Valores Reais Express: Dinheirama lança app para iOS, Governo inicia nova pressão sobre bancos privados, e Longevidade vs. Aposentadoria (blog do Camaleão Faminto)

Dinheirama lança app para iOS

Ótima notícia para quem quer levar mais educação financeira no bolso: os amigos do Dinheirama anunciaram um aplicativo totalmente gratuito para o sistema operacional iOS (iPhone e iPad). Segue a notícia, extraída direto da fonte:

“Para mostrar o quanto valorizamos e entendemos que os celulares podem ser o futuro, apresentamos um app desenvolvido pela equipe Dinheirama em parceria com a Gaudium, empresa de software especializada em desenvolvimento de aplicativos para iPhone, iPad e Android.

Queremos que você leve o Dinheirama com você em seu smartphone e tablet. Clique aqui para conhecer e baixar o app! Contamos com artigos, tutoriais, podcasts, videocasts, resenhas de livros e entrevistas focadas em tornar a educação financeira um assunto mais acessível, universal e capaz de transformar vidas. Baixe o aplicativo (clique aqui) e tenha acesso gratuito a todo nosso conteúdo, inclusive simuladores de juros compostos, aposentadoria e aumento de patrimônio.

Além disso, leia diretamente em seu iPhone/iPad as opiniões de nossa equipe: Conrado Navarro (eu), investidor, MBA em Finanças, fundador do Dinheirama.com, autor de livros e ebooks sobre finanças e articulista de jornais e revistas; Ricardo Pereira, especialista em contabilidade e finanças pessoais, co-fundador do site e autor de livros; e Rodrigo Silveira, apaixado pela Análise Técnica e mercado de ações”.

Além da versão para iOS, fica a sugestão de desenvolverem também um app para o sistema operacional Android. Gostei muito da iniciativa e recomendo o aplicativo!

Parabéns ao amigo Conrado Navarro e a todos os que idealizaram e participaram da transformação de mais esse sonho em realidade!

[Folha] Governo inicia nova rodada de pressões sobre bancos privados. Objetivo: forçar uma baixa nas taxas de administração dos fundos de investimentos. Será?

Notícia publicada hoje na Folha de S. Paulo informa que o Governo pretende fazer uma nova rodada de pressões contra os bancos privados. Depois da ofensiva contra o spread bancário, conforme noticiado nesse post Crédito rotativo do cartão caindo para 3% a.m. no BB e 3,97% a.m. na CEF? Não, obrigado. Melhor ficar longe disso…, o objetivo agora seria forçar uma diminuição das taxas de administração de seus fundos de investimentos, para torná-los mais lucrativos, permanecendo, assim, mais rentáveis que a poupança. De acordo com a reportagem:

“Com isso, a equipe econômica considera que haverá espaço para o Banco Central reduzir mais a taxa básica de juros sem alterar as regras de correção da caderneta.

Segundo a Folha apurou, a equipe da presidente Dilma acredita que o BC poderá reduzir a taxa de juros dos atuais 9% para 8,5% sem provocar fuga dos fundos de investimentos para a poupança.”

Tal como ocorreu no caso dos spreads, só saberemos se efetivamente haverá esse tipo de pressão se os fundos de investimentos dos próprios bancos estatais, CEF e BB, abaixarem suas taxas, fato que parece já ter começado com a CEF diminuindo as taxas de administração de alguns de seus fundos de renda fixa.

Porém, não esperem milagres. As taxas de administração podem baixar, sim, mas eu duvido que baixem a ponto de ficarem competitivas com o Tesouro Direto. Conforme já explicamos em artigos anteriores, A matemática não mente – Parte 2! Tesouro Direto está dando um banho nos fundos de renda fixa dos bancos de varejo. e A matemática não mente: Tesouro Direto está dando um banho nos fundos dos bancos de varejo. Desde que…, os fundos de investimentos em renda fixa no Brasil, tanto pré quanto pós-fixados, apresentam, em geral, taxas altíssimas e rentabilidades, por conseguinte, baixíssimas, rentabilidades essas que, mesmo com essa tendência de redução, dificilmente se aproximarão das que o investidor comum consegue obter nos títulos públicos equivalente.

