCR pra sua médica, utilize argumentos como a necessidade de você saber como está o nível de seu sistema imunológico, que ela entenderá perfeitamente!

      De fato, problemas na tireóide necessitam de um acompanhamento clínico por um endocrinologista, mas o mais importante é que você está tomando todas as precauções para prolongar sua saúde com mais vitalidade e mais qualidade!

      Abç!

  2. Alvaro 16 de setembro de 2014 at 14:04 #

    Mais um excelente post, Guilherme. Muito Bom !

    Alice, você já ouviu falar do chá da Folha da Amora, do Miura ?
    Tem um Globo Rural das antigas que passou, falando dele, dos
    beneficios, etc. Tem videos no youtube que mostra até como
    coletar e tratar a Folha da Amora. Mas pelo que apurei, você deve
    coletar a Folha da Amora e deixarf que elas sequem na Sombra
    ( não pode levar Sol – para não perder as propriedades. Quando
    estiverem sêcas, triture-as esfregando-as com mãos, usando luvas.
    Pese 12g e coloque em 1 e 1/2 Litros de Água, deixe esfriar e fique
    tomando durante o dia todo, como se fosse chá. Não tem contra-indicações,
    e dizem ser excelente pra combater os problemas na tireóide e ainda por
    por cima, dizem que faz o controle hormonal, diminuindo as sensações
    de mal estar das mulheres. Procure Leituras sobre o Chá da Amora.

  3. Alvaro 16 de setembro de 2014 at 14:06 #

    **** Retificação *****

    Mais um excelente post, Guilherme. Muito Bom !

    Alice, você já ouviu falar do chá da Folha da Amora, do Miura ?
    Tem um Globo Rural das antigas que passou, falando dele, dos
    beneficios, etc. Tem videos no youtube que mostra até como
    coletar e tratar a Folha da Amora. Mas pelo que apurei, você deve
    coletar a Folha da Amora e deixar que elas sequem na Sombra
    ( não pode levar Sol – para não perder as propriedades. Quando
    estiverem secas, triture-as esfregando-as com mãos, usando luvas.
    Pese 12g e coloque em 1 e 1/2 Litros de Água, e deixe ferver por 10
    minutos , deixe esfriar e fique tomando durante o dia todo, como se
    fosse chá. Não tem contra-indicações, e dizem ser excelente pra
    combater os problemas na tireoide e ainda por por cima, dizem que
    faz o controle hormonal, diminuindo as sensações de mal estar
    das mulheres. Procure Leituras sobre o Chá da Amora.

    • Guilherme 16 de setembro de 2014 at 20:05 #

      Obrigado, Álvaro!

      E gostei bastante da dica do chá da folha de amora!

      É como eu gosto de dizer: os alimentos naturais são o melhor “remédio” que existe para a cura de doenças e a melhora dos níveis de saúde.

      São baratos, nutritivos e abundantes na oferta.

      Abç!

  4. Rayan Ibiapina 16 de setembro de 2014 at 16:15 #

    Que texto! Excelente, excelente!

    Sabe o que é mais legal disso tudo Guilherme? O fato de você honrar com vontade o nome desse blog. Esse seu artigo veio na hora certa pra mim. Pelo fato de que, no ultimo domingo (14 de setembro) completei a minha primeira prova de corrida de rua! Consegui fazer os 10 km sem parar de correr 1 segundo sequer. Depois de ter colocado isso (completar uma prova de corrida) como meta para 2014 e de ter perdido 14 kg (desde o dia em que decidi sair do sedentarismo até os dias atuais), a sensação de ter concluído a prova é simplesmente inigualável, mesmo que você tenha completado essa distancia nos treinos (acho que você entende o que estou falando, afinal, também é corredor!).

    Depois de ter completado a prova, minha cabeça estava em somente melhorar o resultado do tempo de prova. Mas depois de ver esses seus artigos (tive que ler os anteriores, sou relativamente novo no blog), decidi que ainda posso chegar ainda mais longe do que estou e colecionar excelentes também.

    Novamente, parabéns! Pela iniciativa do blog, pelos seus resultados e pelo texto. A cada dia que passa me surpreendo mais e mais. Grande abraço.

    • Guilherme 16 de setembro de 2014 at 20:10 #

      Obrigado, Rayan!!!

      E devo dizer também que você está de PARABÉNS, pelos EXCELENTES resultados que colecionou em sua vida pessoal! Aliás, achei essa coincidência de eu ter escrito esse texto justamente num momento em que você acaba de completar a prova dos 10km simplesmente fantástica!

      Correr não é pra qualquer um, e correr 10km definitivamente requer MUITA dedicação. Só quem corre sabe o desafio que representa uma prova dessas!

      E você tem total razão: não há sensação melhor do que concluir uma prova! A linha de chegada é o ponto alto de toda corrida. Inclusive, esse pensamento também é compartilhado por Drauzio Varella, que corre na idade dos 70 anos!

      E você tem tudo para continuar arrebentando e evoluindo cada vez mais em vários aspectos de sua vida, incluindo tempo de prova, e outros indicadores internos de qualidade de vida!!!

      Muito obrigado pelas palavras, e #tamojunto!!!!

      Abç!

  5. Rosana 25 de outubro de 2014 at 12:11 #

    Guilherme,
    Gostei muito do seu post, excelente e motivador.
    Parabéns pelas medalhas! 🙂

Trackbacks/Pingbacks

  1. Um sonho realizado! A tríplice coroa conquistada: Star Alliance Gold, One World Emerald, e Sky Team Elite Plus! | Meu Milhão de Milhas - 19 de setembro de 2014

    […] que em algumas oportunidades eu realizei a corrida das milhas (“mileage run”), que, embora não seja tão saudável quanto às corridas de rua (na verdade, as corridas de rua são a única opção saudável), apresentava um ótimo custo x […]

Deixe uma resposta

Powered by WordPress. Designed by Woo Themes