[Bolsa] Saudade dos vermelhinhos!? Me too! =))

Na manhã de hoje, postei no meu Twitter:

Pudera. Depois daquela segunda semana de agosto, em particular após a “grande queima de estoque” de 08/08, o mercado de ações começou a ficar muito pouco interessante para o investidor de longo prazo. Afinal, depois de desabar mais de 15% no meio do mês, agosto fechou com apenas e tão-somente uma leve queda de cerca de 4%, sendo que nesse mês agora de setembro, não havia ainda oferecido grandes oportunidades, com o mercado “andando muito de lado” e, consequentemente, ficando muito marasmo. Tongue out

Porém, o que era para ser um mês aparentemente morno começou a ficar bem mais interessante nos últimos dias, e isso não só por conta dessa alta exagerada do dólar, mas também em função principalmente do dia de ontem, conforme notícia extraída do excelente blog Finanças Inteligentes:

“Nos Estados Unidos, o FED (Federal Reserve) anunciou que venderá 400 bilhões de dólares em bônus de curto prazo e reinvestirá em títulos do Tesouro que vencem entre 6 e 30 anos até o fim de junho de 2012. Parece que o Banco Central dos Estados Unidos está ficando sem cartas na manga para reanimar a economia do país, pois esta medida não parece ser tão eficaz. Além disso há temores quanto à estagflação da economia do país (inflação aumenta, mas o crescimento não), este pode ter sido um dos principais motivos para a não implementação de um programa de quantitative easing 3, conforme queria Wall Street.

Três dos dez membros votantes do FED se opuseram à esta medida adotada pela autoridade monetária, colocando mais uma vez em destaque as divisões e divergências de opiniões dentro do próprio Banco Central. Não é só a Europa que está perdida sem saber o que fazer nesta crise que atinge diretamente o Estado.
O índice Dow Jones fechou em forte baixa após o doji de indecisão deixado ontem abaixo da poderosa resistência dos 11.6k. A linha central de bollinger foi perdida juntamente com a LTA de curto prazo. Próximos alvos para o Dow Jones estão na faixa dos 10.8k e 10.6k. A perda dos 10.6k nas próximas semanas poderá confirmar uma bandeirada para baixo, onde teremos domínio de pressão vendedora” (destaquei).
Os temores de uma recessão mundial acabaram provocando uma nova onda de pânico descontos nas Bolsas em todo o mundo, e o Dow Jones – como havia exatamente previsto o nosso amigo F.I. – fechou dentro dessa faixa, mais precisamente nos 10.7k. A baixa  na “matriz”, evidentemente, influenciou a “filial” brasileira, e a Bovespa fechou em queda de -4,83%, a maior queda percentual desde 08 de agosto.
Saudade dos vermelhinhos!? Me too! (Já imaginaram quando a Grécia declarar o default!? =))

Como eu disse em outra oportunidade:

“Se você nunca investiu em ações, não tenha pressa e não se afobe, porque você pode se machucar. Como eu disse no texto anterior, muita calma nessa hora, você deve usar sua cabeça antes de usar seu dinheiro, de modo que você deve buscar se educar financeiramente e fazer cursos, assistir palestras, ler bons livros e bons blogs, ou seja, aproveitar as boas fontes de informação e conhecimento para se preparar adequadamente para esse tipo de investimento. Os investidores de longo prazo na Bolsa não sairão correndo para vender amanhã ou depois de amanhã caso ela tenha o chamado “repique de alta”: eles veem as ações como um ótimo instrumento para financiar a construção de sua independência financeira, ou seja, de formação de poupança a longo prazo. E eles também não ficarão arrancando os cabelos caso a Bolsa resolva cair ainda mais nos próximos dias, nas próximas semanas ou nos próximos meses, simplesmente porque o negócio deles não é ter market timing, não é acertar o fundo do poço, mas apenas aproveitar as oportunidades de desconto que o mercado está oferecendo para adquirir mais ações a preços mais atraentes. E, se o mercado cair ainda mais, tanto melhor. O investidor de longo prazo aprende a tirar proveito dos mercados de baixa, usando-os como aliados na construção de seus planos de investimentos. Como diz nosso amigo Heavy Metal Investimentos, é preciso investir sem medo do mercado!”
Oportunidades sempre existirão, e é preciso ficar atento a elas. Se você mora em São Paulo e redondezas, aproveite para visitar a ExpoMoney, que, apesar de ter em sua grade algumas palestras de qualidade duvidosa (como uma que eu assisti certa vez, em que um pseudo investidor “grafista” só falava bobagem), pode ser um bom início para aqueles que querem aprender mais sobre como controlar suas finanças.
Melhor ainda é estudar o que existe de melhor na Internet, e “a dica da hora” é ler o excelente artigo Estratégia com Aportes Mensais: Método da Alocação Mínima (MAM), do meu amigo Henrique Carvalho.
Resumido: a palavra de ordem é educar-se financeiramente. Só assim você conseguirá enxergar aqueles vermelhinhos não como motivos para chorar, mas sim como grandes oportunidades de conquistar sua tão sonhada independência financeira. Que venham, pois, mais vermelhinhos! Cool
É isso aí!
Um grande abraço, e que Deus os abençoe!
Print Friendly, PDF & Email

