Aviso importante: diminuição de frequência nas postagens do blog

Pessoal,

Tive que fazer uma pausa nas postagens do blog, devido a uma série de fatores, que acabaram ocorrendo simultaneamente, fazendo com que eu refletisse melhor sobre o gerenciamento não só do próprio blog, mas também de minha vida pessoal.

Como alguns já devem saber, no final do ano passado, fui acometido de um pequeno resfriado, que achei que iria passar rápido, após alguns remédios e repouso. O resfriado até que passou rápido, como costuma ocorrer. O problema foi o resquício desse mal-estar, provocado por uma tosse alérgica. Procurei um médico, que receitou um tratamento. Graças a Deus, a minha saúde em relação a esse específico aspecto, vem melhorando gradativamente.

Paralelamente a isso, dois outros problemas se intensificaram nas últimas semanas, relacionados, direta ou indiretamente, à minha qualidade de vida: sedentarismo e alimentação desbalanceada. O sedentarismo ocorreu porque, nas últimas semanas, não estava praticando atividade física alguma, nem uma simples caminhada em volta do quarteirão. Para quem vinha de um ritmo forte de exercícios, em novembro último, essa queda abrupta da atividade física provoca efeitos muito prejudiciais a quem deixa de fazer exercícios.

Soma-se a isso uma alimentação desbalanceada. Muito doce, pouca fruta, muito refrigerante, pouca água, muita gordura, poucas fibras, e por aí vai… uma hora o corpo iria cobrar o resultado disso tudo, e como eu já estava com a saúde debilitada por conta do resfriado e da falta de exercícios…

Se fosse “só” isso, até que dava para encarar, e achei que iria passar rápido.

Mas aí veio outro problema: a instabilidade no servidor onde esse site está hospedado. Pelo menos desde meados de dezembro eu não conseguia ter um acesso razoável para editar meus próprios artigos, responder aos comentários, implementar outras melhorias. A situação foi se agravando, agravando, até que… tive que fazer um upgrade, migrando para um servidor próprio, dentro do serviço de hospedagem.

E a migração não foi fácil, pois gastei um final de semana inteiro fazendo backups, preparando o novo layout, fazendo os ajustes no novo site. O pior foi a dificuldade em conseguir fazer o site voltar a funcionar. Em determinado momento daquele domingo, dia 23, achei que tinha perdido todo o banco de dados do blog. Estava exausto, mentalmente. E isso sem contar os problemas acima relatados…

Pensa que acabou? Pois não é que o notebook, que eu normalmente uso para acessar o site, resolveu dar problema também? A minha sorte foi ter contratado a garantia estendida, da própria HP (não aquelas garantias estendidas que as lojas virtuais oferecem), de modo que eu tive que levar o notebook para a assistência técnica oficial, para corrigirem o problema das listras horizontais intermitentes que ficam aparecendo na parte inferior do monitor. O problema é que essa já é a segunda vez que tenho que levar o dito-cujo para a assistência: a primeira foi durante a garantia normal de 1 ano, e o segundo agora…

A minha sorte é ter um notebook reserva usado em situações emergenciais. O problema é ter que configurar essa nova máquina “do zero” até deixá-la parecida com o ambiente de trabalho do laptop que até então usava. E dá-lhe mais trabalho…

Paralelamente a tudo isso, comecei a receber “sinais” de que eu deveria fazer uma pausa. Leituras, palestras, podcasts… dizendo que eu deveria “recarregar as baterias” para esse começo de ano.

Pois bem.

Diante de tantos problemas ocorrendo simultaneamente, tive que eleger algumas prioridades, e a prioridade fundamental nº 1 escolhida foi a saúde. Se tem uma coisa que você deve evitar a todo custo gastar, é o gasto com remédios, sejam eles preventivos, sejam eles curativos. Remédio custa caro no Brasil. Portanto, doença custa caro no seu orçamento doméstico. Invista dinheiro sim, mas primeiro trate de colocar dinheiro onde sua saúde está.

