Quem é cliente do Banco do Brasil tomou um susto na semana passada. Ao conferir seu extrato de conta-corrente, seja via caixa eletrônico, seja via home banking, se deparou com mais uma “pega-ratão” armadilha para os incautos e marinheiros de primeira viagem das finanças: o crédito fácil.
O problema é que o banco teve a coragem de dizer isso, em letras garrafais, em sua própria página oficial:
Valor máximo disponível!? Hã? Como é que é!?
Quem não tem educação financeira vai cair fácil fácil nessa armadilha. Eles somam todas as opções de crédito, tudo embalado num valor só. E ainda por cima deixam esse valor em azul (no caso de quem vê o extrato via home banking, ao acessar a “minha página”), como se o “crédito todo seu” fosse um dinheiro seu…
Você deve ler crédito como sinônimo de dívida
Ter limite de crédito disponível não significa outra coisa senão a de ter limite de dívida disponível. Crédito é sinônimo de dívida. O cartão de crédito deveria, na verdade, se chamar cartão de dívida, pois as compras vão acumulando valores que, na data de vencimento, precisarão ser honrados (convenhamos, o cartão é uma “cartinha”, dado o seu diminuto tamanho…portanto, deveria se chamar “cartinha de dívida”).
Será que é coincidência o banco fazer essa mudança justamente agora no final de novembro, quando grande parte de seus correntistas começa a receber o salário junto com a última parcela do décimo-terceiro? Mas é claro que não! Tudo é feito para estimular o consumo, na sua época mais aquecida, que é o final de ano. Pior: o consumo irresponsável, que usa dinheiro emprestado do banco para ser torrado por aí, provavelmente em quinquilharias e coisas fúteis.
Usar crédito é usar dinheiro emprestado. Tome cuidado! O excesso de oferta de crédito, se tem o lado positivo de injetar liquidez e fazer circular a economia, por outro lado pode provocar problemas em família em decorrência do abuso desse serviço.
O problema de usar o crédito: você estará na ponta devedora
Quem tem crédito a oferecer não é você, mas sim o banco. Quando você usa o crédito, automaticamente você se torna devedor. Você se torna escravo do seu credor. Você fica com menos opções, uma vez que parte do dinheiro de seu próximo salário terá que ser usada para pagamento de juros. Juros ao banco. Que enriquecerão o banqueiro. E que te deixarão mais pobre. É isso que você quer? Você quer ficar cada vez mais pobre, enquanto os banqueiros, cada vez mais ricos?
E depois ainda tem gente que reclama dos lucros bilionários dos bancos…
O que fazer então?
A melhor linha de crédito tem que ser sua reserva de emergência. Líquida, disponível, e ainda geradora de juros… a seu favor.
Não caia na armadilha do crédito fácil. Lembre-se de que, até o final do ano, a indústria financeira – que não é sua amiga – se aliará com a indústria de consumo, e juntas, numa relação de simbiose promíscua, farão de tudo para te seduzir com produtos de consumo, em boa parte dos casos, supérfluos e inúteis, com o objetivo declarado de deixar você endividado. Eles querem te derrotar. Não dê o braço a torcer. Mostre a eles quem está no controle do seu próprio dinheiro. 😉
É isso aí!
Um grande abraço, e que Deus os abençoe!
Muito bem lembrado Guilherme,
Adorei isso: “simbiose promíscua” kkkkkkkk fantástico!
Abraço.
O banco visa o lucro e usa as estratégias que tem para aumentá-lo, clássico. Cabe a cada um cuidar de suas finanças, o preço da ignorância é alto, mas será que existe um ser humano que ainda não sabe que em meados de Novembro começa a caça ao 13º?
Boa !!
Realmente, isto é uma insanidade…Armadilha para pegar sardinhas compulsivos.
Por falar em BB, ontem entrei com uma denúncia no Banco Central por eles ocultarem a opção da conta de serviços essenciais…Fui na agência, fizeram de conta que não sabiam e não consegui mudar !!!
Abraço
O negócio do banco é empréstimo, logo é papel deles fazer propaganda.
O tomador que deve ter consciência na hora de verificar as condições.
Que perigo hein!
Belo artigo Guilherme!
Abraços!
PARABÉNS PELA MATÉRIA. EU ESTAVA PRECISANDO OUVIR ISTO TUDO AÍ. ABRAÇO.
