Uma breve (pré)história sobre a dificuldade de acessar o Internet Banking da Caixa
Quem é correntista da Caixa Econômica Federal há algum tempo já sabe da dificuldade que era acessar o Internet Banking (IB) da Caixa, e isso por vários motivos. A interface do IB era tosca – provavelmente só perdendo para a antiga interface do IB do Bradescão – e, pior, só era possível acessá-lo em computadores que tivessem o Windows com o Internet Explorer de 32 bits. Isso mesmo. Quem tivesse um navegador mais recente, de 64 bits, era obrigado a ter na máquina a versão mais antiga do IE para poder usar o home banking da Caixa.
Além disso, o sistema de home banking da Caixa não tinha sequer compatibilidade com outros navegadores compatíveis com o Windows, como o Firefox e Chrome. Pior ainda para os usuários de Mac e Linux, que não tinham possibilidade de acessar o IB da Caixa, a menos que fizessem procedimentos complicados de instalação de máquinas virtuais em seus respectivos sistemas operacionais, coisa que, convenhamos, era pouco prática para a imensa maioria das pessoas, interessadas num simples acesso à sua conta-corrente via Internet.
Tá certo que a Caixa, por ser uma empresa pública (= banco estatal) é um banco do tipo mais “povão”, ou seja, mais preocupado em oferecer taxas competitivas no crédito imobiliário e outras formas de endividamento financiamento de bens de consumo à população, e que até hoje não tem um segmento diferenciado para clientes de alta renda.
Porém, isso não poderia servir de justificativa para que o banco ficasse inerte, e literalmente parado no tempo, frente ao avanço contínuo da tecnologia de acesso ao home banking.
Aleluias! Finalmente consigo acessar o Internet Banking da Caixa no Safari (Mac), Firefox, Chrome e Linux
Pois recentemente a Caixa resolveu sair do marasmo.
Primeiro, modernizando a interface do IB, seguindo mais ou menos os passos do Bradescão, cujo IB também tinha uma interface pra lá de espartana, mais compatível com computadores da era do XT.
E, mais recentemente, tornando seu sistema de IB finalmente (!!!) compatível com os demais navegadores Firefox, Chrome e Safari, bem como com os demais sistemas operacionais, Linux e OsX.
Para ter acesso ao IB da Caixa, além de todos os passos necessários para o cadastro, é preciso também instalar a versão mais recente do software Java em seu sistema operacional. Para saber qual é a versão do Java instalada em sua máquina, basta rodar esse aplicativo direto do seu navegador:
http://www.java.com/pt_BR/download/installed.jsp
No caso de usuários do Mac OsX, a versão mais recente do Java pode ser obtida a partir desse link:
http://www.java.com/en/download/mac_download.jsp
Em minha experiência pessoal, ainda tenho tido dificuldades em acessar o IB da Caixa “de primeira” no MacOS. O Safari ainda trava e/ou apresenta telas “redundantes” para o acesso ao IB.
Nesses casos, eu tenho recorrido a uma espécie de “atalho” para conseguir o acesso: primeiro, acessar o Internet Banking do Banco do Brasil (BB).
Isso mesmo.
Como o acesso ao IB do BB também exige a instalação do “app Java”, quando eu o acesso, eu já deixo o applet Java previamente “ativado” na memória RAM do computador.
Dessa forma, quando eu vou para o site da Caixa, eu consigo agilizar o acesso ao home banking, eliminando possibilidades de travamento ou de apresentação das telas redundantes.
#FicaADica.
Vale lembrar que a Caixa também disponibiliza acesso às informações da conta-corrente por meio de aplicativos para smartphones, tanto os que rodam o iOS quanto os que rodam o Android.
Conclusão
Finalmente, a Caixa saiu da pré-história, ao oferecer uma comodidade que há muito tempo era esperada: o acesso ao Internet Banking para outros navegadores (além do Internet Explorer) e outros sistemas operacionais (além do Windows).
Porém, esse banco ainda precisa melhorar em vários aspectos se quiser se tornar um banco mais competitivo:
– Criar um segmento destinado a clientes de alta renda;
– Criar uma conta eletrônica, nos moldes do BB Conta Digital, Itaú iConta e Bradesco DigiConta;
– Diminuir a aplicação mínima para investimento na letra de crédito imobiliário: por se tratar de um banco que é sinônimo de financiamento imobiliário, não se consegue entender como o banco exige uma quantia mínima inicial tão alta (R$ 30 mil) para aplicações na LCI Caixa, conforme consta na página do produto.
E você, está satisfeito com os serviços da Caixa? Consegue acessar normalmente o home banking da CEF no seu computador? Deixe um comentário e participe das discussões!
Não sei se ela saiu da era pré-histórica não viu….
Existem vários relatos na Internet sobre o componente que eles usam (GBBD Caixa Economica Federal) em que o pessoal vive relatando problemas. Eu mesmo tenho uma experiência negativa com ele. Uso o Chrome, e dependendo das páginas que eu entro (alguns blogs), o browser trava e ele me mostra a mensagem que esse componente travou. Além disso, tenho outros inconvenientes também com esse componente. É um saco.
Mas, apesar disso, ainda é melhor do que ter que ir no caixa eletrônico…
Oi MJC, eu também venho tendo dificuldades com o IB da CEF.
Só está sendo possível usá-lo (por enquanto) somente no Safari e Firefox.
Como a implantação foi bastante recente, eles ainda devem estar fazendo ajustes finos no software para ter mais estabilidade.
Prezados, sou novato no uso do internet banking da CEF… Consegui usar bem no IE e no Chrome… Mas no Mac OS X 10.10.1 Yosemite – o mais evoluido de todos -, todo acesso exige um cadastro novo do computador, parece ser um defeito deles de nao reconhecer maquinas jah cadastradas… Alguem conhece relato ou solucao desse problema?
Sérgio, também tenho esse mesmo problema. Pelo que apurei até agora, realmente não há uma solução definitiva para esse problema, sendo necessário fazer o cadastramento da máquina toda vez que for usar o IB da CEF no Mac.