Não me lembro de ter gastado tanto dinheiro com farmácias como no mês passado. Foi a conta que o organismo cobrou devido a uma multiplicidade de fatores, incluindo aí o sedentarismo. Por conta disso, resolvi também me dedicar mais à parte de alimentação e exercícios físicos, procurando uma dieta alimentar mais balanceada, aliada à volta de atividades físicas. Nessa última semana que se passou, onde não houve postagem no blog, me dediquei inteiramente a isso. Os resultados já são animadores.

Encontrei muita informação de qualidade na Web, modifiquei os hábitos alimentares, voltei a dar minhas corridinhas… enfim, a disposição é outra! Isso melhora inclusive a qualidade do sono – outro fator primordial e meio “abandonado” nessas últimas semanas.

Afora tudo isso, estou envolvido num projeto acadêmico-profissional – que nada tem a ver com investimentos no mercado financeiro – que, daqui para frente, exigirá de mim bastante tempo e energia. Como eu costumo dizer aqui no blog, você deve investir em sua qualificação, pois sua maior fonte de riqueza, enquanto você estiver na ativa, jovem, com saúde, cheio de energia e com disposição de sobra, é o seu trabalho. Como prezo pela minha privacidade, não darei detalhes desse projeto – é uma coisa pessoal e particular.

O blog seguirá sua rotina de oferecer textos de qualidade, embora com uma frequência menor. Como já disse em outra oportunidade, as prioridades mudam com o decorrer do tempo, e a minha, no contexto atual, é de zelar pela melhora dos meus níveis de saúde e de bem-estar, tanto físico quanto mental. A parte física já está sendo tratada, e a parte mental também está melhor condicionada, principalmente depois que o acesso ao site ficou estabilizado.

Quem já é leitor assíduo do blog já deve ter formado uma excelente bagagem de conhecimento para melhorar suas finanças pessoais. Afinal, temos aqui um banco de dados com mais de 500 artigos, a imensa maioria deles de natureza atemporal, ou seja, que são ainda úteis meses ou anos após a sua publicação original, como esse, esse ou esse.

Por isso mesmo, quem chega agora ao blog, seja via Google, seja via links originados de outras fontes de informação, encontrará aqui um amplo banco de dados que, graças à mudança de servidor, poderá ser acessado gratuitamente, 24 horas por dia. Com ferramentas como “enviar o artigo por email”, “salvar em PDF” e ler em “feeds RSS”, vocês poderão salvar cópias de seus artigos prediletos, para leitura posterior.

No artigo Viva sua paixão, eu escrevi:

“Uma das coisas que me preocupa, e que em realidade me motiva a ter uma produção boa no presente, é que no futuro eu não sei se continuarei a ter a mesma disponibilidade que tenho hoje, tanto em termos de aquisição de informação, quanto de tempo”.

A imensa maioria dos leitores concordou, no artigo Definindo o futuro do blog: qual é a frequência de artigos que você gostaria de ler no Valores Reais?, que eu deveria escrever somente num ritmo que não prejudicasse minha saúde, qualidade de vida e tempo para outros afazeres igualmente importantes. Pois bem. Nas últimas semanas, eu estava fazendo, aqui no blog, aquilo que estava um pouco além de minha capacidade, tanto física quanto mental.

Não garantirei também uma periodicidade mínima de artigos. Eu estava pensando em fazer pelo menos dois textos por semana, mas achei mais prudente não garantir nada, para não criar expectativas frustradas nos leitores.

Outra coisa que eu considero prudente é fazer uma reorientação da linha editorial do blog, de modo que o conteúdo se ajuste aos propósitos de sua criação. Ultimamente, o blog estava muito focado em artigos dedicados ao mundo dos investimentos no mercado financeiro. É um tema bacana, sem dúvida, e que desperta a atenção dos leitores, mas percebi que havia uma lacuna muito grande, pois outros temas igualmente importantes, e que eu gostava de abordar aqui, não estavam merecendo igual consideração.

Agora, a partir de minha própria experiência pessoal recente, farei com que esses outros temas voltem à tona, como dicas sobre alimentação, sono, benefícios de exercícios físicos, família (inclusive um leitor mandou dicas muito interessantes sobre histórico de famílias, que pretendo publicar em breve), e quem sabe até, viagens, tecnologia a serviço da qualidade de vida, e dicas sobre aprimoramento do bem-estar psicológico. Foi por isso, inclusive, que pedi dicas de blogs off-topic legais, nesse tópico aqui Educação financeira: um giro temático pelos blogs. Edição de hoje: off-topic. Ou: uma lista bem legal de blogs fora do circuito das finanças pessoais.

