Resumão da semana: IFIX, LCI, e André Massaro no Finanças Forever

Índice de Fundos Imobiliários (IFIX) vem aí em setembro

Lendo o blog do colega Investidor em Ação, fiquei sabendo dessa ótima novidade: a Bolsa irá lançar no próximo mês um índice de fundos imobiliários!

“A partir do dia 3 de setembro o investidor terá um índice para utilizar como referência de comparação na sua carteira de investimentos em Fundos Imobiliários. Esse índice é o IFIX e a seleção dos fundos que irão compor esse índice será feita com base em liquidez e terão suas cotas ponderadas na carteira pelo seu valor de mercado total (número total de cotas emitidas multiplicado por sua última cotação em mercado).

Um índice de referência funciona para que o investidor possa estabelecer uma comparação entre a sua carteira de investimentos e a média do mercado. Assim como ocorre no mercado de ações, onde os investidores podem utilizar o IBOV para realizar essa comparação, em breve os investidores em Fundos Imobiliários poderão utilizar o IFIX”.

Para nós, investidores pessoa física, a grande novidade é a possibilidade de, num futuro próximo, termos um ETF que espelhe esse índice, assim como já ocorre com o BOVA11, que replica o Índice Bovespa, e o PIBB11, que replica o IBr-X 50.

Apesar de o mercado de fundos imobiliários estar, na minha opinião, um tanto quanto valorizado (e eu diria mais, sobrevalorizado para certos fundos), essa não deixará de ser uma ótima oportunidade de medir sua carteira de fundos imobiliários com um referencial de desempenho próprio e específico.

Grato ao Investidor em Ação pela publicação da novidade!

Planilha de cálculo da rentabilidade diária de Letras de Crédito Imobiliário (LCI)

O leitor Luiz Fernando me enviou por email uma excelente planilha de cálculo da rentabilidade diária de Letras de Crédito Imobiliário (LCI) que, de tão boa, pedi autorização para ser publicada no site, ao qual ele prontamente aceitou!

Clicando nesse link: LCI você terá acesso a ela, em formato Excel 2010. Ela contém as instruções necessárias para que você tenha condições de calcular a rentabilidade diária de sua própria letra de crédito imobiliário.

Diz o leitor Luiz:

“Estudei muito sobre as LCIs e resolvi elaborar uma planilha que apresentasse o rendimento diário deste investimento, pois apesar de podermos ver o dinheirinho entrando todo santo dia útil, acho legal acompanhar qual a rentabilidade que este investimento pode trazer dia à dia, coisa que o banco não fornece. Basta preencher a taxa CDI anualizada na planilha para obter todos os valores de rendimentos. Ela está preenchida com o meu investimento, e a partir de segunda feira com uma taxa CDI estipulada em 7%. Estou anexando esta planilha caso você ache útil e caso alguém se interesse por ela”.

Obrigado ao leitor Luiz Fernando pelo envio da planilha!

Entrevista de André Massaro no blog Finanças Forever

Para finalizar esse resumão da semana, deixo o link para uma ótima entrevista que o educador financeiro André Massaro concedeu para o blog Finanças Forever, do amigo Everton Ricardo.

Nesse entrevista, achei particularmente interessante a trajetória do André, que era trader em tempo integral, quase destruiu sua saúde por causa disso, mas resolveu dar a volta por cima, e hoje consegue lidar de uma forma muito mais equilibrada com o mercado financeiro. Destaco particularmente esse trecho da entrevista:

“Descobri, do jeito mais difícil, que, quando se fala em finanças pessoais, pelo menos 90% dos problemas não são verdadeiramente “financeiros”, e sim psicológicos, comportamentais ou até mesmo morais. Descobri que todo o conhecimento de finanças que eu acumulei na verdade tinha muito pouco valor. Descobri também (a minha segunda lição de humildade) que, na expressão “educação financeira”, o termo “educação” não vem na frente de “financeira” por acaso. O educador financeiro eficiente precisa ser muito mais “educador” do que “financeiro”. O conhecimento financeiro que a maioria das pessoas precisa para melhorar de vida é o conhecimento básico, não é preciso ser um “PhD em finanças” para ter uma vida feliz e equilibrada. O grande desafio está em motivar as pessoas a colocar esse conhecimento básico em prática, e aí entra o talento e o conhecimento do bom educador” (sem destaque no original).