Abç
Uso Linux, Debian e K-Ubuntu no IB CAIXA e agora estou-me dando bem com ela. É que o Linux renova constantemente o Kernel e o IB Caixa (não sei os outros, pois só uso ela) e, a cada renovada identifica como “computador novo” e você tem que cadastá-lo. Se mudo o S.O. para uma nova versão, é tido como “computador novo”. Se reinstalo o Java, é “computador novo” e sempre vou cadastando. Minha lista de “computadores” cadastrados já tem um quilômetro de tamanho. Não estou-me incomodando mais porque já incorporei este cadastramento de “computadores”, na verdade de kerneis e S.Os., como mais um item de segurança nessa rede mundial de computadores tão assediadas por hackers… Além das três senhas para operar, o cadastramento, para mim, é uma quarta porta a atravessar, portanto me parece mais seguro.
A tecnologia usada é a mesma do itau e desenvolvida pela mesma empresa, aqui funciona normalmente, tenho conta PF e PJ, com PROGER contratado à uma taxa de 0,83%, tem suas dificuldades mas não é agiota igual aos outros.
Saí de dividas a 3 e 4% no Itaú para 0,94% e 1,21% na CEF com garantia apenas de cartão, claro que não me oneravam muito as dívidas, endividamento = a um mês de faturamento, mas economizo.
Eu já não me dava bem com o IE, depois do Firefox e do Chrome então… Mas eu só conseguia mesmo acesso ao IB da CEF através do IE, só para isto que o usava. Já estava mesmo na hora de evoluir.
Vinícius, eu concordo, já não era sem tempo… abç!
Guilherme, tudo bem? Desculpe-me, mas vou ser franco com alguém que considero meu amigo, apesar de (ainda) não conhecê-lo pessoalmente: a CEF é um banco que, se tivesse que competir de verdade no mercado, já teria desaparecido há muito tempo! A CEF continua sendo um dos maiores bancos do Brasil porque tem o monopólio do FGTS, das loterias e é o principal agente de financiamento habitacional, inclusive sendo o operador do Minha Casa, Minha Vida. Consegue ser um banco ruim e não desaparecer porque não precisa dar lucro. Qualquer problema, estará lá o Tesouro para segurar a barra. O único motivo para a CEF existir é o seu “objetivo social”, seja lá o que isso signifique. Mas para isso, não precisa se esforçar para ter clientes, certo? Não sei qual o motivo que te leva a manter conta lá, mas certamente existem opções muito melhores no mercado bancário.
Abraço!
Olá Dr. Money, muito obrigado pelas palavras!
Concordo com tudo o que você disse, especialmente essa frase: “consegue ser um banco ruim e não desaparecer porque não precisa dar lucro”.
Certamente há opções muito melhores no mercado. Só abri a conta (que é do tipo pacote essencial, com tarifa zero) para testar alguns serviços e produtos do banco.
Abç e também te considero meu amigo!
Tb sou cliente da CEF ha varios anos, e a razao para se manter conta neste banco eh simples: CEF possui umas das mais baixas tarifas bancarias do mercado.
O custo disso eh nao ter um IB eficiente, agencias lotadas, pessimo servico via telefone, website confuso, etc. Eh uma questao de analise de custo-beneficio…
É interessante você tentar procurar uma agência nova perto da sua casa.
Esta acontecendo um grande número de inaugurações, e agência novas tem números de correntistas bem menores, com poucas filas e que permitem um atendimento mais personalizado. Os problemas citados por você geralmente se justificam em agência mais velhas, com grandes números de correntistas(realidade da qual eu trabalho).
Caso exista alguma nova perto de sua residência, experimente fazer o teste.
Certamente existem muitos problemas que não são resolvidos apenas mudando de agência, eu por exemplo acho o website, extrato/saldo extremamente confusos, provavelmente o pior de todos os bancos.
Não concordo com você, meu caro, pelo simples fato de que agora existem os pacotes de serviços essenciais (obrigatórios em qualquer banco) e as contas digitais (Itaú, BB e Bradesco) que nos livram completamente das tarifas sem precisarmos nos sujeitar aos custos que você citou. Na minha opinião, só vale a pena ter uma conta na CEF para conseguir a negociação das taxas de financiamento imobiliário, que realmente são bem competitivas, isso não se pode negar.
Exato, Guru!
Além disso, a CEF poderia “tomar emprestadas” as soluções tecnológicas que o BB implantou para criar a conta digital. Afinal, ambas são controladas pelo mesmo dono.
Abç!
As mais baixas taxas de fundos de investimentos, baixa taxa de corretagem no homebroker, pacote de servicos completo (incluidos DOC, etc) com custo zero a partir de 18 mil reais na poupanca. A Caixa oferece isso, o que faz com que os custos de investir na independencia financeira sejam minimizados.
Ate onde entendo, pacotes de servicos essenciais e contas digitais tem servicos limitados justamente para poder ter custo menor. Comparando pacotes de servicos ou outros produtos bancarios equivalentes, ha um banco de grande porte que tenha precos menores que a Caixa?
Se houver compartilhem. O pouco de pesquisa que fiz para responder a pergunta acima nao trouxe resultados ate entao.
P.S.: Nao consigo acessaro IB usando um mac via safari ou firefox. Unico jeito eh usar windows via virtualbox. Parte do custo Caixa…
Taxas de fundos de investimento e corretagem sempre serão mais baratas nas corretoras independentes do que nos bancos de varejo. Não sei se a Caixa possui as taxas mais competitivas nos produtos de investimento dentre os bancos de varejo, mas neste segmento normalmente isso é algo que depende do valor que você dispõe para investir. No pacote de conta digital você possui DOCS, TEDS, transferências, saques, extratos, etc ilimitados (de graça) desde que sejam realizados nos canais de atendimento eletrônico (Telefone, Internet e Caixa Eletrônico). Já tenho uma conta digital há mais de um ano e desde então não estou pagando nenhuma taxa para o banco Itaú, mas estou usufruindo de toda a infra-estrutura de agências, internet banking e caixas eletrônicos à disposição. A única exceção para o pacote de conta digital é o atendimento na boca do caixa, se você quiser efetuar alguma transação por lá. Como eu faço 100% das minhas transações pela Internet, não há problema. A inexistência de taxas para efetuar DOC/TED é o que está fazendo com que os custos de investir na independência financeira sejam minimizados.
Excelentes observações, GdG!
O melhor pacote de serviços é aquele mais adequado ao perfil do cliente. Na era digital, como muitos de nós nos habituamos a fazer tudo (ou quase tudo) pela Internet, as contas eletrônicas vieram a calhar!