É isto aí Guilherme meu filho!
.
Este menino está sempre atualizado. Sorte nossa leitores do blog.
.
Abcs
Excelente artigo, Guilherme. Aliás, todos escritos por você o são. Estou sempre aqui lendo, mas não participo muito, algo que pretendo corrigir nas próximas oportunidades, sempre que tiver algo de interessante a acrescentar.
Sabe que este fim de semana entrei pelo home banking e vi um valor meio absurdo de crédito? Mas nem dei atenção, o BB já fazia isto, com um valor menor, mas agora extrapolaram. Como eu já havia criado um “filtro mental” para estes “créditos”, já estava vacinado e passei sem dar a mínima.
Mas uma coisa que de vez em quando passo os olhos, são as taxas de juros totalmente absurdas, escorchantes e imorais:
Taxa Cheque Ouro ao ano 147,93%
TAXA CONTA ESPECIAL 8,05% PARA VOCE: 7,86%
TAXA CREDITO ROTATIVO OUROCARD * 13,52% PARA VOCE: 13,44%
Que investimento dá este retorno no mercado? Ainda estou à procura. Claro que tem o perigo da inadimplência, mas a exploração é visível.
Por estas e outras, quero distância destes “créditos” tão “gentilmente” a nós oferecidos pelo nosso “amigo” banco, seja qual for. Mil vezes ser acionista de um banco com bons fundamentos para gerar ativos 😀 .
Abraço.
Tudo o que aparece abaixo de “saldo final” na fatura do BB eu desconsidero.
Essa discussão me lembrou de uma vez, há uns 3 ou 4 anos, quando a minha gerente do BB me ligou oferecendo crédito a uma taxa de 4% a.m. (você leu direito: ao mês!) dizendo que eu podia usar esse dinheiro para investir em ações da Vale.
Na hora eu não acreditei no que estava ouvindo…
Jônatas, obrigado!
Gisely, isso mesmo, tudo é feito, no caso dos bancos, com um objetivo demarcado: aumentarem as margens de lucro.
Jeferson, muito bem! Taí uma prova de que as coisas boas os bancos fazem questão de esconder.
MJC, esse é o papel do consumidor esclarecido, muito bom.
Henrique, Robert e Willy, obrigado!
Rolando, bem-vindo por aqui! Ótimos seus comentários, o negócio é ser acionista dos bancos lucrativos…hehehe
Flávio, pior que eu já ouvi isso também… de uma ex-gerente do BB… estavam usando dinheiro emprestado do CDC para especular com ações da Vale…..duuuhhhh!!!
É isso aí!
Um grande abraço, e que Deus os abençoe!
Meu camarada muito obrigado pelo conselho. Realmente o susto foi grande, mas o esclarecimento dessa matéria é de grande importância para sociedade. Parabéns!!!!!
Obrigado, Evandro!
É isso aí!
Um grande abraço, e que Deus os abençoe!
Caracas! Estava aqui recorrendo na nete informações sobre este assunto, pois eu mesmoi fui vítimo disso, reparei via internet bank a minha conta com um valor meio alto disponível, com a frase CREDITO PESSOAL TODO SEU, eu como vc disse, um marinheiro de primeira viágem, e também sem nenhuma informação, mas sabia que tinha blogueiros competentes por ai com tais informações que agora solucionou o meu problema.
Evandro Vc é o cara.
Ôpa, obrigado Fagner!
É isso aí!
Um grande abraço, e que Deus os abençoe!
POW BROTER É ISSO MESMO QUE VC DISSE AI,ESTA COMPLETAMENTE CERTO…
EU ME ACHAVA UMA PESSOA TÃO ESPERTA E ACABEI SEM NENHUM VINTEM NO INICIO DESSE ANO…E OLHA QUE EU GANHO MAIS DE UM SALARIO MINIMO E SEMPRE DEU PARA OS MEUS CONSUMOS,MAS CONFESO QUE DEPOIS DE USAR O CARTÃO DE CRETIDO NÃO CONSEGUI MAIS QUITA-LO E ESTOU NESSA PENURIA QUE ME TROUXE A INFELICIDADE DE COMEÇAR O ANO SEM DINDIN…
O CREDITO É MESMO UMA COISA RUIM!!!
