Novo layout do blog!!!

Pessoal, estou implementando um novo layout no blog, onde o foco é a melhor visualização dos artigos, visando proporcionar também uma melhor experiência de navegação, com um visual mais clean e ferramentas melhor posicionadas.

Essas mudanças estão sendo implementadas gradualmente, e eventuais manutenções podem ser necessárias.

Grato a todos pela compreensão! 😀

É isso aí!

Um grande abraço, e que Deus os abençoe!

p.s.: não me perguntem que tipo de planta é essa que aparece no cabeçalho, isso é coisa padrão do tema que instalei no site…rsrsrsrsr 😆

Print Friendly, PDF & Email

35 Responses to Novo layout do blog!!!

  1. Guilherme 23 de janeiro de 2011 at 18:04 #

    Comentário de teste…

    É isso aí!
    Um grande abraço, e que Deus os abençoe!

  2. Jônatas 23 de janeiro de 2011 at 18:49 #

    Gostei Guilherme, parabéns pelo novo/velho espaço!

    Grande abraço!

  3. Alan 23 de janeiro de 2011 at 19:36 #

    Guilherme,

    meu veredicto: ficou muito poluído, pois contém muita informação nas laterais. O texto principal ficou espremido no centro. Não gostei, não…

    Lembre-se: menos é mais.

  4. Guilherme 23 de janeiro de 2011 at 22:17 #

    Jônatas, obrigado!

    Alan, obrigado também pela sua participação. Normalmente, acostumados que estamos a um determinado layout, achamos estranho a nova interface. Daí a sua impressão. Acredito que com o tempo possa se habituar com as novas funcionalidades – ou não…

    De qualquer forma, há alternativas se você quiser se concentrar somente no texto principal:

    – assinar a newsletter e ler o texto direto na caixa de email;
    – ler os artigos no RSS reader de sua preferência;

    – salvar o arquivo em formato .pdf para posterior leitura;

    – ler o blog no seu celular (iPhone, Android, Blackberry ou outros), já que a versão otimizada para esses aparelhos exclui as colunas laterais.

    De qualquer forma, agradeço sua participação, ainda que negativa, pois me permite refletir sobre a usabilidade do site, comparando-a com a versão antiga.

    Teve um leitor – Helison, salvo engano – que sugeriu um layout igual ou parecido com a do HC Investimentos. O template que o Henrique usa de fato está disponível para uso aqui também para mim. Seria uma opção também, caso eu chegue à conclusão de que o tema atual possa interferir negativamente no “conjunto da obra”, digamos assim.

    É isso aí!
    Um grande abraço, e que Deus os abençoe!

    • MJC 25 de janeiro de 2011 at 7:02 #

      Olá Guilherme!

      Ainda não me acostumei com o novo layout do site, mas também acho que é apenas questão de costume. Pelo que você falou, existe uma versão otimizada para celulares. Hoje cedo acessei do meu iPad, e a disposição não ficou muito boa*. Tudo bem que o iPad não é um celular, mas como tem tela reduzida, acho que seria legal se os acessos provenientes do iPad abrissem essa página otimizada para celulares.

      []’s
      MJC

      * – A coluna com o texto ficou meio espremida no meio da tela, e as barras laterais ocuparam mais de metade da tela.

      • Guilherme 25 de janeiro de 2011 at 10:15 #

        Olá MJC!

        Obrigado pelo feedback.

        De fato, o plugin que permite visualização “mobile” *ainda* não suporta otimização para iPad. Eu destaquei o *ainda* porque o próprio desenvolvedor do plugin disse que em breve esse recurso será implantado.

        Por ora, eu sugiro que você faça o teste de tocar na parte central do blog com dois toques rápidos. Essa é a forma de aplicar o efeito zoom na parte central, fazendo com que ela ocupe toda a tela. Funciona assim com o iPhone e também com smarts Android, como o Motorola Milestone.

        Se ainda assim isso não funcionar, sugiro que faça a leitura dos feeds RSS. Com isso, o problema de tela espremida desaparecerá. 🙂

        É isso aí!
        Um grande abraço, e que Deus os abençoe!

  5. Tito 23 de janeiro de 2011 at 22:42 #

    Olá, Guilherme.

    Encontrou alguém para ajudá-lo com os problemas de acesso ao blog? A mudança de layout tem o objetivo de resolvê-los?

    Se ainda tiver interesse, talvez eu possa ajudá-lo. Apesar de nunca ter usado wordpress, tenho certo conhecimento em programação. Ficaria feliz em ser útil.