Abç!
Desculpe se vou gerar tumulto, mas achei de uma inocência tão grande essa sua postagem.
Precisa não dar lucro não precisa, mas que dá, dá, e como dá….
Vou citar só 1, que vc mesmo disse no seu post, mas que não sabe o que está falando.
“Minha casa, Minha vida”
Pra vc, e quem mais não sabe, antes de qualquer casa desse programa ficar pronta, ela já está paga, e muito bem paga, com o dinheiro que eu, você e todos nós pagamos ao governo. Aí, nossa President”a” dá uma de espertinha dizendo que está facilitando a vida de todo mundo, coloca as casas para financiadas na Caixa para gente entrar no plano “MARAVILHOSO” de pagar 5, 10 ou até 20 vezes o valor real do imóvel (que na verdade custou pro governo – dependendo da região do brasil – 10, 15 mil reais, e vende financiado pela “mixaria” de 120 mil).
Como divulgado em propaganda de grande poder de absorção das massas:
-“Sabe de nada, inocente”.
Mas cada um pensa o quiser, afinal de contas, vivemos numa democracia…..
Como funcionário da Caixa Econômica, vou dar minha opinião tentando ser imparcial.
A caixa sempre foi taxada do banco apenas para o “povão”, e sempre foi mesmo, mas quem esta lá hoje esta presenciando o esforço do banco para mudar esta imagem.
O autor do blog pode não estar ciente, mas hoje o banco já conta com carteiras de clientes separados pela renda, existe SIM um segmento de alta renda. Este segmento conta com gerente exclusivo, atendimento sem filas e personalizado. Isso é bem novo e pouca gente sabe ainda, a renda suficiente para entrar nesse segmento depende da localidade onde a agência da Caixa esta instalada.
A “reforma” no internet banking é mais uma da série de mudanças que estão sendo realizadas no banco(internamente e externamente também) para deixar de ter aquela imagem arcaica e do passado, para algo mais moderno e inovador.
Sobre a questão “lucro”, o banco tem aumentado ano a ano sua lucratividade de maneira bastante voraz, basta acompanhar os noticiários. 2012 foi um lucro de R$ 6,1 bilhões de reais.
Por ultimo, é o banco das menores taxas(não é propaganda enganosa não), felizmente as taxas cobradas são bem menores do que os outros bancos. Isso não interessa muito para nós(estamos num blog sobre educação financeira), mas se a necessidade de pegar empréstimo existir, dificilmente encontrarão uma taxa menor(e não, não to puxando sardinha para o banco, é a realidade e qualquer um pode comparar.).
PLUS: Para quem não conhece, a caixa tem um portal sobre Educação Financeira(também lançado recentemente): http://www14.caixa.gov.br/portal/educacao_financeira/home/voce
Oi Desti.
Tenho percebido um esforço da Caixa de tentar melhorar a qualidade de seus serviços e produtos, o que é louvável, pois, como empresa pública, ou seja, sendo uma forma de intervenção do Estado no domínio econômico, o objetivo principal não seria exatamente o lucro, mas sim a induzir ou inibir determinados comportamentos dos agentes financeiros.
Isso ficou bem claro no ano passado, por conta da redução agressiva das taxas de juros em diversas linhas de financiamento: os demais bancos seguiram o modelo da Caixa, ou seja, foram induzidos a ter tal tipo de comportamento.
Contudo, apesar desses louváveis esforços, há ainda um longo caminho a percorrer.
Essa questão da carteira de clientes diferenciada pode existir sim, mas não é divulgada para o público externo, nem é sinalizada. Ou seja, falta transparência quanto a esse tipo de informação, e nem há critérios claros, seguros e uniformes para poder se enquadrar em tal segmento, pois, como você mesmo disse, o enquadramento “depende da localidade onde a agência da Caixa esta instalada.”
Bom, é isso. Abç!
Existe realmente um longo caminho a percorrer, entretanto
sobre a questão de carteira de clientes diferenciada, os critérios são bem claros sim, são semelhantes aos dos bancos privados.
Não faz sentido uma agência do interior considerar alta renda um salário de 5 mil reais. Assim como não faz sentido uma agência localizada na “Av Paulista” considerar esta mesma renda como “alta renda”. Alta renda é relativo a localidade onde a agência esta instalada, bairros mais nobres influenciam na classificação da carteira.
Para saber isso sobre a sua agência, você tem que entrar nela e perguntar, não vai ter nenhuma plaquinha no vidro falando que “aqui tem atendimento de alta renda para pessoas que recebem acima de “X””.
A missão do banco hoje é atender todos os segmentos de clientes sem perder o foco no social, como ela é hoje conhecida.
Desti, é exatamente pelos motivos que você citou que considero haver equívoco quando a Caixa discrimina os clientes em função da localidade onde moram, discriminação essa que não encontra correlação lógica com o objeto do serviço.
Exemplificando melhor: temos o Sr. A, que mora no interior do Pará, com renda de, digamos, R$ 5 mil, e o Sr. B, que mora na Av. Paulista, com renda de também R$ 5 mil. Ambos vão à Caixa abrir conta em suas respectivas localidades. O Sr. A é classificado na carteira de alta renda. O Sr. B não é classificado na carteira de alta renda. Os motivos são esses que você citou: o encarteiramento dos clientes depende da localidade onde a agência está instalada.
Pois bem.
Aí o cliente A se muda para Av. Paulista, e o B vai pro Pará. Eles trocam de cidade. O cliente A vai até uma agência da CEF na região da Paulista, e recebe todos os benefícios do segmento de alta renda. Já o cliente B vai pra agência do interior do Pará, mas, mesmo com a mesmíssima renda do cliente A, vai pro “varejão”.
Aí eu pergunto: é justo discriminar os clientes pela origem da agência? Se o objetivo da segmentação da clientela se dá em função da renda declarada, nada mais justo do que a renda declarada servir de critério de diferenciação, e não a localidade da agência.
Repito o que disse antes: os critérios são obscuros, e não estimulam as pessoas a buscarem os serviços da Caixa em função da existência de um segmento diferenciado, simplesmente porque esse segmento diferenciado fica “escondido” do público.
