Ontem, tive a grande satisfação de assistir mais um show de tênis. A partida final de Roland Garros entre Roger Federer e Rafael Nadal foi um jogo de altíssimo nível, que fornece lições também para nossas vidas fora das quadras.
Para vencer, tanto nas quadras, quanto na vida, é preciso não desistir nunca, mesmo quando as circunstâncias são desfavoráveis. Ou melhor, principalmente quando elas são desfavoráveis. No primeiro set da partida, o Federer estava ganhando por 5 a 2, e teve até um set point a seu favor. Mas quem disse que o set estava ganho? Lá foi o “Touro Miúra” salvar o set point e ganhar o primeiro set. 7/5 para o espanhol. Aliás, uma das coisas mais admiráveis no espanhol é justamente a sua dedicação total aos jogos. Não existe bola perdida para ele. Ele vai atrás de todas. Literalmente. Todas. Por quê? Porque cada ato de persistência é um sinal e prova viva de que é possível ganhar. Independentemente das circunstâncias de momento. Do nível de cansaço ou de estresse. Mas para converter possibilidade de ganho em realização de ganho é preciso se mexer. Agir. Ter atitude. E isso ele teve de sobra. E por isso que ele é o melhor do saibro. Ele converte vontade em resultados práticos e visíveis.
O que mais me impressiona no Nadal é, além de sua capacidade de correr atrás de todas as jogadas, seu apuro tático e sua disciplina, a sua incrível força mental. Ele tem uma força interior muito grande. Você também tem uma força mental dentro de si, que o faz acreditar ser capaz de superar todos os obstáculos? Como eu já escrevi em outro artigo, comentando igualmente sobre esportes – A persistência em busca dos objetivos – Copa dos Campeões da Europa:
“Mais do que verificar se o objetivo foi ou não alcançado naquele momento, o que importa, no final das contas, é o tamanho da motivação para alcançá-lo. É a motivação em buscar os sonhos, e a persistência em querer alcançá-los, que acaba fazendo a diferença”.
Nadal joga todos os pontos com a mesma intensidade, como se todos os pontos fossem match points. A sua disciplina e a sua vontade de vencer impressionam e nos fornecem valiosas lições: a de que, para conquistar algo, é preciso muito treino, foco e concetração. Não se encolha diante dos desafios: por maiores que eles sejam, você tem todas as ferramentas à disposição para vencê-los e se superar. 😉
Boa semana a todos!
É isso aí!
Um grande abraço, e que Deus os abençoe!
Grande Guilherme,
Força de vontade, determinação, atitude…
Falou tudo meu amigo.
Torci para o Federer, mas o Nadal é um senhor profissional.
Abraço!
Que ótimo iniciar a semana com esta reflexão !
Muito Obrigado !
Os esportistas de sucesso são exemplos de vida para qualquer um. No Brasil possuimos o técnico da seleção brasileira de volei, Bernardinho.
Abraços!
Jônatas, Pedro e Everton, obrigado!
É isso aí!
Um grande abraço, e que Deus os abençoe!