Problemas de acesso no site Valores Reais… e dicas para resolvê-los! (ao menos temporariamente)

Pessoal, recentemente alguns leitores me relataram dificuldades em acessar o blog. Como foi mais de uma manifestação, e tendo em vista que eu também estou tendo dificuldades em acessar meu próprio site 🙁 (pelo menos desde meados de dezembro), resolvi publicar esse post como uma forma de aviso público, tendo em vista que muito provavelmente outros leitores devem estar com o mesmo tipo de problema. Ao final, darei dicas de como contornar, nem que seja temporariamente, esses problemas.

Uma das mensagens que têm aparecido com mais frequência é essa abaixo reproduzida:

Você até consegue acessar o site, a página começa a ser carregada, com o frame principal (textos), o frame secundário (barra lateral esquerda), mas, quando ela já está quase 100% carregada, dá um stop e aparece essa estranha mensagem de “erro na codificação do conteúdo”.

Reportei o problema ao serviço de hospedagem do blog, que é o Dreamhost, e obtive a informação de que se trata de um problema no software de gerenciamento do blog, mais especificamente o WordPress e algum de seus plugins instalados. O suporte me sugeriu fazer a verificação plugin por plugin, um por um, a fim de verificar qual é o que está causando esse problema de codificação de conteúdo.

Destaco, nesse contexto, que a versão do WordPress que está atualmente instalada no blog é uma versão para desenvolvedores, e suspeito que isso possa estar interferindo na estabilidade do site:

Tentei fazer a atualização para uma versão estável mais recente, que é a 3.0.4, ontem à tarde, por volta de 13:30, e o site ficou temporariamente fora do ar, com a seguinte mensagem:

Durante esse final de semana, tentarei novamente fazer a atualização do WordPress para a 3.0.4. O estranho é que a versão instalada atualmente, a de testes, está em português, e a atualização disponível no sistema do WordPress, para upgrade automático, é a versão em inglês (3.0.4). Há a opção de fazer a instalação, mas de forma manual, da versão em português-br da 3.0.4 – o arquivo .zip, inclusive, já está no meu computador – mas não sei como proceder para fazer o upload do arquivo. Se alguém souber, seria de grande valia que pudesse me ajudar nesse sentido.

Mas isso não é tudo. Ainda há outras mensagens de erro que de vez em quando aparecem. Uma delas é essa abaixo:

Normalmente, o Erro 404 aparece quando faço uma navegação no painel do usuário do blog. Quando visito meu próprio site, a mensagem que aparece é outra, “mais seca”, e ainda por cima em inglês:

Eu contactei o suporte da Dreamhost para esclarecimentos adicionais, e eles responderam que não se trata de problema de servidor, como rede congestionada, ou estouro no consumo de banda, por exemplo. Eu acredito nessas informações, uma vez que o plano que assinei prevê tráfego ilimitado e espaço em disco para armazenamento de dados também ilimitado. Por essas razões, acharia difícil o site cair por um eventual excesso de tráfego de usuários.

Alternativas para acesso ao site

Agora vem o que interessa efetivamente ao leitor. Como fazer então para ter as últimas atualizações do site? Aqui vão algumas dicas.

Assine nosso blog por email: http://feedburner.google.com/fb/a/mailverify?uri=ValoresReais é só digitar seu email na caixa correspondente e já estará apto para receber as últimas novidades.

Assine nosso blog por RSS: http://feeds2.feedburner.com/ValoresReais com o leitor de feeds mais adequado para você. Aqui: http://valoresreais.com/assine/ temos algumas dicas para tal.

Assine os feeds dos comentários: http://valoresreais.com/comments/feed/ se você gosta de acompanhar as discussões que rolam nos comentários, esse é o melhor meio de ficar por dentro do site.

Para acessar o site: tecla F5 na veia! Se você gosta de acessar o site para escrever comentários, e saber de outras novidades, seja brasileiro e não desista nunca! Vá dando F5 até a página ser carregada totalmente. Ou, caso a página comece a ser carregada e pare no finalzinho do carregamento, surgindo a mensagem de erro de codificação no conteúdo, acima relatada, volte a fazer um F5, e dê um “esc” e pare o carregamento até um ponto em que você consiga visualizar aquilo que você quer ler.

Destaco que esses problemas de carregamento no site são todos temporários, ou seja, não é que o site fique fora do ar, mas sim que, ao que tudo indica, alguns scripts ou linhas de comando, embutidas em algum plugin ou escritas no próprio código do software que gerencia o site, não estão permitindo concluir o carregamento da página até o final, em algumas ocasiões.