Por exemplo: na página da CEF na Internet eu não consigo visualizar nenhum local que fale sobre a existência do segmento de alta renda. Isso só prova a falta de transparência quanto a esse tipo de informação. Se ele existe, é de conhecimento somente “interna corporis”, ou seja, dos funcionários do banco.
Abç
Compreendo e respeito seu ponto de vista, apesar de não concordar muito com ele.
Obrigado, Desti! Grato pelos debates produtivos aqui na seção de comentários do artigo!
Oi Desti, você fala como um verdadeiro funcionário de relações públicas do banco. A verdade para os correntistas, no entanto, é outra.
Podem ser muito bonitas todas as ações sociais da Caixa. Tenho conta empresarial lá – não por opção – desde 2007 e te digo que além de ser o banco com os funcionários com mais má vontade, também todos os canais de atendimento eletrônicos são – no mínimo – sofríveis.
O aplicativo de smartphone me ajudou muito no dia a dia (mesmo com uma função de extrato que só mostra movimentações do dia), mas é muito limitado.
Via internet o site funciona mal no PC e até funcionava no MAC até ele mudarem qualquer coisa sem testar propriamente e ninguém mais conseguir acessar.
Como tenho que manter minha conta, adoraria que melhorasse (tanto atendimento nas agências quanto internet), mas infelizmente minha experiência em qualquer uma das agências que já fui em São Paulo (e não foram poucas) é que a Caixa é uma repartição pública que, por acaso, presta serviços financeiros.
ACHO O SEGUINTE: QUEM NÃO TIVER SATISFEITO, PROCURE UM BANCO QUE ATENDA MELHOR SUAS NECESSIDADES E PAREM DE SOFRER SE ESTRESSANDO COM PROBLEMAS CUJAS SOLUÇÕES NAO ESTÃO AO SEU ALCANCE.
Tenho uma conta poupança na CEF e trabalho com gestão de empresas, onde algumas têm c/c na CEF.
Sinceramente, é um problema tremendo acessar o vosso IB pelo Mac. Já tentei com o safari, firefox, chrome e sempre informa que o módulo de segurança não está instalado. Liguei para as agências, e estas me deram uma solução super simples “Só funciona em Windows. O melhor é a Sra. comprar um novo computador mesmo”.
Dentre outros problemas como depositar dinheiro em conta errada (depositaram na conta de um cliente um dinheiro que era para outra pessoa. Até aí não tem problema. O problema foi pedirem para realizar a transferência com uma confirmação por email para uma conta que não existe).
Nesse momento, não indico a ninguém abrir conta nem na CEF nem no BB.
Estamos em processo de transferência de bancos por causa desses problemas que demorarão muito para serem resolvidos.
Desti, e demais amigos leitores… gostaria de fazer um alerta a todos:
O internet Banking da caixa, não esta preparado para o Linux e seus derivados !!!!
Sou funcionario de uma empresa, onde quase todas as maquinas são Linux e simplesmente fui obrigado a desbloquear minha senha eletronica pelo menos 10 vezes só no intervalo de 20 dias…. o proprio gerente, ja me informou que realmente existe uma certa “incompatibilidade” no IB da caixa com o Linux…
Só que hoje, acho que 90% ou mais das pessoas que fazem uso do IB usam Windows… e pelo que entendi, a CEF não está muito preocupada com quem não o usa.
Infelizmente, o suporte tecnico (0800 726 0104) segue um script de atendimento, e se você questiona alguma coisa, eles simplesmente se enrolam… não sabem responder ou mesmo falam coisas sem a menor noção !!!
Como sou da area de informatica, ja deixo a dica: depois que mudaram a versão do JAVA, tudo degringolou !!!
É no minimo, constrangedor, ficar ligando para a agencia (atualmente, estou a uma distancia consideravel da agencia fisica) e mesmo assim, SOMENTE, o gerente da conta pode gerar uma nova… ou seja ele não estiver disponivel, alem de ter que ligar 5,7, 10 vezes para a agencia.. se ele estiver “atendendo cliente” eu só tenho duas alternativas: ligar mais 40 vezes ate que ele possa me atender ou ficar aguardando “ate que a ligação caia”…
bem, foi um desabafo, de quem ja esta cansado desse aporrinhação..
Ps: Como funcionario publico, normalmente tenho meus rendimentos depositados na Caixa.. ou terei que migrar para o BB. Ficar na caixa, realmente só por conta das vantagens de FGTS, Taxas, etc…
Só vou na agencia, para sacar dinheiro, e olhe lá….
Enfim, tenham um bom dia…
Ps2: em casa, também só uso linux… ou será que vou ter que usar um outro computador com windows só pra acessar o IB ?! é isso que a caixa vai me propor ?! em nenhum outro IB isso ocorre !
Oi Pedro, é realmente muito chato todo esse procedimento. O home banking da Caixa para tablets e smartphones poderia quebrar um galho nessa questão se fosse mais completo e permitisse mais operações.
Uma alternativa para amenizar o problema é migrar a conta-salário para o banco de sua preferência. Confira nesse artigo: http://valoresreais.com/2012/01/05/servidores-publicos-ja-podem-escolher-o-banco-de-sua-preferencia-para-receber-salario/
Abç!
Seguinte: até a semana passada ou retrasada, estava funcionando muito bem no Linux, sem precisar de máquina virtual, JVM, etc. Tudo certinho no Firefox. Até que passou a exigir JVM, por causa do GBPlugin.
Agora, não funciona nem no Linux, nem no Windows da minha mulher. Por incompetência da TI desse banco que sobrevive de venda casada.
Oi Roger.
Essa situação da Caixa de melhorar por um lado, mas tirar do outro, é lamentável. Espero que o TI deles corrija isso o mais rápido possível.
Abç!
Engraçado, comigo é ao contrário. Desde que virei cliente da Caixa (por causa do meu financiamento porque jamais iria abrir conta nesse banco), eu nunca tive problemas em acessar o Internet Banking do Mac. Tudo bem que eu tinha que ignorar todos os avisos dizendo que o site não é confiável e tal (que acontece até hoje).
De um tempo para cá o site ficou inacessível. Se uso pelo Chrome, aparece que o módulo “has crashed” e sou redirecionado para uma página em branco. Se acesso no Safari, ele pede o módulo de proteção, eu instalo e ele continua dizendo que não tenho. Já o Firefox nem consigo acessar porque fala que o site não é confiável e mesmo eu ignorando o site não funciona.