Não tenho como concordar mais com o André. Já manifestei pensamento semelhante em outro post, para ter equilíbrio financeiro, gostar de matemática é o de menos e acho que o caminho é por aí mesmo.

E motivar as pessoas muitas vezes requer que nos aprofundamos no estudo das finanças comportamentais, essa fascinante área do conhecimento que faz uma intersecção muito bacana entre economia, investimentos e psicologia, como, aliás, tive a oportunidade de comentar no blog da minha querida amiga Ostra Azul.

No final das contas, nunca esteve tão atual aquela máxima dos gregos antigos: “conhece-te a ti mesmo”. 🙂

É isso aí!

Um grande abraço, e que Deus os abençoe!

* Créditos da imagem: Free Digital Photos

Print Friendly, PDF & Email

, ,

12 Responses to Resumão da semana: IFIX, LCI, e André Massaro no Finanças Forever

  1. Rosana 27 de agosto de 2012 at 19:56 #

    Excelente a criação do Ifix, acredito que será uma ferramenta muito útil.

    • Guilherme 1 de setembro de 2012 at 10:06 #

      Olá Rosana, eu também penso o mesmo! 😀

  2. Jeferson da Luz 29 de agosto de 2012 at 14:33 #

    Guilherme

    Pegando carona no comentário sobre os LCI, eu resolvi disponibilizar as cotações do Tesouro Direto, e do CDI acumulado em XML. Em XML é possível importar as informações para planilhas Excel e Google Docs (O qual utilizo). Assim fica mais dinâmico as planilhas, com atualizações de cotações em tempo real.

    Dê uma olhada em

    http://www.polaticus.com.br/2012/08/02/cotacoes-do-tesouro-direto-e-cdi-acumulado-em-xml/

    • Guilherme 1 de setembro de 2012 at 10:07 #

      Excelente trabalho, Jeferson!

      Gostei muito da atualização dinâmica das informações.

  3. Guimarães 30 de agosto de 2012 at 17:37 #

    Olá Guilherme,

    Sei que não tem nada a ver com o assunto, mas estive pesquisando taxa de corretagens e achei a Mirae. Você poderia me dar alguma informação sobre esse corretora.

    • Guilherme 1 de setembro de 2012 at 10:09 #

      Guimarães, trata-se de uma corretora que tem custos bastante competitivos. Alguns têm reclamado do home broker, que seria difícil de acessar em computadores do trabalho. Na minha experiência pessoal, não tive problemas até agora.

  4. Breno 2 de setembro de 2012 at 20:19 #

    Fica faltando só o ETF dos FII’s!

    • Guilherme 2 de setembro de 2012 at 21:56 #

      Essa é uma aposta certa, Breno! Só falta saber se os rendimentos serão reinvestido na cota, como ocorre com os BOVAs e PIBBs, ou se serão “destacados” do valor da cota, sendo distribuídos aos cotistas, mediante crédito em conta-corrente, tal qual ocorre com os próprios fundos imobiliários. Eu gostaria sinceramente que houvesse essa última opção… 🙂

      É isso aí!
      Um grande abraço, e que Deus os abençoe!

  5. Jonas Novaes 6 de outubro de 2012 at 19:03 #

    Uma dúvida: a rentabilidade diária da LCI e do CDB é em dias úteis ou incluem também finais de semana? Pergunto isso pergunto taxas de administração são somente cobradas em dias úteis 1/252 pro rata, mas os rendimentos desses papeis eu fiquei em dúvida sobre 360 ou 252. Alguém pode me ajudar?

  6. juliano 31 de julho de 2013 at 14:40 #

    o link pra planilha LCI nao existe mais… =(

    • Guilherme 31 de julho de 2013 at 20:55 #

      Juliano, atualizei o link, agora a planilha está novamente disponível!

      Abç!

Deixe uma resposta

Powered by WordPress. Designed by Woo Themes