19 Responses to [Bolsa] Saudade dos vermelhinhos!? Me too! =))

  1. Investidor Defensivo 22 de setembro de 2011 at 23:07 #

    PETR4 a menos de 20 reais…
    E eu na época de beginner super class master, comprei por mais de 50.rs
    E só tinha PETR4 !
    Me deu uma vontade doida de comprar mais SMAL11.
    Mas pela minha disciplina, é apenas uma compra,no início do mês.
    Vamos ver o que vai acontecer até lá!rs
    abs!

  2. HEAVY METAL 23 de setembro de 2011 at 0:55 #

    VR,

    Obrigado pela citação e lasquei o dedo na compra hoje: ETER3, GRND3, EQTL3, BBAS3. Recebi uma bolada de restituição do IR (28K) + dividendos de ELPL4 (mais de 12K) e receberei +- 1,6K de CIEL3 dia 30/09 – fora dinheiro novo. Vamos ficar nesse sacode por um tempo, quem não está acostumado com o mercado nervoso é melhor ir para poupança. Quero ver isso tudo daqui uns 6 anos como vai estar…

  3. MJC 23 de setembro de 2011 at 6:29 #

    É, também estava com saudades do vermelhinho. Pena que não tenho sobrando essa bolada do HM (que senhora restituição heim!), mas, já que ia comprar mesmo, melhor que seja barato, mesmo sendo pouco dinheiro.

    Vontade de ver o HB em nível mais baixo do que em agosto. Já pensou? 45k? Díficil, mas sonhar faz parte da vida 🙂

  4. Guilherme 23 de setembro de 2011 at 6:45 #

    Id, kkkkk……você está certo: disciplina é tudo! Uma das principais ferramentas de qualquer investidor.

    HM, belas compras (e que bela restituição hein….rsrsr)!!! Você está aproveitando bem as quedas do Sr. Mercado!

    MJC, vamos sonhar….hehehe…. 😀

    É isso aí!
    Um grande abraço, e que Deus os abençoe!

  5. Leon 23 de setembro de 2011 at 8:54 #

    Expomoney… será que quem é bam-bam-bam divide seus conhecimentos e dicas? Não acredito.

    Essa do “pseudo investidor grafista” foi muito boa, lembrei-me na hora de um dos personagens do programa “Os Trapalhões!”…

    Grande abraço.

  6. Henrique Carvalho 23 de setembro de 2011 at 10:37 #

    Confesso que gosto ver os “vermelhinhos” no HB!

    Cada vez que a Bolsa cai -5% ou -8% ou até -10% é uma ótima oportunidade para você reforçar sua estratégia.

    Afinal, é nestas horas que você deve tomar uma decisão.

    Avalie a quantidade de emoção que você passa nestas horas.

    Ficou nervoso?

    Hesitou em realizar uma operação?

    Você já havia planejado o que iria fazer caso a Bolsa caísse -5%?

    Quem pratica a alocação de ativos há um tempinho veria que é um dia apenas normal.

    Talvez uma oportunidade para alocar mais em ações.

    Pessoalmente, SMAL11 está quase batendo na minha meta de comprar mais.

    E o aporte mensal está praticamente certo de ir para este ativo, já que apresenta o maior desvio da alocação original de minha carteira.

    Vamos aguardar! [ com ou sem vermelhinhos! ] =)

    Grande Abraço Guilherme!

    P.S. Muito obrigado pela referência ao artigo sobre o Método da Alocação Mínima!

  7. pedro juan 23 de setembro de 2011 at 11:37 #

    Quanto mais cair, melhor para os investidores de longo prazo. Estou torcendo para o Ibovespa chegar aos 10.000 pontos. Quanto mais cai a Bolsa, melhor.

