Educação financeira: um giro temático pelos blogs. Edição de hoje: off-topic. Ou: uma lista bem legal de blogs fora do circuito das finanças pessoais.

Semana passada, na caixa de comentários do artigo [via Crianças na Cozinha] Calendário completo com a melhor época para comprar (e consumir) frutas, verduras e legumes, os leitores Jônatas e Igor sugeriram que eu escrevesse um post sobre blogs legais que acompanho, e que não sejam relacionados ao circuito das finanças pessoais.

Aproveitando o gancho que o Willy Fog estava me pressionando solicitando (:D brincadeirinha, viu Willy? Sei que você não estava pressionando não, apenas sugerindo de vez em quando…..rsrsrs) que eu escrevesse mais artigos de “giros temáticos”, eis aqui esse post, que se destina a destacar alguns bons blogs off-money que sigo nas minhas leituras diárias. Afinal, já falamos bastante sobre blogs de finanças, destacando só novatos, Finanças Femininas, aniversários e atualizações etc.

Então, nada mais justo que fazer valer o poder da diversificação também nos assuntos, e vasculhar o que o autor desse blog anda lendo fora do mundo das finanças pessoais.

O blog Di (novo) Grávida é o meu predileto dentre tantos ótimos blogs do universo “família”. O Igor, além de demonstrar ser um pai de primeira grandeza para seus filhos Beatriz e Téo (este, que irá nascer em breve!), ainda comprova ser um escritor de mão cheia, de dar inveja a muito escritor profissional, sempre com ótimos posts retratando a situação da família e, em especial, o desenvolvimento da Beatriz.  Um dos posts mais interessantes foi aquele sobre a crise dos 2 anos (!!!).

Ainda dentro da temática “família”, mas já misturando o assunto com culinária, não poderia deixar de destacar o blog Crianças na Cozinha, feito no capricho para quem se preocupa com educação nutricional de seus pimpolhos, mas não só isso, pois o blog contém ótimas dicas de alimentação e receitas, algumas facílimas de fazer, como é o caso da saladinha refrescante.

Em tema de viagens, a referência para mim é o Aquela Passagem, onde o Rodrigo Purisch escreve sobre tudo o que se relaciona com passagens aéreas: promoções, aeroportos, direitos do consumidor, cias. aéreas, cartões de crédito e tudo o que você possa imaginar relacionado a viagem aérea. Eu já economizei um belo $$$ só com as dicas postadas pelo Rodrigo.

O Litemind é um bem elaborado blog que contém diversas dicas sobre como usar nossas mentes de modo mais eficiente. Uma pequena amostra das virtudes desse blog pode ser encontrada nesse excelente artigo Framing Changes Everything. Para surpresa de muitos, o autor do blog, Luciano Passuello, é brasileiro e vive no Paraná (Curitiba).

O Efetividade.net é um blog que dispensa apresentações. Augusto Campos sempre fornece dicas valiosas sobre produtividade pessoal, lifehacking e GTD. Um dos posts mais legais publicados no ano passado foi esse Arrume as malas como os profissionais, em que se aprende “como a comissária leva roupa para 10 dias em uma maleta. Uma técnica simples multiplica o espaço interno de uma mala que cabe como bagagem de mão”.

E por falar em lifehacking, não poderia deixar de mencionar o Lifehacker, um “monstro” quando o assunto é como tirar proveito da tecnologia para aumentar sua produtividade pessoal. Incontáveis foram as vezes que usei as dicas do site para melhorar o uso das ferramentas tecnológicas no meu dia-a-dia.

No Brasil, um dos melhores blogs sobre tecnologia, com uma frequência de atualização impressionante (na faixa de várias vezes por dia, ao estilo do Lifehacker), é o Gizmodo Brasil, cujas dicas e notícias já aproveitei aqui no site, como esses dois artigos comprovam: [via Gizmodo] Dica de app (iPhone, Android) grátis até o final de janeiro, p/ corridas: RunKeeper Pro e [Gizmodo] Células-tronco curam homem cego. Se você ainda não conhece o GizmoBR, uma boa maneira de fazê-lo é lendo esse artigo com os 10 posts mais lidos de 2010. Dos mais recentes, destaco um artigo em que se explica, de modo detalhado, os efeitos que a cafeína provoca em seu cérebro, extraído do Lifehacker.

Outro blog, especializado em tecnologia, do qual sou leitor assíduo, é o Meio Bit, cujos artigos também são publicados por uma equipe de colunistas. Um dos posts mais recentes que mais achei interessante foi o review do iPod Nano 6G + iWatchz, em que se faz uma resenha do uso do iPod como relógio (com o uso do referido acessório, claro).