O mais absurdo é que fui tentar acessar pelo app do iPhone e me aparece um aviso: “Acesso não autorizado. Cancele a adesão por meio do Internet Banking e faça nova adesão”.
Resumindo, eu simplesmente não tenho como acessar o meu internet banking. Eu vou ter que ir na Lan House ou na casa de um amigo. Que deprimente.
Pedro, que epopéia… realmente, acessar o IB da CEF tem se tornado um severo exercício de paciência nos últimos dias…
Há dias em que não consigo acessá-lo de jeito nenhum, por alguma falha randômica no sistema… mas então no dia seguinte, o sistema volta ao normal… vai entender…
Uma alternativa é acessar a conta-corrente pelo telefone. Não é a mesma coisa, mas é um quebra-galho para determinadas situações mais pontuais, como fazer um pagamento ou fazer uma consulta do saldo de conta-corrente.
Abç
Ola bom dia!
Conseguiu resolver o problema do APP IPHONE?
estou com a mesma msg:
“Acesso não autorizado. Cancele a adesão por meio do Internet Banking e faça nova adesão”.
Olá,
Somos (eu e meu marido) correntidtas “frescos” da Caixa, pelo simples e único fato de que estamos entrando em um financiamento imobiliário (e as taxas da CEF são realmente imbatíveis).
Estamos, portanto, nos habituando à sistemática do banco. Consegui “fazer funcionar’ o módulo de segurança no notebook do meu marido (com sistema windows), mas no meu MAC está praticamente impossível.
Pior é que o telefone que presta informações e auxílio é atendimento eletrônico e nenhum dos erros referidos no atendimento é o que o meu MAC está apresentando.
Começo a instalação e ela não é finalizada por um erro (“O instalador encontrou um erro que causou a falha na instalação. Entre em contato com o fabricante do software para obter assistência”.). Missão impossível!!!!
Alguém tem alguma sugestão???
Obrigada!!
Graziella,
Minha sugestão é verificar se você possui a versão mais recente do Java, através desse link, mas usando o Safari:
http://www.java.com/pt_BR/download/installed.jsp
Se tudo estiver Ok, volte à página da CEF e tente ver se agora o Internet Banking é acessível.
Abç
Graziella, conseguiu instalar no seu Mac? Estou com o mesmo erro.
Estou em panico, estou fora do Brasil e fazem 2 semanas que falo com atendentes, supervisores(55 7132069900), a ultima ligacao essa manha apos eu falor com outro supervisor…apos gritar com uma atendente…me disseram que uma pessoa mais “tecnica” ira me contactar…sabe la quando! Parececem maquinas programadas para fazerem os mesmos passos para que o computador volte a funcionar e nada!
Estou usando Mac com o Safari(Firefox nao da nem a opcao de continuar). O mais louco ‘e que a menos de um mes usei(tive alguma dficuldades…mas funcionou).
Nao sei o que fazer!!!
Fran, verifique se você tem a versão mais recente do Java, disponível aqui:
http://www.java.com/pt_BR/download/installed.jsp
Caso não tenha, instale-a e faça o teste.
Abç
Para acesso por Mac:
Certificado Inválido
Se for apresentada uma tela de erro (This Connection is Untrusted) informando que o Certificado Digital do IBC não é confiável, isto ocorre porque o emissor do Certificado não consta na lista de emissores confiáveis como padrão em alguns navegadores e a CAIXA como Empresa Pública, utiliza o Certificado Digital da Infra-Estrutura de Chaves Públicas (ICP) do Brasil.
Para instalar Certificado Digital da ICP Brasil e resolver o problema, favor seguir os procedimentos apresentados no endereço:
http://www14.caixa.gov.br/portal/acaixa/home/certificado_ibc
_____________
Para usuários de sistema operacional MacOS versão 10.6 ou inferior, é necessário instalar/atualizar o JAVA oficial Oracle, que pode ser obtido no endereço http://www.java.com/pt_BR/download/ e clicar em: Download
Após realizar o download e instalação do JAVA, sugerimos verificar se o JAVA foi instalado com sucesso e se está habilitado no navegador acessando: http://www.java.com/pt_BR/download/installed.jsp e clicar em: Verificar versão do Java.
O resultado da verificação de versão deverá ser apresentado conforme abaixo, caso seja diferente o JAVA não está instalado/habilitado:
Se após instalar/atualizar o Java, ocorrer algum erro e a mensagem com a versão não for apresentada, é possível que o Java esteja desabilitado no navegador.
Para habilitar no Safari:
Com o Safari aberto, na barra superior da tela, acessar a opção SAFARI >> PREFERÊNCIAS >> SEGURANÇA >> PLUGINS DA INTERNET >> (marcar a opção) PERMITIR JAVA >> reiniciar o browser e testar com o link http://www.java.com/pt_BR/download/installed.jsp novamente para ver se o Java está rodando no browser.
Caso após o teste acima, continue sem apresentar a mensagem de versão verificada,
Ao lado da opção de PERMITIR JAVA citado acima, tem um botão para configurações. Se a opção padrão para os sites da CAIXA estiver com definição perguntar antes de executar, favor alterar para Permitir Sempre.
Com a instalação/atualização e teste de execução do Java efetuados com sucesso, ao carregar a página de login do Internet Banking CAIXA, aparecerá a mensagem abaixo, onde poderá ser marcado a opção de confiar sempre no editor Caixa Econômica Federal ou Internet Banking.caixa.gov.br e clicar em executar ou Run.