  8. pedro juan 23 de setembro de 2011 at 11:42 #

    Segundo o Portal Exame, muitas empresas estão com dívidas atreladas ao dólar, especialmente a Petrobras, grande estrela do Ibovespa. Por isso, quanto mais o dólar subir, maior deve ser a queda da cotação da PETR4. Muita gente morre de medo ao ver o ibovespa cair, com isso teremos excelentes oportunidades de compras.

  9. Jônatas R. Silva 23 de setembro de 2011 at 14:29 #

    A oportunidade de ontem eu aproveitei, estava líquido. Perdi a dos 8%.
    Assim como o Investidor Defensivo vou as compras uma vez ao mês no início dele, mas acabei esperando este mês, estava esperando esta baixa que aconteceu ontem. Com este momento “valsa” da bolsa (dois dias sobe, outros dois desce) adaptei a estratégia, ao invés de comprar logo no início do mês estou me mantendo líquido e esperando uma boa baixa.

    Abraço!

  10. Nelson 24 de setembro de 2011 at 13:31 #

    Olá Guilherme.
    O que houve com as NTNBs ???
    Não estão mais disponíveis para compra desde 24-09-2011 12:52:49 (sábado) !!!
    Um abraço.

  11. Nelson 24 de setembro de 2011 at 14:33 #

    Olá Guilherme.

    Que títulos com data de vencimento mais malucos são esses???
    As NTNCs voltaram ???

    Um abraço.

  12. Renato C 24 de setembro de 2011 at 15:26 #

    Nossa, o que houve ? Kd minhas NTNBs ? Voltaram com o IGP-M ? AHHHHHHHHHHHH

    rs

    Sério, o que houve ?

  13. Renato C 24 de setembro de 2011 at 15:28 #

    Só pode ser problema no site, tem título vencendo em 2005 para comprar por 10,91%

  14. Renato C 24 de setembro de 2011 at 15:32 #

    Fazendo-se login no site, dá para observar que o que realmente está disponível para compra são apenas os títulos corretos.

  15. Rolando Lero 24 de setembro de 2011 at 19:05 #

    E que venham os vermelhinhos, Guilherme 😀 Também adoro uma liquidação 😀 .

    Mas com pouca grana disponível, por enquanto só consegui fazer umas humildes comprinhas.

  16. Eduardo 24 de setembro de 2011 at 19:48 #

    É muito bom comprar alguma coisa por preço menor do que valeu a um tempo atrás. Porém, não sejamos eternos Candidos otimistas. Calma lá. O mercado é nervoso mas não é besta. Açoes despencando, mesmo que de empresas lucrativas, também significa, que além de investidores nervosos, há gente achando que os lucros dessas empresas podem ir pro beleléu no futuro.
    Então, na minha opinião, a estratégia de rebalancear periodicamente é muito boa. Mas não se cegar e esquecer do resto.

  17. Guilherme 25 de setembro de 2011 at 14:15 #

    Leon, também não acredito….

    Henrique, ótimos comentários, como sempre! Saber o que fazer e ter uma estratégia *PREVIAMENTE* definida é fundamental para conseguir sucesso nos investimentos.

    Pedro, concordo.

    Jônatas, gostei do momento “valsa”….rsrs

    Nelson, problemas no site. Conforme postado pelo Renato, na área de login, está tudo correto.

    Rolando, que venham mesmo!

    Eduardo, tem razão. Daí a importância de ter disciplina e fazer rebalanceamentos de tempos em tempos…

    É isso aí!
    Um grande abraço, e que Deus os abençoe!

  18. Moacir 25 de setembro de 2011 at 15:02 #

    Mas tá feia a coisa…
    Acreditei na palhaçada da capitalização da P4 e só prejuízo…
    E notícia ruim, atrás de notícia ruim…
    Quantos anos você acha que leva (se é que volta) para a petro voltar ao menos ao preço da capitalização???

  19. Guilherme 27 de setembro de 2011 at 14:58 #

    Moacir, a Petrobras tem sido penalizada por interferências políticas em sua administração, o que, aliada a outros fatores, derrubaram pra valer os preços dos papéis.

    Qualquer estimativa sobre uma recuperação dos preços é um palpite. Sendo assim, acredito que dentro de 3 anos poderemos ver PETR4 voltando a subir para a casa dos R$ 30.

    Sugiro que você busque diversificar suas aplicações, investindo em fundos de ações com baixas taxas de administração, como os ETFs negociados na Bolsa: BOVA11 e PIBB11, por exemplo. Dessa forma, você dilui os riscos, e confere uma maior proteção à sua carteira.

    É isso aí!
    Um grande abraço, e que Deus os abençoe!

Deixe uma resposta

Powered by WordPress. Designed by Woo Themes