Na lista de blogs desse autor não poderia faltar um que falasse sobre a arte da escrita. Nesse caso, a minha escolha é o Write To Done, onde também uma equipe de colunistas escreve sobre variados assuntos ligados à arte de escrever em blogs.

O Write To Done foi fundado pelo Leo Babauta, autor de outro blog que considero imperdível, que é o Zen Habits. O Zen Habits não contém apenas artigos dedicados à produtividade pessoal; ele vai além, sendo um blog que retrata um estilo de vida inteiramente próprio, que nos faz um convite à reflexão sobre nossos hábitos e comportamentos, sejam eles fora ou dentro do trabalho. Vale lembrar que já resenhamos 2 livros do Leo aqui no blog: The power of less e Focus, sendo esse último um eBook na versão grátis.

Ainda na linha “produtividade pessoal”, mais dois blogs merecem destaque: Stepcase Lifehack, e Pick The Brain, sendo esse último com atualizações diárias e dicas bem práticas. Do primeiro (Lifehack), inclusive, vai aqui uma dica tirada do baú: artigo sobre como começar seu dia às 5 da manhã. Detalhe: esse artigo foi escrito em fevereiro de 2007. Isso mesmo, fevereiro de 2007. Portanto, 4 anos atrás. Para vocês verem quão assíduo sou com esses blogs de produtividade pessoal, cujo interesse começou, portanto, bem antes do meu interesse por finanças pessoais..

Sabe do que eu gostaria? De incluir um blog sobre dicas de saúde. Saúde, nutrição, atividade física, sono… dicas práticas, pragmáticas, que me fizessem aumentar meus conhecimentos e, por tabela, minha qualidade de vida.  Tipo… um “Nuno Cobra” em versão “blog”. Alguém aí tem alguma sugestão!!??

E você? Também segue blogs off-money?

Agora é com você, caro leitor. Caso tenha algum blog que considere útil e interessante para os demais leitores desse site, que tal postá-lo na caixa de comentários? Não precisa dizer todos os blogs que você segue. Pode ser apenas um, aquele que você considere importante ou especial, seja qual for o motivo. Se for esse seu primeiro comentário, terá que ser aprovado pela moderação, o que não levará, provavelmente, mais do que 24 horas. Participe você também!

É isso aí!

Um grande abraço, e que Deus os abençoe!

Print Friendly, PDF & Email

,

16 Responses to Educação financeira: um giro temático pelos blogs. Edição de hoje: off-topic. Ou: uma lista bem legal de blogs fora do circuito das finanças pessoais.

  1. Gisely Chessed 11 de janeiro de 2011 at 1:38 #

    Meu feedly era abarrotado de feeds mas no final do ano fiz uma faxina virtual e agora sigo pouquíssimos. Blogs de decór e moda são os mais frequentes, mas o que eu leio sempre é o The Cool Hunter (http://www.thecoolhunter.net/) e alguns sobre infográficos, minha atual obsessão, como esse: (http://www.coolinfographics.com/).

  2. Willy Fog 11 de janeiro de 2011 at 11:07 #

    Valeu pela dica de blogs tão interessantes.
    .
    Aê Guilherme ainda bem que você não comentou nada sobre as ameaças que eu lhe mandei por email caso o artigo que eu solicitei demore a sair hehehe. 😛
    .
    Vou recomendar aqui um blog sobre Dicas da Saude, que é o MD Saúde, um blog que eu gosto bastante, sobre medicina para leigos, sobre os mais variados assuntos, ele é escrito pelo Dr. Pedro Pinheiro e Dra. Renata Campos que são brasileiros e se não me engano moram em Portugal.
    .
    http://www.mdsaude.com
    .
    Sobre educação física gosto bastante da coluna do Marcio Atalla da Epoca.
    .
    http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI4209-15230,00-NOSSO+BEMESTAR+MARCIO+ATALLA.html
    .
    O Portal de Educação Fisica também tem vários bons colunistas sobre os mais variados temas relacionados ao esporte.
    .
    http://www.educacaofisica.com.br/colunas_todos_colunistas.asp
    .
    Se lembrar de mais algum eu post aqui outra hora.
    .
    Abcs

  3. Guilherme 11 de janeiro de 2011 at 22:46 #

    Gisely, legais seus blogs, principalmente o último! O infográfico com a retrospectiva 2010 ficou bem bacana!!!

    Willy, os emails que vc me enviou são impublicáveis………hehehehehe…:lol: ….