ESTOU QUERENDO ACABAR COM ELE MAS ESTA DIFICIL…
ESPERO QUE NINGUEM SE INLUDA COM O CREDITO FACIL E ESPERO TER APRENDIDO TAMBEM…
VALEU PELO BLOG
Só agora li essa informação importantíssima. Esse blog é realmente uma bença de Deus.
Parabéns por sua enorme contribuição a leitores que procuram aprender mais sobre finanças.
devedro e Dailson, obrigado!
É isso aí!
Um grande abraço, e que Deus os abençoe!
cara show de bola esse artigo estava precisando ler isso mesmo
Boa tarde,
Me chamo Nailson. Gosto muito de acompanhar minha conta pelo Internet Banking do BB, mesmo que o meu pagamento sempre caia no mesmo dia. Hoje me deparei com um crédito de 30 mil falando justamente isso:
” CREDITO PESSOAL TODO SEU* 30.081,00 C ”
Mesmo lendo seu post e os comentários, por ser ainda jovem e não ter muito conhecimento sobre o funcionamento do BB, gostaria que me confirmasse. Posso deixar isso de lado, simplesmente desprezar, ou terei de ir ao Banco e reclamar?
Agradeço o post e a resposta.
Nailson, deixa isso de lado. Despreze esse valor. E jamais o use, sob qualquer hipótese. Sua saúde financeira agradece.
É isso aí!
Um grande abraço, e que Deus os abençoe!
Era disso que precisava ler, valeu!
Obrigado pela participação, William!
É isso aí!
Um grande abraço, e que Deus os abençoe!
Não é só o BB que age dessa maneira. Ano passado tive grave doença, onde tive que fazer um empréstimo, e após meses hospitalizada. Como as dificuldades são grandes (pois precisei amputar meu pé direito devida ao diabetes), pensei em contratar um empréstimo pelo Ministério da Fazenda, que para meu assombro exige que eu vá até ao RH do M.F. pedir um ciaf. que explique onde foi meu primeiro endereço desde que dei entrada em minha aposentadoria. Essa burocracia toda me prejudica, pois sair de casa para mim é um tormento.
Mas, não fugindo ao assunto, na época em que adoeci fiz vários empréstimos, os quais infelizmente, embora sejam descontados em minha folha de pagamento, parecem crescer, já que no extrato não fica claro meu saldo devedor.
preciso saber quanto pago de jurus num emprestimo de 8.000,00 mil reais sendo dividido da melhor maneira possivel, espero resposta no meu e-mail,me mostrando assim as melhores condiçôes de pagamento ok?
grato, francisco helio cavalcante lima.
Cara parabéns pelo post, é isso aí mesmo.
Os banqueiros são lobos em pele de cordeiro!!!!
Obrigado, Bruno!
É isso aí!
Um grande abraço, e que Deus os abençoe!
Já estava pensando em pegar esta grana, mas depois da matéria que postou, não quero mais.
Valeu a dica.
José
Isso mesmo, José!
É isso aí!
Um grande abraço, e que Deus os abençoe!
Eu já caí em uma armadilha dessas, na época do finado Unibanco. Apareceu um banner desse tipo quando fui entrar para ver meu saldo, e como meu enteado estava querendo consultar justamente taxas de juros para empréstimos, cliquei no banner.
Não fiz mais nada. Na próxima página (sem confirmar senha, etc), eu tinha contratado um empréstimo de 15 mil reais (!). Já era noite, central Uniclass não podia fazer mais nada, foi um estresse no dia seguinte conseguir achar uma gerente para cancelar a operação.
Parece o ‘1 click purchase’ da Amazon.
Caramba, Fernando, muito interessante sua experiência pessoal! Demonstra as armadilhas desse crédito fácil. Espero que o Itaú tenha “dado um jeito” de eliminar esses “1 click debit purchase” do finado Unibanco, se é que vc me entende…..rsrsrs
É isso aí!
Um grande abraço, e que Deus os abençoe!
Ótimo artigo viu. Inclusive hoje acessei o internet banking de minha mãe, e me deparei com a “linda” mensagem “Crédito Pessoal Todo Seu” e exibindo um valor tentador. Dai resolvi pesquisar um pouco e achei esse ótimo artigo, bastante esclarecedor.