Em equipamentos MAC versão 10.8, se ao instalar o adicional de segurança apresentado durante o processo de acesso a conta, mostrar a mensagem “a instalação falhou”:
1 Acessar as Preferências do Sistema. Clicar na maçã -> Preferências do Sistema:
2 Selecionar a opção Segurança e Privacidade:
3 Verificar se a opção Mac App Store e desenvolvedores identificados está marcada:
4 Executar o aplicativo sfGBPCEF.pkg (Baixado no momento do acesso a conta)
5 Será apresentada a tela de instalação do MacOS, clicar em continuar:
6 Nesse momento tanto a tela Tipo de Instalação quanto a Seleção de Destino podem ser apresentadas.
6.1 Caso a tela apresentada seja Seleção de Destino, marcar a opção Instalar Somente para mim.
Caso a tela apresentada seja Tipo de Instalação, clicar em Alterar Localização da Instalação e efetuar o passo 6.1
7 Ao final da instalação é apresentada a tela abaixo:
“A instalação doi efetuada corretamente”
–> Se toda vez que tentar acessar, solicitar novamente a instalação do adicional de segurança já instalado com sucesso:
Safari: Loop na solicitação da instalação
Realizar os seguintes procedimentos:
Clicar em finder, aplicativos, utilitários, terminal
Digitar: SU
Vai solicitar a senha do sistema
Depois digitar: sudo chmod 777 /Users/Shared/Library/Application\ Support
Digitar a senha do sistema. Dando certo vai apresentar o seguinte comando: New-host-2`:user $.
Espero ter ajudado alguns colegas.
Obrigado pelas valiosas dicas, André! Certamente irá ajudar muitos clientes com dificuldades em acessar o IB da CEF.
Abç!
Caro André,
Eu não estava conseguindo acessar a caixa nem a pau.
Esta dica do MacOS versão 10.8 funcionou legal. Obrigado. Na verdade, depois de digitar o comando SU e a senha, apareceu SORRY. MAS EU CONTINUEI, digitei o comando sudo… e depois a senha. Aí apareceu: command not found. Então, fechei o terminal e fui experimentar. Aí, funcionou assim mesmo.
Estou no exterior e desde de junho nao consigo acessar minha conta online, digito e senha ai aparece uma mensagem “o sistema esta indisponivel tente mais tarde” ja tentei quinhentas vezes e sempre a mesma coisa. So resta saber quantos anos correspondem ao mais tarde. 🙁
André,
Obrigado, com sua dica consegui acessar o site pelo Mac.
Abs
fiz todos as instalações necessárias,e ainda não consigo acessar o internet banking da caixa.uso 2 navegadores chrome e firefox.o que devo fazer.
Lu, Tente criar novo usuário.
O novo usuário pode ser com os mesmos caracteres do atual.
Algumas vezes resolve, pois o problema não é de indisponibilidade mesmo. Se mesmo assim não der certo, ligue no 0800 da CAIXA.
Não, não consigo de JEITO NENHUM acessar o IB da caixa. Funciona perfeitamente no windows, mas no OS Lion (Firefox, chrome e safari) é simplesmente impossível.
Segui a risca sua orientação, mas deu o mesmo erro:
O servidor imagem.caixa.gov.br usa um certificado de segurança inválido.
O certificado não é considerado confiável porque o certificado do expedidor não é considerado confiável.
(Código do erro: sec_error_untrusted_issuer)
Se puder me ajudar agradeço muito!
At,
Cleber
É a mesma mensagem de erro que aparece agora no Opensuse, não aparecia anteriormente.
Certificado Inválido
Se for apresentada uma tela de erro (This Connection is Untrusted) informando que o Certificado Digital do IBC não é confiável, isto ocorre porque o emissor do Certificado não consta na lista de emissores confiáveis como padrão em alguns navegadores e a CAIXA como Empresa Pública, utiliza o Certificado Digital da Infra-Estrutura de Chaves Públicas (ICP) do Brasil.
Para instalar Certificado Digital da ICP Brasil e resolver o problema, favor seguir os procedimentos apresentados no endereço:
http://www14.caixa.gov.br/portal/acaixa/home/certificado_ibc
Há um bom tempo não consigo visualizar a parte de CDC a qual tenho contrato, sempre dá erro 2053 – Transação não concluida – Por favor digite todos os campos obrigatórios, mas não tem campos a serem digitados…além disso, a atendente do help desk caixa, além de não ter me ajudado, desligou na minha cara…estou decepcionado com a CAIXA nesse ponto.
Boa noite Maurício, estou com o mesmo problema que você!! Nem o gerente sabe me responder o que está acontecendo… você conseguiu resolver??
Olá a todos, sou cliente da Caixa e estou no exterior. Antes de viajar, eu instalei no iPad o app da Caixa e cadastrei o equipamento. Estava funcionando no Brasil mas, ao tentar usar aqui, recebi a mensagem de que que o equipamento não está cadastrado. É o mesmo que não ter banco. E, para piorar, a Caixa não oferece nenhum canal de comunicação pela internet para resolver problemas técnicos, nenheum endereço de E-mail é informado, nem serviço de chat. Só números de telefone.
Estou tentando acessar extrato da minha prestação, porém trava !! 0800 não atende!! resumindo….. C.E. é banco para pobre……..mesmo…. sempre será.
Os problema continuam ! o IB continua pedindo Plugin java, mas o pluginjá existindo !
O Péssimo serviço da CAIXA é impressionante ! isto prova que nao adiantar colocar dinheiro em empresa Estatal, a incopetencia é eterna nestas organizações.
Meu sistema OSX 10.9 e estou utlizando o Firefox 25.0.1
Depois de tentar efetuar o login no IB da Caixa exibe a mensagem de erro: “(Código do erro: sec_error_untrusted_issuer)”
Mesmo instalando o certificado: http://www14.caixa.gov.br/portal/acaixa/home/certificado_ibc e também seguindo os passos que o André passou.
Não consigo acessar do Firefox, Safari e nem do Chrome. =/
Eu não consigo entrar no site do Internet Banking. Simplesmente aparece “Esta página não está disponível” ou “This page can’t be displayed”, tanto pelo IE quanto pelo Chrome. Eu instalei recentemente o novo IE 11 e por uns dias funcionou… hoje, deu errado de novo. Mesmo problema. Alguma luz ?
se puder, mude de banco, eu mesmo estou pensando em mudar minha aplicação de lá.
Eu usava o IB do meu Linux (Opensuse) normalmente, tando pelo Firefox, quanto pelo Chromium. Para acessar instalei o JAVA da Sun.
Porém, desde o sábado, dia 07 de dezembro de 2013 diz que o sistema está indisponível. Só que quando acesso de outro computador com o Windows, o acesso acontece normalmente. Não sei o que está acontecendo.
Não consigo instalar o iGBPCEFsf sempre diz que foram encontrados navegadores em execução, ó CROME, eu até já desinstalei o programa.
necessito de ajuda.
ABRI A CONTA EM MAIO E ATÉ AGORA NAO CONSEGUI ACESSAR COM MAC.