    Grande abraço!

  6. Gui 23 de janeiro de 2011 at 22:44 #

    Eu juro que eu não queria criticar porque eu sei que a mudança deve ter dado um p. trabalho, e que você fez com todo o carinho e tal… mas o jeito vai ser copiar o texto e ler no word 😛

  7. Guilherme 23 de janeiro de 2011 at 23:01 #

    Olá, Tito, sim, o Jeferson da Luz, do blog Polaticus, prestou uma generosa ajuda para resolver o problema, com dicas muito importantes. A mudança de layout teve mais o objetivo, dentre outros, de facilitar o acesso às ferramentas adicionais do site, como acesso aos posts mais comentados, calendários, arquivos, enquetes etc., além de experimentar novas opções de diagramação.

    Obrigado pela sua intenção em ajudar. Já tenho seu email cadastrado, e qualquer dúvida, eu pedirei sua ajuda, até porque deu um baita trabalho fazer o site voltar ao ar.

    Gui, e você acertou: você não sabe como é angustiante ver um blog que recebe fácil 30 visitantes/hora em dias de domingo, ter sua visitação reduzida para zero durante algumas horas… a situação estava muito difícil, em certo momento, achei que teria que jogar a toalha, tal a complexidade dos problemas envolvidos, bem como o desgaste que isso estava me causando nas últimas semanas, em particular nos últimos dias…

    Acho que tudo é uma questão de adaptação, acostumamo-nos durante quase 2 anos com um layout determinado, há uma certa resistência no começo, mas se não fosse para o bem, a longo prazo, do blog, certamente eu não o faria – e posso até voltar ao layout antigo ou mudar para algum outro, tudo depende de como as coisas se encaminharão…

    É isso aí!
    Um grande abraço, e que Deus os abençoe!

  8. Willy Fog 23 de janeiro de 2011 at 23:40 #

    Aí Guilherme!
    .
    Uma pergunta…..que tipo de planta é essa que aparece no cabeçalho?……..brincadeirinha brincadeirinha 😛
    .
    Parabéns pelo novo lay-out, não deve ter sido fácil fazer esta mudança. Para falar a verdade, preferia o anterior. Acho que o que não gostei foi a nova disposição dos comentários, a antiga parecia “menos poluída”. Enfim, acho que já estava acostumado com o antigo, mas sei que esta mudança foi necessária, e espero que os problemas que surgiram recentemente tenham sido resolvidos. Mudar é bom.
    .
    Abcs

    • Guilherme 23 de janeiro de 2011 at 23:57 #

      Kkkkk………

      Obrigado, Willy! Então, essa questão do layout é outra que deve gerar alguma polêmica no blog…..rsrsrs….vamos deixar rolar a discussão porque está bem interessante.

      Aproveitando, pessoal, uma observação: por causa dessa transição, alguns recursos estão demorando um pouco para serem reativados. É o caso do “recebimento dos comentários por email”. Nem eu, que sou autor do blog, estou conseguindo receber os novos comentários na minha caixa postal.

      Nesse meio tempo, como paliativo, sugiro que façam a assinatura dos comentários via feed, por esse endereço: http://valoresreais.com/comments/feed/ até que a situação particular dos comentários por email possa de novo ser reativada.

      É isso aí!
      Um grande abraço, e que Deus os abençoe!

  9. Guilherme 24 de janeiro de 2011 at 0:00 #

    Bom, só a título de complementação, dois ótimos blogs seguem o layout que o Valores Reais está agora adotando. São eles:

    – Aquela Passagem: http://www.aquelapassagem.com.br/

    – Crianças na cozinha: http://pat.feldman.com.br/

    Um detalhe interessante desse template, como vocês devem ter percebido na minha resposta ao Willy, é a possibilidade de fazer comentários dentro da caixa de comentários de outros leitores, proporcionando, assim, sub-discussões dentro de um mesmo post. Esse recurso é bastante utilizado pelos leitores do Aquela Passagem, no blog respectivo, e um diferencial desse novo layout.

    É isso aí!
    Um grande abraço, e que Deus os abençoe!

    • Alan 25 de janeiro de 2011 at 2:36 #

      Já percebi uma desvantagem de comentários aninhados: dificuldade de saber quais foram os novos comentários em um texto. Antes, bastava olhar os últimos e lembrar qual tinha sido o último lido, mas agora este artifício não funciona mais 🙁

      Alguns sites implementam esta funcionalidade, porém há esquema de autenticação (login) e destacam os novos comentários desde a última visita quando está autenticado. Existe isto aqui também, Guilherme?

