Seja nas finanças pessoais, seja na vida, uma das coisas mais difíceis para qualquer ser humano é a atitude de provocar mudanças. Por quê? Porque somos criaturas moldadas pelos nossos hábitos. Resistimos às mudanças, porque elas alteram o nosso padrão de comportamento, porque quebram paradigmas há muito tempo incorporados em nossos circuitos cerebrais. Mudanças requerem consumo de energia, e o nosso cérebro é um órgão concebido estritamente para conservar energia. Processa-se, então, um conflito em nossas mentes: de um lado, uma parte de nós não quer mudanças, porque isso exigiria sair de nossa zona de conforto. De outro lado, uma outra parte de nós deseja mudanças, porque sabe que só através delas é que conseguimos conquistar um degrau mais alto em nossa experiência de vida. Diante desse impasse, como agir?
Simples: você tem que começar.
Não adianta ficar reclamando que seu orçamento doméstico está entulhado de dívidas se você continuar parcelando suas compras em 18 meses. Não irá fazer diferença para sua saúde se você ficar adiando seu plano de exercícios físicos. Nada irá mudar se você ficar somente pensando nos benefícios de uma mudança de emprego. Você tem que agir. Mas como?
Realizando uma tarefa. De cada vez.
Como disse o Leo Babauta no blog Zen Habits:
“Take that first step. Celebrate that first step. Love the step, not the destination. That step, even the motion of taking the first foot off the ground and moving it forward — that’s everything”.
Numa tradução livre, com a ajuda do nosso prestimoso Google Tradutor:
“Dê o primeiro passo. Comemore esse primeiro passo. Ame o passo, não o destino. Esse passo, mesmo o movimento de levar o primeiro pé fora do chão e fazê-la avançar – é tudo”.
Não tenha pressa. Tenha motivação. Você ainda terá muito tempo pela frente para concluir suas tarefas. Seus projetos. Seus sonhos.
Mas para tudo isso sair do mundo dos sonhos e passar a habitar o campo da realidade concreta, você tem que dar o primeiro passo.
Quando você age, estudando as primeiras páginas de um livro, comendo seu primeiro prato de vegetais, ou caminhando seus primeiros metros, você não estará alcançando meta alguma… mas você estará se movendo. Você estará criando uma realidade que antes não existia. Você muda a sua realidade. E, ao transformá-la, você muda também o mundo. O seu mundo. Que é, afinal de contas, o mundo que importa.
Novas possibilidades passam a existir. Suas tarefas transformam-se em hábitos. E os hábitos transformam sua vida. Não queira abraçar o mundo, fazendo mudanças em sua vida inteira de uma só vez. Comece com um pequeno passo. Um. De cada vez. Sua vida nunca mais será a mesma. 😉
É isso aí!
Um grande abraço, e que Deus os abençoe!
Excelente texto digno de valores reais. Vou colocar em pratica agora!
Deus te abençoe !
Olá Guilherme,
Muito bom o seu texto.Está é minha busca! Mudança de paradigma.
É curioso como passamos boa parte de nossas vidas com dificuldades tão básicas né?
Abraço.
Seus textos são maravilhosos!
Só tem um trecho com o qual concordo em partes pois infelizmente as coisas não funcionam assim:
“Não tenha pressa. Tenha motivação. Você ainda terá muito tempo pela frente para concluir suas tarefas. Seus projetos. Seus sonhos.”
No mercado de trabalho isso não funciona pois quanto mais velho você começar um curso ou faculdade, menores suas chances de conseguir uma boa colocação. E dependendo da área, as chances são praticamente nulas…
De qualquer forma, o texto é muito motivador para a vida em geral, parabéns!
Abraços,
Realmente o primeiro passo é difícil.. Mas cada passo dado é uma conquista!! Parabéns pelo texto!!
Prezado Guilherme, bom dia!
Parabéns pelo texto e especialmente pelo blog!
Desde que comecei a acompanhá-lo sempre aprendo algo com suas publicações.
Parabéns e obrigado pelas publicações.
Fraterno abraço!
Fantástico Gui,
Dar o primeiro passo, o primeiro é o mais difícil e importante.
Abraço.
Chang, obrigado!
O dinheiro é meu, valeu! Realmente, o básico às vezes é o mais difícil!
Rosana, thanks! Você tem razão: no mercado de trabalho, quanto antes começar, melhor!
Jean, grato!
Marcos, muito obrigado pelos seus comentários motivadores!
Jônatas, valeu!
É isso aí!
Um grande abraço, e que Deus os abençoe!
Tenho que dar o primeiro passo!
VLW