Excelente!

Tempos atrás, no artigo Aviso importante: diminuição de frequência nas postagens do blog, escrevi sobre a necessidade de melhorar os cuidados com minha própria saúde:

“Como alguns já devem saber, no final do ano passado, fui acometido de um pequeno resfriado, que achei que iria passar rápido, após alguns remédios e repouso. O resfriado até que passou rápido, como costuma ocorrer. O problema foi o resquício desse mal-estar, provocado por uma tosse alérgica. Procurei um médico, que receitou um tratamento. Graças a Deus, a minha saúde em relação a esse específico aspecto, vem melhorando gradativamente.

Paralelamente a isso, dois outros problemas se intensificaram nas últimas semanas, relacionados, direta ou indiretamente, à minha qualidade de vida: sedentarismo e alimentação desbalanceada. O sedentarismo ocorreu porque, nas últimas semanas, não estava praticando atividade física alguma, nem uma simples caminhada em volta do quarteirão. Para quem vinha de um ritmo forte de exercícios, em novembro último, essa queda abrupta da atividade física provoca efeitos muito prejudiciais a quem deixa de fazer exercícios.

Soma-se a isso uma alimentação desbalanceada. Muito doce, pouca fruta, muito refrigerante, pouca água, muita gordura, poucas fibras, e por aí vai… uma hora o corpo iria cobrar o resultado disso tudo, e como eu já estava com a saúde debilitada por conta do resfriado e da falta de exercícios…”

Pois bem. Depois dessa situação de estresse, resolvi adotar novos e saudáveis hábitos, incorporando uma rotina alimentar mais balanceada, exercícios físicos mais constantes e uma melhor disciplina em relação ao sono e ao próprio gerenciamento do nosso estresse de cada dia.

Resolvi, também, checar se tudo isso estava valendo a pena, ou seja, se, em termos biológicos, tinha havido uma verdadeira evolução na minha saúde.

Sim, fiz um check-up médico, com direito a exames de sangue e teste ergométrico. Afinal, mesmo sendo bastante jovem para uma bateria de exames desses (30 anos), convém cuidar da saúde sempre de forma preventiva, ainda mais pagando tão caro pelo plano de saúde mensal (que é uma das minhas despesas individuais mais caras). Os resultados foram muito bons. Ou melhor, “melhor que muito bons”. Confiram abaixo o resultado do teste ergométrico:

Yyyyyyesssssssss!!!!!!!!!!!!!!! 😀 😀 😀

Para quem estava sofrendo de uma tosse crônica, vivia sedentário, se alimentando de forma irregular e ainda não dormindo direito, a recuperação em menos de dois meses até que foi fantástica, não é mesmo!!?? 😀

Qual é a conclusão disso tudo para você, caro leitor? A resposta é bastante simples: invista de forma permanente a ter sempre uma saúde em níveis excelentes. Ter bem-estar físico e mental é condição essencial para ter uma vida mais rica, mais completa e mais feliz. E esse é um tipo de investimento que produz resultado já no curtíssimo prazo, com efeitos benéficos que se prolongam no tempo. Não espere uma doença para começar a se preocupar com saúde. Aja de forma preventiva, e você terá muito mais tempo para fazer aquilo que é de seu agrado. 😀

É isso aí!

Um grande abraço, e que Deus os abençoe!

Print Friendly, PDF & Email

12 Responses to Excelente!

  1. Jônatas 14 de abril de 2011 at 22:13 #

    Parabéns meu amigo!!!!!!
    Equilíbrio em todas as áreas. Este é o segredo.

    Abraço.

  2. Investidor Defensivo 15 de abril de 2011 at 0:07 #

    Isso aí! Bom demais!
    Tb ando perseguindo este objetivo, projeto Esparta!
    Uma das minhas maiores dificuldades está sendo disciplinar o tempo de dormir.
    abs!

  3. Igor Leal 15 de abril de 2011 at 9:34 #

    Parabéns Guilherme!

    Eu também tenho só 31 anos e também já tenho que vigiar minha saúde, por causa de um histórico familiar de problemas cardíacos… Ainda não consigo fazer tudo do jeito que gostaria/deveria, mas fazer o quê, né? Vamos levando…

    Tenho sentido falta de mais posts no Valores Reais, mas hoje vi que sua ausência tem sido mais do que justificada! 🙂

    Abraços!

  4. Henrique Carvalho 15 de abril de 2011 at 13:00 #

    Parabéns Guilherme!

    Se algum dia estiver aqui pelo Rio me avise para marcarmos uma corrida!

    Já disse aqui mas faço questão de repetir:

    Estou correndo 4x por semana, malhando 4x por semana e jogando um futebol 1x por semana. Nestes últimos 4 anos, em que venho me reeducando tanto fisicamente como mentalmente e nutricionalmente, eu simplesmente não peguei nem um simples resfriado…eu não fico doente cara…é impressionante!

    O comentário acima pode aparentar ser de um ego enorme mas acho importante mostrar para todos como manter uma vida equilibrada nos torna MUITO mais produtivos.