São armadilhas como essa que derruba muita gente inexperientes
Está de parabéns. Já adicionei este site em meus favoritos!
Excelente, Kelvin, educação financeira para combater essas “pragas” do crédito fácil!
É isso aí!
Um grande abraço, e que Deus os abençoe!
Pra mim esse negócio só foi aparecer hoje. E meu cartão é só de débito, não entendi.
Nem tenho interesse de usar esse crédito não, mas como usa isso com o cartão de débito? Serve pra que? Não entendi.
O crédito pessoal não é possível de ser utilizado com cartão de débito. O crédito pessoal se perfaz por meio de um contrato em que a instituição financeira repassa a você um determinado valor em dinheiro, para que você o use, e restituia a quantia paga, acrescida dos encargos contratuais e legais, dentro de determinado prazo.
É isso aí!
Um grande abraço, e que Deus os abençoe!
poxa,isso é super interessante,vc está de parabéns,mal pude acreditar quando acessei meu saldo e lá estava escrito,credito todo seu (7,987,00)perguntei para meu tio que trabalha no bb,entao ele me disse,que era um credito que eu podia usar a vontade,mas nem mencionou os juros,entao eu disse assim para ele:poxa tio nao podemos confiar nem nos parentes,em vez de me alertar,o senhor quer que eu entre em divida,fica um alerta,os funcionarios dos bancos sao treinados a enganar o povo fazendo com que acreditamos nas boas intençoes de nos ajudar,mas o que eles querem é que voce se lasque de vez,e fique pagando pelo resto de sua vida uma divida imensa,juros sobre juros,nao se deixem enganar,se nao tem dinheiro nao compre,abraços a todos e cuidado com os parentes hehe rsrsrs
Amélia, obrigado! E cuidado com os parentes com “interesses ocultos”….rsrs
Eu caí nesse abismo! Agora, desesperado, jogo sempre na Mega Sena na esperança de ganhar e ficar livre das garras do devorador. Amigos meus, fujam dessa ARAPUCA, esses SANGUESSUGAS são insaciáveis!!
voce nao esta so nesta batalha contra o sistema amigo, estou junto tambem
e abrindo os olhos daqueles que nao enxergam um paulmo se quer na sua frente, e financiam casas, carros e bens de consumo, com valores absurdamente exagerados.
Osmar, torço para que você consiga se recuperar o mais rápido possível!
rogerio, obrigado!
Mais uma excelente matéria.
Nosso ensino é tão medíocre, com tantas matérias inúteis.
O que vc nos informou deveria ser obrigatório nas escolas.
Graças a Deus sempre tive consciência dessas armadilhas, nunca precisei de ninguém para me ensinar.
Concordo plenamente: crédito = dívida.
Nem cheque especial eu tenho. Pedi pra gerente retirar há muito tempo.
Parabéns mais uma vez, Guilherme.
Abçs.
Obrigado pelas palavras, Gustavo! E parabéns também pelo excelente grau de educação financeira alcançado!
É isso aí!
Um grande abraço, e que Deus os abençoe!
Absurda essa atitude do banco!
Foi uma grande jogada para ludibriar om correntista, ainda mais considerando que muitos estão endividados ou ávidos para ir às compras.
O exemplo que colocou chega a ser assustador: a pessoa tem 800 reais na conta corrente, mas 19.000 de crédito pessoal.
Excelente ideia você ter riscado o termo crédito e colocado dívida, pois é exatamente assim que deveria ser chamado esse empréstimo.
Se as pessoas vissem mais esse dinheiro como dívida, acredito que contratariam muito menos esse serviço, pois inconscientemente a palavra dívida tem uma conotação negativa para todos nós.
É até uma boa ideia para quando algum funcionário de banco vier oferecer o tal crédito pessoal, falarmos algo do tipo: “Não tenho interesse em adquirir essa dívida pessoal. Obrigado”
Abraços!
Exatamente, Rosana, o uso das palavras de forma enganosa pode produzir grandes fiascos financeiros para as pessoas!
O pessoal tem que ficar atento ao real significado das palavras que são colocadas em propagandas antes de tomar qualquer atitude.
E gostei da resposta ao funcionário, acho que com a melhora do nível de conscientização financeira, menos pessoas cairão nessas armadilhas!
Abç
🙂
como faço para sacar meu saldo de crédito especial