Enfim, o momento é de transição. De ir mais devagar – go slowly. De apreciar as pequenas coisas que nos aparecem no dia-a-dia, e, ao mesmo tempo, nos abastecer de energia para os novos desafios que nos aparecem. Esse site manterá seu propósito de apresentar novidades sempre. Agora, num ritmo menor, para que os leitores também possam apreciar nossos artigos, como disse um leitor, como se fosse um bom vinho.

Conceda esse privilégio de você também se dar um tempo a si mesmo. Descanse mais. Alimente-se melhor. Assista menos TV. Concentre sua energia nas coisas pelas quais valha a pena lutar. Redefina seus propósitos. Alinhe seus comportamentos de acordo com seus valores mais profundos. Mas não faça tudo de qualquer jeito. Não se afobe. A vida é uma jornada, ela está aí para ser apreciada. Vá mais devagar. Respire. Mas respire mesmo, até o oxigênio chegar na barriga. Sorria. Se estresse menos. Viva mais. E melhor. 😉

É isso aí!

Um grande abraço, e que Deus os abençoe!

Print Friendly, PDF & Email

21 Responses to Aviso importante: diminuição de frequência nas postagens do blog

  1. Gisely Chessed 7 de fevereiro de 2011 at 0:20 #

    Sábia decisão, escutar o coração, ser fiel à sí mesmo em primeiro lugar é uma lição que apenas os que estão conectados com seu propósito maior alcançam. Parabéns!
    E quanto aos posts, chega uma hora em que é preciso ler menos e investir mais, bom incentivo!

  2. Renato C 7 de fevereiro de 2011 at 1:00 #

    Nossa, que saga (risos!)

    Melhoras para ti e, realmente, é preciso, em muitos momentos da vida, dar foco para algumas coisas, isto é, deixar outras em segundo plano.

    Conheci o blog dos Valores Reais pelo seu viés + financeiro, e espero que, apesar de abordar outros assuntos, não saia muito do (novamente) foco inicial.

    Abraços, Renato C

  3. Fernando 7 de fevereiro de 2011 at 2:24 #

    Excelente artigo. Como disse o Dalai Lama: “O homem sacrifica a saúde para fazer dinheiro, depois sacrifica o dinheiro para recuperar a saúde”. Então, quando o corpo sinaliza, pedindo uma pausa, é bom saber ouvir. Se a gente não pára por bem, pára por mal. Odeio soar esotérico mas, coincidência ou não, em 3 de fevereiro começou o ano do coelho, segundo o horóscopo chinês. É um ano propício para o crescimento pessoal e para melhorar o estilo de vida. É tempo de planejar, refletir, descansar e se dedicar a atividades prazerosas.
    O mundo das finanças e dos investimentos é fascinante, mas não podemos deixar que ele prejudique outros aspectos da vida, como a saúde, que é a coisa mais importante.
    Um abraço!

  4. EvertonRic 7 de fevereiro de 2011 at 7:38 #

    Caraca Guilherme, o comentário do Fernando logo ai acima já diz tudo, mas gostaria de deixar o meu registro.
    Bom, em primeiro lugar parabéns por ter força de mudar para melhor. Te parabenizo pela coragem de encarar a realidade de frente. Além disso a sua vida pessoal e a vida de todos nos é muito mais importante que a vida virtual.
    Segundo que, achei até que vc contou demais já. Procure se preservar amigo, existe coisas que só nós e nossa familia devem e precisam saber.
    Terceiro, o rítmo dos artigos a serem publicados só depende de você, não se preocupe com que os “outros” vão pensar ou comentar aqui neste espaço. Faça tudo no seu rítmo e escreva aquilo que te da prazer e satisfação.
    Postanto em um maior espaço de tempo, talvez os leitores terão mais tempo para digerir melhor o conteúdo de cada um deles. Apreciando-os com maior prazer e satisfação tbem. Afinal são todos artigos de altíssima qualidade. Estaremos todos ansiosos esperando novas postagens.
    Parabéns por ser forte.
    Um forte abraço a vc e toda sua familia e até a próxima.
    EvertonRic
    http://financasforever.blogspot.com

  5. MJC 7 de fevereiro de 2011 at 9:08 #

    É isso aí.