      • Guilherme 25 de janeiro de 2011 at 10:11 #

        Alan, de fato esse é um “custo” de ter esse tipo de funcionalidade implantada. Mesmo assim, não encaro isso como uma desvantagem que possa tornar inapto o novo recurso.

        P.ex., eu consegui saber desse comentário seu por meio dos feeds dos comentários. No entanto, quando cheguei até a página no artigo, não encontrei seu comentário posicionado em último lugar, mas sim como resposta a uma anterior explicação minha, no meio de outros comentários. Seria isso ruim? Penso que não. Pois foi justamente esse um comentário inserido numa sub-discussão com outro leitor – no caso, comigo – e não um comentário feito em relação direta com o exposto no artigo.

        Normalmente, os últimos comentários posicionados na página são relacionados ao texto do artigo principal. Se você perde um comentário que fica posicionado numa sub-discussão, a perda será menor, pois tal comentário se referia justamente a uma sub-discussão entre leitores, e não ao texto principal propriamente dito.

        Ademais, se você assina o RSS dos comentários, não poderia também essas sub-discussões. 😉

        Penso que essa pequena desvantagem não é negativa o suficiente a ponto de anular o grande benefício de instaurar sub-discussões em um mesmo artigo, pois dessa forma não só permite-se um melhor posicionamento dos comentários que envolvem sub-discussões, como também permite ao leitor ter contato mais apropriado com a cronologia dos comentários feitos em relação direta com o texto do artigo principal. 😉

        Quanto ao esquema da autenticação, eu, infelizmente, desconheço.

        É isso aí!
        Um grande abraço, e que Deus os abençoe!

        • Alan 25 de janeiro de 2011 at 17:22 #

          Não é opção para mim assinar RSS de comentários de site algum, pois é muito ruído e distração. Entretanto, para quem administra o site, é obrigatório.

          Foi apenas uma constatação, outro comentário para reflexão de um leitor assíduo do blog, que acompanha blogs desde 2001…

  10. Tito 24 de janeiro de 2011 at 2:03 #

    Guilherme, agora que o blog está novamente no ar, e aparentemente sem erros, é o momento de adaptá-lo aos poucos, de modo que, a cada dia, algo seja melhorado. Imagino que não seja tão difícil fazer algumas alterações no layout, mudando uma coisinhao ou outra no código.

    Foi citado anteriormente que os blocos laterais chamam muito atenção. Talvez uma mudança na cor da fonte desses blocos ajudem a deixar o conteúdo central mais destacado (pra mim, tá bom do jeito que tá). Também tem a questão do adsense, que deve ter as cores no padrão do blog. Tenho certeza de que tudo isso será melhorado com o passar do tempo e a tendência é de evolução. Uma coisa é certa: não importa como está o layout do seu blog, o importante é o conteúdo maravilhoso que é publicado por aqui diariamente.

    Grande abraço!

    • Guilherme 24 de janeiro de 2011 at 10:16 #

      Tito, concordo, é isso que estou fazendo, aos poucos! Como eu disse antes, um dos diferenciais do Atahualpa são as centenas de possibilidades de personalização. Isso deixará o site com uma interface própria, facilitando principalmente a busca temática por assuntos que venham a ser segmentados.

      Obrigado por suas outras sugestões. A hora é de pôr a “mão na massa”…hehehe

      É isso aí!
      Um grande abraço, e que Deus os abençoe!

  11. Sávio 24 de janeiro de 2011 at 7:57 #

    Ola pessoal.
    Achei a mudança positiva.
    Mais do que isso, desde entao o site nunca mais deu problemas.
    Vamo que vamo!
    Abraços

    • Guilherme 24 de janeiro de 2011 at 10:17 #

      Valeu pelo feedback, Sávio!

      É isso aí!
      Um grande abraço, e que Deus os abençoe!

  12. Luis Otávio 24 de janeiro de 2011 at 10:22 #

    Guilherme, parabéns pelo novo layout.
    Pra cima e avante!

    Abraços.

  13. Guilherme 24 de janeiro de 2011 at 12:34 #

    Thanks, Luís!

    É isso aí!
    Um grande abraço, e que Deus os abençoe!

  14. Alan 24 de janeiro de 2011 at 14:38 #

    Guilherme,

    Obrigado pelas alternativas de outros modos de visualização do conteúdo. A mais simpática é o RSS, embora atualmente tenha preferido visitar sites selecionados um a um, pois, além dos textos, há sempre um comentário interessante para ler. Assinar o feed dos comentários não é opção, pois não quero ver todos os comentários do site.