O GERENTE HOJE ME DISSE O SEGUINTE: “TENHO 600 CLIENTES E POUCOS RECLAMAM, DEVE SER UM PROBLEMA PONTUAL”. EM RESUMO: O GERENTE ME CHAMOU DE BURRA. ISTO EU QUE TENHO PÓS EM ENGENHARIA DE SISTEMAS, FIQUEI CALADA . VOU ENCERRAR A CONTA E ABRIR UMA NO BANCO DO BRASIL. PAGO 20,00 POR MES E NAO TENHO SERVIÇO DECENTE. NAO TENHO A QUEM RECLAMAR PORQUE O TELEFONE NAO DA ATENDIMENTO PESSOAL. E ELES ACHAM QUE PODEM TUDO.
A MESMA MERDA, ha 1 ano que nao tenho acesso a essa bosta!
so consegui abrir uma pagina em branco, com o OPERA…os outros, todos, certificados invalidos, ja fiz de tudo, segui todos passos tbm do faq deles… nada de funcionar!
porcaria!!!
Ontem o Banking da Caixa voltou a funcionar no Firefox. Selecionei para acessar a versao anterior. Cadastrei o computador, após algumas mensagens de instalação do modo de segurança que usa o java. Para acessar é essencial ter instalado o Java no computador.
O dados do meu cartão desapareceram no IB da Caixa, estranho! Só o acesso a faturas e outros dados, mostra como sem cartão na conta!
Pode ser um erro temporário, Costa.
Tente acessar o IB novamente em outro dia, ou utilizando um navegador diferente.
Agora a pouco (como a vários meses) o acesso ao IB da CEF foi inviabilizado, curioso é que sempre as vésperas de pagar as contas, uso UBUNTU, java oracle atualizado, e a CEF mais uma vez impede o acesso ao IB, na minha opinião está uma porcaria o serviço, cadastrei mais uma reclamação no BC e estou estudando para qual banco (um de verdade) vou transferir minha aplicação financeira, pois a CEF chegou ao limite do desrespeito ao consumidor, basta vc pesquisar na internet que vai constatar a quantidade de reclamações, parece que a CEF tem um “convênio” com a microsoft, e com os recursos antigos dela.
Caro Sérgio,
Estou com o mesmo problema. Usava normalmente, com java instalado, tudo perfeito. Aí eles mudam alguma coisa no sistema de segurança e volta tudo a não funcionar. Já atualizei o java, testei e está funcionando, menos o IB da Caixa.
Uso o Opensuse.
Esqueci de informar um link importante aqui, o do BC, reclamem como loucos, quanto mais melhor, lembrando que as reclamações devem ser direcionadas ao setor de informática/sistemas da CEF e não a agencia, pois a unica coisa que eles podem fazer (a agencia) é dar desculpas, segue o link:
espero que este tipo de link não seja “moderado”
http://www.bcb.gov.br/?RECLAMACAODENUNCIA
Eu só conseguia acessar pelo notebook, agora nem ele mais acessa. A Caixa não é banco, eu já sabia disto, agora para ter acesso a conta só indo na agencia. Um saco estes malditos plugins de segurança que impedem o acesso. E não é pela internet que o dinheiro da caixa é roubado, desde os tempos da criação da caixa.
Estou há 20 dias tentando falar com o suporte técnico da caixa e escuto que estão sempre em atendimento para eu aguardar e ponto final. Me exigem instalar um módulo de segurança, só que disponibilizam apenas arquivos EXE e Mac é DMG e eles parece que escondem os arquivos no site.
Se alguém souber onde consigo baixar os módulos de segurança favor me enviar o link!!!
Meu caro, quando você faz o acesso pelo site, ele já encaminha você para a instalação do módulo da caixa.
O seguinte link pode ajudar com os certificados. Mas o modulo de segurança é instalado automaticamente quando você tenta acessar!
O problema agora está em acessar a caixa por smartphones, pelo menos para os estados que os celulares ganharam mais um número, pois no cadastro do telefone só permite os oito, se tentar colocar os nove recebe um mensagem de número inválido, e colocando somente oito, a mensagem de ativação nunca chega.
Aí fica difícil cadastrar o bendito smartphone, né?
Depois que entrou o nono número (o 9 na frente), e fiz a portabilidade para outra operadora, não recebi mais os movimentos na conta, através de SMS, já até excluí e fiz novamente, mas nada.
Alguém enfrentou o mesmo problema e encontrou solução?
Será que tenho que ir na agência onde tenho conta e lá eles disponibilizam mais opções?
Olá galera, recentemente fui bloqueado ao menos umas 10 vezes no sistema da Caixa Econômica Federal com o tal erro “20×5 bloqueio assinatura eletrônica” que supostamente da quando se digita a senha errada mais de 3 vezes. Mas acontece que o sistema deles é uma ***** e esse bloqueio da do nada mesmo, pesquisa no site reclame aqui, pelas datas vera que o erro é velho conhecido. Depois você tem que ir no banco esperar uma eternidade para gerar nova assinatura. Detalhe se você gerar nova assinatura o atendente vai falar que você tem que trocar em 15 dias. Dica: não tenta trocar no mesmo dia senão você vai ser bloqueado de novo. Depois de tanto sofrer eis a solução (ao menos por enquanto), atualize o Chrome, instale o plugin e FINALMENTE use. E esqueça o Linux porque da um erro atrás do outro, as vezes funciona as vezes não. Espero que ajude você que esteja lendo este comentário. Para o sistema da CEF chegar a ser RUIM vai “ter que comer muito arroz e feijão “. Boa sorte.
Estou no exterior e não consigo usar o aplicativo da caixa no meu celular..pois o mesmo pede o número do meu telefone..e não aceita o telefone de outro país!!!! AFFF!!!!!!!
Boa tarde baixei o app da caixa para android,mas quando vou usar pede (usuario),coloco meu nome, ai aparece usuario nao cadastrado,resulmindo nao serve pra nada,a nao ser pra oculpar espaço na memoria….alguem pode me da uma luz..obg.
No meu Android tem funcionado perfeitamente. verifique se está colocando o nome do usuário de forma correta. Não pode ter espaço. No auto completar geralmente vai com espaço.