Quem está com esse problema pode facilmente notar isso: há ocasiões em que tudo é carregado que é uma beleza, mas em outras oportunidades você tem que dar F5 várias vezes até a página ser totalmente carregada. Isso reforça a minha suspeita de instabilidade no software que está rodando o blog.

Aproveito para pedir desculpas a todos por esse inconveniente. Estarei trabalhando nesse e nos próximos finais de semana a fim de corrigir o problema. Durante esse tempo, mensagens como “trabalho de manutenção” podem aparecer. Estarei fazendo testes com o software do blog para ver se consigo dar um jeito e desatar esse nó que incomoda não só os leitores, mas principalmente ao próprio autor do blog, que fica impossibilitado de editar seus próprios posts. 🙁

Grato a todos pela compreensão! 😀

É isso aí!

Um grande abraço, e que Deus os abençoe!

Print Friendly, PDF & Email

9 Responses to Problemas de acesso no site Valores Reais… e dicas para resolvê-los! (ao menos temporariamente)

  1. MJC 21 de janeiro de 2011 at 6:57 #

    Esses problemas tem acontecido muito comigo aqui no VR. Fico dando F5. A segunda mensagem nunca vi, mas a primeira e a terceira acontecem muito.

    Boa sorte para arrumar o site!

  2. Jeferson da Luz 21 de janeiro de 2011 at 8:34 #

    Pois é

    Eu já vi muitas vezes estes erros, e meus sites também são hospedados na dreamhost, mas no meu caso nunca tive estes problemas. Como programador Web, e Administrador de Redes, estou a disposição para a gente dar uma olhadinha no seu site, e ver o que tá pegando.
    Sugiro dar uma olhada na pasta de logs do site, e ver o arquivo error_log. A partir dali podemos desvendar muitas coisas, se os erros sao culpa do servidor, ou de algum plugin do site.

    Abraço

  3. Guilherme 21 de janeiro de 2011 at 8:44 #

    Abri o arquivo de log, e deu o seguinte conteúdo:

    [Fri Jan 21 02:04:11 2011] [error] Pemature end of script headers: index.php, referer: http://valoresreais.com/

    Obrigado a todos!

    É isso aí!
    Um grande abraço, e que Deus os abençoe!

  4. Jeferson da Luz 21 de janeiro de 2011 at 10:01 #

    Jóia

    Já estou comunicando sobre o fato via e-mail
    Vamos trocando ideia por lá

    Abraço

  5. Finanças Inteligentes 21 de janeiro de 2011 at 13:27 #

    Guilherme comigo também tem ocorrido bastante. Tem que ficar dando F5.

    Mas engraçado, bastou você publicar a reclamação que hoje não deu erro algum, pelo menos por aqui.

    Abcs,

  6. Evertonric 21 de janeiro de 2011 at 16:23 #

    Aqui em casa tudo blz Guilherme,
    Ainda não tivemos nenhum destes problemas para acessar o nosso blog favorito…rsrsrsss.
    Eu e minha esposa acessamos o VR de tres diferentes computers, e em nenhum deles tem dado estes erros, pode ficar tranquilho
    Abraços e Grato pelos dicas se forem necessárias

  7. Jônatas 21 de janeiro de 2011 at 16:35 #

    Oi Guilherme,

    Instale o CuteFTP, ou outro FTP qualquer, para realizar o backup antes. Só depois atualize o BD do WordPress. Quando atualizei meu BD deu problema, minha sorte foi ter feito o backup, aí pude restaurá-lo. A versão em inglês pode apresentar problema com alguns plugins, tive problema com isso também.

    Abraço!

  8. RolandoLero 21 de janeiro de 2011 at 20:27 #

    Se tudo mais falhar, sugiro acessar o site pelo cache do Google, pelo menos para poder ler os posts mais recentes.

    Boa sorte na resolução do problema, Guilherme.

  9. Guilherme 22 de janeiro de 2011 at 11:16 #

    Obrigado pessoal!

    Everton, bom saber que nenhum dos computadores de que você acessa está dando problemas!

    Jônatas, valeu pela dica do CuteFTP!

    Rolando, boa dica essa! Tem outra que me lembrei agora que é a de dar “ESC” assim que conseguir visualizar aquilo que te interessa na página, ou seja, não esperar a página ser carregada 100% caso você já tenha na tela o texto principal e comentários.

    É isso aí!
    Um grande abraço, e que Deus os abençoe!

Deixe uma resposta

Powered by WordPress. Designed by Woo Themes