    O comentário é sobre o padrão em 3 colunas e como as informações estão dispostas. Acho que tem informação demais para distrair a leitura. Penso que você está maravilhado com a quantidade de possibilidades disponíveis para você e uma hora você acerta a mão 😉

    Repara na barra esquerda: posts recentes, enquetes, posts populares, posts mais comentados calendário, arquivos, tags, blog, fóruns e links recomendados. UFA!

    Agora repara na barra direita: comentários recentes, atualizações do twitter, asssinaturas por email e rss, banner do submarino, estatísticas, origem dos visitantes, comentaristas top, licença de uso, banner do firefox e outro banner do submarino. UFA!

    De todas estas informações, pare e pense: quais delas são importantes e agregam ao leitor? quais delas são importantes apenas para mim (o autor do site)?

    Veja um exemplo de site com 3 colunas bem dispostas: http://br-linux.org. Note que o zoom da página não espreme o texto principal, mas empurra as duas outras barras para o lado. Olha outro site com layout agradável: http://www.efetividade.net. Perceba por onde a informação distribui-se, inclusive na parte baixa do site.

    Abraços e parabéns pelo esforço de manter a qualidade constante no conteúdo.

    • Guilherme 24 de janeiro de 2011 at 15:25 #

      Alan, seus comentários sobre o novo layout são muito importantes! Acrescentam informações úteis à discussão, o que provoca naturalmente uma reflexão acerca do que pode ser melhorado, do ponto de vista da seleção de informações.

      Os dois blogs citados são ótimos blogs, são blogs feitos por um profissional que está há muitos anos no segmento, e, portanto, pode servir de referencial importante na montagem desse aqui.

      Como estou na fase de testes e experimentos com esse novo layout, pode ser que retire alguma coisa que considero não agregar valor ao visitante. É uma coisa que apenas a prática do dia-a-dia, com testes de plugins e widgets, nos ensina: alguns detalhes têm valor, outros nem tanto.

      O importante é que eu possa ir experimentando as diversas possibilidades que o novo design apresenta, descartando aquelas que prejudicam, e validando aquelas outras que, por não terem sido ainda testadas e terem se mostrado úteis, possam continuar no blog. O importante é encontrar um ponto de equilíbrio, onde se consiga construir uma página que traga informações relevantes, mas que mantenha uma organização saudável dessas mesmas informações.

      Pode ser até que eu adote um estilo minimalista, como o mostrado pelo Zen Habits, por quê não? Tudo é possível. E tudo dependerá de como eu e os leitores conseguem se sentir confortáveis para captar todos os recursos que o site oferece. Essa é uma proposta que envolve trabalho diuturno, experimentação, testes e pesquisa. Vamos ver…

      É isso aí!
      Um grande abraço, e que Deus os abençoe!

      • Alan 24 de janeiro de 2011 at 15:33 #

        Você captou a mensagem 😉

        • Guilherme 24 de janeiro de 2011 at 15:37 #

          Que beleza! 😀

          É isso aí!
          Um grande abraço, e que Deus os abençoe!

  15. EvertonRic 24 de janeiro de 2011 at 21:28 #

    Guilherme, parabéns pela iniciativa de mudar e melhorar.
    Caros Amigos, vamos discutir sobre o que realmente importa: educação financeira, investimentos, etc….
    Embora tbem achei o novo site um pouco “diferente”, creio que é questão de costume, e do próprio autor ir melhorando aos poucos, dica: diminuir o tamanho da fonte nas colunas laterais.
    Guilherme, estou pensando em começar um blog sobre histórias de investimento e investidores, tenho várias “estórias” de investidores que gaharam e perderam muito dinheiro no mercado de capitais.O que vc acha? e poderia me dar uma dica de nome para o blog.
    Seria mais pra falar sobre história mesmo, literalmente, um mix de realidade, fixão e suspense, mas sem fugir da realidade de percas e ganhos no mercado financeiro.
    Histórias estas vindas de vários coquiteis, reuniões e palestras que participei, atraves de clube de investimentos, rodas de cerveja de amigos, conversas com meu gerente do banco que tenho conta e etc….
    Grato,
    EvertonRic

  16. EvertonRic 24 de janeiro de 2011 at 21:30 #

    Me de uma luz para o nome deste novo blog.
    Pls.