Eu ja abaixei o apricativo,ja fui a caixa criei minha senha eletrônica mais de nada valeu vou acessar minha conta ai aparece usuário coloco meu nome fica meia hora carregando e vem o aviso usuário não cadastrado ja tentei cadastrar ai só da serviço indisponível tente mais tarde mais ja estou a um mês s
Não é possível, eu nunca consigo acessar o Internet Banking da Caixa Econômica Federal, que coisa difícil.
Desisti.
A Caixa é um dos mais excelente bancos que conheço, Ms esta pecando no quesito do acesso a internet, uso o MozilA E O cHORME E A CADA VEZ QUE PRECISO consultar minha conta pedem para instalar um programa novo que no final do dowland aparece mensagem que não foi possivel instalar e quando consigo, funciona uma unica vez.Ora se instalei o programa porque tenho que instalar toda vez que for usar. e que sempre apresenta problema e as vezes demora dias para que eu instale novamente uma coisa que ja foi feita.Pensei que o problema fosse no meu computador, mas segundo o tecnico o problema é da Caixa. Resultado não consigo fazer o acompanhamento diario de minha conta e me vejo perdido, pois sou cadeirante, dificilmente consigo sair de casa, pois uso fraldas e coletor de urina, o que me constrange ir ate a agencia, mas infelizmente para que eu me situe sobre meus negocios tenho que me deslocar até la.Dificil local para estacionar e na minha cidade o deficiente fisico, idoso e gravida não tem atendimento especial como ha em outros bancos (assim exige a legislação)o QUE VOCES ME ACONSELHAM? NÃO QUERIA MUDar de banco, mas esta dificil para mim.Grato pela atenção. Ha e eu sou o unico uisuario dessa maquina.Boa tarde
Única coisa que podemos fazer é reclamar na ouvidoria e deixar de usar.
Vão meus conselhos: talvez você esteja apagando a memória cash toda vez passada que sai do navegador. Dai o site entende que seja a primeira vez que está usando. Tenho usado o internet banking do celular Android. É pratico, da para fazer pagamento com leitor de código de barra w fazer transferências, alem de consultar saldo e extrato.
Olá, comigo está acontecendo o seguinte: após trocar de aparelho, fazer a instalação do app, coloco meu usuário e aparece : “Acesso não autorizado. Cancele a adesão por meio do Internet Banking e faça nova adesão pelo smartphone”
Como fazer a adesão da caixa pelo celular?
Já tem 8 mês que eu tento entra em contato no sistema da caixa pelo celular mais não consigo
Troquei de aparelho e não consigo entrar na minha conta, pede p cancelar adesão do celular mais conseguir fazer isso.
S O L U Ç Ã O !!!
Olá a todos, depois futucar muito consegui resolver esse problema. Pra mim funcionou no meu Galaxy S4 e no Moto G.
1º Desinstalem o aplicativo da Caixa do seu celular.
2º Acesse sua conta pelo Navegador de internet ( Chrome, Mozila, Explore…).
3º Dentro da sua conta, vai ter a opção ” CAIXA CELULAR “, cliquem nessa opção. Após clicar irá aparecer 2 opções, VALIDAÇÃO DE SMARTPHONE E MENSAGENS VIA CELULAR.
4º Clique em VALIDAÇÃO DE TELEFONE, provavelmente irá aparecer escrito ” Já existe um smartphone validado”, clique em “EXCLUIR” ( Vai estar em cor laranja o link para excluir ).
5º Coloque sua senha eletrônica e confirme a exclusão do Smarphone.
6º Instale o aplicativo da caixa em seu celular ( que vc havia desinstalado )
7º Inicie o aplicativo e irá pedir seu login ( Nome de usuário ) e Senha. Insira os seus dados e logo após irá aparecer a opção para vc digitar seu numero de telefone, digite seu numero corretamente pois vc irá receber o código de confirmação por ele.
8º Após isso o código irá chegar em suas SMS em menos de 2 minutos, abra o SMS recebido sem fechar o aplicativo da caixa ( deixe em segundo plano ) anote o código de 6 números e digite no aplicativo.
9º Pronto! Após isso vc pode acessar a pagina da caixa pelo navegador que vc verá seu telefone validado.
Espero ter ajudado pois fiquei quase uma semana sem o app e me atrasou muito.
Qualquer dúvida, comente talvez poderei ajudar.
Se funcionou para vc tb, comente!!!!
Abraço.
Olá Guilherme, estava olhando o blog e decidi ver. Esse post legal que eles modernzarao o site, mas a minha e sobre a conta poupança caixa, eu recentemente abri uma conta poupanca na caixa e não recebi nenhum contrato só uma guia para preencher os meus dados ,achei estranho pois em outros bancos eles dão um contrato de três a quatro páginas pela sua experiência qual a diferença entre os bancos na questão contratual?
Não há muita diferença entre os bancos na questão contratual. Eu sugiro que você peça à CEF o contrato, pois fornecer somente uma guia me parece estranho.
Comecei a usar o internet banking a pouco tempo, e estou com uma duvida bem grande, o serviço é grátis ou são cobradas taxas?
Não Amanda, aliás a CAIXA é o único banco que deixa você alterar ou cancelar a cesta de serviços via internet banking. Daqui a pouco vão pagar para usar o IBC, nunca cobrar rsrs
Exato, Amanda, é como o Rafael disse. O uso é gratuito.
PAULO, muito obrigada!!! Funcionou!!!
Nao estou conseguindo entra no meu Internet Banking Caixa há 2 messes,alguem pode mim ajudar,sempre aparece este aviso “NAO FOI POSSIVEL EFETUAR O LOGIN”logo depois que eu digito a minha senha,
Não consigo mais acessar o aplicativo da caixa e nem usando o Safari ..
Será que mudaram alguma coisa?
Só tenho o Safari
Boa tarde!
Alguém me ajude, pode me dizer passo a passo como faço pra instalar o internet explorer ou o mozila, porque nao consigo acessar pelo chrome a internet bank. Antes acessava agora não sei o que conteceu.
Estou tentando cadastrar uma nova conta pelo site da caixa e não estou obtendo sucesso. Aparece uma mensagem dizendo: Dígito verificador inválido. já digitei todos os números certos e justamente esse não entra. Quero saber como resolver isso, gostaria muito de poder acessar minhas informações sem precisar me deslocar a uma agência.