    Faz muito bem, saúde sempre em primeiro lugar.

    Fiquei curioso no seu projeto acadêmico. Mestrado/doutorado? Se sim, em que área? Aliás, qual sua área de formação?

    Abraços e fique bem,
    MJC.

  6. Flávio 7 de fevereiro de 2011 at 10:49 #

    Guilherme, excelente sua decisão de dar um maior equilíbrio na sua vida pessoal. Um grande abraço e se cuida.

  7. Henrique Carvalho 7 de fevereiro de 2011 at 11:02 #

    Guilherme,

    Desejo sucesso neste novo ritmo de postagens. Sabemos que a qualidade do Valores Reais é algo intrínseco.

    Muito obrigado por este contato entre autor-leitor.

    Particularmente, adoro esta frase:

    “Às vezes, menos é MAIS”

    Grande Abraço amigo!

    PS – Depois que comecei a praticar corrida 4x por semana, além de uma balanceada alimentação, minha qualidade de vida melhorou bastante! Fora que não pego nenhum mísero resfriado há mais de 3 anos.

    Saúde = Produtividade!

  8. EvertonRic 7 de fevereiro de 2011 at 11:36 #

    Caraca Guilherme, sábia decisão, como já disseram todos ai acima.
    Tambem quero registrar meu comentário.
    Em Primeiro lugar, saúde amigo, você mais que ninguém conhece seu limite. Portanto, não faça nada que esta fora de seu alcance.
    Segundo, que você não deve se preocupar com que nos leitores vamos pensar ou falar a respeito de sua decisão, ela já esta tomada, siga em frente firme e forte. Dedica-se aquilo que realmente importa que é “Viver” como disse HC em outra oportunidade. Acho até que você já deu explicações de mais. Você não tem que se explicar amigo. Acredito que deveriamos todos nos explicar com nossa familia e ponto.
    O Terceiro é que publicando artigos de altíssima qualidade como são os que podemos ler aqui no VR., em um espaço maior de tempo. Os leitores poderão ter mais tempo para digeri-los melhor.
    E para finalizar, quero te parabenizar pela escolha correta.
    Se ciuda, e segue firma na paçoca.
    Forte abraço e até a próxima.
    Evertonric
    http://financasforever.blogspot.com

  9. Willy Fog 7 de fevereiro de 2011 at 11:51 #

    Guilherme meu caro,
    .
    Coincidentemente nesta última semana me surgiram uns imprevistos que tomaram meu tempo de modo que mal consegui ler os artigos dos blogs que geralmente leio. O meu leitor de feeds está entupido de novos posts.
    .
    Apesar de gostar muito da área financeira, fiquei contente em saber que você vai abordar mais temas não-financeiros aqui no blog.
    .
    Melhoras pra ti meu amigo!
    .
    Abcs

  10. Investimentos e Finanças 7 de fevereiro de 2011 at 12:04 #

    Olá Guilherme,

    Acho que voce tomou uma ótima decisão. Precisamos saber dosar bem todas as coisas e encontrar o equilíbrio.

    Abs

  11. Finanças Inteligentes 7 de fevereiro de 2011 at 14:40 #

    Putz! Que urucubada danada!

    É meu caro, quando é assim melhor parar mesmo e cuidar da saúde. Também peguei essa maldita tosse alérgica depois de um resfriado que também achei que seria coisa boba, até assustei quando fui ao médico.

    De qualquer forma se eu estivesse praticando exercícios físicos regularmente e me alimentando bem não teria pegado essa gripe. No meu caso foi um descuido mesmo entre os meses de dezembro e janeiro. Mas já voltei pros exercícios físicos também e é incrível como o corpo já sente melhoras com uma semana.

    Saúde a todos nós!