    • Jônatas 24 de janeiro de 2011 at 21:59 #

      Gostei bastante da ideia EvertonRic,
      Só não tenho sugestão alguma para o nome. O bom é usar nomes simples, fáceis de escrever, decorar e lembrar.

      Abraço!

  17. EvertonRic 24 de janeiro de 2011 at 22:30 #

    Grato Jônatas,
    .
    Algo do tipo:
    .
    Bate-papo de mercado.
    Bate-papo de investidor.
    Bate-papo de bolsa.
    Estórias do mercado.
    ou ainda,
    Bate-papo Diferente, gostei deste último.
    Abraços.
    Ps.Desculpa-me Guilherme, mas pra deixar claro que não estou usando seu site/blog como forum, apenas já tenha a idéia desde ano passado, só falta o nome.ok.

    • Jônatas 24 de janeiro de 2011 at 22:37 #

      Eu acho que o nome tem que deixar claro que você irá abordar finanças, o “bate-papo diferente” fica meio vago.

      Estórias financeiras
      Falando de finanças
      Finanças ontem

      Abraço!

  18. Guilherme 24 de janeiro de 2011 at 23:11 #

    Fala Everton, muito legal o seu projeto, creio que é algo que todos que buscamos informação em blogs queremos um pouco, ou seja, histórias para ler…

    Achei muito bacana essa sua iniciativa, principalmente porque você demonstra, pelos comentários que posta aqui no VR e em outros blogs, que tem um talento natural para escrever. Eu gostaria muito de ler o material que você está prestes a produzir!

    Quanto ao nome do blog, fique à vontade para usar esse espaço para incrementar suas ideias! Como o Jônatas bem afirmou nos posts anteriores, há diversas possibilidades, o importánte é deixar com um título que identifique o conteúdo do blog, e seja específico.

    As dicas do Jônatas sobre os nomes parecem bem focadas. Outras interessantes:

    Finanças Forever
    Causos do mercado
    Histórias de investidores

    É isso aí!
    Um grande abraço, e que Deus os abençoe!

  19. Henrique Carvalho 25 de janeiro de 2011 at 10:36 #

    Olá Guilherme!

    Parabéns pela mudança! Os problemas foram resolvidos.

    Embora seja impossível que todos concordem 100% com um layout vou listar apenas alguns pequenos pontos:

    1. 3 colunas: Particularmente não gosto. Prefiro 2 colunas com texto na esquerda. Estudos comprovam que a primeira parte de um site que olhamos é o canto superior à esquerda.

    2. Links: Sempre gostei dos links sugeridos. Entretanto, eles aparecem na cor cinza agora, o que dificulta visualizá-los.

    No geral, o aspecto clean e minimalista sempre me agradaram.

    Abraços!

  20. http://investindo-todo-mes.blogspot.com/ 25 de janeiro de 2011 at 20:56 #

    O site esta com muita informação lateral, sendo assim me deixa um pouco preguiçoso em localizar as informções.
    No mais sucesso com o novo site!

    Eduardo

  21. Guilherme 25 de janeiro de 2011 at 23:38 #

    Henrique, ótimos comentários! (como de costume!)

    Obrigado pela observação em relação à fonte cor cinza dos links. Estou estudando possibilidades de melhora visual na paginação.

    Quanto ao aspecto minimalista e clean, o seu blog é um exemplo disso tudo! Quem sabe no futuro eu também possa adotar o mesmo padrão aqui no VR!!??

    Eduardo, obrigado! Vou refletir a respeito!

    Alan, continuo agradecido pelas suas argutas observações, principalmente porque você lê blogs há 10 anos quase, então, pode emitir opinião com a experiência de quem já leu muitos blogs de diferentes formatos.

    Lembro que nada é imutável, estou receptivo a todas as ponderações feitas por todos os leitores, de modo a extrair o que for mais condizente e adequado às expectativas do leitor.

    É isso aí!
    Um grande abraço, e que Deus os abençoe!

  22. BaRuÊ Invest 28 de janeiro de 2011 at 20:33 #

    Fala VR,

    Cara achava o layout anterior mais limpo e mais agradável. Porém pode ser questão de tempo até acostumar… Também acho a coluna da esquerda um pouco incomoda.

    Mas é isso cara, o bom da internet é isso… Várias opniões for free… Eu não posso falar muito pq comecei meu site com um layout o mais simples possível e ainda preciso arrumar bastante coisa. Agora sei o tanto que dá trabalho…

    Abraços

Deixe uma resposta

Powered by WordPress. Designed by Woo Themes