    Muuuuito úteis os links q vc me enviou, principalmente o primeiro. De cara, achei um excelente artigo sobre a tosse que veio a cair muito bem – http://www.mdsaude.com/2011/01/tosse.html – principalmente a dica de tomar água!

    É isso aí!
    Um grande abraço, e que Deus os abençoe!

  4. Jônatas 11 de janeiro de 2011 at 23:10 #

    Legal Guilherme, valeu pelas dicas.

    Eu gosto do blog http://monologosescritos.blogspot.com/
    O autor não tem papas na língua.

    Na área de TI é referência para mim o http://www.guiadohardware.net/
    Já fiz curso de Linux com o Morimoto e tenho alguns livros dele, o cara é fera.

    Gosto de algumas Séries e baixo em http://www.seriesfree.biz/

    Tá bom né, rs!

    Abraço.

  5. Guilherme 11 de janeiro de 2011 at 23:17 #

    Jônatas, gostei dos links!

    Não conhecia o primeiro e o último, vou dar uma olhada! E o GdH é show de bola!

    É isso aí!
    Um grande abraço, e que Deus os abençoe!

  6. MJC 12 de janeiro de 2011 at 7:29 #

    Tentei deixar um comentário ontem, mas acho que esqueci de enviar rs.

    Bom, acompanho alguns blogs, além de alguns dos links acima:

    Blogs de ciência:
    1- http://demoniodemaxwell.wordpress.com/
    2- http://hypescience.com/
    3- http://amatematicaandaporai.blogspot.com/

    Blogs de humor:
    1- http://www.jacarebanguela.com.br/
    2- http://bobagento.com/
    3- http://procurandovagas.org/

    Comics:
    1- http://www.cyanidetraduzidos.com.br/
    2- http://www.umsabadoqualquer.com/

  7. Guilherme 12 de janeiro de 2011 at 9:33 #

    Ótimos links, MJC, gostei do post dos origamis no 3º blog de ciências!

    É isso aí!
    Um grande abraço, e que Deus os abençoe!

  8. Igor Leal 12 de janeiro de 2011 at 23:37 #

    Para mim, o mais mais é o blog Viaje na Viagem (http://www.viajenaviagem.com), que na verdade não é mais um blog e, sim, um portal sobre viagens com muita, muita informação. Sempre me baseio pelo que o Ricardo Freire escreve e pelos comentários do pessoal deixa lá para preparar minhas viagens.

    Tenho mais outros 195 blogs que sigo pelo Google Reader (http://www.google.com/reader) (outra dica para quem ainda não acompanha os blogs pelos feeds). Mas o Viaje na Viagem é o #1.

    Estou mais para a Gisely e pretendo fazer uma boa faxina virtual! 🙂

  9. Pat (crianças na cozinha) 15 de janeiro de 2011 at 9:18 #

    Obrigada pela indicação!

  10. Leonardo 15 de janeiro de 2011 at 15:07 #

    Saúde, nutrição, atividade física, sono… dicas práticas, pragmáticas, que me fizessem aumentar meus conhecimentos e, por tabela, minha qualidade de vida.”

    Então visite o blog http://www.marksdailyapple.com e você verá um dos blogs mais sensacionais da internet, com conteúdo muitas vezes surpreendente e que, sem exageros, mudará sua vida para melhor (pelo menos a minha mudou!). Não sei porque ele praticamente não é mencionado na blogosfera brasileira.

    Procure a seção Primal Blueprint 101 para começar

    Abraços

  11. Guilherme 15 de janeiro de 2011 at 23:27 #

    Olá, Pat, parabéns pelo post, obrigado pela visita!

    Leonardo, ótima dica! Estava precisando mesmo ler um site assim, já está nos meus favoritos RSS!

    É isso aí!
    Um grande abraço, e que Deus os abençoe!

  12. Renato Vilasboas 31 de julho de 2013 at 21:27 #

    Você já conhece a iniciativa Bodhy ? Entra lá e dá sua opinião ! grande abraço!

    • Guilherme 31 de julho de 2013 at 21:32 #

      Obrigado pela dica, Renato, vou lá conferir!

      Abç e sucesso no seu trabalho de educação financeira!

  13. Douglas Fernandes 29 de maio de 2015 at 16:05 #

    Lista de blogs bem interessantes, boa parte eu não conhecia. Passarei a acompanha-los agora.

  14. Arminda Lucena 17 de maio de 2017 at 12:30 #

    Gostei da matéria e das indicações muito bom obrigada

Deixe uma resposta

Powered by WordPress. Designed by Woo Themes