Dessa forma, não há motivo para preocupação com eventual mudança na caderneta de poupança, conforme já avisado pelo Finanças Inteligentes no artigo Poupança vai continuar a mesma de sempre.

[via blog do Camaleão Faminto] Aposente-se tarde e morra ou liberte-se cedo e viva mais!

Por fim, cabe chamar a atenção para um interessantíssimo artigo publicado no percuciente blog do Camaleão Faminto, que se reporta a um estudo publicado nos Estados Unidos,  onde se conclui que:

“Para os aposentados com a idade de 50 anos, sua expectativa de vida média é de 86, e que para os aposentados com a idade de 65 anos, sua expectativa de vida média é de apenas 66,8. Uma conclusão importante deste estudo é que a cada ano se trabalha para além dos 55 anos, perde-se 2 anos de vida útil, em média.

Tabela extraída do artigo Optimum Strategies for Creativity and Longevity. Observem que, quanto mais tarde a pessoa se aposenta (age at retirement), menos tempo ela vive (average age at death). Taí mais um forte motivo para buscar sua liberdade financeira o quanto antes!

E mais:

“Os que trabalham até tarde, provavelmente, acumulam muito estresse no envelhecimento do corpo e da mente, de tal forma que eles desenvolvem vários problemas de saúde graves e morrem dentro de dois anos depois que se aposentam. Por outro lado, pessoas que têm aposentadorias precoces na idade de 55 anos tendem a viver muito, e a viver bem, em seus 80 anos pra cima. Estes aposentados precoces provavelmente são ou de situação financeira estável ou com maior capacidade de planejar e administrar outros aspectos de sua vida, saúde e carreira, de tal forma que eles podem dar ao luxo de se aposentarem mais cedo e de modo confortável. Esses aposentados precoces não estão realmente em marcha lenta, mas continuam fazendo algum trabalho. A diferença é que eles têm o luxo de escolher os tipos de trabalho de meio período, e o fazem num ritmo mais prazeroso, para que não fiquem muito estressados”.

Para mim, este estudo científico é um “prato cheio” para incentivar ainda mais aqueles que buscam o quanto antes sua independência financeira, pois demonstra que, quanto mais cedo você se aposentar, mais tempo irá viver. O “x” da questão é justamente você ter grana para bancar tanto tempo de vida, e reside aqui essencialmente a importância de desenvolver uma excelente educação financeira, que combine maximização da frugalidade e da capacidade de aportes e de realizar investimentos inteligentes, aliados à manutenção de um padrão de vida que caiba dentro de seu bolso por muitos e muitos anos, quiçá muitas e muitas décadas. 🙂

É isso aí!

Um grande abraço, e que Deus os abençoe!

Print Friendly, PDF & Email

2 Responses to Valores Reais Express: Dinheirama lança app para iOS, Governo inicia nova pressão sobre bancos privados, e Longevidade vs. Aposentadoria (blog do Camaleão Faminto)

  1. R st 22 de abril de 2012 at 22:46 #

    Guilherme, sei que preza muito pelo conteúdo de seu blog e que seu único desejo é o de informar seu leitores, por isso pelo bem da verdade, é bom que se diga : trabalhar é uma m…, mas o estudo atuarial que gerou o post do outro blog é aparentemente falso. Confira
    http://www.boeing.com/companyoffices/empinfo/benefits/pension/seminars/Rumor.pdf

  2. Guilherme 24 de abril de 2012 at 19:50 #

    Olá R st, obrigado pelo link! Vou estudar ambos os artigos!

Deixe uma resposta

Powered by WordPress. Designed by Woo Themes