No caminho rumo a uma vida melhor e mais rica, muitas vezes nos perdemos no meio do caminho, sacrificando coisas que não deveríamos sacrificar. A primeira vítima, como sempre, é ela, a saúde, e tal situação é muito bem representada por uma frase que li tempos atrás: “gastamos saúde para ter dinheiro, para depois gastarmos dinheiro para ter saúde”.
Outra vítima frequente são os nossos relacionamentos, especialmente aqueles que nos são mais caros, como amigos e família. Utilizamos o tempo precioso que está à nossa disposição para melhorarmos nossa condição de vida – e não há nenhum problema nisso. O problema ocorre quando exageramos na perseguição dessa meta, e o resultado muitas vezes são lares em conflito permanente, pais que se arrependem de não terem criado os filhos como poderiam, e filhos se lamentando pela ausência sempre crescente dos pais.
Finalmente, uma outra vítima acaba sendo o próprio tempo, que, conforme já dissemos em outro post – O tempo: seu recurso mais valioso (mais valioso inclusive que dinheiro) – é um recurso mais importante que o dinheiro, porque o tempo não se recupera, ao contrário do dinheiro.
O que fazer, então, para tentar dar um pouco mais de equilíbrio às nossas vidas?
Resposta: nunca deixe perecer a juventude que há dentro de você.
E juventude tem tudo a ver com um bem ainda mais precioso: energia. Pois só somos verdadeiramente felizes se tivermos energia para aproveitar a vida. Mesmo que não seja a vida de nossos sonhos, não devemos deixar para curtir amanhã aquilo que pode ser curtido hoje. Relaxe. Dê um tempo. Pois o tempo presente, o dia de hoje, nunca mais voltará. Ele será aquilo que você quiser que ele seja.
Faça sua vida acontecer de modo que ela valha a pena ser vivida… HOJE. Não construa sua morada só no futuro, como se só o dia de amanhã importasse.
Encerro esse post com o videoclip da música “We Are Young” (Run ft. Janelle Monáe).
Podemos queimar com mais luz do que o Sol…
E como diz o Mauro Halfeld: “Até que enfim é sexta-feira! Não deixe de aproveitar o final de semana… com a sua família”. 😀
É isso aí!
Um grande abraço, e que Deus os abençoe!
É exatamente isso!! Falou tudo. Equilíbrio é fundamental e não podemos deixar de lado família e amigos por causa de trabalho
Mais uma vez, parabéns pelo relato.
Abs
Jr Caimi
p.s. e essa música eu adoro também
Muito bom seu artigo, Guilherme!
Infelizmente as coisas mais importantes são deixadas de lado quando os problemas aparecem – e mais para frente, serão 2 problemas no lugar de um…
A frase que colocou é uma das que mais gosto: corremos tanto atrás do dinheiro e depois o usamos para consertar a saúde que estragamos…
“Perguntaram ao Dalai Lama…- “O que mais te surpreende na Humanidade?”
E ele respondeu:
– “Os homens… Porque perdem a saúde para juntar dinheiro, depois perdem dinheiro para recuperar a saúde.
E por pensarem ansiosamente no futuro, esquecem do presente de tal forma que acabam por não viver nem o presente nem o futuro.
E vivem como se nunca fossem morrer… e morrem como se nunca tivessem vivido.”
Abraços e sucesso!
Finalmente algo edificante …
Todos somos muito parecidos – ou seja – quanto mais corremos atrás de realizações pessoais, mais nos distanciamos das pessoas que deveríamos amar.
Até quando ?
Como assim “Finalmente algo edificante…”?
Esse blog é um dos POUQUÍSSIMOS “edificantes” em toda a Internet…
Obrigado pelas palavras, Nélio!
Obrigado, Jr Caimi, Rosana e Celso!
Aliás, Rosana, bem legal essa citação do Dalai Lama!
É isso aí!
Um grande abraço, e que Deus os abençoe!
Cheguei tarde, eu ia mencionar que a frase era uma citação do meu adorado Dalai Lama, mas a Rosana já tinha mencionado! 🙂
Meus parabéns ao Guilherme e aos outros!
Valeu, Antonio!
É isso aí!
Um grande abraço, e que Deus os abençoe!