    Quem já leu sobre GTD recomendo esquecer quase tudo. Não temos que controlar nosso tempo, mas sim nossas energias. Pensando desta forma, tudo fica mais “azul”.

    Forte Abraço meu amigo!

  5. EvertonRic 15 de abril de 2011 at 16:00 #

    Parabéns meu caro amigo Guilherme.
    Estamos todos nesta luta constante na busca de equilibrio entre a mente e o corpo. Sua saúde deve estar bem melhor agora.
    Isso me faz lembrar uma “histórinha” que li um dia desses na web. Resumindo ela dizia o seguinte: um blogueiro recomendando seus leitores a cuidarem da saúde ao invés de ficarem sentados na frente do computador todo o tempo disponível.
    Saúde parceiro, em busca dos verdadeiros Valores Reais.
    Um forte abraço.

  6. Guilherme 15 de abril de 2011 at 22:23 #

    Jônatas, obrigado!

    ID, estou acompanhando o projeto Esparta. Tenho certeza que conseguirá! Quanto ao sono, esse também é um desafio e tanto. Sugiro tentar adotar um hábito, ou seja, dormir e acordar mais ou menos nos mesmos horários, para o corpo ir se acostumando…

    Igor, obrigado! Realmente, quando temos histórico familiar com tais tipos de problemas, os cuidados devem ser redobrados. Eu acho interessante fazer um exame de sangue por ano. Não dói nada, e os exames já dão uma bela radiografia da situação. Vou tentar ser mais assíduo por aqui também! 😀 E parabéns pelo Téo, o garoto está tendo um ótimo desenvolvimento!!!! Aliás, ele é a sua cara!!!

    Henrique, sem dúvida, será uma grande satisfação correr aí na cidade maravilhosa! E parabéns pelo seu depoimento, não tem nada de ego nada não, isso é bom para que todos leiam e reflitam que com uma rotina saudável de exercícios a qualidade de vida dá um salto e tanto!!! E você disse tudo, o negócio é gerenciamento de ENERGIA, e não de tempo. 🙂

    Everton, valeu amigo! Dar um tempo para o computador às vezes faz muito bem mesmo!

    É isso aí!
    Um grande abraço, e que Deus os abençoe!

  7. EvertonRic 16 de abril de 2011 at 13:50 #

    Gostaria de te dizer duas coisas que esqueci de falar no primeiro comentário.
    Primeiro que estou muito feliz em saber que vc tem APENAS 30 anos, pois eu o considerava mais velho. Veja como são as coisas, a gente imagina uma pessoa pelo que ela escreve, assim, com seus artigos de altissíma qualidade eu o imaginava uma pessoa mais experiente, talvés até aposentado, como já comentei com minha esposa.
    .
    Segundo que, com este detalhe, divulgando sua idade para o grande público, nós leitores podemos nos identificar melhor com o autor do blog VR, o que considero de grande importância.
    Embora a internet seja um espaço complexo, onde quem se expõe corre sempre riscos, a verdade é que se você não se expuser, os seus leitores nunca poderão associá-lo ao seu blog, muito menos olhar para você do mesmo jeito que olham para seus amigos e familiares. Ao longo do tempo, você será um “amigo” para muitos dos seus leitores.
    É isso, e desculpa se detalhei muito minha visão aqui neste comentário.
    Um forte abraço.

  8. Guilherme 16 de abril de 2011 at 22:09 #

    Everton, agradeço mais uma vez os comentários elogiosos! Gosto sempre de ouvir os comentários dos leitores, e você não tem que se desculpar de nada por detalhar sua visão no comentário. Pelo contrário, é assim, dessa interatividade com os leitores, que vou colhendo impressões para futuros artigos aqui no blog!

    É isso aí!
    Um grande abraço, e que Deus os abençoe!

  9. Finanças Inteligentes 17 de abril de 2011 at 20:25 #

    Belo exemplo!

    Já está pronto para escalar o everest! rsrs

    Saúde e paz, sempre!

    Abcs,

  10. Luiz Meneghesso 10 de janeiro de 2012 at 11:05 #

    Guilherme, “Excelente” post (vale o trocadilho)!!!
    Faço do comentário dos colegas acima, o meu também!

    A busca pela saúde e bem estar, realmente está em sintonia com os verdadeiros Valores Reais.

    Parabéns pelos resultados!

    Grande abraço
    Luiz

  11. Guilherme 11 de janeiro de 2012 at 7:55 #

    F.I., obrigado! Escalar o Everest? Quem sabe no futuro….Vou começar com o Acongágua…rsrss

    Luiz, obrigado pelas palavras!

    É isso aí!
    Um grande abraço, e que Deus os abençoe!

Trackbacks/Pingbacks

  1. Excelente! (versão 2012 =)) « Valores Reais - 15 de outubro de 2012

    […] passado, comentei aqui no blog que uma de minhas grandes vitórias não foi ter alcançado a independência […]

Deixe uma resposta

Powered by WordPress. Designed by Woo Themes