    Abcs,

  12. Jônatas 7 de fevereiro de 2011 at 16:32 #

    Oh meu amigo, sabia decisão.
    Sucesso em seu novo projeto acadêmico.
    E vamo, que vamo.

    Abraço!

  13. Jean Paulo 7 de fevereiro de 2011 at 17:45 #

    Muito bem colocado Guilherme! Temos que nos adequar diante de novas perspectivas!
    Tenho certeza, como muitos já fizeram questão de comentar, que o VR continuará com os ótimos artigos, independente de sua periodicidade!
    Acredito ser importante também a abordagem de outros tópicos, pois assim podemos nos desenvolver de forma integral, analisando outros aspectos, além de nossa valiosa independência financeira!

    Um brinde à saúde!

    Mental, física, intelectual e emocional!!

  14. RolandoLero 7 de fevereiro de 2011 at 21:27 #

    Oi Guilherme,

    Já deve ter percebido que os leitores sempre te apoiarão nas tuas decisões, pois o que é bom pra ti, é bom pra nós. Cuida da saúde que é nosso bem mais precioso, e quanto aos artigos, quando (e se) der pra postar, será sempre um renovado prazer apreciá-los.

    E desejo enorme sucesso nos teus novos projetos, algo que com a tua capacidade, certamente conseguirás.

  15. Investidor Defensivo 8 de fevereiro de 2011 at 22:55 #

    É isso aí Guilherme!
    Esse é o caminho da saúde! 3 coisas simples.
    Dormir bem, comer bem e exercitar. Simples, mas depende de uma disciplina
    violenta.
    boa sorte!
    Abs!

  16. Zé da Silva 9 de fevereiro de 2011 at 11:42 #

    Hotmar, vai de leve, na boa. Saúde SEMPRE em primeiro lugar. 😉

    Também comecei a cuidar um pouco mais da parte física neste ano, estava lá entre minhas 11 resoluções para o ano que estava começando. 🙂

    Abraços !

  17. ANDERSON 12 de fevereiro de 2011 at 15:31 #

    Olá Guilherme!
    Passei os últimos dias lendo seu blog (nos meus tempos vagos), li as 55 páginas, 95% dos textos… e venho te parabenizar pelo conteúdo: é fantástico!
    Aprendi muitas coisas! E como sou novo em “investimentos”, comecei pelos blogs, e já lí dois inteiros “Viver de Renda” e agora “Valores Reais”, mas já salvei vários indicados aqui…

    É isso aí,
    Tudo de Bom pra você nessa nova etapa,
    Abraços!

  18. Glaucio 17 de fevereiro de 2011 at 15:25 #

    No texto você diz que tem procurado ler blogs sobre qualidade de vida e alimentação correta para evitar médicos e farmácias.
    Aproveito para recomendar um blog excelente:
    http://www.enxaqueca.com.br/blog
    Ótima saúde a todos!

  19. Eduardo 18 de fevereiro de 2011 at 10:20 #

    VR andou perdendo dinheiro com opções a seco.
    Já perdi muito assim e ficava doente com isso.
    Sai dessa vida, VR. Opções a seco é cemitério de malandro.

  20. Evertonric 19 de fevereiro de 2011 at 19:23 #

    Caro Guilherme,
    Como sei que vc tem um Kindle, segue um post interessante sobre o tema; “Comparando Kindle vs. Ipad”
    .
    http://kindle.blog.br/2011/02/kindle-e-ipad-uma-viagem-para-ser.html
    .
    Forte Abraços amigo, se cuida……..
    Evertonric
    http://financasforever.blogspot.com

  21. Guilherme 20 de fevereiro de 2011 at 15:52 #

    Agradeço a todos pelos comentários e pela força! Essas energias positivas são muito importantes para eu recomeçar o meu ciclo aqui no Valores Reais.

    MJC, especificamente sobre a área em que estou aperfeiçoando meus estudos, prefiro não comentar. Espero que me entenda. 😉

    Everton, gostei desse link comparativo. O Kindle realmente me parece um aparelho melhor no quesito portabilidade, além de ganhar em vários outros itens.

    É isso aí!
    Um grande abraço, e que Deus os abençoe!

Deixe uma resposta

Powered by WordPress. Designed by Woo Themes